A importância das tecnologias da informação e da comunicação para minimizar as dificuldades de aprendizagem em âmbito escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/141435 |
Resumo: | Este trabalho refere-se a um projeto de pesquisa, que buscará informações sobre os aspectos que dificultam o processo de construção da leitura e da escrita, dificuldades estas apresentadas por alunos das séries/anos iniciais do Ensino Fundamental, nas quais vem aumentando o índice de dificuldades cognitivas, a cada ano que passa. Pensando nisso, busca-se alternativas para a superação de tais problemas, ficando constatado através de pesquisa na realidade que o professor terá que mudar seus métodos e procedimentos, incluindo as Tecnologias da Informação e da Comunicação no cotidiano da sala de aula, passando a trabalhar de forma mais dinâmica e significativa com os alunos, envolvendo, inclusive, a comunidade escolar, para que tais dificuldades sejam superadas. O referido estudo propõe fornecer alternativas para auxiliar a comunidade escolar, através do uso das TIC’s, da expressão da coleta e análise de dados, contribuindo assim, de forma significativa, para evitar o declínio cada vez mais emergente da capacidade de ler e escrever dos alunos, buscando analisar práticas e experiências positivas para inovar metodologias, direcionando-as às necessidades existentes. Está cada vez mais evidente as dificuldades de aprendizagem que os alunos vêm apresentando a cada ano escolar evidenciando o declínio, dos alunos, dos anos iniciais no processo de leitura, produção da escrita e construção da aprendizagem. Nesse contexto, busca-se através da atual proposta, analisar tal situação; reconhecer o papel das TIC’s como recurso para a melhoria da qualidade no processo de ensino e aprendizagem; analisar o trabalho realizado em uma escola com proposta diferenciada e exitosa; contribuir com sugestões a partir dos resultados, a fim de que os professores possam superar as dificuldades em seu trabalho pedagógico. Assim pergunto: Qual a importância das TIC’s na superação das dificuldades de aprendizagem? |
id |
UFRGS-2_bf9db48dbecc1c4aa1f5dd3fc2d1a6e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141435 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Almeida, Vanessa da SilvaFoohs, Marcelo Magallhães2016-05-20T02:10:43Z2010http://hdl.handle.net/10183/141435000990640Este trabalho refere-se a um projeto de pesquisa, que buscará informações sobre os aspectos que dificultam o processo de construção da leitura e da escrita, dificuldades estas apresentadas por alunos das séries/anos iniciais do Ensino Fundamental, nas quais vem aumentando o índice de dificuldades cognitivas, a cada ano que passa. Pensando nisso, busca-se alternativas para a superação de tais problemas, ficando constatado através de pesquisa na realidade que o professor terá que mudar seus métodos e procedimentos, incluindo as Tecnologias da Informação e da Comunicação no cotidiano da sala de aula, passando a trabalhar de forma mais dinâmica e significativa com os alunos, envolvendo, inclusive, a comunidade escolar, para que tais dificuldades sejam superadas. O referido estudo propõe fornecer alternativas para auxiliar a comunidade escolar, através do uso das TIC’s, da expressão da coleta e análise de dados, contribuindo assim, de forma significativa, para evitar o declínio cada vez mais emergente da capacidade de ler e escrever dos alunos, buscando analisar práticas e experiências positivas para inovar metodologias, direcionando-as às necessidades existentes. Está cada vez mais evidente as dificuldades de aprendizagem que os alunos vêm apresentando a cada ano escolar evidenciando o declínio, dos alunos, dos anos iniciais no processo de leitura, produção da escrita e construção da aprendizagem. Nesse contexto, busca-se através da atual proposta, analisar tal situação; reconhecer o papel das TIC’s como recurso para a melhoria da qualidade no processo de ensino e aprendizagem; analisar o trabalho realizado em uma escola com proposta diferenciada e exitosa; contribuir com sugestões a partir dos resultados, a fim de que os professores possam superar as dificuldades em seu trabalho pedagógico. Assim pergunto: Qual a importância das TIC’s na superação das dificuldades de aprendizagem?application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)MídiaDificuldades de aprendizagemPrática pedagógicaAlunoA importância das tecnologias da informação e da comunicação para minimizar as dificuldades de aprendizagem em âmbito escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990640.pdf000990640.pdfTexto completoapplication/pdf283723http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141435/1/000990640.pdf513c639bda13f7d25f175bdb8a53d26dMD51TEXT000990640.pdf.txt000990640.pdf.txtExtracted Texttext/plain136733http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141435/2/000990640.pdf.txt5570bb88e7b01932c376c74bd1373eacMD52THUMBNAIL000990640.pdf.jpg000990640.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1185http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141435/3/000990640.pdf.jpg181260397b3ff8ec944c64507a893886MD5310183/1414352018-10-25 10:03:36.277oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141435Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:03:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância das tecnologias da informação e da comunicação para minimizar as dificuldades de aprendizagem em âmbito escolar |
