As crianças e suas performances em contextos de instalações de jogo : diálogos entre educação infantil e arte contemporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/226050 |
Resumo: | A partir dos Estudos Sociais da Infância, em articulação com as contribuições dos estudos da Arte Contemporânea, o artigo tem como objetivo discutir a proposição de instalações de jogo na Educação Infantil, como contextos de produção de performances pelas crianças através de suas interações e brincadeiras. Por conseguinte, também apresenta indicativos para a criação de propostas de instalações de jogo, inspiradas em produções de arte contemporânea. Metodologicamente o artigo é constituído por três etapas. Na primeira etapa é apresentada uma revisão bibliográfica sobre a temática. Na segunda, é compartilhado um inventário de instalações produzidas por artistas contemporâneos. Por fim, na terceira etapa, são apresentadas análises de episódios de brincadeira vivenciados por crianças durante seções de instalações de jogo. A partir das análises, é possível inferir sobre a importância das instalações de jogo como espaço de produção de brincadeiras e performances pelas crianças. |
id |
UFRGS-2_bf5c579ca29c44f22def61f2ebfb3d66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226050 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Nathalia Scheuermann dosCarvalho, Rodrigo Saballa de2021-08-24T04:11:32Z20211518-5648http://hdl.handle.net/10183/226050001127752A partir dos Estudos Sociais da Infância, em articulação com as contribuições dos estudos da Arte Contemporânea, o artigo tem como objetivo discutir a proposição de instalações de jogo na Educação Infantil, como contextos de produção de performances pelas crianças através de suas interações e brincadeiras. Por conseguinte, também apresenta indicativos para a criação de propostas de instalações de jogo, inspiradas em produções de arte contemporânea. Metodologicamente o artigo é constituído por três etapas. Na primeira etapa é apresentada uma revisão bibliográfica sobre a temática. Na segunda, é compartilhado um inventário de instalações produzidas por artistas contemporâneos. Por fim, na terceira etapa, são apresentadas análises de episódios de brincadeira vivenciados por crianças durante seções de instalações de jogo. A partir das análises, é possível inferir sobre a importância das instalações de jogo como espaço de produção de brincadeiras e performances pelas crianças.From the Social Studies of Childhood, in conjunction with the contributions of Contemporary Art studies, the article aims to discuss the proposition of play facilities in Early Childhood Education, as contexts for the production of performances by children through their interactions and games. Consequently, also presents guidelines for the creation of proposals for play facilities, inspired by contemporary art productions. Methodologically, the article consists of three stages. In the first stage, a bibliographic review on the theme is presented. In the second, an inventory of installations produced by contemporary artists is shared. Finally, in the third stage, analyzes of play episodes are presented experienced by children during sections of play facilities. From the analysis, it is possible to infer about the importance of the game facilities as a space for the production of games and performances by children.Desde los Estudios Sociales de la Infancia, en conjunto con los aportes de los estudios de Arte Contemporáneo, el artículo tienecomo objetivo discutir la propuesta de las instalaciones de juego en la Educación Infantil, como contextos para la producción de performances por parte de los niños a través de sus interacciones y juegos. En consecuencia, el artículo también presenta pautas para la creación de propuestas para instalaciones de juego, inspiradas en producciones de arte contemporáneo. Metodológicamente, el artículo consta de tres etapas. En la primera etapa se presenta una revisión bibliográfica sobre el tema. En la segunda se comparte un inventario de instalaciones realizadas por artistas contemporáneos. Finalmente, en la tercera etapa, se presentan análisis de episodios de juego, vividos por los niños durante las secciones de las instalaciones de juego. De este análisis se puede inferir, sobre la importancia de las instalaciones de juego como espacio para la producción de juegos y performances por parte de los niños.application/pdfporOlhar de professor. Ponta Grossa, PR. Vol. 24, e-17640.065 (2021), p. 1-24Educação infantilArte contemporâneaPerformanceChild educationContemporary artPerformanceEducación infantilArte contemporáneoPerformance.As crianças e suas performances em contextos de instalações de jogo : diálogos entre educação infantil e arte contemporâneaChildren and their performances in contexts of play facilities : dialogues between early childhood education and contemporary artLos niños y sus actuaciones