Crianças, performances e arte contemporânea : instalações efêmeras de jogo na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Nathalia Scheuermann dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/259838
Resumo: A presente pesquisa, a partir do campo de Estudos Sociais da Infância e das contribuições teóricas do campo dos estudos sobre performance e da arte contemporânea, tem como objetivo compreender como um grupo de crianças (de 3 a 5 anos) na Educação Infantil constitui performances durante as explorações em espaços de instalações efêmeras de jogo em uma Escola de Educação Infantil em Porto Alegre/RS. Metodologicamente, foi desenvolvida uma pesquisa com crianças, que teve, como inspiração, a abordagem mosaico (CLARK, 2015) e o trabalho de Abad Molina (2008a) com as instalações de jogo. A abordagem do mosaico (CLARK, 2015) oportuniza uma estrutura metodológica para a participação das crianças, combinando estratégias visuais e verbais, enquanto as instalações de jogo (ABAD MOLINA, 2008a) são propostas inspiradas em instalações de arte contemporânea. As estratégias para a geração de dados desenvolvidas foram: 1 - observação; 2 - registros em diário de campo; 3 - registros audiovisuais (fotografias e filmagens) pela pesquisadora; 4 - criação de foto-ensaios; 5 - proposição de sete sessões com instalações de jogo e 6 - criação de álbuns pelas crianças. Através da análise dos dados gerados em campo, foram definidas duas unidades analíticas: Unidade 1 - Performances de fazer de conta; Unidade 2 - Performances de fazer acreditar. Em relação às performances de fazer de conta (SCHECHNER, 2012), foi possível constatar que, por meio de suas brincadeiras e interações nas instalações de jogo, as crianças realizam tais performances ao interpretar personagens, criar papéis, utilizando o corpo de maneira integral e imaginativa. Nesses atos performáticos, as crianças reconhecem o que é do mundo da performance e o que não é. A respeito das performances de fazer acreditar (SCHECHNER, 2012), esses limites não são marcados. Assim, foi possível evidenciar tais performances em situações de convencer, fazer os outros acreditarem em suas vontades genuínas e como modo de transformar as situações vivenciadas por meio de ações criativas. Neste sentido, foi possível inferir que a partir da proposição de instalações de jogo, sensíveis e abertas à exploração das crianças, elas realizam performances a partir de modulações corporais, de gestos, de vozes e de movimentos.
id URGS_c2b792c440301b304719cd4bb6bd7f8f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259838
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Santos, Nathalia Scheuermann dosCarvalho, Rodrigo Saballa de2023-07-04T03:49:49Z2021http://hdl.handle.net/10183/259838001132615A presente pesquisa, a partir do campo de Estudos Sociais da Infância e das contribuições teóricas do campo dos estudos sobre performance e da arte contemporânea, tem como objetivo compreender como um grupo de crianças (de 3 a 5 anos) na Educação Infantil constitui performances durante as explorações em espaços de instalações efêmeras de jogo em uma Escola de Educação Infantil em Porto Alegre/RS. Metodologicamente, foi desenvolvida uma pesquisa com crianças, que teve, como inspiração, a abordagem mosaico (CLARK, 2015) e o trabalho de Abad Molina (2008a) com as instalações de jogo. A abordagem do mosaico (CLARK, 2015) oportuniza uma estrutura metodológica para a participação das crianças, combinando estratégias visuais e verbais, enquanto as instalações de jogo (ABAD MOLINA, 2008a) são propostas inspiradas em instalações de arte contemporânea. As estratégias para a geração de dados desenvolvidas foram: 1 - observação; 2 - registros em diário de campo; 3 - registros audiovisuais (fotografias e filmagens) pela pesquisadora; 4 - criação de foto-ensaios; 5 - proposição de sete sessões com instalações de jogo e 6 - criação de álbuns pelas crianças. Através da análise dos dados gerados em campo, foram definidas duas unidades analíticas: Unidade 1 - Performances de fazer de conta; Unidade 2 - Performances de fazer acreditar. Em relação às performances de fazer de conta (SCHECHNER, 2012), foi possível constatar que, por meio de suas brincadeiras e interações nas instalações de jogo, as crianças realizam tais performances ao interpretar personagens, criar papéis, utilizando o corpo de maneira integral e imaginativa. Nesses atos performáticos, as crianças reconhecem o que é do mundo da performance e o que não é. A respeito das performances de fazer acreditar (SCHECHNER, 2012), esses limites não são marcados. Assim, foi possível evidenciar tais performances em situações de convencer, fazer os outros acreditarem em suas vontades genuínas e como modo de transformar as situações vivenciadas por meio de ações criativas. Neste sentido, foi possível inferir que a partir da proposição de instalações de jogo, sensíveis e abertas à exploração das crianças, elas realizam performances a partir de modulações corporais, de gestos, de vozes e de movimentos.This research, from the field of Social Studies of Childhood and theoretical contributions from the field of studies on performance and contemporary art, aims to understand how children (from 3 to 5 years old) in Early Childhood Education constitute performances during explorations in spaces of ephemeral game installations in a School of Early Childhood Education in Porto Alegre. Methodologically, a research with children was developed, inspired by the mosaic approach (CLARK, 2015) and the work of Abad Molina (2008a) with game installations. The mosaic approach (CLARK, 2015) provides a methodological framework for children's participation, combining visual and verbal strategies. Meanwhile, game installations (ABAD MOLINA, 2008a) are proposals inspired by contemporary art installations. The strategies for the generation of data developed were: 1 - observation; 2 - field diary records; 3 - audiovisual records (photographs and footage) by the researcher; 4 - creation of photo-essays; 5 - proposition of 7 sessions with game facilities; and 6 - creation of albums by children. Through the analysis of the data generated in the field, two analytical units were defined: Unit 1 - Make-believe performances; Unit 2 - Performances to make you believe. In relation to