Revista Piauí: design editorial para um público com um parafuso a mais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lahude, Katherine Both
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/110371
Resumo: A pesquisa identifica especificidades do projeto gráfico da revista piauí para analisar como estas se articulam com seu projeto editorial tendo em vista a noção de segmentação. Através da pesquisa bibliográfica contextualiza histórica e socialmente o jornalismo de revista, caracteriza a revista como produto editorial segmentado, e sistematiza princípios e elementos do design que materializam um projeto editorial e comercial. Por meio da pesquisa documental, apresenta a revista piauí e situa diretrizes editoriais e comerciais do título. Com base no quadro teórico e em modelo proposto por Fetter (2011), estabelece um conjunto de elementos que orientam o levantamento de dados junto a um corpus composto por nove edições da revista, aquelas referentes ao mês de outubro de 2006 a 2014. Tem-se como unidades de análise a capa e seções exemplares da publicação, avaliadas de modo quantitativo e qualitativo. Os resultados encontrados evidenciam que a revista piauí atende a um segmento de mercado bastante específico que, através de seu slogan, caracteriza seu leitor “com um parafuso a mais”. Assim, através da articulação do seu projeto gráfico e editorial, a revista mostra-se focada no leitor, com uma missão editorial clara e consolidada ao longo do período averiguado, mas que permite mudanças, quando o propósito é o de comunicação com públicoleitor.
id UFRGS-2_c01649ebf3df2c72eeca50ba99b9c3ca
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/110371
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lahude, Katherine BothGruszynski, Ana Claudia2015-02-25T01:58:03Z2014http://hdl.handle.net/10183/110371000952693A pesquisa identifica especificidades do projeto gráfico da revista piauí para analisar como estas se articulam com seu projeto editorial tendo em vista a noção de segmentação. Através da pesquisa bibliográfica contextualiza histórica e socialmente o jornalismo de revista, caracteriza a revista como produto editorial segmentado, e sistematiza princípios e elementos do design que materializam um projeto editorial e comercial. Por meio da pesquisa documental, apresenta a revista piauí e situa diretrizes editoriais e comerciais do título. Com base no quadro teórico e em modelo proposto por Fetter (2011), estabelece um conjunto de elementos que orientam o levantamento de dados junto a um corpus composto por nove edições da revista, aquelas referentes ao mês de outubro de 2006 a 2014. Tem-se como unidades de análise a capa e seções exemplares da publicação, avaliadas de modo quantitativo e qualitativo. Os resultados encontrados evidenciam que a revista piauí atende a um segmento de mercado bastante específico que, através de seu slogan, caracteriza seu leitor “com um parafuso a mais”. Assim, através da articulação do seu projeto gráfico e editorial, a revista mostra-se focada no leitor, com uma missão editorial clara e consolidada ao longo do período averiguado, mas que permite mudanças, quando o propósito é o de comunicação com públicoleitor.The research identifies specificities of the design of piauí magazine to analise how these elements articulate with its editorial project – under the prism of segmentation. Through bibliographical research, the work contextualizes, historically and socially, magazine journalism and characterizes magazines as a segmented editorial and commercial project. By documental research, it introduces piauí magazine and presents its editorial and comercial project. Based on the theoretical frame and in the model proposed by Fetter (2011), it sets a conjuct of elements that orientate the gathering of data within a corpus composed by nine editions of the magazine – the ones referent to the months of october from 2006 to 2014. As analytical units, the work has cover analysis and sections of the publications - studied from quantitative and qualitative perspectives. The results founded evidence that piauí answers to a very specific segment of the market, that through its slogan characterizes its reader as an individual ‘with an extra screw’. Therefore, through the articulation of its design and editorial project, in the period investigated, the magazine explicits the focus on the reader with a clear and consolidated editorial mission – but that allows changes when the purpose is communication with the target audience.application/pdfporPiauí (Revista)Design gráficoDesign editorialMagazineEditorial designSegmentationPiauí magazineRevista Piauí: design editorial para um público com um parafuso a maisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000952693.pdf000952693.pdfTexto completoapplication/pdf11909388http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110371/1/000952693.pdfc5fbc9dc9cde765a75ebae0b01b1bd0aMD51TEXT000952693.pdf.txt000952693.pdf.txtExtracted Texttext/plain177435http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110371/2/000952693.pdf.txtf65f12dadc34e6c5280ae5747434a10aMD52THUMBNAIL000952693.pdf.jpg000952693.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1060http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110371/3/000952693.pdf.jpg5af1eeb34d8f151fcf0cc37de1ce0aaaMD5310183/1103712023-03-30 03:21:24.744356oai:www.lume.ufrgs.br:10183/110371Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-30T06:21:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Revista Piauí: design editorial para um público com um parafuso a mais
title Revista Piauí: design editorial para um público com um parafuso a mais
spellingShingle Revista Piauí: design editorial para um público com um parafuso a mais
Lahude, Katherine Both
Piauí (Revista)
Design gráfico
Design editorial
Magazine
Editorial design
Segmentation
Piauí magazine
title_short Revista Piauí: design editorial para um público com um parafuso a mais
title_full Revista Piauí: design editorial para um público com um parafuso a mais
title_fullStr Revista Piauí: design editorial para um público com um parafuso a mais
title_full_unstemmed Revista Piauí: design editorial para um público com um parafuso a mais
title_sort Revista Piauí: design editorial para um público com um parafuso a mais
author Lahude, Katherine Both
author_facet Lahude, Katherine Both
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lahude, Katherine Both
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gruszynski, Ana Claudia
contributor_str_mv Gruszynski, Ana Claudia
dc.subject.por.fl_str_mv Piauí (Revista)
Design gráfico
Design editorial
topic Piauí (Revista)
Design gráfico
Design editorial
Magazine
Editorial design
Segmentation
Piauí magazine
dc.subject.eng.fl_str_mv Magazine
Editorial design
Segmentation
Piauí magazine
description A pesquisa identifica especificidades do projeto gráfico da revista piauí para analisar como estas se articulam com seu projeto editorial tendo em vista a noção de segmentação. Através da pesquisa bibliográfica contextualiza histórica e socialmente o jornalismo de revista, caracteriza a revista como produto editorial segmentado, e sistematiza princípios e elementos do design que materializam um projeto editorial e comercial. Por meio da pesquisa documental, apresenta a revista piauí e situa diretrizes editoriais e comerciais do título. Com base no quadro teórico e em modelo proposto por Fetter (2011), estabelece um conjunto de elementos que orientam o levantamento de dados junto a um corpus composto por nove edições da revista, aquelas referentes ao mês de outubro de 2006 a 2014. Tem-se como unidades de análise a capa e seções exemplares da publicação, avaliadas de modo quantitativo e qualitativo. Os resultados encontrados evidenciam que a revista piauí atende a um segmento de mercado bastante específico que, através de seu slogan, caracteriza seu leitor “com um parafuso a mais”. Assim, através da articulação do seu projeto gráfico e editorial, a revista mostra-se focada no leitor, com uma missão editorial clara e consolidada ao longo do período averiguado, mas que permite mudanças, quando o propósito é o de comunicação com públicoleitor.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-25T01:58:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/110371
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000952693
url http://hdl.handle.net/10183/110371
identifier_str_mv 000952693
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110371/1/000952693.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110371/2/000952693.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110371/3/000952693.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c5fbc9dc9cde765a75ebae0b01b1bd0a
f65f12dadc34e6c5280ae5747434a10a
5af1eeb34d8f151fcf0cc37de1ce0aaa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447141746737152