Análise de material didático de um curso de Escrita de Resumos Acadêmicos (abstracts) para Falantes de Português como Língua Adicional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Copetti, Camila Flores
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/268194
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar e analisar uma Unidade Didática (UD) desenvolvida para o ensino do gênero discursivo Resumo (Abstract) a falantes de Português como Língua Adicional (PLA) em contexto acadêmico e indicar possíveis alterações a partir da análise realizada. Esta UD foi concebida em um curso de extensão ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A crescente presença de estudantes estrangeiros em Instituições de Ensino Superior brasileiras tem gerado uma demanda proporcional por cursos de PLA que ofereçam suporte no ensino da língua para Fins Acadêmicos. Essa demanda visa facilitar a efetiva integração desse público na esfera do ensino superior, tanto em níveis de graduação quanto de pós-graduação. Apesar da necessidade de iniciativas de apoio linguístico a esses estudantes, observa-se a escassez de referências e materiais didáticos direcionados a essa modalidade de ensino no cenário atual. Portanto, este estudo assume um papel relevante ao abordar a criação de uma UD para o ensino de Resumo Acadêmico (Abstract) direcionado a aprendizes/alunos de PLA em um ambiente de aprendizagem online. Os objetivos específicos são avaliar sua qualidade a partir de parâmetros estabelecidos pela área a partir de Bulla, Lemos e Schlatter (2012) e, por fim, refletir sobre as possibilidades de alterações do material didático para utilizá-lo nas próximas ofertas do curso. Em síntese, este estudo representa um passo importante na busca por estratégias eficazes no ensino de gêneros acadêmicos a falantes PLA, abordando não apenas a criação de uma UD específica, mas também a adaptação contínua e aprimoramento do material para atender às necessidades em constante evolução desse público no contexto brasileiro.
id UFRGS-2_56108db54b3ac400d8700732ccef161f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/268194
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Copetti, Camila FloresStumpf, Elisa Marchioro2023-12-09T03:27:54Z2023http://hdl.handle.net/10183/268194001188331Este trabalho tem como objetivo apresentar e analisar uma Unidade Didática (UD) desenvolvida para o ensino do gênero discursivo Resumo (Abstract) a falantes de Português como Língua Adicional (PLA) em contexto acadêmico e indicar possíveis alterações a partir da análise realizada. Esta UD foi concebida em um curso de extensão ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A crescente presença de estudantes estrangeiros em Instituições de Ensino Superior brasileiras tem gerado uma demanda proporcional por cursos de PLA que ofereçam suporte no ensino da língua para Fins Acadêmicos. Essa demanda visa facilitar a efetiva integração desse público na esfera do ensino superior, tanto em níveis de graduação quanto de pós-graduação. Apesar da necessidade de iniciativas de apoio linguístico a esses estudantes, observa-se a escassez de referências e materiais didáticos direcionados a essa modalidade de ensino no cenário atual. Portanto, este estudo assume um papel relevante ao abordar a criação de uma UD para o ensino de Resumo Acadêmico (Abstract) direcionado a aprendizes/alunos de PLA em um ambiente de aprendizagem online. Os objetivos específicos são avaliar sua qualidade a partir de parâmetros estabelecidos pela área a partir de Bulla, Lemos e Schlatter (2012) e, por fim, refletir sobre as possibilidades de alterações do material didático para utilizá-lo nas próximas ofertas do curso. Em síntese, este estudo representa um passo importante na busca por estratégias eficazes no ensino de gêneros acadêmicos a falantes PLA, abordando não apenas a criação de uma UD específica, mas também a adaptação contínua e aprimoramento do material para atender às necessidades em constante evolução desse público no contexto brasileiro.This work aims to present and analyze an Instructional Sequence developed for teaching the academic genre Abstract to Portuguese as an Additional Language (PAL) speakers in academic context and point out possible alterations based on the analysis. This unit was conceived as part of an extension course offered by the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). The increasing presence of international students in Brazilian Higher Education Institutions has generated a proportional demand for PAL courses that provide support in teaching Portuguese for Academic Purposes. This demand seeks to facilitate the effective integration of this audience into the sphere of higher education, both at undergraduate and postgraduate levels. Despite the need for linguistic support initiatives for these students, there is a noticeable lack of references and educational materials tailored to this modality of instruction in the current scenario. Therefore, this study plays a significant role in addressing the creation of a unit for teaching Academic Abstracts to PAL speakers in an online learning environment. The specific objectives include evaluating its quality based on parameters established in the field by Bulla, Lemos e Schlatter (2012) and, finally, reflecting on the possibilities for modifications to be used in subsequent course offerings. In summary, this study represents an important step in the search for effective strategies in teaching academic genres to PAL