Tics em ambiente cooperativo, auxiliando crianças com dificuldades na leitura e escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/122034 |
Resumo: | O presente artigo é um relato de experiência sobre as possibilidades de aprendizagem de alunos de oito a dez anos de idade, que, embora já tendo frequentado a escola por três anos, ainda não dominam a leitura e escrita. O objetivo é comprovar a importância da cooperação aliada à Metodologia de Projetos de Aprendizagem com a utilização das Tics (Tecnologias da Informação e Comunicação) na construção de aprendizagens significativas e na passagem da heteronomia à autonomia. Investigaram-se as interações realizadas entre os alunos e suas produções na Sala de Informática. O referencial teórico que norteou o trabalho foi a Epistemologia Genética, a Psicanálise e autores que estudam a psicopedagogia. |
id |
UFRGS-2_be8a4092f35d919b03212ef2f3b3005f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/122034 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pappen, Leonice HelenaCorte Real, Luciane Magalhães2015-08-07T02:02:18Z2015http://hdl.handle.net/10183/122034000967900O presente artigo é um relato de experiência sobre as possibilidades de aprendizagem de alunos de oito a dez anos de idade, que, embora já tendo frequentado a escola por três anos, ainda não dominam a leitura e escrita. O objetivo é comprovar a importância da cooperação aliada à Metodologia de Projetos de Aprendizagem com a utilização das Tics (Tecnologias da Informação e Comunicação) na construção de aprendizagens significativas e na passagem da heteronomia à autonomia. Investigaram-se as interações realizadas entre os alunos e suas produções na Sala de Informática. O referencial teórico que norteou o trabalho foi a Epistemologia Genética, a Psicanálise e autores que estudam a psicopedagogia.The present article is an experiences' report about the learning possibilities of eight to ten years old children, which even have already attended the school for three years, can't dominate reading and writing. The objective is to prove the importance of cooperation combined to the Learning Project Methodology, using the Information and Communication Technology in row to build a significant learning process in the passage of heteronomy to autonomy. It was investigated the interactions between the students and their production at the Informatics lab. The theoretical framework that guided the paper was the Genetic Episthemology, the Psychoanalysis and the Psychology authors.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)LeituraEscritaDificuldades de aprendizagemEpistemologia genéticaAutonomiaGenetic epistemologyInformation and communication technologyCooperationAutonomyReading and writingTics em ambiente cooperativo, auxiliando crianças com dificuldades na leitura e escritainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Psicopedagogia e Tecnologias da Informação e Comunicação na modalidade a distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000967900.pdf000967900.pdfTexto completoapplication/pdf157968http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122034/1/000967900.pdf3112c1c85a7e3156a034122394615ed9MD51TEXT000967900.pdf.txt000967900.pdf.txtExtracted Texttext/plain43667http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122034/2/000967900.pdf.txt38724611e0587f8ce26d60ee7b58d82bMD52THUMBNAIL000967900.pdf.jpg000967900.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1748http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122034/3/000967900.pdf.jpg4c9ebfab24c00fc51ef59106a6343d40MD5310183/1220342018-10-24 09:02:28.492oai:www.lume.ufrgs.br:10183/122034Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T12:02:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tics em ambiente cooperativo, auxiliando crianças com dificuldades na leitura e escrita |
title |
Tics em ambiente cooperativo, auxiliando crianças com dificuldades na leitura e escrita |
spellingShingle |
Tics em ambiente cooperativo, auxiliando crianças com dificuldades na leitura e escrita Pappen, Leonice Helena Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Leitura Escrita Dificuldades de aprendizagem Epistemologia genética Autonomia Genetic epistemology Information and communication technology Cooperation Autonomy Reading and writing |
title_short |
Tics em ambiente cooperativo, auxiliando crianças com dificuldades na leitura e escrita |
title_full |
Tics em ambiente cooperativo, auxiliando crianças com dificuldades na leitura e escrita |
title_fullStr |
Tics em ambiente cooperativo, auxiliando crianças com dificuldades na leitura e escrita |
title_full_unstemmed |
Tics em ambiente cooperativo, auxiliando crianças com dificuldades na leitura e escrita |
title_sort |
Tics em ambiente cooperativo, auxiliando crianças com dificuldades na leitura e escrita |
author |
Pappen, Leonice Helena |
author_facet |
Pappen, Leonice Helena |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pappen, Leonice Helena |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Corte Real, Luciane Magalhães |
contributor_str_mv |
Corte Real, Luciane Magalhães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Leitura Escrita Dificuldades de aprendizagem Epistemologia genética Autonomia |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Leitura Escrita Dificuldades de aprendizagem Epistemologia genética Autonomia Genetic epistemology Information and communication technology Cooperation Autonomy Reading and writing |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Genetic epistemology Information and communication technology Cooperation Autonomy Reading and writing |
description |
O presente artigo é um relato de experiência sobre as possibilidades de aprendizagem de alunos de oito a dez anos de idade, que, embora já tendo frequentado a escola por três anos, ainda não dominam a leitura e escrita. O objetivo é comprovar a importância da cooperação aliada à Metodologia de Projetos de Aprendizagem com a utilização das Tics (Tecnologias da Informação e Comunicação) na construção de aprendizagens significativas e na passagem da heteronomia à autonomia. Investigaram-se as interações realizadas entre os alunos e suas produções na Sala de Informática. O referencial teórico que norteou o trabalho foi a Epistemologia Genética, a Psicanálise e autores que estudam a psicopedagogia. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-08-07T02:02:18Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/122034 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000967900 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/122034 |
identifier_str_mv |
000967900 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122034/1/000967900.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122034/2/000967900.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122034/3/000967900.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3112c1c85a7e3156a034122394615ed9 38724611e0587f8ce26d60ee7b58d82b 4c9ebfab24c00fc51ef59106a6343d40 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447150826356736 |