en contextos de instalaciones de juego : diálogos entre educación infantil y arte contemporáneoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001127752.pdf.txt001127752.pdf.txtExtracted Texttext/plain70562http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226050/2/001127752.pdf.txtb4ae6b1b69d48c37b27e243998d88b8fMD52ORIGINAL001127752.pdfTexto completoapplication/pdf459395http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226050/1/001127752.pdf0505c8220322137c9f3bbe3597380bb4MD5110183/2260502021-09-19 04:32:54.520407oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226050Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:32:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As crianças e suas performances em contextos de instalações de jogo : diálogos entre educação infantil e arte contemporânea |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Children and their performances in contexts of play facilities : dialogues between early childhood education and contemporary art |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Los niños y sus actuaciones en contextos de instalaciones de juego : diálogos entre educación infantil y arte contemporáneo |
title |
As crianças e suas performances em contextos de instalações de jogo : diálogos entre educação infantil e arte contemporânea |
spellingShingle |
As crianças e suas performances em contextos de instalações de jogo : diálogos entre educação infantil e arte contemporânea Santos, Nathalia Scheuermann dos Educação infantil Arte contemporânea Performance Child education Contemporary art Performance Educación infantil Arte contemporáneo Performance. |
title_short |
As crianças e suas performances em contextos de instalações de jogo : diálogos entre educação infantil e arte contemporânea |
title_full |
As crianças e suas performances em contextos de instalações de jogo : diálogos entre educação infantil e arte contemporânea |
title_fullStr |
As crianças e suas performances em contextos de instalações de jogo : diálogos entre educação infantil e arte contemporânea |
title_full_unstemmed |
As crianças e suas performances em contextos de instalações de jogo : diálogos entre educação infantil e arte contemporânea |
title_sort |
As crianças e suas performances em contextos de instalações de jogo : diálogos entre educação infantil e arte contemporânea |
author |
Santos, Nathalia Scheuermann dos |
author_facet |
Santos, Nathalia Scheuermann dos Carvalho, Rodrigo Saballa de |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Rodrigo Saballa de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Nathalia Scheuermann dos Carvalho, Rodrigo Saballa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Arte contemporânea Performance |
topic |
Educação infantil Arte contemporânea Performance Child education Contemporary art Performance Educación infantil Arte contemporáneo Performance. |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Child education Contemporary art Performance |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Educación infantil Arte contemporáneo Performance. |
description |
A partir dos Estudos Sociais da Infância, em articulação com as contribuições dos estudos da Arte Contemporânea, o artigo tem como objetivo discutir a proposição de instalações de jogo na Educação Infantil, como contextos de produção de performances pelas crianças através de suas interações e brincadeiras. Por conseguinte, também apresenta indicativos para a criação de propostas de instalações de jogo, inspiradas em produções de arte contemporânea. Metodologicamente o artigo é constituído por três etapas. Na primeira etapa é apresentada uma revisão bibliográfica sobre a temática. Na segunda, é compartilhado um inventário de instalações produzidas por artistas contemporâneos. Por fim, na terceira etapa, são apresentadas análises de episódios de brincadeira vivenciados por crianças durante seções de instalações de jogo. A partir das análises, é possível inferir sobre a importância das instalações de jogo como espaço de produção de brincadeiras e performances pelas crianças. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-24T04:11:32Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/226050 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1518-5648 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001127752 |
identifier_str_mv |
1518-5648 001127752 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/226050 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Olhar de professor. Ponta Grossa, PR. Vol. 24, e-17640.065 (2021), p. 1-24 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226050/2/001127752.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226050/1/001127752.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b4ae6b1b69d48c37b27e243998d88b8f 0505c8220322137c9f3bbe3597380bb4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447764109099008 |