A contribuição do sistema de comunicação alternativa para letramento de pessoas com autismo - scala na construção da linguagem de alunos com espectro autista na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dorneles, Tatiana Vieira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133852
Resumo: A comunicação humana é de extrema importância para que ocorra um processo de interação social. É através dela que os sujeitos podem estabelecer trocas que resultam em aprendizagens, conseguem manifestar necessidades e vontades e assim participar ativamente da sociedade. Espaço no qual está inserido, realizando trocas recíprocas que propiciam a aquisição do conhecimento historicamente construído. Esta pesquisa teve como foco principal investigar de que forma o Sistema de Comunicação Alternativa para o Letramento de Pessoas com Autismo - SCALA, promove o desenvolvimento da comunicação em crianças de 4 e 5 anos de idade, com indícios de Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculadas na Educação Infantil, com ênfase para os gestos que propiciem intencionalidade. A pesquisa desenvolveu-se mediante o método do estudo de caso com dois sujeitos com TEA, não oralizados. O referencial teórico contou com as contribuições da teoria sócio-histórica, com conceitos de Vygotsky para comunicação e linguagem, Passerino e Bez com constructos teóricos sobre o sistema SCALA. Os resultados do trabalho, indicam que o software promoveu e ampliou gestos, contribuiu com a expressão do olhar, sorriso e o apontar, etc., utilizado como forma de mediação e apoio ao trabalho pedagógico. Considerando os sujeitos da pesquisa como agentes intencionais, participando ativamente nas interações, ancorados pelo uso de materiais concretos que levaram à ligação entre o representacional e o simbólico, o SCALA conduziu o trabalho a diferentes momentos, nos quais os sujeitos participaram interagindo com objeto de aprendizagem e assim aprendendo.
id UFRGS-2_c065cf356d06a6ecf6d98b0a5dab8fdb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133852
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dorneles, Tatiana VieiraRodrigues, Graciela Fagundes2016-03-16T02:05:44Z2015http://hdl.handle.net/10183/133852000982498A comunicação humana é de extrema importância para que ocorra um processo de interação social. É através dela que os sujeitos podem estabelecer trocas que resultam em aprendizagens, conseguem manifestar necessidades e vontades e assim participar ativamente da sociedade. Espaço no qual está inserido, realizando trocas recíprocas que propiciam a aquisição do conhecimento historicamente construído. Esta pesquisa teve como foco principal investigar de que forma o Sistema de Comunicação Alternativa para o Letramento de Pessoas com Autismo - SCALA, promove o desenvolvimento da comunicação em crianças de 4 e 5 anos de idade, com indícios de Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculadas na Educação Infantil, com ênfase para os gestos que propiciem intencionalidade. A pesquisa desenvolveu-se mediante o método do estudo de caso com dois sujeitos com TEA, não oralizados. O referencial teórico contou com as contribuições da teoria sócio-histórica, com conceitos de Vygotsky para comunicação e linguagem, Passerino e Bez com constructos teóricos sobre o sistema SCALA. Os resultados do trabalho, indicam que o software promoveu e ampliou gestos, contribuiu com a expressão do olhar, sorriso e o apontar, etc., utilizado como forma de mediação e apoio ao trabalho pedagógico. Considerando os sujeitos da pesquisa como agentes intencionais, participando ativamente nas interações, ancorados pelo uso de materiais concretos que levaram à ligação entre o representacional e o simbólico, o SCALA conduziu o trabalho a diferentes momentos, nos quais os sujeitos participaram interagindo com objeto de aprendizagem e assim aprendendo.Human communication is extreme important for social interaction process happen. It is through it that persons can establish exchanges that result in learning, they can express needs and wills, and thus actively participate in society. And in their environment, do a reciprocal exchanges that promote an acquisition of knowledge historically built. This research was mainly focused in investigate how the Alternative Communication System for Literacy of Persons with Autism - SCALA, promotes communication development in children 4 and 5 years old, with Autism Spectrum Disorder(ASD), and registered at kindergarten; with emphasis on gestures that provide intentionality. The survey was based on the case study method with two subjects with ASD and doesn't speak. The theoretical reference included the contributions of sociohistorical theory with Vygotsky concepts for communication and language, and with Passerino Bez theoretical constructs about the SCALA system. The work results indicate that the software promoted and expanded their gestures, contributed to the eyes expression, smile and ability to point, etc., used as a means of mediation and support to the pedagogical work. Considering the subjects as intentional agents, actively participating in interactions, based by the use of concrete materials that led to connection between the representational and the symbolic, the SCALA conducted a work at different times, in which the subjects participated interacting with learning object consequently learning.application/pdfporComunicação não verbalTranstorno do espectro autistaEducação infantilAutism spectrum disorderGestural communicationChildhood educationA contribuição do sistema de comunicação alternativa para letramento de pessoas com autismo - scala na construção da linguagem de alunos com espectro autista na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982498.pdf000982498.pdfTexto completoapplication/pdf619791http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133852/1/000982498.pdfc43db8a29112496461e957991d6011e9MD51TEXT000982498.pdf.txt000982498.pdf.txtExtracted Texttext/plain93944http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133852/2/000982498.pdf.txtfddafdb62ce3c57b1d17f0864d7eceecMD52THUMBNAIL000982498.pdf.jpg000982498.