Reflexões sobre a inserção do Ensino Híbrido nas séries finais do ensino fundamental nas aulas de Língua Portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/199968 |
Resumo: | Este trabalho objetivou investigar se a implementação de atividades baseadas no Ensino Híbrido contribuíram para a qualificação do ensino e aprendizagem da disciplina de Língua Portuguesa nas séries finais do Ensino Fundamental. O projeto desenvolveu-se - através de um site - com duas turmas de 9º ano da Escola Municipal Arthur Pereira de Vargas, aplicando-se duas metodologias ativas: Rotação Individual e Sala de Aula Invertida. A intervenção da pesquisa foi realizada em 6 dias, totalizando 12 períodos, nos meses de outubro e novembro, além dos horários utilizados pelos alunos fora do contexto escolar em outros locais. Os pesquisados, durante a prática, desenvolveram atividades em dois locus - na sala de aula na Escola e em casa. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa e quantitativa, pautada nas impressões da pesquisadora e dos alunos, bem como de um questionário aplicado no Google Forms. Os resultados obtidos revelam que as aulas, em que há a inserção das tecnologias digitais, concedem aos professores uma nova maneira de ensinar, e aos alunos uma postura mais ativa para aprender. Apesar da falta de estrutura física da escola, houve um envolvimento muito satisfatório por parte dos alunos, garantindo a eficácia dessa proposta metodológica. |
id |
UFRGS-2_beb0700b34684aef2607d9e7a70b2a33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199968 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ilhesca, Daniela DuarteCampos, Aline de2019-10-03T03:45:41Z2018http://hdl.handle.net/10183/199968001102570Este trabalho objetivou investigar se a implementação de atividades baseadas no Ensino Híbrido contribuíram para a qualificação do ensino e aprendizagem da disciplina de Língua Portuguesa nas séries finais do Ensino Fundamental. O projeto desenvolveu-se - através de um site - com duas turmas de 9º ano da Escola Municipal Arthur Pereira de Vargas, aplicando-se duas metodologias ativas: Rotação Individual e Sala de Aula Invertida. A intervenção da pesquisa foi realizada em 6 dias, totalizando 12 períodos, nos meses de outubro e novembro, além dos horários utilizados pelos alunos fora do contexto escolar em outros locais. Os pesquisados, durante a prática, desenvolveram atividades em dois locus - na sala de aula na Escola e em casa. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa e quantitativa, pautada nas impressões da pesquisadora e dos alunos, bem como de um questionário aplicado no Google Forms. Os resultados obtidos revelam que as aulas, em que há a inserção das tecnologias digitais, concedem aos professores uma nova maneira de ensinar, e aos alunos uma postura mais ativa para aprender. Apesar da falta de estrutura física da escola, houve um envolvimento muito satisfatório por parte dos alunos, garantindo a eficácia dessa proposta metodológica.This work aimed to investigate whether the implementation of activities based on Hybrid Teaching contributed to the qualification of teaching and learning of the Portuguese Language in the final series of Elementary School. The project was developed - through a website - with two classes of 9th grade of the Arthur Pereira Municipal School of Vargas, applying two active methodologies: Individual Rotation and Inverted Classroom. The research intervention was carried out in 6 days, totaling 12 periods, in the months of October and November, in addition to the timetables used by students outside the school context in other places. Researchers, during practice, developed activities at two locus - in the classroom at school and at home. The methodology used was a qualitative and quantitative approach, based on the impressions of the researcher and students, as well as a questionnaire applied in Google Forms. The results show that the classes, in which there is the insertion of the digital technologies, give the teachers a new way of teaching, and the students a more active posture to learn. Despite the lack of physical structure of the school, there was a very satisfactory involvement on the part of the students, guaranteeing the effectiveness of this methodological proposal.application/pdfporEducaçãoEnsino de língua portuguesaEnsino híbridoEducationHybrid EducationActive Education MethodologyPortuguese Language TeachingReflexões sobre a inserção do Ensino Híbrido nas séries finais do ensino fundamental nas aulas de Língua PortuguesaUse of digital and printed