Gestão democrática : reconstruindo o projeto político pedagógico com a participação dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Andressa Pedralli
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151529
Resumo: A gestão democrática na escola pública foi o objeto norteador deste trabalho. Visando analisar as ações do projeto de intervenção com foco na reelaboração dos objetivos, finalidade e filosofia do projeto político pedagógico, com a participação dos professores de uma escola de educação infantil da rede municipal de ensino do município de Nova Santa Rita, estes foram os sujeitos da prática. Considerando o princípio da gestão democrática instituída na legislação vigente, como ponto de partida de estudo, este trabalho tem como fundamento a gestão democrática como sendo algo imprescindível para a melhoria da qualidade no ensino público. Evidenciou-se, a necessidade de desenvolver dentro do contexto atual da escola pública, uma proposta baseada no diálogo e na participação, de fazer com que os envolvidos no processo educativo sintam-se parte do todo no que tange a participação e as tomadas de decisões no cotidiano escolar. Como metodologia foi realizada pesquisa-ação com abordagem qualitativa com embasamento teórico dos autores estudados durante o curso de especialização em gestão escolar. Durante a pesquisa pode-se constatar a viabilidade de desenvolver uma gestão democrática através de ações que possibilitem a descentralização de poder e a participação dos professores no processo educativo, mesmo diante das dificuldades encontradas os resultados foram satisfatórios, sendo necessária uma mudança na concepção dos indivíduos atuantes no ambiente escolar.
id UFRGS-2_c0079ac29e597db12bfb0de2dea6f635
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151529
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Andressa PedralliCaetano, Maria Raquel2017-02-11T02:25:02Z2015http://hdl.handle.net/10183/151529001009317A gestão democrática na escola pública foi o objeto norteador deste trabalho. Visando analisar as ações do projeto de intervenção com foco na reelaboração dos objetivos, finalidade e filosofia do projeto político pedagógico, com a participação dos professores de uma escola de educação infantil da rede municipal de ensino do município de Nova Santa Rita, estes foram os sujeitos da prática. Considerando o princípio da gestão democrática instituída na legislação vigente, como ponto de partida de estudo, este trabalho tem como fundamento a gestão democrática como sendo algo imprescindível para a melhoria da qualidade no ensino público. Evidenciou-se, a necessidade de desenvolver dentro do contexto atual da escola pública, uma proposta baseada no diálogo e na participação, de fazer com que os envolvidos no processo educativo sintam-se parte do todo no que tange a participação e as tomadas de decisões no cotidiano escolar. Como metodologia foi realizada pesquisa-ação com abordagem qualitativa com embasamento teórico dos autores estudados durante o curso de especialização em gestão escolar. Durante a pesquisa pode-se constatar a viabilidade de desenvolver uma gestão democrática através de ações que possibilitem a descentralização de poder e a participação dos professores no processo educativo, mesmo diante das dificuldades encontradas os resultados foram satisfatórios, sendo necessária uma mudança na concepção dos indivíduos atuantes no ambiente escolar.application/pdfporGestão democráticaProjeto pedagógicoParticipaçãoProfessorGestão democrática : reconstruindo o projeto político pedagógico com a participação dos professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001009317.pdf001009317.pdfTexto completoapplication/pdf562805http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151529/1/001009317.pdfa797e761105ebcc916d8042abd0e29eaMD51TEXT001009317.pdf.txt001009317.pdf.txtExtracted Texttext/plain38162http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151529/2/001009317.pdf.txt09317101bc842c9845438c7a64c462b2MD5210183/1515292017-02-12 02:21:57.026189oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151529Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-12T04:21:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão democrática : reconstruindo o projeto político pedagógico com a participação dos professores
title Gestão democrática : reconstruindo o projeto político pedagógico com a participação dos professores
spellingShingle Gestão democrática : reconstruindo o projeto político pedagógico com a participação dos professores
Oliveira, Andressa Pedralli
Gestão democrática
Projeto pedagógico
Participação
Professor
title_short Gestão democrática : reconstruindo o projeto político pedagógico com a participação dos professores
title_full Gestão democrática : reconstruindo o projeto político pedagógico com a participação dos professores
title_fullStr Gestão democrática : reconstruindo o projeto político pedagógico com a participação dos professores
title_full_unstemmed Gestão democrática : reconstruindo o projeto político pedagógico com a participação dos professores
title_sort Gestão democrática : reconstruindo o projeto político pedagógico com a participação dos professores
author Oliveira, Andressa Pedralli
author_facet Oliveira, Andressa Pedralli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Andressa Pedralli
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Caetano, Maria Raquel
contributor_str_mv Caetano, Maria Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
Projeto pedagógico
Participação
Professor
topic Gestão democrática
Projeto pedagógico
Participação
Professor
description A gestão democrática na escola pública foi o objeto norteador deste trabalho. Visando analisar as ações do projeto de intervenção com foco na reelaboração dos objetivos, finalidade e filosofia do projeto político pedagógico, com a participação dos professores de uma escola de educação infantil da rede municipal de ensino do município de Nova Santa Rita, estes foram os sujeitos da prática. Considerando o princípio da gestão democrática instituída na legislação vigente, como ponto de partida de estudo, este trabalho tem como fundamento a gestão democrática como sendo algo imprescindível para a melhoria da qualidade no ensino público. Evidenciou-se, a necessidade de desenvolver dentro do contexto atual da escola pública, uma proposta baseada no diálogo e na participação, de fazer com que os envolvidos no processo educativo sintam-se parte do todo no que tange a participação e as tomadas de decisões no cotidiano escolar. Como metodologia foi realizada pesquisa-ação com abordagem qualitativa com embasamento teórico dos autores estudados durante o curso de especialização em gestão escolar. Durante a pesquisa pode-se constatar a viabilidade de desenvolver uma gestão democrática através de ações que possibilitem a descentralização de poder e a participação dos professores no processo educativo, mesmo diante das dificuldades encontradas os resultados foram satisfatórios, sendo necessária uma mudança na concepção dos indivíduos atuantes no ambiente escolar.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-11T02:25:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/151529
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001009317
url http://hdl.handle.net/10183/151529
identifier_str_mv 001009317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151529/1/001009317.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151529/2/001009317.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a797e761105ebcc916d8042abd0e29ea
09317101bc842c9845438c7a64c462b2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447187465699328