As crianças e suas performances em contextos de instalações de jogo : diálogos entre educação infantil e arte contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Nathalia Scheuermann dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Carvalho, Rodrigo Saballa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/226050
Resumo: A partir dos Estudos Sociais da Infância, em articulação com as contribuições dos estudos da Arte Contemporânea, o artigo tem como objetivo discutir a proposição de instalações de jogo na Educação Infantil, como contextos de produção de performances pelas crianças através de suas interações e brincadeiras. Por conseguinte, também apresenta indicativos para a criação de propostas de instalações de jogo, inspiradas em produções de arte contemporânea. Metodologicamente o artigo é constituído por três etapas. Na primeira etapa é apresentada uma revisão bibliográfica sobre a temática. Na segunda, é compartilhado um inventário de instalações produzidas por artistas contemporâneos. Por fim, na terceira etapa, são apresentadas análises de episódios de brincadeira vivenciados por crianças durante seções de instalações de jogo. A partir das análises, é possível inferir sobre a importância das instalações de jogo como espaço de produção de brincadeiras e performances pelas crianças.
id UFRGS-2_bf5c579ca29c44f22def61f2ebfb3d66
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226050
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Nathalia Scheuermann dosCarvalho, Rodrigo Saballa de2021-08-24T04:11:32Z20211518-5648http://hdl.handle.net/10183/226050001127752A partir dos Estudos Sociais da Infância, em articulação com as contribuições dos estudos da Arte Contemporânea, o artigo tem como objetivo discutir a proposição de instalações de jogo na Educação Infantil, como contextos de produção de performances pelas crianças através de suas interações e brincadeiras. Por conseguinte, também apresenta indicativos para a criação de propostas de instalações de jogo, inspiradas em produções de arte contemporânea. Metodologicamente o artigo é constituído por três etapas. Na primeira etapa é apresentada uma revisão bibliográfica sobre a temática. Na segunda, é compartilhado um inventário de instalações produzidas por artistas contemporâneos. Por fim, na terceira etapa, são apresentadas análises de episódios de brincadeira vivenciados por crianças durante seções de instalações de jogo. A partir das análises, é possível inferir sobre a importância das instalações de jogo como espaço de produção de brincadeiras e performances pelas crianças.From the Social Studies of Childhood, in conjunction with the contributions of Contemporary Art studies, the article aims to discuss the proposition of play facilities in Early Childhood Education, as contexts for the production of performances by children through their interactions and games. Consequently, also presents guidelines for the creation of proposals for play facilities, inspired by contemporary art productions. Methodologically, the article consists of three stages. In the first stage, a bibliographic review on the theme is presented. In the second, an inventory of installations produced by contemporary artists is shared. Finally, in the third stage, analyzes of play episodes are presented experienced by children during sections of play facilities. From the analysis, it is possible to infer about the importance of the game facilities as a space for the production of games and performances by children.Desde los Estudios Sociales de la Infancia, en conjunto con los aportes de los estudios de Arte Contemporáneo, el artículo tienecomo objetivo discutir la propuesta de las instalaciones de juego en la Educación Infantil, como contextos para la producción de performances por parte de los niños a través de sus interacciones y juegos. En consecuencia, el artículo también presenta pautas para la creación de propuestas para instalaciones de juego, inspiradas en producciones de arte contemporáneo. Metodológicamente, el artículo consta de tres etapas. En la primera etapa se presenta una revisión bibliográfica sobre el tema. En la segunda se comparte un inventario de instalaciones realizadas por artistas contemporáneos. Finalmente, en la tercera etapa, se presentan análisis de episodios de juego, vividos por los niños durante las secciones de las instalaciones de juego. De este análisis se puede inferir, sobre la importancia de las instalaciones de juego como espacio para la producción de juegos y performances por parte de los niños.application/pdfporOlhar de professor. Ponta Grossa, PR. Vol. 24, e-17640.065 (2021), p. 1-24Educação infantilArte contemporâneaPerformanceChild educationContemporary artPerformanceEducación infantilArte contemporáneoPerformance.As crianças e suas performances em contextos de instalações de jogo : diálogos entre educação infantil e arte contemporâneaChildren and their