Ensino de artes visuais : entre pesquisas e práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loponte, Luciana Gruppelli
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/188678
Resumo: Este artigo tem como objetivo principal trazer um panorama a respeito dos principais desafios a serem enfrentados em relação ao ensino de artes visuais no cenário brasileiro, destacando a importância e a necessidade do amadurecimento das pesquisas da área de arte e educação, levando em conta, por exemplo, o papel que cumpre o GT 24 – Educação e Arte em uma entidade como a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), assim como a desejável conexão da crescente produção acadêmica da área com as práticas pedagógicas presentes no contexto escolar, em especial nas escolas públicas. A partir da discussão em torno de desafios de caráter político (quais os espaços que a arte precisa conquistar no campo da educação?), epistemológico (de que é feito o conhecimento em arte e educação?) e pedagógico (que arte inquieta a escola?), o artigo delineia algumas perspectivas de pensamento e de pesquisa na área. Para traçar o panorama dos desafios que se impõem na relação entre arte e educação no Brasil (mais especificamente Artes Visuais) e discutir algumas perspectivas, utilizam-se autores que tem se dedicado a essa temática como Barbosa, Tourinho, Martins e Pereira, entre outros. Ao final, aponta-se a possibilidade de constituirmos novos cenários estéticos para as artes na escola, menos apaziguadores e românticos, mais instigantes e contemporâneos.
id UFRGS-2_14fd5882af036bc3f39ade5b4a6c9ec6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188678
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Loponte, Luciana Gruppelli2019-02-12T02:33:29Z20141807-2194http://hdl.handle.net/10183/188678000949218Este artigo tem como objetivo principal trazer um panorama a respeito dos principais desafios a serem enfrentados em relação ao ensino de artes visuais no cenário brasileiro, destacando a importância e a necessidade do amadurecimento das pesquisas da área de arte e educação, levando em conta, por exemplo, o papel que cumpre o GT 24 – Educação e Arte em uma entidade como a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), assim como a desejável conexão da crescente produção acadêmica da área com as práticas pedagógicas presentes no contexto escolar, em especial nas escolas públicas. A partir da discussão em torno de desafios de caráter político (quais os espaços que a arte precisa conquistar no campo da educação?), epistemológico (de que é feito o conhecimento em arte e educação?) e pedagógico (que arte inquieta a escola?), o artigo delineia algumas perspectivas de pensamento e de pesquisa na área. Para traçar o panorama dos desafios que se impõem na relação entre arte e educação no Brasil (mais especificamente Artes Visuais) e discutir algumas perspectivas, utilizam-se autores que tem se dedicado a essa temática como Barbosa, Tourinho, Martins e Pereira, entre outros. Ao final, aponta-se a possibilidade de constituirmos novos cenários estéticos para as artes na escola, menos apaziguadores e românticos, mais instigantes e contemporâneos.The main objective of this article is to offer an overview of the main challenges to be faced in relation to visual arts education in Brazil, highlighting the importance and the need for a maturation of research in the area of art and education, taking into consideration, for example, the role of GT 24 – Education and Art in an institution such as the Association of graduate studies and research in Education [Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação] (ANPEd), as well as the desirable connection between growing academic production in the field and pedagogical practices present in the school context, especially in public schools. Starting with the discussion around challenges of a political character (which spaces does art need to conquer in the field of education?), as well as epistemological (what is the knowledge of art and education made of?) and pedagogical (what kind of art could intrigue schools?), this article outlines some perspectives of thought and research in the field. In order to give an overview of the challenges imposed on the relationship between art and education in Brazil (more specifically Visual Arts) and discuss some perspectives, we use the writings of authors who deal with this subject: Barbosa, Tourinho, Martins and Pereira, among others. At the end, we point out the possibility of shaping new aesthetic scenarios for art taught in schools which are less soothing and romantic, and more instigating and contemporary.application/pdfporEducação e cultura contemporânea : revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Estácio de Sá. Rio de Janeiro. Vol. 11, n. 23 (2014), p. 165-185Pesquisa educacionalArtesArt educationVisual artsArt and education researchPedagogical practicesEnsino de artes visuais : entre pesquisas e práticasVisual arts teaching : between research and practiceinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000949218.pdf.txt000949218.pdf.txtExtracted Texttext/plain61267http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188678/2/000949218.pdf.txtd45a7ea18b8d4b77a040758741a35906MD52ORIGINAL000949218.pdfTexto completoapplication/pdf407571http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188678/1/000949218.pdf4ccc0f94148d0aa2a31c6c56c541b6f8MD5110183/1886782020-11-11 05:12:56.163391oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188678Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-11-11T07:12:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de artes visuais : entre pesquisas e práticas
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Visual arts teaching : between research and practice
title Ensino de artes visuais : entre pesquisas e práticas
spellingShingle Ensino de artes visuais : entre pesquisas e práticas
Loponte, Luciana Gruppelli
Pesquisa educacional
Artes
Art education
Visual arts
Art and education research
Pedagogical practices
title_short Ensino de artes visuais : entre pesquisas e práticas
title_full Ensino de artes visuais : entre pesquisas e práticas
title_fullStr Ensino de artes visuais : entre pesquisas e práticas
title_full_unstemmed Ensino de artes visuais : entre pesquisas e práticas
title_sort Ensino de artes visuais : entre pesquisas e práticas
author Loponte, Luciana Gruppelli
author_facet Loponte, Luciana Gruppelli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Loponte, Luciana Gruppelli
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa educacional
Artes
topic Pesquisa educacional
Artes
Art education
Visual arts
Art and education research
Pedagogical practices
dc.subject.eng.fl_str_mv Art education
Visual arts
Art and education research
Pedagogical practices
description Este artigo tem como objetivo principal trazer um panorama a respeito dos principais desafios a serem enfrentados em relação ao ensino de artes visuais no cenário brasileiro, destacando a importância e a necessidade do amadurecimento das pesquisas da área de arte e educação, levando em conta, por exemplo, o papel que cumpre o GT 24 – Educação e Arte em uma entidade como a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), assim como a desejável conexão da crescente produção acadêmica da área com as práticas pedagógicas presentes no contexto escolar, em especial nas escolas públicas. A partir da discussão em torno de desafios de caráter político (quais os espaços que a arte precisa conquistar no campo da educação?), epistemológico (de que é feito o conhecimento em arte e educação?) e pedagógico (que arte inquieta a escola?), o artigo delineia algumas perspectivas de pensamento e de pesquisa na área. Para traçar o panorama dos desafios que se impõem na relação entre arte e educação no Brasil (mais especificamente Artes Visuais) e discutir algumas perspectivas, utilizam-se autores que tem se dedicado a essa temática como Barbosa, Tourinho, Martins e Pereira, entre outros. Ao final, aponta-se a possibilidade de constituirmos novos cenários estéticos para as artes na escola, menos apaziguadores e românticos, mais instigantes e contemporâneos.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-12T02:33:29Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/188678
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1807-2194
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000949218
identifier_str_mv 1807-2194
000949218
url http://hdl.handle.net/10183/188678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação e cultura contemporânea : revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Estácio de Sá. Rio de Janeiro. Vol. 11, n. 23 (2014), p. 165-185
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188678/2/000949218.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188678/1/000949218.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d45a7ea18b8d4b77a040758741a35906
4ccc0f94148d0aa2a31c6c56c541b6f8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224962582773760