title |
A importância das tecnologias da informação e da comunicação para minimizar as dificuldades de aprendizagem em âmbito escolar |
spellingShingle |
A importância das tecnologias da informação e da comunicação para minimizar as dificuldades de aprendizagem em âmbito escolar Almeida, Vanessa da Silva Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Mídia Dificuldades de aprendizagem Prática pedagógica Aluno |
title_short |
A importância das tecnologias da informação e da comunicação para minimizar as dificuldades de aprendizagem em âmbito escolar |
title_full |
A importância das tecnologias da informação e da comunicação para minimizar as dificuldades de aprendizagem em âmbito escolar |
title_fullStr |
A importância das tecnologias da informação e da comunicação para minimizar as dificuldades de aprendizagem em âmbito escolar |
title_full_unstemmed |
A importância das tecnologias da informação e da comunicação para minimizar as dificuldades de aprendizagem em âmbito escolar |
title_sort |
A importância das tecnologias da informação e da comunicação para minimizar as dificuldades de aprendizagem em âmbito escolar |
author |
Almeida, Vanessa da Silva |
author_facet |
Almeida, Vanessa da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Vanessa da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Foohs, Marcelo Magallhães |
contributor_str_mv |
Foohs, Marcelo Magallhães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Mídia Dificuldades de aprendizagem Prática pedagógica Aluno |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Mídia Dificuldades de aprendizagem Prática pedagógica Aluno |
description |
Este trabalho refere-se a um projeto de pesquisa, que buscará informações sobre os aspectos que dificultam o processo de construção da leitura e da escrita, dificuldades estas apresentadas por alunos das séries/anos iniciais do Ensino Fundamental, nas quais vem aumentando o índice de dificuldades cognitivas, a cada ano que passa. Pensando nisso, busca-se alternativas para a superação de tais problemas, ficando constatado através de pesquisa na realidade que o professor terá que mudar seus métodos e procedimentos, incluindo as Tecnologias da Informação e da Comunicação no cotidiano da sala de aula, passando a trabalhar de forma mais dinâmica e significativa com os alunos, envolvendo, inclusive, a comunidade escolar, para que tais dificuldades sejam superadas. O referido estudo propõe fornecer alternativas para auxiliar a comunidade escolar, através do uso das TIC’s, da expressão da coleta e análise de dados, contribuindo assim, de forma significativa, para evitar o declínio cada vez mais emergente da capacidade de ler e escrever dos alunos, buscando analisar práticas e experiências positivas para inovar metodologias, direcionando-as às necessidades existentes. Está cada vez mais evidente as dificuldades de aprendizagem que os alunos vêm apresentando a cada ano escolar evidenciando o declínio, dos alunos, dos anos iniciais no processo de leitura, produção da escrita e construção da aprendizagem. Nesse contexto, busca-se através da atual proposta, analisar tal situação; reconhecer o papel das TIC’s como recurso para a melhoria da qualidade no processo de ensino e aprendizagem; analisar o trabalho realizado em uma escola com proposta diferenciada e exitosa; contribuir com sugestões a partir dos resultados, a fim de que os professores possam superar as dificuldades em seu trabalho pedagógico. Assim pergunto: Qual a importância das TIC’s na superação das dificuldades de aprendizagem? |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-20T02:10:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/141435 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000990640 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/141435 |
identifier_str_mv |
000990640 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141435/1/000990640.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141435/2/000990640.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141435/3/000990640.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
513c639bda13f7d25f175bdb8a53d26d 5570bb88e7b01932c376c74bd1373eac 181260397b3ff8ec944c64507a893886 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224509853794304 |