Design editorial e revistas multiplataforma : uma avaliação de publicações nacionais (2015)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Kleiton Semensatto da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141004
Resumo: A pesquisa identifica a presença multiplataforma de 13 revistas nacionais e avalia de que for-ma os elementos e recursos de design editorial se articulam na construção da identidade edito-rial dos títulos nas diferentes plataformas de publicação. A investigação é de cunho explorató-rio, de abordagem qualitativa, e adota como procedimentos metodológicos a revisão biblio-gráfica, a pesquisa documental e a análise dos elementos de design. Mapeia-se as edições em circulação no dia 20 de novembro de 2015 (impressa, tablet, desktop site e mobile site) de Veja, Caras, Época, IstoÉ, Tititi, Contigo!, Superinteressante, Quatro Rodas, AnaMaria, Mi-nha Novela, Viva! Mais, Claudia e Recreio, selecionadas dentre as 15 mais lidas do ranking do Mídia Dados Brasil 2015. Com base nos dados levantados, na segunda etapa analisa-se em profundidade Veja, Superinteressante e Claudia, títulos com presença multiplataforma signi-ficativa (forte). De modo geral, observa-se uma presença bastante inconsistente dos 13 títulos nas diferentes plataformas. Naqueles analisados em profundidade, tem-se uma relação muito estreita entre as edições impressa e para iPad, tanto em termos de identidade visual quanto no que diz respeito às características do meio revista (periodicidade, segmentação, relação com o leitor); os sites desktop e mobile, mesmo com maior apropriação de recursos ciberjornalísti-cos, apresentaram a subutilização de elementos do projeto gráfico no reforço da identidade, bem como dinâmicas de publicação próprias da web, desvinculadas das especificidades que caracterizam as revistas. A pesquisa aponta que, apesar da presença multiplataforma – em maior ou menor grau – dos 13 títulos, a experiência associada a cada um deles ainda está sig-nificativamente ligada à sua respectiva edição impressa.
id URGS_7afbaa591671d0d50c4de8a99a80231c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141004
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Costa, Kleiton Semensatto daGruszynski, Ana Claudia2016-05-13T02:08:36Z2016http://hdl.handle.net/10183/141004000991267A pesquisa identifica a presença multiplataforma de 13 revistas nacionais e avalia de que for-ma os elementos e recursos de design editorial se articulam na construção da identidade edito-rial dos títulos nas diferentes plataformas de publicação. A investigação é de cunho explorató-rio, de abordagem qualitativa, e adota como procedimentos metodológicos a revisão biblio-gráfica, a pesquisa documental e a análise dos elementos de design. Mapeia-se as edições em circulação no dia 20 de novembro de 2015 (impressa, tablet, desktop site e mobile site) de Veja, Caras, Época, IstoÉ, Tititi, Contigo!, Superinteressante, Quatro Rodas, AnaMaria, Mi-nha Novela, Viva! Mais, Claudia e Recreio, selecionadas dentre as 15 mais lidas do ranking do Mídia Dados Brasil 2015. Com base nos dados levantados, na segunda etapa analisa-se em profundidade Veja, Superinteressante e Claudia, títulos com presença multiplataforma signi-ficativa (forte). De modo geral, observa-se uma presença bastante inconsistente dos 13 títulos nas diferentes plataformas. Naqueles analisados em profundidade, tem-se uma relação muito estreita entre as edições impressa e para iPad, tanto em termos de identidade visual quanto no que diz respeito às características do meio revista (periodicidade, segmentação, relação com o leitor); os sites desktop e mobile, mesmo com maior apropriação de recursos ciberjornalísti-cos, apresentaram a subutilização de elementos do projeto gráfico no reforço da identidade, bem como dinâmicas de publicação próprias da web, desvinculadas das especificidades que caracterizam as revistas. A pesquisa aponta que, apesar da presença multiplataforma – em maior ou menor grau – dos 13 títulos, a experiência associada a cada um deles ainda está sig-nificativamente ligada à sua respectiva edição impressa.The research identifies the multi-platform presence of 13 brazilian magazines and evaluates how the elements and features of editorial design are employed in the construction of editorial identity of these titles in the various publishing platforms. The research is exploratory, with a qualitative approach, and adopts as methodological procedures a literature review, a docu-mentary research and an analysis of the design elements. At first, it sorts the multi-platform presence of Veja, Caras, Época, IstoÉ, Tititi, Contigo!, Superinteressante, Quatro Rodas, AnaMaria, Minha Novela, Viva! Mais, Claudia e Recreio magazines, in four publishing plat-forms (print, tablet, desktop site and mobile site), considering the current issues on the No-vember 20th, 2015. Those magazines were selected among the top 15 most read in the Mídia Dados Brasil 2015 report. Based on the collected data, the second stage consists in an in-depth analysis of Veja, Superinteressante and Claudia magazines, publications with significant (strong) multi-platform presence. By and large, the study finds out an inconsistent presence of the 13 magazines in the different platforms. The in-depth analysis points out a very close rela-tionship between printed and iPad editions, both in terms of visual identity and magazine characteristics (periodicity, segmentation an relationship with the reader). Desktop and mobile sites show a better integration of the cyberjournalistic features, but underutilize the graphic project elements in strengthening the identity; they