Curso Autoformativo de Português para Intercâmbio (CAPI) : materiais didáticos baseados nas noções de uso da linguagem e gênero do discurso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/213770 |
Resumo: | O Curso Autoformativo de Português para Intercâmbio (CAPI) é um MOOC que visa preparar estudantes para intercâmbio acadêmico. Os materiais didáticos do CAPI estão sendo construídos com base em uma perspectiva de uso da linguagem (Clark, 2000) e gêneros do discurso (Bakhtin, 2011). Este trabalho analisa os conteúdos do curso a fim de examinar como esses pressupostos teóricos foram concretizados na seleção dos temas e dos textos e no design das tarefas pedagógicas. Os materiais são coerentes com o construto teórico na medida em que promovem a aprendizagem da língua portuguesa em uso e para o uso por meio da interação com textos orais e escritos em práticas sociais nas quais o estudante poderá se envolver na universidade e na cidade de destino, preparando-o, assim, para a sua estadia. Sugere-se acrescentar uma reflexão explícita sobre possíveis implicações das relações entre os interlocutores e os repertórios linguístico-discursivos e culturais mobilizados. |
id |
UFRGS-2_c027e3accb4d7f19fb3e71b98fe48f76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/213770 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Timboni, Kétina Allen da SilvaRubert, Andréa de AraújoSchlatter, Margarete2020-09-26T04:08:52Z20192178-3640http://hdl.handle.net/10183/213770001116868O Curso Autoformativo de Português para Intercâmbio (CAPI) é um MOOC que visa preparar estudantes para intercâmbio acadêmico. Os materiais didáticos do CAPI estão sendo construídos com base em uma perspectiva de uso da linguagem (Clark, 2000) e gêneros do discurso (Bakhtin, 2011). Este trabalho analisa os conteúdos do curso a fim de examinar como esses pressupostos teóricos foram concretizados na seleção dos temas e dos textos e no design das tarefas pedagógicas. Os materiais são coerentes com o construto teórico na medida em que promovem a aprendizagem da língua portuguesa em uso e para o uso por meio da interação com textos orais e escritos em práticas sociais nas quais o estudante poderá se envolver na universidade e na cidade de destino, preparando-o, assim, para a sua estadia. Sugere-se acrescentar uma reflexão explícita sobre possíveis implicações das relações entre os interlocutores e os repertórios linguístico-discursivos e culturais mobilizados.Curso Autoformativo de Português para Intercâmbio (CAPI) is a MOOC (Massive Open Online Course) that aims to prepare students for academic exchange programs. The didactic materials of CAPI are being designed based on a perspective of language use (Clark, 2000) and discourse genres (Bakhtin, 2011). This paper analyzes the course contents in order to examine how this theoretical construct was put into practice in the selection of themes and texts and in the design of the pedagogical tasks. The materials are coherent with the theoretical perspective in that they foster the learning of Portuguese in use and to use through the interaction with oral and written texts in social practices in which students might participate in the university and the city of destination, thus preparing them for their stay. The addition of explicit reflection on possible implications of interlocutors’ relations to the use of linguistic-discursive and cultural repertoires is suggested.application/pdfporBELT : Brazilian English Language Teaching Journal. Porto Alegre, RS. Vol. 10, n. 1 (Jan./June 2019), e33348, 16 p.Língua portuguesaLíngua adicionalIntercâmbio culturalMaterial didáticoPortuguese as an additional languageDistance learningDidactic materialsCurso Autoformativo de Português para Intercâmbio (CAPI) : materiais didáticos baseados nas noções de uso da linguagem e gênero do discursoCurso Autoformativo de Português para Intercâmbio (CAPI) : didactic materials based on the notions of language use and discourse genreinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116868.pdf.txt001116868.pdf.txtExtracted Texttext/plain46557http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213770/2/001116868.pdf.txt26e5577a2d9568f1dda07e48ec75bb09MD52ORIGINAL001116868.pdfTexto completoapplication/pdf1348101http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213770/1/001116868.pdfec43e576ddf46b485de0afd4e9c264e3MD5110183/2137702023-09-21 03:40:25.687191oai:www.lume.ufrgs.br:10183/213770Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-21T06:40:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Curso Autoformativo de Português para Intercâmbio (CAPI) : materiais didáticos baseados nas noções de uso da linguagem e gênero do discurso |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Curso Autoformativo de Português para Intercâmbio (CAPI) : didactic materials based on the notions of language use and discourse genre |
