Um estudo sobre o PIBID matemática UFRGS : contribuições do grupo de estudo e formação para o licenciando em matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Daniele Vargas
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/101425
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso constitui-se em uma pesquisa que teve por objetivo investigar as perspectivas dos bolsistas do PIBID Subprojeto Matemática quanto às contribuições do Grupo de Estudo e Formação para a formação dos licenciandos em matemática da UFRGS. Por meio das entrevistas aos professores colaboradores e questionários respondidos pelas supervisoras e bolsistas do programa, assim como o levantamento das atividades realizadas no período de 2011 a 2013, buscou-se identificar as ações do PIBID, em especial o modo como foi se constituindo o Grupo de Estudo e Formação e como tal prática vem sendo percebida pelos bolsistas do programa. Para uma melhor compreensão sobre o papel do PIBID na relação com a Formação de Professores foram estudados alguns textos dos autores: António Nóvoa, Angel Perez Gomez e Dario Fiorentini sobre formação de professores e os de Dario Fiorentini, Ana Maria Boavida e João Pedro da Ponte sobre Grupos Colaborativos. A pesquisa evidenciou que as atividades desenvolvidas pelos licenciandos no Grupo de Estudo e Formação oportunizaram uma melhor organização de ideias e capacidade de argumentação dos bolsistas, por meio das trocas com o grupo e das leituras realizadas para fundamentar suas atividades, que também refletiram no desenvolvimento da capacidade de leitura e escrita dos mesmos. Também se verificou que, via as produções textuais realizadas no Grupo, ocorreram participações em Eventos Científicos que permitem um enriquecimento para a formação dos bolsistas.
id UFRGS-2_bf147c4a538c38308e7a258a6f489684
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/101425
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Daniele VargasDalcin, Andréia2014-08-19T02:10:54Z2014http://hdl.handle.net/10183/101425000931418O presente Trabalho de Conclusão de Curso constitui-se em uma pesquisa que teve por objetivo investigar as perspectivas dos bolsistas do PIBID Subprojeto Matemática quanto às contribuições do Grupo de Estudo e Formação para a formação dos licenciandos em matemática da UFRGS. Por meio das entrevistas aos professores colaboradores e questionários respondidos pelas supervisoras e bolsistas do programa, assim como o levantamento das atividades realizadas no período de 2011 a 2013, buscou-se identificar as ações do PIBID, em especial o modo como foi se constituindo o Grupo de Estudo e Formação e como tal prática vem sendo percebida pelos bolsistas do programa. Para uma melhor compreensão sobre o papel do PIBID na relação com a Formação de Professores foram estudados alguns textos dos autores: António Nóvoa, Angel Perez Gomez e Dario Fiorentini sobre formação de professores e os de Dario Fiorentini, Ana Maria Boavida e João Pedro da Ponte sobre Grupos Colaborativos. A pesquisa evidenciou que as atividades desenvolvidas pelos licenciandos no Grupo de Estudo e Formação oportunizaram uma melhor organização de ideias e capacidade de argumentação dos bolsistas, por meio das trocas com o grupo e das leituras realizadas para fundamentar suas atividades, que também refletiram no desenvolvimento da capacidade de leitura e escrita dos mesmos. Também se verificou que, via as produções textuais realizadas no Grupo, ocorreram participações em Eventos Científicos que permitem um enriquecimento para a formação dos bolsistas.This Work Completion of Course is in a survey that aimed to investigate the perspectives of scholars PIBID Subprojeto Matemática and the contributions of the Grupo de Estudo e Formação for training of undergraduates in mathematics from UFRGS. Through interviews with teachers and staff questionnaires answered by supervisors and fellows of the program, as well as the survey of activities in the period 2011-2013, we sought to identify actions PIBID, in particular how it was forming Grupo de Estudo e Formação and as such practice has been perceived by scholars program. For a better understanding of the role of PIBID in relation to teacher training some texts the authors studied were: Antonio Nóvoa, Angel Perez Gomez Dario Fiorentini and on teacher training and Dario Fiorentini, Boavida and Ana Maria João Pedro da Ponte on Collaborative Groups. The research showed that the activities undertaken by undergraduates in Grupo de Estudo e Formação made a better organization of ideas and reasoning capacity of grantees, through exchanges with the group and the readings performed in support of its activities, which also reflected in the development of ability to read and write them. It was also found that, as the textual productions undertaken by the Group, participation in scientific events occurred that allow an enrichment for the training of students.application/pdfporEducação MatemáticaFormação de professoresTeaching formation of mathematicsCollaborative groupsMathematics educationPIBIDUm estudo sobre o PIBID matemática UFRGS : contribuições do grupo de estudo e formação para o licenciando em matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2014Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000931418.pdf000931418.pdfTexto completoapplication/pdf2133504http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101425/1/000931418.pdff7183723b7524558a6e97b673f7183c5MD51TEXT000931418.pdf.txt000931418.pdf.txtExtracted Texttext/plain164153http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101425/2/000931418.pdf.txt9dcd77a9276584608f6ce876573c415dMD52THUMBNAIL000931418.pdf.jpg000931418.