present web publishing dynamics, discon-nected from magazine-style specificities. The research shows that, despite the multiplatform presence – to a greater or lesser extent – of the 13 titles, the experience associated with each one of them is still significantly linked to their respective printed edition.application/pdfporDesign gráficoDesign editorialJornalismoRevistas : BrasilProdução gráficaMagazinesEditorial identityEditorial designMagazine journalismMulti-platformDesign editorial e revistas multiplataforma : uma avaliação de publicações nacionais (2015)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e InformaçãoPorto Alegre, BR-RS2016mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000991267.pdf000991267.pdfTexto completoapplication/pdf12757457http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141004/1/000991267.pdf5f156107ba36a5ce8693e2398ebb89e1MD51TEXT000991267.pdf.txt000991267.pdf.txtExtracted Texttext/plain464271http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141004/2/000991267.pdf.txtb8d23b9a1b19e7e6b6a8f1b589aeb47bMD52THUMBNAIL000991267.pdf.jpg000991267.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1044http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141004/3/000991267.pdf.jpg4990ea0ce123f81a0f84211fd8c6ead0MD5310183/1410042018-10-25 09:50:33.715oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141004Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-25T12:50:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Design editorial e revistas multiplataforma : uma avaliação de publicações nacionais (2015)
title Design editorial e revistas multiplataforma : uma avaliação de publicações nacionais (2015)
spellingShingle Design editorial e revistas multiplataforma : uma avaliação de publicações nacionais (2015)
Costa, Kleiton Semensatto da
Design gráfico
Design editorial
Jornalismo
Revistas : Brasil
Produção gráfica
Magazines
Editorial identity
Editorial design
Magazine journalism
Multi-platform
title_short Design editorial e revistas multiplataforma : uma avaliação de publicações nacionais (2015)
title_full Design editorial e revistas multiplataforma : uma avaliação de publicações nacionais (2015)
title_fullStr Design editorial e revistas multiplataforma : uma avaliação de publicações nacionais (2015)
title_full_unstemmed Design editorial e revistas multiplataforma : uma avaliação de publicações nacionais (2015)
title_sort Design editorial e revistas multiplataforma : uma avaliação de publicações nacionais (2015)
author Costa, Kleiton Semensatto da
author_facet Costa, Kleiton Semensatto da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Kleiton Semensatto da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gruszynski, Ana Claudia
contributor_str_mv Gruszynski, Ana Claudia
dc.subject.por.fl_str_mv Design gráfico
Design editorial
Jornalismo
Revistas : Brasil
Produção gráfica
topic Design gráfico
Design editorial
Jornalismo
Revistas : Brasil
Produção gráfica
Magazines
Editorial identity
Editorial design
Magazine journalism
Multi-platform
dc.subject.eng.fl_str_mv Magazines
Editorial identity
Editorial design
Magazine journalism
Multi-platform
description A pesquisa identifica a presença multiplataforma de 13 revistas nacionais e avalia de que for-ma os elementos e recursos de design editorial se articulam na construção da identidade edito-rial dos títulos nas diferentes plataformas de publicação. A investigação é de cunho explorató-rio, de abordagem qualitativa, e adota como procedimentos metodológicos a revisão biblio-gráfica, a pesquisa documental e a análise dos elementos de design. Mapeia-se as edições em circulação no dia 20 de novembro de 2015 (impressa, tablet, desktop site e mobile site) de Veja, Caras, Época, IstoÉ, Tititi, Contigo!, Superinteressante, Quatro Rodas, AnaMaria, Mi-nha Novela, Viva! Mais, Claudia e Recreio, selecionadas dentre as 15 mais lidas do ranking do Mídia Dados Brasil 2015. Com base nos dados levantados, na segunda etapa analisa-se em profundidade Veja, Superinteressante e Claudia, títulos com presença multiplataforma signi-ficativa (forte). De modo geral, observa-se uma presença bastante inconsistente dos 13 títulos nas diferentes plataformas. Naqueles analisados em profundidade, tem-se uma relação muito estreita entre as edições impressa e para iPad, tanto em termos de identidade visual quanto no que diz respeito às características do meio revista (periodicidade, segmentação, relação com o leitor); os sites desktop e mobile, mesmo com maior apropriação de recursos ciberjornalísti-cos, apresentaram a subutilização de elementos do projeto gráfico no reforço da identidade, bem como dinâmicas de publicação próprias da web, desvinculadas das especificidades que caracterizam as revistas. A pesquisa aponta que, apesar da presença multiplataforma – em maior ou menor grau – dos 13 títulos, a experiência associada a cada um deles ainda está sig-nificativamente ligada à sua respectiva edição impressa.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-13T02:08:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/141004
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000991267
url http://hdl.handle.net/10183/141004
identifier_str_mv 000991267
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141004/1/000991267.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141004/2/000991267.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141004/3/000991267.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5f156107ba36a5ce8693e2398ebb89e1
b8d23b9a1b19e7e6b6a8f1b589aeb47b
4990ea0ce123f81a0f84211fd8c6ead0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085362991628288