Alice no país dos paradoxos : experimentação matemática em sala de aula inclusiva
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/247241 |
Resumo: | Este artigo é um recorte da Dissertação de Mestrado intitulada “Resolução de Problemas do tipo Paradoxo: possibilidade de intervenção pedagógica inclusiva para o Ensino de Matemática”, apresentada junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas da Universidade Federal do Rio Grande – FURG (2021/1). Pretende-se mostrar o processo de composição de ‘Problemas do tipo Paradoxo’ como possibilidade de intervenção pedagógica para o ensino de Matemática em salas de aulas inclusivas dos anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto, apresenta a inclusão escolar sob o enfoque da normalidade em Foucault, percorre as ponderações de Deleuze acerca da noção de problema, de paradoxo e do sentido, e detalha todo o processo para a composição dos referidos problemas, que por sua vez, são fundamentados na experimentação de cunho deleuzeano. Como resultado, apresentam-se os ‘Problemas do tipo Paradoxo’ construídos a partir de fragmentos da história de Alice no país das maravilhas, de Lewis Carroll. |
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Flugseder, Roberta LabresSantos, Suelen Assunção2022-08-18T04:46:26Z20220103-6041http://hdl.handle.net/10183/247241001146484Este artigo é um recorte da Dissertação de Mestrado intitulada “Resolução de Problemas do tipo Paradoxo: possibilidade de intervenção pedagógica inclusiva para o Ensino de Matemática”, apresentada junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas da Universidade Federal do Rio Grande – FURG (2021/1). Pretende-se mostrar o processo de composição de ‘Problemas do tipo Paradoxo’ como possibilidade de intervenção pedagógica para o ensino de Matemática em salas de aulas inclusivas dos anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto, apresenta a inclusão escolar sob o enfoque da normalidade em Foucault, percorre as ponderações de Deleuze acerca da noção de problema, de paradoxo e do sentido, e detalha todo o processo para a composição dos referidos problemas, que por sua vez, são fundamentados na experimentação de cunho deleuzeano. Como resultado, apresentam-se os ‘Problemas do tipo Paradoxo’ construídos a partir de fragmentos da história de Alice no país das maravilhas, de Lewis Carroll.This article is a clipping from the master’s dissertation entitled Solving Problems of the Paradox Kind: possibilities of inclusive pedagogical intervention for the teaching of Mathematics, presented along the Post-Graduation Program of Exact Sciences in the University of Rio Grande – FURG (2021/1). The aim is to show the creation process of Problems of the Paradox Kind as pedagogical intervention possibilities for the teaching of Mathematics in inclusive classrooms of the final years of Elementary School. For this purpose, it is presented as an inclusive education under Focault’s normality. The article goes through Deleuze considerations and highlights his notions of problem, of paradox and of sense. Also, the details to create the problems are based on the experimentation of Deleuze. As result, the Problems of the Paradox Kind are presented, built from fragments of the book Alice in Wonderland by Lewis Carroll.Este artículo es un recorte de la disertación de maestría titulada Resolução de Problemas do tipo Paradoxo: possibilidade de intervenção pedagógica inclusiva para o ensino de Matemática (Resolución de problemas de tipo paradoja: posibilidad de intervención pedagógica inclusiva para enseñar matemáticas), presentada junto al Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (Programa de Posgrado en Enseñanza de las Ciencias Exactas), de la Universidad Federal de Rio Grande – FURG (2021/1). Se pretende mostrar el proceso de composición de Problemas de tipo Paradoja como posibilidad de intervención pedagógica para la enseñanza de las Matemáticas en las clases inclusivas de los últimos años de la Educación Primaria. Para eso, la inclusión escolar se presenta bajo el enfoque de la normalidad en Foucault, recorre las ponderaciones de Deleuze acerca de la noción de problema, de paradoja y de sentido, e se detalla todo el proceso para la composición de los referidos problemas, que a su vez, son fundamentados en la experimentación deleuzeana. Como resultado, presenta los Problemas de tipo Paradoja construidos a partir de los fragmentos del cuento de Alicia en el país de las maravillas, de Lewis Carroll.application/pdfporCadernos do Aplicação. Vol. 35 (2022), 23 p.Alice no País das Maravilhas (Livro)Inclusão escolarEducação MatemáticaNormalityInclusionExperimentationParadoxMath EducationNormalidadInclusiónExperimentaciónParadojaEducación matemáticaAlice no país dos paradoxos : experimentação matemática em sala de aula inclusivainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001146484.pdf.txt001146484.pdf.txtExtracted Texttext/plain58883http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247241/2/001146484.pdf.txt7dbe81f5e0c520b1af0909426872573dMD52ORIGINAL001146484.pdfTexto completoapplication/pdf558220http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247241/1/001146484.pdf552086166e8435fae082122928cb396eMD5110183/2472412022-08-26 04:43:05.89537oai:www.lume.ufrgs.br:10183/247241Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-26T07:43:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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