Oficina de letramento digital na EJA : sentidos e aprendizagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Diane de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/174364
Resumo: O presente estudo tem como tema a docência no contexto do Letramento Digital na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para isso, desenvolve-se uma análise sobre a experiência da autora deste referido trabalho enquanto extensionista no Projeto de Extensão “Letramento Digital no laboratório de Informática” – projeto orientado pelo Prof. Dr. Evandro Alves com apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A oficina, tornada neste trabalho um estudo de caso, está vinculada a um Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (EJA), localizado no município de Porto Alegre. Neste sentido, o objetivo geral desta pesquisa constitui: investigar sobre sentidos e aprendizagens produzidos pelos educandos e pelos extensionistas envolvidos no processo educativo voltado ao Letramento digital, durante o percurso do Projeto e ponderar em um segundo momento, quais são as ações docentes que se tornam necessárias quando há Educação digital na instituição. O conceito de letramento é problematizado no contexto da utilização das tecnologias digitais, redimensionando práticas de escrita. A metodologia consistiu em um estudo de caso, tendo como base observações, entrevistas, conversas e memórias da extensionista (autora deste trabalho). Com esta pesquisa, constatou-se a importância de adaptar as propostas pedagógicas conforme as necessidades dos educandos. Ademais, evidenciou-se a importância da escola como agente mobilizador neste processo.
id UFRGS-2_be7d1144fd168b869a720bfdb0b06d9f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174364
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Diane deAlves, Evandro2018-04-04T02:26:07Z2017http://hdl.handle.net/10183/174364001062258O presente estudo tem como tema a docência no contexto do Letramento Digital na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para isso, desenvolve-se uma análise sobre a experiência da autora deste referido trabalho enquanto extensionista no Projeto de Extensão “Letramento Digital no laboratório de Informática” – projeto orientado pelo Prof. Dr. Evandro Alves com apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A oficina, tornada neste trabalho um estudo de caso, está vinculada a um Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (EJA), localizado no município de Porto Alegre. Neste sentido, o objetivo geral desta pesquisa constitui: investigar sobre sentidos e aprendizagens produzidos pelos educandos e pelos extensionistas envolvidos no processo educativo voltado ao Letramento digital, durante o percurso do Projeto e ponderar em um segundo momento, quais são as ações docentes que se tornam necessárias quando há Educação digital na instituição. O conceito de letramento é problematizado no contexto da utilização das tecnologias digitais, redimensionando práticas de escrita. A metodologia consistiu em um estudo de caso, tendo como base observações, entrevistas, conversas e memórias da extensionista (autora deste trabalho). Com esta pesquisa, constatou-se a importância de adaptar as propostas pedagógicas conforme as necessidades dos educandos. Ademais, evidenciou-se a importância da escola como agente mobilizador neste processo.application/pdfporLetramentoInformática na educaçãoEducação de jovens e adultosOficina de letramento digital na EJA : sentidos e aprendizagensinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001062258.pdf001062258.pdfTexto completoapplication/pdf332242http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174364/1/001062258.pdf29a24ac23acde45ede906010f16a283cMD51TEXT001062258.pdf.txt001062258.pdf.txtExtracted Texttext/plain71253http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174364/2/001062258.pdf.txt898e9402768e3d48ebc8ba102932c2f9MD52THUMBNAIL001062258.pdf.jpg001062258.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg990http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174364/3/001062258.pdf.jpg76b387b4c97bbedad625cdb397499740MD5310183/1743642018-10-25 09:53:54.234oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174364Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:53:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Oficina de letramento digital na EJA : sentidos e aprendizagens
title Oficina de letramento digital na EJA : sentidos e aprendizagens
spellingShingle Oficina de letramento digital na EJA : sentidos e aprendizagens
Oliveira, Diane de
Letramento
Informática na educação
Educação de jovens e adultos
title_short Oficina de letramento digital na EJA : sentidos e aprendizagens
title_full Oficina de letramento digital na EJA : sentidos e aprendizagens
title_fullStr Oficina de letramento digital na EJA : sentidos e aprendizagens
title_full_unstemmed Oficina de letramento digital na EJA : sentidos e aprendizagens
title_sort Oficina de letramento digital na EJA : sentidos e aprendizagens
author Oliveira, Diane de
author_facet Oliveira, Diane de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Diane de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alves, Evandro
contributor_str_mv Alves, Evandro
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Informática na educação
Educação de jovens e adultos
topic Letramento
Informática na educação
Educação de jovens e adultos
description O presente estudo tem como tema a docência no contexto do Letramento Digital na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para isso, desenvolve-se uma análise sobre a experiência da autora deste referido trabalho enquanto extensionista no Projeto de Extensão “Letramento Digital no laboratório de Informática” – projeto orientado pelo Prof. Dr. Evandro Alves com apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A oficina, tornada neste trabalho um estudo de caso, está vinculada a um Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (EJA), localizado no município de Porto Alegre. Neste sentido, o objetivo geral desta pesquisa constitui: investigar sobre sentidos e aprendizagens produzidos pelos educandos e pelos extensionistas envolvidos no processo educativo voltado ao Letramento digital, durante o percurso do Projeto e ponderar em um segundo momento, quais são as ações docentes que se tornam necessárias quando há Educação digital na instituição. O conceito de letramento é problematizado no contexto da utilização das tecnologias digitais, redimensionando práticas de escrita. A metodologia consistiu em um estudo de caso, tendo como base observações, entrevistas, conversas e memórias da extensionista (autora deste trabalho). Com esta pesquisa, constatou-se a importância de adaptar as propostas pedagógicas conforme as necessidades dos educandos. Ademais, evidenciou-se a importância da escola como agente mobilizador neste processo.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-04T02:26:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/174364
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001062258
url http://hdl.handle.net/10183/174364
identifier_str_mv 001062258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174364/1/001062258.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174364/2/001062258.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174364/3/001062258.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 29a24ac23acde45ede906010f16a283c
898e9402768e3d48ebc8ba102932c2f9
76b387b4c97bbedad625cdb397499740
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224545438269440