Revista Piauí: design editorial para um público com um parafuso a mais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/110371 |
Resumo: | A pesquisa identifica especificidades do projeto gráfico da revista piauí para analisar como estas se articulam com seu projeto editorial tendo em vista a noção de segmentação. Através da pesquisa bibliográfica contextualiza histórica e socialmente o jornalismo de revista, caracteriza a revista como produto editorial segmentado, e sistematiza princípios e elementos do design que materializam um projeto editorial e comercial. Por meio da pesquisa documental, apresenta a revista piauí e situa diretrizes editoriais e comerciais do título. Com base no quadro teórico e em modelo proposto por Fetter (2011), estabelece um conjunto de elementos que orientam o levantamento de dados junto a um corpus composto por nove edições da revista, aquelas referentes ao mês de outubro de 2006 a 2014. Tem-se como unidades de análise a capa e seções exemplares da publicação, avaliadas de modo quantitativo e qualitativo. Os resultados encontrados evidenciam que a revista piauí atende a um segmento de mercado bastante específico que, através de seu slogan, caracteriza seu leitor “com um parafuso a mais”. Assim, através da articulação do seu projeto gráfico e editorial, a revista mostra-se focada no leitor, com uma missão editorial clara e consolidada ao longo do período averiguado, mas que permite mudanças, quando o propósito é o de comunicação com públicoleitor. |
id |
UFRGS-2_c01649ebf3df2c72eeca50ba99b9c3ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/110371 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lahude, Katherine BothGruszynski, Ana Claudia2015-02-25T01:58:03Z2014http://hdl.handle.net/10183/110371000952693A pesquisa identifica especificidades do projeto gráfico da revista piauí para analisar como estas se articulam com seu projeto editorial tendo em vista a noção de segmentação. Através da pesquisa bibliográfica contextualiza histórica e socialmente o jornalismo de revista, caracteriza a revista como produto editorial segmentado, e sistematiza princípios e elementos do design que materializam um projeto editorial e comercial. Por meio da pesquisa documental, apresenta a revista piauí e situa diretrizes editoriais e comerciais do título. Com base no quadro teórico e em modelo proposto por Fetter (2011), estabelece um conjunto de elementos que orientam o levantamento de dados junto a um corpus composto por nove edições da revista, aquelas referentes ao mês de outubro de 2006 a 2014. Tem-se como unidades de análise a capa e seções exemplares da publicação, avaliadas de modo quantitativo e qualitativo. Os resultados encontrados evidenciam que a revista piauí atende a um segmento de mercado bastante específico que, através de seu slogan, caracteriza seu leitor “com um parafuso a mais”. Assim, através da articulação do seu projeto gráfico e editorial, a revista mostra-se focada no leitor, com uma missão editorial clara e consolidada ao longo do período averiguado, mas que permite mudanças, quando o propósito é o de comunicação com públicoleitor.The research identifies specificities of the design of piauí magazine to analise how these elements articulate with its editorial project – under the prism of segmentation. Through bibliographical research, the work contextualizes, historically and socially, magazine journalism and characterizes magazines as a segmented editorial and commercial project. By documental research, it introduces piauí magazine and presents its editorial and comercial project. Based on the theoretical frame and in the model proposed by Fetter (2011), it sets a conjuct of elements that orientate the gathering of data within a corpus composed by nine editions of the magazine – the ones referent to the months of october from 2006 to 2014. As analytical units, the work has cover analysis and sections of the publications - studied from quantitative and qualitative perspectives. The results founded evidence that piauí answers to a very specific segment of the market, that through its slogan characterizes its reader as an individual ‘with an extra screw’. Therefore, through the articulation of its design and editorial project, in the period investigated, the magazine explicits the focus on the reader with a clear and consolidated editorial mission – but that allows changes when the purpose is communication with the target audience.application/pdfporPiauí (Revista)Design gráficoDesign editorialMagazineEditorial designSegmentationPiauí magazineRevista Piauí: design editorial para um público com um parafuso a maisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000952693.pdf000952693.pdfTexto completoapplication/pdf11909388http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110371/1/000952693.pdfc5fbc9dc9cde765a75ebae0b01b1bd0aMD51TEXT000952693.pdf.txt000952693.pdf.txtExtracted Texttext/plain177435http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110371/2/000952693.pdf.txtf65f12dadc34e6c5280ae5747434a10aMD52THUMBNAIL000952693.pdf.jpg000952693.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1060http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110371/3/000952693.pdf.jpg5af1eeb34d8f151fcf0cc37de1ce0aaaMD5310183/1103712023-03-30 03:21:24.744356oai:www.lume.ufrgs.br:10183/110371Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-30T06:21:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Piauí: design editorial para um público com um parafuso a mais |
title |
Revista Piauí: design editorial para um público com um parafuso a mais |
spellingShingle |
Revista Piauí: design editorial para um público com um parafuso a mais Lahude, Katherine Both Piauí (Revista) Design gráfico Design editorial Magazine Editorial design Segmentation Piauí magazine |
title_short |
Revista Piauí: design editorial para um público com um parafuso a mais |
title_full |
Revista Piauí: design editorial para um público com um parafuso a mais |
title_fullStr |
Revista Piauí: design editorial para um público com um parafuso a mais |
title_full_unstemmed |
Revista Piauí: design editorial para um público com um parafuso a mais |
title_sort |
Revista Piauí: design editorial para um público com um parafuso a mais |
author |
Lahude, Katherine Both |
author_facet |
Lahude, Katherine Both |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lahude, Katherine Both |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gruszynski, Ana Claudia |
contributor_str_mv |
Gruszynski, Ana Claudia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Piauí (Revista) Design gráfico Design editorial |
topic |
Piauí (Revista) Design gráfico Design editorial Magazine Editorial design Segmentation Piauí magazine |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Magazine Editorial design Segmentation Piauí magazine |
description |
A pesquisa identifica especificidades do projeto gráfico da revista piauí para analisar como estas se articulam com seu projeto editorial tendo em vista a noção de segmentação. Através da pesquisa bibliográfica contextualiza histórica e socialmente o jornalismo de revista, caracteriza a revista como produto editorial segmentado, e sistematiza princípios e elementos do design que materializam um projeto editorial e comercial. Por meio da pesquisa documental, apresenta a revista piauí e situa diretrizes editoriais e comerciais do título. Com base no quadro teórico e em modelo proposto por Fetter (2011), estabelece um conjunto de elementos que orientam o levantamento de dados junto a um corpus composto por nove edições da revista, aquelas referentes ao mês de outubro de 2006 a 2014. Tem-se como unidades de análise a capa e seções exemplares da publicação, avaliadas de modo quantitativo e qualitativo. Os resultados encontrados evidenciam que a revista piauí atende a um segmento de mercado bastante específico que, através de seu slogan, caracteriza seu leitor “com um parafuso a mais”. Assim, através da articulação do seu projeto gráfico e editorial, a revista mostra-se focada no leitor, com uma missão editorial clara e consolidada ao longo do período averiguado, mas que permite mudanças, quando o propósito é o de comunicação com públicoleitor. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-02-25T01:58:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/110371 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000952693 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/110371 |
identifier_str_mv |
000952693 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110371/1/000952693.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110371/2/000952693.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110371/3/000952693.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c5fbc9dc9cde765a75ebae0b01b1bd0a f65f12dadc34e6c5280ae5747434a10a 5af1eeb34d8f151fcf0cc37de1ce0aaa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447141746737152 |