“É cor de pele!” : ação pedagógica e educação antirracista na educação infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/67888 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com três professoras da Educação Infantil da rede pública de Porto Alegre, a fim de perceber e analisar como a Lei número 10.639/2003 - que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, tornando obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira - tem sido abordada por estes docentes. Traz referencial teórico em abordagens de Gládis Kaercher (2006), Dagmar Meyer (2006) e Tomaz Tadeu da Silva (1995). A pesquisa é de cunho qualitativo e foi realizada através de entrevistas semiestruturadas, de forma que estas permitissem a reflexão por parte dos sujeitos participantes acerca de suas práticas com relação à aplicabilidade da lei, bem como a observação das suas salas de aula. Busca analisar as questões acerca dos discursos docentes sobre a temática afrobrasileira e como os mesmos se materializam na ação pedagógica e na educação antirracista. Após análise de dados, três categorias surgiram: os artefatos culturais, as possibilidades de ações pedagógicas que contemplem a afro-brasilidade e a importância da instituição de educação infantil enquanto espaço potencial para aplicação da lei. Então, pude perceber como as relações pedagógicas (entre espaços, ações e corpo docente) constituem as práticas acerca da cultura afro. |
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