A contribuição do sistema de comunicação alternativa para letramento de pessoas com autismo - scala na construção da linguagem de alunos com espectro autista na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133852 |
Resumo: | A comunicação humana é de extrema importância para que ocorra um processo de interação social. É através dela que os sujeitos podem estabelecer trocas que resultam em aprendizagens, conseguem manifestar necessidades e vontades e assim participar ativamente da sociedade. Espaço no qual está inserido, realizando trocas recíprocas que propiciam a aquisição do conhecimento historicamente construído. Esta pesquisa teve como foco principal investigar de que forma o Sistema de Comunicação Alternativa para o Letramento de Pessoas com Autismo - SCALA, promove o desenvolvimento da comunicação em crianças de 4 e 5 anos de idade, com indícios de Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculadas na Educação Infantil, com ênfase para os gestos que propiciem intencionalidade. A pesquisa desenvolveu-se mediante o método do estudo de caso com dois sujeitos com TEA, não oralizados. O referencial teórico contou com as contribuições da teoria sócio-histórica, com conceitos de Vygotsky para comunicação e linguagem, Passerino e Bez com constructos teóricos sobre o sistema SCALA. Os resultados do trabalho, indicam que o software promoveu e ampliou gestos, contribuiu com a expressão do olhar, sorriso e o apontar, etc., utilizado como forma de mediação e apoio ao trabalho pedagógico. Considerando os sujeitos da pesquisa como agentes intencionais, participando ativamente nas interações, ancorados pelo uso de materiais concretos que levaram à ligação entre o representacional e o simbólico, o SCALA conduziu o trabalho a diferentes momentos, nos quais os sujeitos participaram interagindo com objeto de aprendizagem e assim aprendendo. |
id |
UFRGS-2_c065cf356d06a6ecf6d98b0a5dab8fdb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133852 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dorneles, Tatiana VieiraRodrigues, Graciela Fagundes2016-03-16T02:05:44Z2015http://hdl.handle.net/10183/133852000982498A comunicação humana é de extrema importância para que ocorra um processo de interação social. É através dela que os sujeitos podem estabelecer trocas que resultam em aprendizagens, conseguem manifestar necessidades e vontades e assim participar ativamente da sociedade. Espaço no qual está inserido, realizando trocas recíprocas que propiciam a aquisição do conhecimento historicamente construído. Esta pesquisa teve como foco principal investigar de que forma o Sistema de Comunicação Alternativa para o Letramento de Pessoas com Autismo - SCALA, promove o desenvolvimento da comunicação em crianças de 4 e 5 anos de idade, com indícios de Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculadas na Educação Infantil, com ênfase para os gestos que propiciem intencionalidade. A pesquisa desenvolveu-se mediante o método do estudo de caso com dois sujeitos com TEA, não oralizados. O referencial teórico contou com as contribuições da teoria sócio-histórica, com conceitos de Vygotsky para comunicação e linguagem, Passerino e Bez com constructos teóricos sobre o sistema SCALA. Os resultados do trabalho, indicam que o software promoveu e ampliou gestos, contribuiu com a expressão do olhar, sorriso e o apontar, etc., utilizado como forma de mediação e apoio ao trabalho pedagógico. Considerando os sujeitos da pesquisa como agentes intencionais, participando ativamente nas interações, ancorados pelo uso de materiais concretos que levaram à ligação entre o representacional e o simbólico, o SCALA conduziu o trabalho a diferentes momentos, nos quais os sujeitos participaram interagindo com objeto de aprendizagem e assim aprendendo.Human communication is extreme important for social interaction process happen. It is through it that persons can establish exchanges that result in learning, they can express needs and wills, and thus actively participate in society. And in their environment, do a reciprocal exchanges that promote an acquisition of knowledge historically built. This research was mainly focused in investigate how the Alternative Communication System for Literacy of Persons with Autism - SCALA, promotes communication development in children 4 and 5 years old, with Autism Spectrum Disorder(ASD), and registered at kindergarten; with emphasis on gestures that provide intentionality. The survey was based on the case study method with two subjects with ASD and doesn't speak. The theoretical reference