title |
Curso Autoformativo de Português para Intercâmbio (CAPI) : materiais didáticos baseados nas noções de uso da linguagem e gênero do discurso |
spellingShingle |
Curso Autoformativo de Português para Intercâmbio (CAPI) : materiais didáticos baseados nas noções de uso da linguagem e gênero do discurso Timboni, Kétina Allen da Silva Língua portuguesa Língua adicional Intercâmbio cultural Material didático Portuguese as an additional language Distance learning Didactic materials |
title_short |
Curso Autoformativo de Português para Intercâmbio (CAPI) : materiais didáticos baseados nas noções de uso da linguagem e gênero do discurso |
title_full |
Curso Autoformativo de Português para Intercâmbio (CAPI) : materiais didáticos baseados nas noções de uso da linguagem e gênero do discurso |
title_fullStr |
Curso Autoformativo de Português para Intercâmbio (CAPI) : materiais didáticos baseados nas noções de uso da linguagem e gênero do discurso |
title_full_unstemmed |
Curso Autoformativo de Português para Intercâmbio (CAPI) : materiais didáticos baseados nas noções de uso da linguagem e gênero do discurso |
title_sort |
Curso Autoformativo de Português para Intercâmbio (CAPI) : materiais didáticos baseados nas noções de uso da linguagem e gênero do discurso |
author |
Timboni, Kétina Allen da Silva |
author_facet |
Timboni, Kétina Allen da Silva Rubert, Andréa de Araújo Schlatter, Margarete |
author_role |
author |
author2 |
Rubert, Andréa de Araújo Schlatter, Margarete |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Timboni, Kétina Allen da Silva Rubert, Andréa de Araújo Schlatter, Margarete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua portuguesa Língua adicional Intercâmbio cultural Material didático |
topic |
Língua portuguesa Língua adicional Intercâmbio cultural Material didático Portuguese as an additional language Distance learning Didactic materials |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Portuguese as an additional language Distance learning Didactic materials |
description |
O Curso Autoformativo de Português para Intercâmbio (CAPI) é um MOOC que visa preparar estudantes para intercâmbio acadêmico. Os materiais didáticos do CAPI estão sendo construídos com base em uma perspectiva de uso da linguagem (Clark, 2000) e gêneros do discurso (Bakhtin, 2011). Este trabalho analisa os conteúdos do curso a fim de examinar como esses pressupostos teóricos foram concretizados na seleção dos temas e dos textos e no design das tarefas pedagógicas. Os materiais são coerentes com o construto teórico na medida em que promovem a aprendizagem da língua portuguesa em uso e para o uso por meio da interação com textos orais e escritos em práticas sociais nas quais o estudante poderá se envolver na universidade e na cidade de destino, preparando-o, assim, para a sua estadia. Sugere-se acrescentar uma reflexão explícita sobre possíveis implicações das relações entre os interlocutores e os repertórios linguístico-discursivos e culturais mobilizados. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-09-26T04:08:52Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/213770 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2178-3640 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001116868 |
identifier_str_mv |
2178-3640 001116868 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/213770 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
BELT : Brazilian English Language Teaching Journal. Porto Alegre, RS. Vol. 10, n. 1 (Jan./June 2019), e33348, 16 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213770/2/001116868.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213770/1/001116868.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
26e5577a2d9568f1dda07e48ec75bb09 ec43e576ddf46b485de0afd4e9c264e3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447720447442944 |