Reflexões sobre a inserção do Ensino Híbrido nas séries finais do ensino fundamental nas aulas de Língua Portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ilhesca, Daniela Duarte
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199968
Resumo: Este trabalho objetivou investigar se a implementação de atividades baseadas no Ensino Híbrido contribuíram para a qualificação do ensino e aprendizagem da disciplina de Língua Portuguesa nas séries finais do Ensino Fundamental. O projeto desenvolveu-se - através de um site - com duas turmas de 9º ano da Escola Municipal Arthur Pereira de Vargas, aplicando-se duas metodologias ativas: Rotação Individual e Sala de Aula Invertida. A intervenção da pesquisa foi realizada em 6 dias, totalizando 12 períodos, nos meses de outubro e novembro, além dos horários utilizados pelos alunos fora do contexto escolar em outros locais. Os pesquisados, durante a prática, desenvolveram atividades em dois locus - na sala de aula na Escola e em casa. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa e quantitativa, pautada nas impressões da pesquisadora e dos alunos, bem como de um questionário aplicado no Google Forms. Os resultados obtidos revelam que as aulas, em que há a inserção das tecnologias digitais, concedem aos professores uma nova maneira de ensinar, e aos alunos uma postura mais ativa para aprender. Apesar da falta de estrutura física da escola, houve um envolvimento muito satisfatório por parte dos alunos, garantindo a eficácia dessa proposta metodológica.
id UFRGS-2_beb0700b34684aef2607d9e7a70b2a33
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199968
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ilhesca, Daniela DuarteCampos, Aline de2019-10-03T03:45:41Z2018http://hdl.handle.net/10183/199968001102570Este trabalho objetivou investigar se a implementação de atividades baseadas no Ensino Híbrido contribuíram para a qualificação do ensino e aprendizagem da disciplina de Língua Portuguesa nas séries finais do Ensino Fundamental. O projeto desenvolveu-se - através de um site - com duas turmas de 9º ano da Escola Municipal Arthur Pereira de Vargas, aplicando-se duas metodologias ativas: Rotação Individual e Sala de Aula Invertida. A intervenção da pesquisa foi realizada em 6 dias, totalizando 12 períodos, nos meses de outubro e novembro, além dos horários utilizados pelos alunos fora do contexto escolar em outros locais. Os pesquisados, durante a prática, desenvolveram atividades em dois locus - na sala de aula na Escola e em casa. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa e quantitativa, pautada nas impressões da pesquisadora e dos alunos, bem como de um questionário aplicado no Google Forms. Os resultados obtidos revelam que as aulas, em que há a inserção das tecnologias digitais, concedem aos professores uma nova maneira de ensinar, e aos alunos uma postura mais ativa para aprender. Apesar da falta de estrutura física da escola, houve um envolvimento muito satisfatório por parte dos alunos, garantindo a eficácia dessa proposta metodológica.This work aimed to investigate whether the implementation of activities based on Hybrid Teaching contributed to the qualification of teaching and learning of the Portuguese Language in the final series of Elementary School. The project was developed - through a website - with two classes of 9th grade of the Arthur Pereira Municipal School of Vargas, applying two active methodologies: Individual Rotation and Inverted Classroom. The research intervention was carried out in 6 days, totaling 12 periods, in the months of October and November, in addition to the timetables used by students outside the school context in other places. Researchers, during practice, developed activities at two locus - in the classroom at school and at home. The methodology used was a qualitative and quantitative approach, based on the impressions of the researcher and students, as well as a questionnaire applied in Google Forms. The results show that the classes, in which there is the insertion of the digital technologies, give the teachers a new way of teaching, and the students a more active posture to learn. Despite the lack of physical structure of the school, there was a very satisfactory involvement on the part of the students, guaranteeing the effectiveness of this methodological proposal.application/pdfporEducaçãoEnsino de língua portuguesaEnsino híbridoEducationHybrid EducationActive Education MethodologyPortuguese Language TeachingReflexões sobre a inserção do Ensino Híbrido nas