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg996http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101425/3/000931418.pdf.jpg11e430b84c6de0c45e827a671510b827MD5310183/1014252018-10-22 09:20:59.873oai:www.lume.ufrgs.br:10183/101425Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:20:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um estudo sobre o PIBID matemática UFRGS : contribuições do grupo de estudo e formação para o licenciando em matemática
title Um estudo sobre o PIBID matemática UFRGS : contribuições do grupo de estudo e formação para o licenciando em matemática
spellingShingle Um estudo sobre o PIBID matemática UFRGS : contribuições do grupo de estudo e formação para o licenciando em matemática
Oliveira, Daniele Vargas
Educação Matemática
Formação de professores
Teaching formation of mathematics
Collaborative groups
Mathematics education
PIBID
title_short Um estudo sobre o PIBID matemática UFRGS : contribuições do grupo de estudo e formação para o licenciando em matemática
title_full Um estudo sobre o PIBID matemática UFRGS : contribuições do grupo de estudo e formação para o licenciando em matemática
title_fullStr Um estudo sobre o PIBID matemática UFRGS : contribuições do grupo de estudo e formação para o licenciando em matemática
title_full_unstemmed Um estudo sobre o PIBID matemática UFRGS : contribuições do grupo de estudo e formação para o licenciando em matemática
title_sort Um estudo sobre o PIBID matemática UFRGS : contribuições do grupo de estudo e formação para o licenciando em matemática
author Oliveira, Daniele Vargas
author_facet Oliveira, Daniele Vargas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Daniele Vargas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dalcin, Andréia
contributor_str_mv Dalcin, Andréia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Formação de professores
topic Educação Matemática
Formação de professores
Teaching formation of mathematics
Collaborative groups
Mathematics education
PIBID
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching formation of mathematics
Collaborative groups
Mathematics education
PIBID
description O presente Trabalho de Conclusão de Curso constitui-se em uma pesquisa que teve por objetivo investigar as perspectivas dos bolsistas do PIBID Subprojeto Matemática quanto às contribuições do Grupo de Estudo e Formação para a formação dos licenciandos em matemática da UFRGS. Por meio das entrevistas aos professores colaboradores e questionários respondidos pelas supervisoras e bolsistas do programa, assim como o levantamento das atividades realizadas no período de 2011 a 2013, buscou-se identificar as ações do PIBID, em especial o modo como foi se constituindo o Grupo de Estudo e Formação e como tal prática vem sendo percebida pelos bolsistas do programa. Para uma melhor compreensão sobre o papel do PIBID na relação com a Formação de Professores foram estudados alguns textos dos autores: António Nóvoa, Angel Perez Gomez e Dario Fiorentini sobre formação de professores e os de Dario Fiorentini, Ana Maria Boavida e João Pedro da Ponte sobre Grupos Colaborativos. A pesquisa evidenciou que as atividades desenvolvidas pelos licenciandos no Grupo de Estudo e Formação oportunizaram uma melhor organização de ideias e capacidade de argumentação dos bolsistas, por meio das trocas com o grupo e das leituras realizadas para fundamentar suas atividades, que também refletiram no desenvolvimento da capacidade de leitura e escrita dos mesmos. Também se verificou que, via as produções textuais realizadas no Grupo, ocorreram participações em Eventos Científicos que permitem um enriquecimento para a formação dos bolsistas.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-08-19T02:10:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/101425
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000931418
url http://hdl.handle.net/10183/101425
identifier_str_mv 000931418
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101425/1/000931418.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101425/2/000931418.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101425/3/000931418.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f7183723b7524558a6e97b673f7183c5
9dcd77a9276584608f6ce876573c415d
11e430b84c6de0c45e827a671510b827
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447131241054208