A construção coletiva do projeto político pedagógico de uma escola pública estadual de Porto Alegre : um exercício da gestão democrática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151573 |
Resumo: | O trabalho A construção coletiva do Projeto Politico Pedagógico de uma escola pública estadual de Porto Alegre: um exercício da gestão democrática apresenta como tema a construção do projeto politico pedagógico e, como objetivo geral a atualização e o fortalecimento da participação da Comunidade escolar nos espaços decisórios, de uma escola pública estadual. A escola pesquisada situa-se na periferia da capital. Utilizei-me do diálogo com os segmentos da escola para sondar a situação na qual se encontrava a participação, de que forma estes se inseriam no contexto escolar e como entendiam a existência de uma proposta pedagógica construída por eles como identidade da escola. Foi desenvolvido a partir de questionários junto à comunidade escolar como exercício da gestão democrática, visando à participação de todos os envolvidos. Para o aprofundamento teórico busquei Veiga, Ilma (1991) e Vasconcellos, Celso (2000), que muito contribuíram para o desenvolvimento deste. A construção de um projeto politico pedagógico é a verdadeira possibilidade de visionar um planejamento num contexto real, onde o processo participativo deve ser o passo inicial para o questionamento da realidade. Deste modo, para construir um projeto político pedagógico no processo de gestão democrática é primordial observar, conhecer, vivenciar e acima de tudo reportar-se a uma postura critica imbuída de ações transformadoras. |
id |
UFRGS-2_43c79751342172d5ddaf61b08630ba2c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151573 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Luzzatto, Andrea Maria de OliveiraComerlatto, Luciani Paz2017-02-11T02:25:50Z2015http://hdl.handle.net/10183/151573001009308O trabalho A construção coletiva do Projeto Politico Pedagógico de uma escola pública estadual de Porto Alegre: um exercício da gestão democrática apresenta como tema a construção do projeto politico pedagógico e, como objetivo geral a atualização e o fortalecimento da participação da Comunidade escolar nos espaços decisórios, de uma escola pública estadual. A escola pesquisada situa-se na periferia da capital. Utilizei-me do diálogo com os segmentos da escola para sondar a situação na qual se encontrava a participação, de que forma estes se inseriam no contexto escolar e como entendiam a existência de uma proposta pedagógica construída por eles como identidade da escola. Foi desenvolvido a partir de questionários junto à comunidade escolar como exercício da gestão democrática, visando à participação de todos os envolvidos. Para o aprofundamento teórico busquei Veiga, Ilma (1991) e Vasconcellos, Celso (2000), que muito contribuíram para o desenvolvimento deste. A construção de um projeto politico pedagógico é a verdadeira possibilidade de visionar um planejamento num contexto real, onde o processo participativo deve ser o passo inicial para o questionamento da realidade. Deste modo, para construir um projeto político pedagógico no processo de gestão democrática é primordial observar, conhecer, vivenciar e acima de tudo reportar-se a uma postura critica imbuída de ações transformadoras.application/pdfporProjeto pedagógicoParticipaçãoGestão democráticaComunidadeAlunoProfessorA construção coletiva do projeto político pedagógico de uma escola pública estadual de Porto Alegre : um exercício da gestão democráticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001009308.pdf001009308.pdfTexto completoapplication/pdf1266936http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151573/1/001009308.pdfcd192870042b16351e0f48e7b6391baeMD51TEXT001009308.pdf.txt001009308.pdf.txtExtracted Texttext/plain99239http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151573/2/001009308.pdf.txtf6f15b20ddc0bdc5123ed99fcc3f90caMD5210183/1515732017-02-12 02:22:16.354437oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151573Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-12T04:22:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A construção coletiva do projeto político pedagógico de uma escola pública estadual de Porto Alegre : um exercício da gestão democrática |
title |
A construção coletiva do projeto político pedagógico de uma escola pública estadual de Porto Alegre : um exercício da gestão democrática |
spellingShingle |
A construção coletiva do projeto político pedagógico de uma escola pública estadual de Porto Alegre : um exercício da gestão democrática Luzzatto, Andrea Maria de Oliveira Projeto pedagógico Participação Gestão democrática Comunidade Aluno Professor |
title_short |
A construção coletiva do projeto político pedagógico de uma escola pública estadual de Porto Alegre : um exercício da gestão democrática |
title_full |
A construção coletiva do projeto político pedagógico de uma escola pública estadual de Porto Alegre : um exercício da gestão democrática |
title_fullStr |
A construção coletiva do projeto político pedagógico de uma escola pública estadual de Porto Alegre : um exercício da gestão democrática |
title_full_unstemmed |
A construção coletiva do projeto político pedagógico de uma escola pública estadual de Porto Alegre : um exercício da gestão democrática |
title_sort |
A construção coletiva do projeto político pedagógico de uma escola pública estadual de Porto Alegre : um exercício da gestão democrática |
author |
Luzzatto, Andrea Maria de Oliveira |
author_facet |
Luzzatto, Andrea Maria de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luzzatto, Andrea Maria de Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Comerlatto, Luciani Paz |
contributor_str_mv |
Comerlatto, Luciani Paz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projeto pedagógico Participação Gestão democrática Comunidade Aluno Professor |
topic |
Projeto pedagógico Participação Gestão democrática Comunidade Aluno Professor |
description |
O trabalho A construção coletiva do Projeto Politico Pedagógico de uma escola pública estadual de Porto Alegre: um exercício da gestão democrática apresenta como tema a construção do projeto politico pedagógico e, como objetivo geral a atualização e o fortalecimento da participação da Comunidade escolar nos espaços decisórios, de uma escola pública estadual. A escola pesquisada situa-se na periferia da capital. Utilizei-me do diálogo com os segmentos da escola para sondar a situação na qual se encontrava a participação, de que forma estes se inseriam no contexto escolar e como entendiam a existência de uma proposta pedagógica construída por eles como identidade da escola. Foi desenvolvido a partir de questionários junto à comunidade escolar como exercício da gestão democrática, visando à participação de todos os envolvidos. Para o aprofundamento teórico busquei Veiga, Ilma (1991) e Vasconcellos, Celso (2000), que muito contribuíram para o desenvolvimento deste. A construção de um projeto politico pedagógico é a verdadeira possibilidade de visionar um planejamento num contexto real, onde o processo participativo deve ser o passo inicial para o questionamento da realidade. Deste modo, para construir um projeto político pedagógico no processo de gestão democrática é primordial observar, conhecer, vivenciar e acima de tudo reportar-se a uma postura critica imbuída de ações transformadoras. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-11T02:25:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/151573 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001009308 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/151573 |
identifier_str_mv |
001009308 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151573/1/001009308.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151573/2/001009308.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cd192870042b16351e0f48e7b6391bae f6f15b20ddc0bdc5123ed99fcc3f90ca |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447187931267072 |