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg943http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133852/3/000982498.pdf.jpg0f66091deadbbb7cc7a3cad88b0fd444MD5310183/1338522018-10-26 10:21:23.835oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133852Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:21:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A contribuição do sistema de comunicação alternativa para letramento de pessoas com autismo - scala na construção da linguagem de alunos com espectro autista na educação infantil
title A contribuição do sistema de comunicação alternativa para letramento de pessoas com autismo - scala na construção da linguagem de alunos com espectro autista na educação infantil
spellingShingle A contribuição do sistema de comunicação alternativa para letramento de pessoas com autismo - scala na construção da linguagem de alunos com espectro autista na educação infantil
Dorneles, Tatiana Vieira
Comunicação não verbal
Transtorno do espectro autista
Educação infantil
Autism spectrum disorder
Gestural communication
Childhood education
title_short A contribuição do sistema de comunicação alternativa para letramento de pessoas com autismo - scala na construção da linguagem de alunos com espectro autista na educação infantil
title_full A contribuição do sistema de comunicação alternativa para letramento de pessoas com autismo - scala na construção da linguagem de alunos com espectro autista na educação infantil
title_fullStr A contribuição do sistema de comunicação alternativa para letramento de pessoas com autismo - scala na construção da linguagem de alunos com espectro autista na educação infantil
title_full_unstemmed A contribuição do sistema de comunicação alternativa para letramento de pessoas com autismo - scala na construção da linguagem de alunos com espectro autista na educação infantil
title_sort A contribuição do sistema de comunicação alternativa para letramento de pessoas com autismo - scala na construção da linguagem de alunos com espectro autista na educação infantil
author Dorneles, Tatiana Vieira
author_facet Dorneles, Tatiana Vieira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dorneles, Tatiana Vieira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigues, Graciela Fagundes
contributor_str_mv Rodrigues, Graciela Fagundes
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação não verbal
Transtorno do espectro autista
Educação infantil
topic Comunicação não verbal
Transtorno do espectro autista
Educação infantil
Autism spectrum disorder
Gestural communication
Childhood education
dc.subject.eng.fl_str_mv Autism spectrum disorder
Gestural communication
Childhood education
description A comunicação humana é de extrema importância para que ocorra um processo de interação social. É através dela que os sujeitos podem estabelecer trocas que resultam em aprendizagens, conseguem manifestar necessidades e vontades e assim participar ativamente da sociedade. Espaço no qual está inserido, realizando trocas recíprocas que propiciam a aquisição do conhecimento historicamente construído. Esta pesquisa teve como foco principal investigar de que forma o Sistema de Comunicação Alternativa para o Letramento de Pessoas com Autismo - SCALA, promove o desenvolvimento da comunicação em crianças de 4 e 5 anos de idade, com indícios de Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculadas na Educação Infantil, com ênfase para os gestos que propiciem intencionalidade. A pesquisa desenvolveu-se mediante o método do estudo de caso com dois sujeitos com TEA, não oralizados. O referencial teórico contou com as contribuições da teoria sócio-histórica, com conceitos de Vygotsky para comunicação e linguagem, Passerino e Bez com constructos teóricos sobre o sistema SCALA. Os resultados do trabalho, indicam que o software promoveu e ampliou gestos, contribuiu com a expressão do olhar, sorriso e o apontar, etc., utilizado como forma de mediação e apoio ao trabalho pedagógico. Considerando os sujeitos da pesquisa como agentes intencionais, participando ativamente nas interações, ancorados pelo uso de materiais concretos que levaram à ligação entre o representacional e o simbólico, o SCALA conduziu o trabalho a diferentes momentos, nos quais os sujeitos participaram interagindo com objeto de aprendizagem e assim aprendendo.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-16T02:05:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133852
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000982498
url http://hdl.handle.net/10183/133852
identifier_str_mv 000982498
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133852/1/000982498.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133852/2/000982498.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133852/3/000982498.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c43db8a29112496461e957991d6011e9
fddafdb62ce3c57b1d17f0864d7eceec
0f66091deadbbb7cc7a3cad88b0fd444
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447163459600384