Gestão democrática : reconstruindo o projeto político pedagógico com a participação dos professores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151529 |
Resumo: | A gestão democrática na escola pública foi o objeto norteador deste trabalho. Visando analisar as ações do projeto de intervenção com foco na reelaboração dos objetivos, finalidade e filosofia do projeto político pedagógico, com a participação dos professores de uma escola de educação infantil da rede municipal de ensino do município de Nova Santa Rita, estes foram os sujeitos da prática. Considerando o princípio da gestão democrática instituída na legislação vigente, como ponto de partida de estudo, este trabalho tem como fundamento a gestão democrática como sendo algo imprescindível para a melhoria da qualidade no ensino público. Evidenciou-se, a necessidade de desenvolver dentro do contexto atual da escola pública, uma proposta baseada no diálogo e na participação, de fazer com que os envolvidos no processo educativo sintam-se parte do todo no que tange a participação e as tomadas de decisões no cotidiano escolar. Como metodologia foi realizada pesquisa-ação com abordagem qualitativa com embasamento teórico dos autores estudados durante o curso de especialização em gestão escolar. Durante a pesquisa pode-se constatar a viabilidade de desenvolver uma gestão democrática através de ações que possibilitem a descentralização de poder e a participação dos professores no processo educativo, mesmo diante das dificuldades encontradas os resultados foram satisfatórios, sendo necessária uma mudança na concepção dos indivíduos atuantes no ambiente escolar. |
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