Usos da plataforma rooda na educação a distância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/27409 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão tem como tema a plataforma Rede cOOperativa De Aprendizagem (ROODA) e as práticas pedagógicas feitas na mesma. Esta escrita foi realizada através de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso a partir de análises documentais, tendo por objetivo verificar como pode ser potencializado o uso das funcionalidades do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) ROODA. Para responder essa questão dissertei sobre o histórico da Educação a Distância (EAD) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e apresentei duas situações de utilização da plataforma ROODA em aulas da graduação e em cursos de extensão. Além disso, analisei a forma como foram usadas as ferramentas do ROODA, tendo por base a teoria piagetiana, e a partir dessa análise sugiro novas práticas pedagógicas com o uso das ferramentas da Plataforma. Os dados sugerem que o uso feito nas ferramentas está relacionado com a teoria epistemológica seguida por quem as utiliza assim os usos das ferramentas terão concepções e modos de serem formados diferentes. |
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