make-believe performances (SCHECHNER, 2012), it was possible to see that through their games and interactions in game installations, children perform such performances by playing characters, creating roles, using the body in an integral and imaginative way. In these performance acts, children recognize what is from the world of performance and what is not. Regarding the performances of making believe (SCHECHNER, 2012), these limits are not marked. Thus, it was possible to evidence such performances in situations of convincing, making others believe in their genuine desires and as a way of transforming the situations experienced through creative actions. In this sense, it was possible to infer that from the proposition of game installations, sensitive and open to children's exploration, they perform performances based on body modulations, gestures, voices and movements.application/pdfporEducação infantilPerformancePesquisa educacionalArte contemporâneaChild educationGame installationPerformanceResearch with childrenContemporary artCrianças, performances e arte contemporânea : instalações efêmeras de jogo na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001132615.pdf.txt001132615.pdf.txtExtracted Texttext/plain565446http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259838/2/001132615.pdf.txt08f8d6495d354b193543cc4d73e5ff04MD52ORIGINAL001132615.pdfTexto completoapplication/pdf98306586http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259838/1/001132615.pdf54412e110a84d8eb7d018944d6bd9007MD5110183/2598382023-07-05 03:47:41.560821oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259838Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-07-05T06:47:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Crianças, performances e arte contemporânea : instalações efêmeras de jogo na educação infantil
title Crianças, performances e arte contemporânea : instalações efêmeras de jogo na educação infantil
spellingShingle Crianças, performances e arte contemporânea : instalações efêmeras de jogo na educação infantil
Santos, Nathalia Scheuermann dos
Educação infantil
Performance
Pesquisa educacional
Arte contemporânea
Child education
Game installation
Performance
Research with children
Contemporary art
title_short Crianças, performances e arte contemporânea : instalações efêmeras de jogo na educação infantil
title_full Crianças, performances e arte contemporânea : instalações efêmeras de jogo na educação infantil
title_fullStr Crianças, performances e arte contemporânea : instalações efêmeras de jogo na educação infantil
title_full_unstemmed Crianças, performances e arte contemporânea : instalações efêmeras de jogo na educação infantil
title_sort Crianças, performances e arte contemporânea : instalações efêmeras de jogo na educação infantil
author Santos, Nathalia Scheuermann dos
author_facet Santos, Nathalia Scheuermann dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Nathalia Scheuermann dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Rodrigo Saballa de
contributor_str_mv Carvalho, Rodrigo Saballa de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Performance
Pesquisa educacional
Arte contemporânea
topic Educação infantil
Performance
Pesquisa educacional
Arte contemporânea
Child education
Game installation
Performance
Research with children
Contemporary art
dc.subject.eng.fl_str_mv Child education
Game installation
Performance
Research with children
Contemporary art
description A presente pesquisa, a partir do campo de Estudos Sociais da Infância e das contribuições teóricas do campo dos estudos sobre performance e da arte contemporânea, tem como objetivo compreender como um grupo de crianças (de 3 a 5 anos) na Educação Infantil constitui performances durante as explorações em espaços de instalações efêmeras de jogo em uma Escola de Educação Infantil em Porto Alegre/RS. Metodologicamente, foi desenvolvida uma pesquisa com crianças, que teve, como inspiração, a abordagem mosaico (CLARK, 2015) e o trabalho de Abad Molina (2008a) com as instalações de jogo. A abordagem do mosaico (CLARK, 2015) oportuniza uma estrutura metodológica para a participação das crianças, combinando estratégias visuais e verbais, enquanto as instalações de jogo (ABAD MOLINA, 2008a) são propostas inspiradas em instalações de arte contemporânea. As estratégias para a geração de dados desenvolvidas foram: 1 - observação; 2 - registros em diário de campo; 3 - registros audiovisuais (fotografias e filmagens) pela pesquisadora; 4 - criação de foto-ensaios; 5 - proposição de sete sessões com instalações de jogo e 6 - criação de álbuns pelas crianças. Através da análise dos dados gerados em campo, foram definidas duas unidades analíticas: Unidade 1 - Performances de fazer de conta; Unidade 2 - Performances de fazer acreditar. Em relação às performances de fazer de conta (SCHECHNER, 2012), foi possível constatar que, por meio de suas brincadeiras e interações nas instalações de jogo, as crianças realizam tais performances ao interpretar personagens, criar papéis, utilizando o corpo de maneira integral e imaginativa. Nesses atos performáticos, as crianças reconhecem o que é do mundo da performance e o que não é. A respeito das performances de fazer acreditar (SCHECHNER, 2012), esses limites não são marcados. Assim, foi possível evidenciar tais performances em situações de convencer, fazer os outros acreditarem em suas vontades genuínas e como modo de transformar as situações vivenciadas por meio de ações criativas. Neste sentido, foi possível inferir que a partir da proposição de instalações de jogo, sensíveis e abertas à exploração das crianças, elas realizam performances a partir de modulações corporais, de gestos, de vozes e de movimentos.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-04T03:49:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/259838
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001132615
url http://hdl.handle.net/10183/259838
identifier_str_mv 001132615
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259838/2/001132615.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259838/1/001132615.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 08f8d6495d354b193543cc4d73e5ff04
54412e110a84d8eb7d018944d6bd9007
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085621470855168