speakers, addressing not only the creation of a specific DU but also the continuous adaptation and improvement of materials to meet the evolving needs of this audience in the Brazilian context.application/pdfporLíngua adicionalEnsino : Lingua portuguesaGêneros textuaisMaterial didáticoLinguagem e línguasPortuguese as an Additional LanguageAcademic genresDidactic materialAnálise de material didático de um curso de Escrita de Resumos Acadêmicos (abstracts) para Falantes de Português como Língua Adicionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2023Letras: Português e Inglês: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001188331.pdf.txt001188331.pdf.txtExtracted Texttext/plain79184http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268194/2/001188331.pdf.txte7b580f5e41ab41be11d964c4ab364d6MD52ORIGINAL001188331.pdfTexto completoapplication/pdf3982022http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268194/1/001188331.pdfca6777648adc92364011607cdefb4051MD5110183/2681942023-12-10 04:21:05.173152oai:www.lume.ufrgs.br:10183/268194Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-10T06:21:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise de material didático de um curso de Escrita de Resumos Acadêmicos (abstracts) para Falantes de Português como Língua Adicional
title Análise de material didático de um curso de Escrita de Resumos Acadêmicos (abstracts) para Falantes de Português como Língua Adicional
spellingShingle Análise de material didático de um curso de Escrita de Resumos Acadêmicos (abstracts) para Falantes de Português como Língua Adicional
Copetti, Camila Flores
Língua adicional
Ensino : Lingua portuguesa
Gêneros textuais
Material didático
Linguagem e línguas
Portuguese as an Additional Language
Academic genres
Didactic material
title_short Análise de material didático de um curso de Escrita de Resumos Acadêmicos (abstracts) para Falantes de Português como Língua Adicional
title_full Análise de material didático de um curso de Escrita de Resumos Acadêmicos (abstracts) para Falantes de Português como Língua Adicional
title_fullStr Análise de material didático de um curso de Escrita de Resumos Acadêmicos (abstracts) para Falantes de Português como Língua Adicional
title_full_unstemmed Análise de material didático de um curso de Escrita de Resumos Acadêmicos (abstracts) para Falantes de Português como Língua Adicional
title_sort Análise de material didático de um curso de Escrita de Resumos Acadêmicos (abstracts) para Falantes de Português como Língua Adicional
author Copetti, Camila Flores
author_facet Copetti, Camila Flores
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Copetti, Camila Flores
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Stumpf, Elisa Marchioro
contributor_str_mv Stumpf, Elisa Marchioro
dc.subject.por.fl_str_mv Língua adicional
Ensino : Lingua portuguesa
Gêneros textuais
Material didático
Linguagem e línguas
topic Língua adicional
Ensino : Lingua portuguesa
Gêneros textuais
Material didático
Linguagem e línguas
Portuguese as an Additional Language
Academic genres
Didactic material
dc.subject.eng.fl_str_mv Portuguese as an Additional Language
Academic genres
Didactic material
description Este trabalho tem como objetivo apresentar e analisar uma Unidade Didática (UD) desenvolvida para o ensino do gênero discursivo Resumo (Abstract) a falantes de Português como Língua Adicional (PLA) em contexto acadêmico e indicar possíveis alterações a partir da análise realizada. Esta UD foi concebida em um curso de extensão ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A crescente presença de estudantes estrangeiros em Instituições de Ensino Superior brasileiras tem gerado uma demanda proporcional por cursos de PLA que ofereçam suporte no ensino da língua para Fins Acadêmicos. Essa demanda visa facilitar a efetiva integração desse público na esfera do ensino superior, tanto em níveis de graduação quanto de pós-graduação. Apesar da necessidade de iniciativas de apoio linguístico a esses estudantes, observa-se a escassez de referências e materiais didáticos direcionados a essa modalidade de ensino no cenário atual. Portanto, este estudo assume um papel relevante ao abordar a criação de uma UD para o ensino de Resumo Acadêmico (Abstract) direcionado a aprendizes/alunos de PLA em um ambiente de aprendizagem online. Os objetivos específicos são avaliar sua qualidade a partir de parâmetros estabelecidos pela área a partir de Bulla, Lemos e Schlatter (2012) e, por fim, refletir sobre as possibilidades de alterações do material didático para utilizá-lo nas próximas ofertas do curso. Em síntese, este estudo representa um passo importante na busca por estratégias eficazes no ensino de gêneros acadêmicos a falantes PLA, abordando não apenas a criação de uma UD específica, mas também a adaptação contínua e aprimoramento do material para atender às necessidades em constante evolução desse público no contexto brasileiro.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-09T03:27:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/268194
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001188331
url http://hdl.handle.net/10183/268194
identifier_str_mv 001188331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268194/2/001188331.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268194/1/001188331.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e7b580f5e41ab41be11d964c4ab364d6
ca6777648adc92364011607cdefb4051
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447354675822592