Usos da plataforma rooda na educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Longaray, Ariane Nichele Cesar
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/27409
Resumo: Este trabalho de conclusão tem como tema a plataforma Rede cOOperativa De Aprendizagem (ROODA) e as práticas pedagógicas feitas na mesma. Esta escrita foi realizada através de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso a partir de análises documentais, tendo por objetivo verificar como pode ser potencializado o uso das funcionalidades do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) ROODA. Para responder essa questão dissertei sobre o histórico da Educação a Distância (EAD) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e apresentei duas situações de utilização da plataforma ROODA em aulas da graduação e em cursos de extensão. Além disso, analisei a forma como foram usadas as ferramentas do ROODA, tendo por base a teoria piagetiana, e a partir dessa análise sugiro novas práticas pedagógicas com o uso das ferramentas da Plataforma. Os dados sugerem que o uso feito nas ferramentas está relacionado com a teoria epistemológica seguida por quem as utiliza assim os usos das ferramentas terão concepções e modos de serem formados diferentes.
id UFRGS-2_c00d18efce003647f65bd0e800472612
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27409
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Longaray, Ariane Nichele CesarMarques, Tânia Beatriz Iwaszko2011-01-12T05:59:42Z2010http://hdl.handle.net/10183/27409000764425Este trabalho de conclusão tem como tema a plataforma Rede cOOperativa De Aprendizagem (ROODA) e as práticas pedagógicas feitas na mesma. Esta escrita foi realizada através de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso a partir de análises documentais, tendo por objetivo verificar como pode ser potencializado o uso das funcionalidades do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) ROODA. Para responder essa questão dissertei sobre o histórico da Educação a Distância (EAD) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e apresentei duas situações de utilização da plataforma ROODA em aulas da graduação e em cursos de extensão. Além disso, analisei a forma como foram usadas as ferramentas do ROODA, tendo por base a teoria piagetiana, e a partir dessa análise sugiro novas práticas pedagógicas com o uso das ferramentas da Plataforma. Os dados sugerem que o uso feito nas ferramentas está relacionado com a teoria epistemológica seguida por quem as utiliza assim os usos das ferramentas terão concepções e modos de serem formados diferentes.application/pdfporEnsino a distânciaPrática pedagógicaUsos da plataforma rooda na educação a distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000764425.pdf.txt000764425.pdf.txtExtracted Texttext/plain48741http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27409/2/000764425.pdf.txt2d03e815c8b5bd513a75661824873925MD52ORIGINAL000764425.pdf000764425.pdfTexto completoapplication/pdf670980http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27409/1/000764425.pdfb5b51d9bec35e355aec316b9aac99dabMD51THUMBNAIL000764425.pdf.jpg000764425.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1079http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27409/3/000764425.pdf.jpg181d8720d3cdc87546ef248c250a4efbMD5310183/274092021-12-06 05:38:27.891488oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27409Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:38:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Usos da plataforma rooda na educação a distância
title Usos da plataforma rooda na educação a distância
spellingShingle Usos da plataforma rooda na educação a distância
Longaray, Ariane Nichele Cesar
Ensino a distância
Prática pedagógica
title_short Usos da plataforma rooda na educação a distância
title_full Usos da plataforma rooda na educação a distância
title_fullStr Usos da plataforma rooda na educação a distância
title_full_unstemmed Usos da plataforma rooda na educação a distância
title_sort Usos da plataforma rooda na educação a distância
author Longaray, Ariane Nichele Cesar
author_facet Longaray, Ariane Nichele Cesar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Longaray, Ariane Nichele Cesar
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
contributor_str_mv Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Prática pedagógica
topic Ensino a distância
Prática pedagógica
description Este trabalho de conclusão tem como tema a plataforma Rede cOOperativa De Aprendizagem (ROODA) e as práticas pedagógicas feitas na mesma. Esta escrita foi realizada através de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso a partir de análises documentais, tendo por objetivo verificar como pode ser potencializado o uso das funcionalidades do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) ROODA. Para responder essa questão dissertei sobre o histórico da Educação a Distância (EAD) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e apresentei duas situações de utilização da plataforma ROODA em aulas da graduação e em cursos de extensão. Além disso, analisei a forma como foram usadas as ferramentas do ROODA, tendo por base a teoria piagetiana, e a partir dessa análise sugiro novas práticas pedagógicas com o uso das ferramentas da Plataforma. Os dados sugerem que o uso feito nas ferramentas está relacionado com a teoria epistemológica seguida por quem as utiliza assim os usos das ferramentas terão concepções e modos de serem formados diferentes.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-01-12T05:59:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/27409
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000764425
url http://hdl.handle.net/10183/27409
identifier_str_mv 000764425
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27409/2/000764425.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27409/1/000764425.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27409/3/000764425.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2d03e815c8b5bd513a75661824873925
b5b51d9bec35e355aec316b9aac99dab
181d8720d3cdc87546ef248c250a4efb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224403896238080