Mulheres e artes visuais no Brasil : caminhos, veredas, descontinuidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loponte, Luciana Gruppelli
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/210420
Resumo: O presente artigo pretende apresentar uma pequena narrativa não-linear sobre a presença (e ausência) das mulheres no campo das artes visuais no Brasil, princi-palmente a partir das publicações disponíveis sobre o tema, em especial, catálogos de exposições e textos isolados. A ênfase desta narrativa se dá na busca pela mulher como criadora, e não simplesmente como objeto de representação e contemplação. Para este fim, utilizam-se referenciais dos estudos feministas, assim como incursões teóricas em Michel Foucault. Privile-giando o deslocamento provocado por algumas artis-tas que transitam entre “manobras radicais” e “discre-tas ousadias”, percebe-se certa descontinuidade em um discurso repleto de silêncios, ao mesmo tempo de “veredas” que modificam o nosso olhar para o femini-no e a própria arte.
id UFRGS-2_beb59a259dd6caeb988c7723ee3fede4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210420
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Loponte, Luciana Gruppelli2020-06-19T03:36:38Z20081679-6748http://hdl.handle.net/10183/210420000728362O presente artigo pretende apresentar uma pequena narrativa não-linear sobre a presença (e ausência) das mulheres no campo das artes visuais no Brasil, princi-palmente a partir das publicações disponíveis sobre o tema, em especial, catálogos de exposições e textos isolados. A ênfase desta narrativa se dá na busca pela mulher como criadora, e não simplesmente como objeto de representação e contemplação. Para este fim, utilizam-se referenciais dos estudos feministas, assim como incursões teóricas em Michel Foucault. Privile-giando o deslocamento provocado por algumas artis-tas que transitam entre “manobras radicais” e “discre-tas ousadias”, percebe-se certa descontinuidade em um discurso repleto de silêncios, ao mesmo tempo de “veredas” que modificam o nosso olhar para o femini-no e a própria arte.The following article intends to present a small and nonlinear narrative about the presence (and absence) of women in the field of visual arts in Brazil, mainly from available publications on the subject, in particular, catalogues of expositions and a few isolated texts. The emphasis of this narrative it also intends to search a conception of woman as artist and not just as object of representation and contemplation. To this extend this writing makes an attempt to use some analytical tools from feminists studies as well as Michel Foucault´s theory. Privileging the displacement provoked for some artists who transit between “radical maneuvers” and “discrete audaciosity”, certain discontinuity in a discourse plenty of silence would probably be found as well as some “trails” that would modify our look to the feminine and to the proper art.application/pdfporVisualidades. Goiânia, 2008. Vol. 6, n. 1/2 (jan./jun. 2008-jul./dez. 2008), p. 13- 31Artes visuaisMulherDiscursoWomen and visual artsDiscourseBrazilian artMulheres e artes visuais no Brasil : caminhos, veredas, descontinuidadesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000728362.pdf.txt000728362.pdf.txtExtracted Texttext/plain47988http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210420/2/000728362.pdf.txt314fc1e5e5d72630bd891a74cd2f287bMD52ORIGINAL000728362.pdfTexto completoapplication/pdf131909http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210420/1/000728362.pdfffe0692ce1edf19cef99782a9df64329MD5110183/2104202020-07-01 03:38:01.103691oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210420Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-07-01T06:38:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mulheres e artes visuais no Brasil : caminhos, veredas, descontinuidades
title Mulheres e artes visuais no Brasil : caminhos, veredas, descontinuidades
spellingShingle Mulheres e artes visuais no Brasil : caminhos, veredas, descontinuidades
Loponte, Luciana Gruppelli
Artes visuais
Mulher
Discurso
Women and visual arts
Discourse
Brazilian art
title_short Mulheres e artes visuais no Brasil : caminhos, veredas, descontinuidades
title_full Mulheres e artes visuais no Brasil : caminhos, veredas, descontinuidades
title_fullStr Mulheres e artes visuais no Brasil : caminhos, veredas, descontinuidades
title_full_unstemmed Mulheres e artes visuais no Brasil : caminhos, veredas, descontinuidades
title_sort Mulheres e artes visuais no Brasil : caminhos, veredas, descontinuidades
author Loponte, Luciana Gruppelli
author_facet Loponte, Luciana Gruppelli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Loponte, Luciana Gruppelli
dc.subject.por.fl_str_mv Artes visuais
Mulher
Discurso
topic Artes visuais
Mulher
Discurso
Women and visual arts
Discourse
Brazilian art
dc.subject.eng.fl_str_mv Women and visual arts
Discourse
Brazilian art
description O presente artigo pretende apresentar uma pequena narrativa não-linear sobre a presença (e ausência) das mulheres no campo das artes visuais no Brasil, princi-palmente a partir das publicações disponíveis sobre o tema, em especial, catálogos de exposições e textos isolados. A ênfase desta narrativa se dá na busca pela mulher como criadora, e não simplesmente como objeto de representação e contemplação. Para este fim, utilizam-se referenciais dos estudos feministas, assim como incursões teóricas em Michel Foucault. Privile-giando o deslocamento provocado por algumas artis-tas que transitam entre “manobras radicais” e “discre-tas ousadias”, percebe-se certa descontinuidade em um discurso repleto de silêncios, ao mesmo tempo de “veredas” que modificam o nosso olhar para o femini-no e a própria arte.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-19T03:36:38Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/210420
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-6748
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000728362
identifier_str_mv 1679-6748
000728362
url http://hdl.handle.net/10183/210420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Visualidades. Goiânia, 2008. Vol. 6, n. 1/2 (jan./jun. 2008-jul./dez. 2008), p. 13- 31
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210420/2/000728362.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210420/1/000728362.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 314fc1e5e5d72630bd891a74cd2f287b
ffe0692ce1edf19cef99782a9df64329
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224992218677248