Curso Autoformativo de Português para Intercâmbio (CAPI) : materiais didáticos baseados nas noções de uso da linguagem e gênero do discurso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Timboni, Kétina Allen da Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rubert, Andréa de Araújo, Schlatter, Margarete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/213770
Resumo: O Curso Autoformativo de Português para Intercâmbio (CAPI) é um MOOC que visa preparar estudantes para intercâmbio acadêmico. Os materiais didáticos do CAPI estão sendo construídos com base em uma perspectiva de uso da linguagem (Clark, 2000) e gêneros do discurso (Bakhtin, 2011). Este trabalho analisa os conteúdos do curso a fim de examinar como esses pressupostos teóricos foram concretizados na seleção dos temas e dos textos e no design das tarefas pedagógicas. Os materiais são coerentes com o construto teórico na medida em que promovem a aprendizagem da língua portuguesa em uso e para o uso por meio da interação com textos orais e escritos em práticas sociais nas quais o estudante poderá se envolver na universidade e na cidade de destino, preparando-o, assim, para a sua estadia. Sugere-se acrescentar uma reflexão explícita sobre possíveis implicações das relações entre os interlocutores e os repertórios linguístico-discursivos e culturais mobilizados.
id UFRGS-2_c027e3accb4d7f19fb3e71b98fe48f76
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/213770
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Timboni, Kétina Allen da SilvaRubert, Andréa de AraújoSchlatter, Margarete2020-09-26T04:08:52Z20192178-3640http://hdl.handle.net/10183/213770001116868O Curso Autoformativo de Português para Intercâmbio (CAPI) é um MOOC que visa preparar estudantes para intercâmbio acadêmico. Os materiais didáticos do CAPI estão sendo construídos com base em uma perspectiva de uso da linguagem (Clark, 2000) e gêneros do discurso (Bakhtin, 2011). Este trabalho analisa os conteúdos do curso a fim de examinar como esses pressupostos teóricos foram concretizados na seleção dos temas e dos textos e no design das tarefas pedagógicas. Os materiais são coerentes com o construto teórico na medida em que promovem a aprendizagem da língua portuguesa em uso e para o uso por meio da interação com textos orais e escritos em práticas sociais nas quais o estudante poderá se envolver na universidade e na cidade de destino, preparando-o, assim, para a sua estadia. Sugere-se acrescentar uma reflexão explícita sobre possíveis implicações das relações entre os interlocutores e os repertórios linguístico-discursivos e culturais mobilizados.Curso Autoformativo de Português para Intercâmbio (CAPI) is a MOOC (Massive Open Online Course) that aims to prepare students for academic exchange programs. The didactic materials of CAPI are being designed based on a perspective of language use (Clark, 2000) and discourse genres (Bakhtin, 2011). This paper analyzes the course contents in order to examine how this theoretical construct was put into practice in the selection of themes and texts and in the design of the pedagogical tasks. The materials are coherent with the theoretical perspective in that they foster the learning of Portuguese in use and to use through the interaction with oral and written texts in social practices in which students might participate in the university and the city of destination, thus preparing them for their stay. The addition of explicit reflection on possible implications of interlocutors’ relations to the use of linguistic-discursive and cultural repertoires is suggested.application/pdfporBELT : Brazilian English Language Teaching Journal. Porto Alegre, RS. Vol. 10, n. 1 (Jan./June 2019), e33348, 16 p.Língua portuguesaLíngua adicionalIntercâmbio culturalMaterial didáticoPortuguese as an additional languageDistance learningDidactic materialsCurso Autoformativo de Português para Intercâmbio (CAPI) : materiais didáticos baseados nas noções de uso da linguagem e gênero do discursoCurso Autoformativo de Português para Intercâmbio (CAPI) : didactic materials based on the notions of language use and discourse genreinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116868.pdf.txt001116868.pdf.txtExtracted Texttext/plain46557http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213770/2/001116868.pdf.txt26e5577a2d9568f1dda07e48ec75bb09MD52ORIGINAL001116868.pdfTexto completoapplication/pdf1348101http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213770/1/001116868.pdfec43e576ddf46b485de0afd4e9c264e3MD5110183/2137702023-09-21 03:40:25.687191oai:www.lume.ufrgs.br:10183/213770Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-21T06:40:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Curso Autoformativo de Português para Intercâmbio (CAPI) : materiais didáticos baseados nas noções de uso da linguagem e gênero do discurso
