A importância das tecnologias da informação e da comunicação para minimizar as dificuldades de aprendizagem em âmbito escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Vanessa da Silva
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141435
Resumo: Este trabalho refere-se a um projeto de pesquisa, que buscará informações sobre os aspectos que dificultam o processo de construção da leitura e da escrita, dificuldades estas apresentadas por alunos das séries/anos iniciais do Ensino Fundamental, nas quais vem aumentando o índice de dificuldades cognitivas, a cada ano que passa. Pensando nisso, busca-se alternativas para a superação de tais problemas, ficando constatado através de pesquisa na realidade que o professor terá que mudar seus métodos e procedimentos, incluindo as Tecnologias da Informação e da Comunicação no cotidiano da sala de aula, passando a trabalhar de forma mais dinâmica e significativa com os alunos, envolvendo, inclusive, a comunidade escolar, para que tais dificuldades sejam superadas. O referido estudo propõe fornecer alternativas para auxiliar a comunidade escolar, através do uso das TIC’s, da expressão da coleta e análise de dados, contribuindo assim, de forma significativa, para evitar o declínio cada vez mais emergente da capacidade de ler e escrever dos alunos, buscando analisar práticas e experiências positivas para inovar metodologias, direcionando-as às necessidades existentes. Está cada vez mais evidente as dificuldades de aprendizagem que os alunos vêm apresentando a cada ano escolar evidenciando o declínio, dos alunos, dos anos iniciais no processo de leitura, produção da escrita e construção da aprendizagem. Nesse contexto, busca-se através da atual proposta, analisar tal situação; reconhecer o papel das TIC’s como recurso para a melhoria da qualidade no processo de ensino e aprendizagem; analisar o trabalho realizado em uma escola com proposta diferenciada e exitosa; contribuir com sugestões a partir dos resultados, a fim de que os professores possam superar as dificuldades em seu trabalho pedagógico. Assim pergunto: Qual a importância das TIC’s na superação das dificuldades de aprendizagem?
id UFRGS-2_bf9db48dbecc1c4aa1f5dd3fc2d1a6e0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141435
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Almeida, Vanessa da SilvaFoohs, Marcelo Magallhães2016-05-20T02:10:43Z2010http://hdl.handle.net/10183/141435000990640Este trabalho refere-se a um projeto de pesquisa, que buscará informações sobre os aspectos que dificultam o processo de construção da leitura e da escrita, dificuldades estas apresentadas por alunos das séries/anos iniciais do Ensino Fundamental, nas quais vem aumentando o índice de dificuldades cognitivas, a cada ano que passa. Pensando nisso, busca-se alternativas para a superação de tais problemas, ficando constatado através de pesquisa na realidade que o professor terá que mudar seus métodos e procedimentos, incluindo as Tecnologias da Informação e da Comunicação no cotidiano da sala de aula, passando a trabalhar de forma mais dinâmica e significativa com os alunos, envolvendo, inclusive, a comunidade escolar, para que tais dificuldades sejam superadas. O referido estudo propõe fornecer alternativas para auxiliar a comunidade escolar, através do uso das TIC’s, da expressão da coleta e análise de dados, contribuindo assim, de forma significativa, para evitar o declínio cada vez mais emergente da capacidade de ler e escrever dos alunos, buscando analisar práticas e experiências positivas para inovar metodologias, direcionando-as às necessidades existentes. Está cada vez mais evidente as dificuldades de aprendizagem que os alunos vêm apresentando a cada ano escolar evidenciando o declínio, dos alunos, dos anos iniciais no processo de leitura, produção da escrita e construção da aprendizagem. Nesse contexto, busca-se através da atual proposta, analisar tal situação; reconhecer o papel das TIC’s como recurso para a melhoria da qualidade no processo de ensino e aprendizagem; analisar o trabalho realizado em uma escola com proposta diferenciada e exitosa; contribuir com sugestões a partir dos resultados, a fim de que os professores possam superar as dificuldades em seu trabalho pedagógico. Assim pergunto: Qual a importância das TIC’s na superação das dificuldades de aprendizagem?application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)MídiaDificuldades de aprendizagemPrática pedagógicaAlunoA importância das tecnologias da informação e da comunicação para minimizar as dificuldades de aprendizagem em âmbito escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990640.pdf000990640.pdfTexto completoapplication/pdf283723http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141435/1/000990640.pdf513c639bda13f7d25f175bdb8a53d26dMD51TEXT000990640.pdf.txt000990640.pdf.txtExtracted Texttext/plain136733http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141435/2/000990640.pdf.txt5570bb88e7b01932c376c74bd1373eacMD52THUMBNAIL000990640.pdf.jpg000990640.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1185http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141435/3/000990640.pdf.jpg181260397b3ff8ec944c64507a893886MD5310183/1414352018-10-25 10:03:36.277oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141435Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:03:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância das tecnologias da informação e da comunicação para minimizar as dificuldades de aprendizagem em âmbito escolar
