Apropriação de práticas de letramentos ( e de numeramento ) escolares por estudantes da EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernanda Mauricio Simoes
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8CKN3Q
Resumo: Neste trabalho, analisamos os modos como pessoas jovens e adultas, estudantes da Educação Básica, apropriam-se das práticas de letramento (e de numeramento) escolares. Tais práticas foram flagradas nas interlocuções entre alunos, alunas e professora de uma turmacorrespondente a uma etapa intermediária do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal de Belo Horizonte que oferece a modalidade EJA em seu período noturno. A análise foi operacionalizada tomando como referência os conceitos de letramento, de numeramento, de alfabetismo e de apropriação. A reflexão sobre as posições assumidas pelos estudantes em relação às práticas de leitura e de escrita, bem como em relação às práticas matemáticas forjadas no contexto escolar, considerou a dimensão sociocultural de taispráticas. Buscamos identificar, particularmente, os valores, as estratégias e os conhecimentos mobilizados pelos estudantes a fim de se apropriarem dessas práticas e se incluírem como sujeitos de conhecimento e de cultura nesse espaço de comunicação humana.
id UFMG_5acf639e24d8636db47ff20452322dfd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8CKN3Q
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria da Conceicao F Reis FonsecaVera Masagao RibeiroMiria Gomes de OliveiraMaria Zelia Versiani MachadoFernanda Mauricio Simoes2019-08-09T18:33:19Z2019-08-09T18:33:19Z2010-08-19http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8CKN3QNeste trabalho, analisamos os modos como pessoas jovens e adultas, estudantes da Educação Básica, apropriam-se das práticas de letramento (e de numeramento) escolares. Tais práticas foram flagradas nas interlocuções entre alunos, alunas e professora de uma turmacorrespondente a uma etapa intermediária do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal de Belo Horizonte que oferece a modalidade EJA em seu período noturno. A análise foi operacionalizada tomando como referência os conceitos de letramento, de numeramento, de alfabetismo e de apropriação. A reflexão sobre as posições assumidas pelos estudantes em relação às práticas de leitura e de escrita, bem como em relação às práticas matemáticas forjadas no contexto escolar, considerou a dimensão sociocultural de taispráticas. Buscamos identificar, particularmente, os valores, as estratégias e os conhecimentos mobilizados pelos estudantes a fim de se apropriarem dessas práticas e se incluírem como sujeitos de conhecimento e de cultura nesse espaço de comunicação humana.In this work we analysed how young and grown-up Basical Education students learn schol practice of literary and numeracy. Those practices had been noticed in conversations between students and a Elementary Education teacher. This group studies at a public school from Belo Horizonte that offers Youth and Adult Education at night shift. The analyses had been done considering the concepts of literacy and numeracy, alphabetization and appropriation. We considered the cultural significance of reading and writing to understand the students behavior when they are practicing these skills. We tried to identify vallues, strategies and knowledges that students use to join human communication as knowledge and culture propitiator.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoLetramentoEducação do adolescenteMatemática Estudo e ensino Aspectos sociaisEducação de adultosLetramentoNumeramentoEducação de Jovens e AdultosApropriação de práticas de letramentos ( e de numeramento ) escolares por estudantes da EJAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALfernandamauriciosimoesdisserta_ao.pdfapplication/pdf20801325https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8CKN3Q/1/fernandamauriciosimoesdisserta_ao.pdf9f8662ff7d5bb156a3cef0b47f3a0864MD51TEXTfernandamauriciosimoesdisserta_ao.pdf.txtfernandamauriciosimoesdisserta_ao.pdf.txtExtracted texttext/plain435983https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8CKN3Q/2/fernandamauriciosimoesdisserta_ao.pdf.txt211fc003ad6d6b3bd33694735474ed67MD521843/BUOS-8CKN3Q2019-11-14 06:45:34.739oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8CKN3QRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:45:34Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Apropriação de práticas de letramentos ( e de numeramento ) escolares por estudantes da EJA
title Apropriação de práticas de letramentos ( e de numeramento ) escolares por estudantes da EJA
spellingShingle Apropriação de práticas de letramentos ( e de numeramento ) escolares por estudantes da EJA
Fernanda Mauricio Simoes
Letramento
Numeramento
Educação de Jovens e Adultos
Educação
Letramento
Educação do adolescente
Matemática Estudo e ensino Aspectos sociais
Educação de adultos
title_short Apropriação de práticas de letramentos ( e de numeramento ) escolares por estudantes da EJA
title_full Apropriação de práticas de letramentos ( e de numeramento ) escolares por estudantes da EJA
title_fullStr Apropriação de práticas de letramentos ( e de numeramento ) escolares por estudantes da EJA
title_full_unstemmed Apropriação de práticas de letramentos ( e de numeramento ) escolares por estudantes da EJA
title_sort Apropriação de práticas de letramentos ( e de numeramento ) escolares por estudantes da EJA
author Fernanda Mauricio Simoes
author_facet Fernanda Mauricio Simoes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria da Conceicao F Reis Fonseca
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Vera Masagao Ribeiro
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Miria Gomes de Oliveira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria Zelia Versiani Machado
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernanda Mauricio Simoes
contributor_str_mv Maria da Conceicao F Reis Fonseca
Vera Masagao Ribeiro
Miria Gomes de Oliveira
Maria Zelia Versiani Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Numeramento
Educação de Jovens e Adultos
topic Letramento
Numeramento
Educação de Jovens e Adultos
Educação
Letramento
Educação do adolescente
Matemática Estudo e ensino Aspectos sociais
Educação de adultos
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Letramento
Educação do adolescente
Matemática Estudo e ensino Aspectos sociais
Educação de adultos
description Neste trabalho, analisamos os modos como pessoas jovens e adultas, estudantes da Educação Básica, apropriam-se das práticas de letramento (e de numeramento) escolares. Tais práticas foram flagradas nas interlocuções entre alunos, alunas e professora de uma turmacorrespondente a uma etapa intermediária do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal de Belo Horizonte que oferece a modalidade EJA em seu período noturno. A análise foi operacionalizada tomando como referência os conceitos de letramento, de numeramento, de alfabetismo e de apropriação. A reflexão sobre as posições assumidas pelos estudantes em relação às práticas de leitura e de escrita, bem como em relação às práticas matemáticas forjadas no contexto escolar, considerou a dimensão sociocultural de taispráticas. Buscamos identificar, particularmente, os valores, as estratégias e os conhecimentos mobilizados pelos estudantes a fim de se apropriarem dessas práticas e se incluírem como sujeitos de conhecimento e de cultura nesse espaço de comunicação humana.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-08-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T18:33:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T18:33:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8CKN3Q
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8CKN3Q
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8CKN3Q/1/fernandamauriciosimoesdisserta_ao.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8CKN3Q/2/fernandamauriciosimoesdisserta_ao.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9f8662ff7d5bb156a3cef0b47f3a0864
211fc003ad6d6b3bd33694735474ed67
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676895741280256