“É cor de pele!” : ação pedagógica e educação antirracista na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucena, Jéssica Anjos de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/67888
Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com três professoras da Educação Infantil da rede pública de Porto Alegre, a fim de perceber e analisar como a Lei número 10.639/2003 - que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, tornando obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira - tem sido abordada por estes docentes. Traz referencial teórico em abordagens de Gládis Kaercher (2006), Dagmar Meyer (2006) e Tomaz Tadeu da Silva (1995). A pesquisa é de cunho qualitativo e foi realizada através de entrevistas semiestruturadas, de forma que estas permitissem a reflexão por parte dos sujeitos participantes acerca de suas práticas com relação à aplicabilidade da lei, bem como a observação das suas salas de aula. Busca analisar as questões acerca dos discursos docentes sobre a temática afrobrasileira e como os mesmos se materializam na ação pedagógica e na educação antirracista. Após análise de dados, três categorias surgiram: os artefatos culturais, as possibilidades de ações pedagógicas que contemplem a afro-brasilidade e a importância da instituição de educação infantil enquanto espaço potencial para aplicação da lei. Então, pude perceber como as relações pedagógicas (entre espaços, ações e corpo docente) constituem as práticas acerca da cultura afro.
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