title A importância das tecnologias da informação e da comunicação para minimizar as dificuldades de aprendizagem em âmbito escolar
spellingShingle A importância das tecnologias da informação e da comunicação para minimizar as dificuldades de aprendizagem em âmbito escolar
Almeida, Vanessa da Silva
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Mídia
Dificuldades de aprendizagem
Prática pedagógica
Aluno
title_short A importância das tecnologias da informação e da comunicação para minimizar as dificuldades de aprendizagem em âmbito escolar
title_full A importância das tecnologias da informação e da comunicação para minimizar as dificuldades de aprendizagem em âmbito escolar
title_fullStr A importância das tecnologias da informação e da comunicação para minimizar as dificuldades de aprendizagem em âmbito escolar
title_full_unstemmed A importância das tecnologias da informação e da comunicação para minimizar as dificuldades de aprendizagem em âmbito escolar
title_sort A importância das tecnologias da informação e da comunicação para minimizar as dificuldades de aprendizagem em âmbito escolar
author Almeida, Vanessa da Silva
author_facet Almeida, Vanessa da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Vanessa da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Foohs, Marcelo Magallhães
contributor_str_mv Foohs, Marcelo Magallhães
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Mídia
Dificuldades de aprendizagem
Prática pedagógica
Aluno
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Mídia
Dificuldades de aprendizagem
Prática pedagógica
Aluno
description Este trabalho refere-se a um projeto de pesquisa, que buscará informações sobre os aspectos que dificultam o processo de construção da leitura e da escrita, dificuldades estas apresentadas por alunos das séries/anos iniciais do Ensino Fundamental, nas quais vem aumentando o índice de dificuldades cognitivas, a cada ano que passa. Pensando nisso, busca-se alternativas para a superação de tais problemas, ficando constatado através de pesquisa na realidade que o professor terá que mudar seus métodos e procedimentos, incluindo as Tecnologias da Informação e da Comunicação no cotidiano da sala de aula, passando a trabalhar de forma mais dinâmica e significativa com os alunos, envolvendo, inclusive, a comunidade escolar, para que tais dificuldades sejam superadas. O referido estudo propõe fornecer alternativas para auxiliar a comunidade escolar, através do uso das TIC’s, da expressão da coleta e análise de dados, contribuindo assim, de forma significativa, para evitar o declínio cada vez mais emergente da capacidade de ler e escrever dos alunos, buscando analisar práticas e experiências positivas para inovar metodologias, direcionando-as às necessidades existentes. Está cada vez mais evidente as dificuldades de aprendizagem que os alunos vêm apresentando a cada ano escolar evidenciando o declínio, dos alunos, dos anos iniciais no processo de leitura, produção da escrita e construção da aprendizagem. Nesse contexto, busca-se através da atual proposta, analisar tal situação; reconhecer o papel das TIC’s como recurso para a melhoria da qualidade no processo de ensino e aprendizagem; analisar o trabalho realizado em uma escola com proposta diferenciada e exitosa; contribuir com sugestões a partir dos resultados, a fim de que os professores possam superar as dificuldades em seu trabalho pedagógico. Assim pergunto: Qual a importância das TIC’s na superação das dificuldades de aprendizagem?
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-20T02:10:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/141435
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000990640
url http://hdl.handle.net/10183/141435
identifier_str_mv 000990640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141435/1/000990640.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141435/2/000990640.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141435/3/000990640.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 513c639bda13f7d25f175bdb8a53d26d
5570bb88e7b01932c376c74bd1373eac
181260397b3ff8ec944c64507a893886
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224509853794304