séries finais do ensino fundamental nas aulas de Língua PortuguesaUse of digital and printed media in the learning process in Technical Education info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102570.pdf.txt001102570.pdf.txtExtracted Texttext/plain128196http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199968/2/001102570.pdf.txtf88c2fb4e5053bd431ee298ab8b899a0MD52ORIGINAL001102570.pdfTexto completoapplication/pdf2780478http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199968/1/001102570.pdfc7d7f1bd0c9bf91a89324267b6e9cdabMD5110183/1999682019-10-04 03:48:21.009998oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199968Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-04T06:48:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reflexões sobre a inserção do Ensino Híbrido nas séries finais do ensino fundamental nas aulas de Língua Portuguesa
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Use of digital and printed media in the learning process in Technical Education
title Reflexões sobre a inserção do Ensino Híbrido nas séries finais do ensino fundamental nas aulas de Língua Portuguesa
spellingShingle Reflexões sobre a inserção do Ensino Híbrido nas séries finais do ensino fundamental nas aulas de Língua Portuguesa
Ilhesca, Daniela Duarte
Educação
Ensino de língua portuguesa
Ensino híbrido
Education
Hybrid Education
Active Education Methodology
Portuguese Language Teaching
title_short Reflexões sobre a inserção do Ensino Híbrido nas séries finais do ensino fundamental nas aulas de Língua Portuguesa
title_full Reflexões sobre a inserção do Ensino Híbrido nas séries finais do ensino fundamental nas aulas de Língua Portuguesa
title_fullStr Reflexões sobre a inserção do Ensino Híbrido nas séries finais do ensino fundamental nas aulas de Língua Portuguesa
title_full_unstemmed Reflexões sobre a inserção do Ensino Híbrido nas séries finais do ensino fundamental nas aulas de Língua Portuguesa
title_sort Reflexões sobre a inserção do Ensino Híbrido nas séries finais do ensino fundamental nas aulas de Língua Portuguesa
author Ilhesca, Daniela Duarte
author_facet Ilhesca, Daniela Duarte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ilhesca, Daniela Duarte
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Campos, Aline de
contributor_str_mv Campos, Aline de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino de língua portuguesa
Ensino híbrido
topic Educação
Ensino de língua portuguesa
Ensino híbrido
Education
Hybrid Education
Active Education Methodology
Portuguese Language Teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Hybrid Education
Active Education Methodology
Portuguese Language Teaching
description Este trabalho objetivou investigar se a implementação de atividades baseadas no Ensino Híbrido contribuíram para a qualificação do ensino e aprendizagem da disciplina de Língua Portuguesa nas séries finais do Ensino Fundamental. O projeto desenvolveu-se - através de um site - com duas turmas de 9º ano da Escola Municipal Arthur Pereira de Vargas, aplicando-se duas metodologias ativas: Rotação Individual e Sala de Aula Invertida. A intervenção da pesquisa foi realizada em 6 dias, totalizando 12 períodos, nos meses de outubro e novembro, além dos horários utilizados pelos alunos fora do contexto escolar em outros locais. Os pesquisados, durante a prática, desenvolveram atividades em dois locus - na sala de aula na Escola e em casa. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa e quantitativa, pautada nas impressões da pesquisadora e dos alunos, bem como de um questionário aplicado no Google Forms. Os resultados obtidos revelam que as aulas, em que há a inserção das tecnologias digitais, concedem aos professores uma nova maneira de ensinar, e aos alunos uma postura mais ativa para aprender. Apesar da falta de estrutura física da escola, houve um envolvimento muito satisfatório por parte dos alunos, garantindo a eficácia dessa proposta metodológica.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-03T03:45:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/199968
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001102570
url http://hdl.handle.net/10183/199968
identifier_str_mv 001102570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199968/2/001102570.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199968/1/001102570.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f88c2fb4e5053bd431ee298ab8b899a0
c7d7f1bd0c9bf91a89324267b6e9cdab
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224582882918400