performances in contexts of play facilities : dialogues between early childhood education and contemporary artLos niños y sus actuaciones en contextos de instalaciones de juego : diálogos entre educación infantil y arte contemporáneoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001127752.pdf.txt001127752.pdf.txtExtracted Texttext/plain70562http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226050/2/001127752.pdf.txtb4ae6b1b69d48c37b27e243998d88b8fMD52ORIGINAL001127752.pdfTexto completoapplication/pdf459395http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226050/1/001127752.pdf0505c8220322137c9f3bbe3597380bb4MD5110183/2260502021-09-19 04:32:54.520407oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226050Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:32:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As crianças e suas performances em contextos de instalações de jogo : diálogos entre educação infantil e arte contemporânea
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Children and their performances in contexts of play facilities : dialogues between early childhood education and contemporary art
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Los niños y sus actuaciones en contextos de instalaciones de juego : diálogos entre educación infantil y arte contemporáneo
title As crianças e suas performances em contextos de instalações de jogo : diálogos entre educação infantil e arte contemporânea
spellingShingle As crianças e suas performances em contextos de instalações de jogo : diálogos entre educação infantil e arte contemporânea
Santos, Nathalia Scheuermann dos
Educação infantil
Arte contemporânea
Performance
Child education
Contemporary art
Performance
Educación infantil
Arte contemporáneo
Performance.
title_short As crianças e suas performances em contextos de instalações de jogo : diálogos entre educação infantil e arte contemporânea
title_full As crianças e suas performances em contextos de instalações de jogo : diálogos entre educação infantil e arte contemporânea
title_fullStr As crianças e suas performances em contextos de instalações de jogo : diálogos entre educação infantil e arte contemporânea
title_full_unstemmed As crianças e suas performances em contextos de instalações de jogo : diálogos entre educação infantil e arte contemporânea
title_sort As crianças e suas performances em contextos de instalações de jogo : diálogos entre educação infantil e arte contemporânea
author Santos, Nathalia Scheuermann dos
author_facet Santos, Nathalia Scheuermann dos
Carvalho, Rodrigo Saballa de
author_role author
author2 Carvalho, Rodrigo Saballa de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Nathalia Scheuermann dos
Carvalho, Rodrigo Saballa de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Arte contemporânea
Performance
topic Educação infantil
Arte contemporânea
Performance
Child education
Contemporary art
Performance
Educación infantil
Arte contemporáneo
Performance.
dc.subject.eng.fl_str_mv Child education
Contemporary art
Performance
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación infantil
Arte contemporáneo
Performance.
description A partir dos Estudos Sociais da Infância, em articulação com as contribuições dos estudos da Arte Contemporânea, o artigo tem como objetivo discutir a proposição de instalações de jogo na Educação Infantil, como contextos de produção de performances pelas crianças através de suas interações e brincadeiras. Por conseguinte, também apresenta indicativos para a criação de propostas de instalações de jogo, inspiradas em produções de arte contemporânea. Metodologicamente o artigo é constituído por três etapas. Na primeira etapa é apresentada uma revisão bibliográfica sobre a temática. Na segunda, é compartilhado um inventário de instalações produzidas por artistas contemporâneos. Por fim, na terceira etapa, são apresentadas análises de episódios de brincadeira vivenciados por crianças durante seções de instalações de jogo. A partir das análises, é possível inferir sobre a importância das instalações de jogo como espaço de produção de brincadeiras e performances pelas crianças.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-24T04:11:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/226050
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1518-5648
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001127752
identifier_str_mv 1518-5648
001127752
url http://hdl.handle.net/10183/226050
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Olhar de professor. Ponta Grossa, PR. Vol. 24, e-17640.065 (2021), p. 1-24
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226050/2/001127752.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226050/1/001127752.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b4ae6b1b69d48c37b27e243998d88b8f
0505c8220322137c9f3bbe3597380bb4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225033245261824