media in the learning process in Technical Education info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102570.pdf.txt001102570.pdf.txtExtracted Texttext/plain128196http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199968/2/001102570.pdf.txtf88c2fb4e5053bd431ee298ab8b899a0MD52ORIGINAL001102570.pdfTexto completoapplication/pdf2780478http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199968/1/001102570.pdfc7d7f1bd0c9bf91a89324267b6e9cdabMD5110183/1999682019-10-04 03:48:21.009998oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199968Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-04T06:48:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Reflexões sobre a inserção do Ensino Híbrido nas séries finais do ensino fundamental nas aulas de Língua Portuguesa |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Use of digital and printed media in the learning process in Technical Education |
title |
Reflexões sobre a inserção do Ensino Híbrido nas séries finais do ensino fundamental nas aulas de Língua Portuguesa |
spellingShingle |
Reflexões sobre a inserção do Ensino Híbrido nas séries finais do ensino fundamental nas aulas de Língua Portuguesa Ilhesca, Daniela Duarte Educação Ensino de língua portuguesa Ensino híbrido Education Hybrid Education Active Education Methodology Portuguese Language Teaching |
title_short |
Reflexões sobre a inserção do Ensino Híbrido nas séries finais do ensino fundamental nas aulas de Língua Portuguesa |
title_full |
Reflexões sobre a inserção do Ensino Híbrido nas séries finais do ensino fundamental nas aulas de Língua Portuguesa |
title_fullStr |
Reflexões sobre a inserção do Ensino Híbrido nas séries finais do ensino fundamental nas aulas de Língua Portuguesa |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre a inserção do Ensino Híbrido nas séries finais do ensino fundamental nas aulas de Língua Portuguesa |
title_sort |
Reflexões sobre a inserção do Ensino Híbrido nas séries finais do ensino fundamental nas aulas de Língua Portuguesa |
author |
Ilhesca, Daniela Duarte |
author_facet |
Ilhesca, Daniela Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ilhesca, Daniela Duarte |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Campos, Aline de |
contributor_str_mv |
Campos, Aline de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ensino de língua portuguesa Ensino híbrido |
topic |
Educação Ensino de língua portuguesa Ensino híbrido Education Hybrid Education Active Education Methodology Portuguese Language Teaching |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education Hybrid Education Active Education Methodology Portuguese Language Teaching |
description |
Este trabalho objetivou investigar se a implementação de atividades baseadas no Ensino Híbrido contribuíram para a qualificação do ensino e aprendizagem da disciplina de Língua Portuguesa nas séries finais do Ensino Fundamental. O projeto desenvolveu-se - através de um site - com duas turmas de 9º ano da Escola Municipal Arthur Pereira de Vargas, aplicando-se duas metodologias ativas: Rotação Individual e Sala de Aula Invertida. A intervenção da pesquisa foi realizada em 6 dias, totalizando 12 períodos, nos meses de outubro e novembro, além dos horários utilizados pelos alunos fora do contexto escolar em outros locais. Os pesquisados, durante a prática, desenvolveram atividades em dois locus - na sala de aula na Escola e em casa. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa e quantitativa, pautada nas impressões da pesquisadora e dos alunos, bem como de um questionário aplicado no Google Forms. Os resultados obtidos revelam que as aulas, em que há a inserção das tecnologias digitais, concedem aos professores uma nova maneira de ensinar, e aos alunos uma postura mais ativa para aprender. Apesar da falta de estrutura física da escola, houve um envolvimento muito satisfatório por parte dos alunos, garantindo a eficácia dessa proposta metodológica. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-10-03T03:45:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/199968 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001102570 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/199968 |
identifier_str_mv |
001102570 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199968/2/001102570.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199968/1/001102570.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f88c2fb4e5053bd431ee298ab8b899a0 c7d7f1bd0c9bf91a89324267b6e9cdab |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224582882918400 |