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Curso Autoformativo de Português para Intercâmbio (CAPI) : didactic materials based on the notions of language use and discourse genre
title Curso Autoformativo de Português para Intercâmbio (CAPI) : materiais didáticos baseados nas noções de uso da linguagem e gênero do discurso
spellingShingle Curso Autoformativo de Português para Intercâmbio (CAPI) : materiais didáticos baseados nas noções de uso da linguagem e gênero do discurso
Timboni, Kétina Allen da Silva
Língua portuguesa
Língua adicional
Intercâmbio cultural
Material didático
Portuguese as an additional language
Distance learning
Didactic materials
title_short Curso Autoformativo de Português para Intercâmbio (CAPI) : materiais didáticos baseados nas noções de uso da linguagem e gênero do discurso
title_full Curso Autoformativo de Português para Intercâmbio (CAPI) : materiais didáticos baseados nas noções de uso da linguagem e gênero do discurso
title_fullStr Curso Autoformativo de Português para Intercâmbio (CAPI) : materiais didáticos baseados nas noções de uso da linguagem e gênero do discurso
title_full_unstemmed Curso Autoformativo de Português para Intercâmbio (CAPI) : materiais didáticos baseados nas noções de uso da linguagem e gênero do discurso
title_sort Curso Autoformativo de Português para Intercâmbio (CAPI) : materiais didáticos baseados nas noções de uso da linguagem e gênero do discurso
author Timboni, Kétina Allen da Silva
author_facet Timboni, Kétina Allen da Silva
Rubert, Andréa de Araújo
Schlatter, Margarete
author_role author
author2 Rubert, Andréa de Araújo
Schlatter, Margarete
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Timboni, Kétina Allen da Silva
Rubert, Andréa de Araújo
Schlatter, Margarete
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa
Língua adicional
Intercâmbio cultural
Material didático
topic Língua portuguesa
Língua adicional
Intercâmbio cultural
Material didático
Portuguese as an additional language
Distance learning
Didactic materials
dc.subject.eng.fl_str_mv Portuguese as an additional language
Distance learning
Didactic materials
description O Curso Autoformativo de Português para Intercâmbio (CAPI) é um MOOC que visa preparar estudantes para intercâmbio acadêmico. Os materiais didáticos do CAPI estão sendo construídos com base em uma perspectiva de uso da linguagem (Clark, 2000) e gêneros do discurso (Bakhtin, 2011). Este trabalho analisa os conteúdos do curso a fim de examinar como esses pressupostos teóricos foram concretizados na seleção dos temas e dos textos e no design das tarefas pedagógicas. Os materiais são coerentes com o construto teórico na medida em que promovem a aprendizagem da língua portuguesa em uso e para o uso por meio da interação com textos orais e escritos em práticas sociais nas quais o estudante poderá se envolver na universidade e na cidade de destino, preparando-o, assim, para a sua estadia. Sugere-se acrescentar uma reflexão explícita sobre possíveis implicações das relações entre os interlocutores e os repertórios linguístico-discursivos e culturais mobilizados.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-26T04:08:52Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/213770
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2178-3640
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001116868
identifier_str_mv 2178-3640
001116868
url http://hdl.handle.net/10183/213770
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv BELT : Brazilian English Language Teaching Journal. Porto Alegre, RS. Vol. 10, n. 1 (Jan./June 2019), e33348, 16 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213770/2/001116868.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213770/1/001116868.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 26e5577a2d9568f1dda07e48ec75bb09
ec43e576ddf46b485de0afd4e9c264e3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447720447442944