included the contributions of sociohistorical theory with Vygotsky concepts for communication and language, and with Passerino Bez theoretical constructs about the SCALA system. The work results indicate that the software promoted and expanded their gestures, contributed to the eyes expression, smile and ability to point, etc., used as a means of mediation and support to the pedagogical work. Considering the subjects as intentional agents, actively participating in interactions, based by the use of concrete materials that led to connection between the representational and the symbolic, the SCALA conducted a work at different times, in which the subjects participated interacting with learning object consequently learning.application/pdfporComunicação não verbalTranstorno do espectro autistaEducação infantilAutism spectrum disorderGestural communicationChildhood educationA contribuição do sistema de comunicação alternativa para letramento de pessoas com autismo - scala na construção da linguagem de alunos com espectro autista na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982498.pdf000982498.pdfTexto completoapplication/pdf619791http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133852/1/000982498.pdfc43db8a29112496461e957991d6011e9MD51TEXT000982498.pdf.txt000982498.pdf.txtExtracted Texttext/plain93944http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133852/2/000982498.pdf.txtfddafdb62ce3c57b1d17f0864d7eceecMD52THUMBNAIL000982498.pdf.jpg000982498.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg943http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133852/3/000982498.pdf.jpg0f66091deadbbb7cc7a3cad88b0fd444MD5310183/1338522018-10-26 10:21:23.835oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133852Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:21:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A contribuição do sistema de comunicação alternativa para letramento de pessoas com autismo - scala na construção da linguagem de alunos com espectro autista na educação infantil |
title |
A contribuição do sistema de comunicação alternativa para letramento de pessoas com autismo - scala na construção da linguagem de alunos com espectro autista na educação infantil |
spellingShingle |
A contribuição do sistema de comunicação alternativa para letramento de pessoas com autismo - scala na construção da linguagem de alunos com espectro autista na educação infantil Dorneles, Tatiana Vieira Comunicação não verbal Transtorno do espectro autista Educação infantil Autism spectrum disorder Gestural communication Childhood education |
title_short |
A contribuição do sistema de comunicação alternativa para letramento de pessoas com autismo - scala na construção da linguagem de alunos com espectro autista na educação infantil |
title_full |
A contribuição do sistema de comunicação alternativa para letramento de pessoas com autismo - scala na construção da linguagem de alunos com espectro autista na educação infantil |
title_fullStr |
A contribuição do sistema de comunicação alternativa para letramento de pessoas com autismo - scala na construção da linguagem de alunos com espectro autista na educação infantil |
title_full_unstemmed |
A contribuição do sistema de comunicação alternativa para letramento de pessoas com autismo - scala na construção da linguagem de alunos com espectro autista na educação infantil |
title_sort |
A contribuição do sistema de comunicação alternativa para letramento de pessoas com autismo - scala na construção da linguagem de alunos com espectro autista na educação infantil |
author |
Dorneles, Tatiana Vieira |
author_facet |
Dorneles, Tatiana Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dorneles, Tatiana Vieira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rodrigues, Graciela Fagundes |
contributor_str_mv |
Rodrigues, Graciela Fagundes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação não verbal Transtorno do espectro autista Educação infantil |
topic |
Comunicação não verbal Transtorno do espectro autista Educação infantil Autism spectrum disorder Gestural communication Childhood education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Autism spectrum disorder Gestural communication Childhood education |
description |
A comunicação humana é de extrema importância para que ocorra um processo de interação social. É através dela que os sujeitos podem estabelecer trocas que resultam em aprendizagens, conseguem manifestar necessidades e vontades e assim participar ativamente da sociedade. Espaço no qual está inserido, realizando trocas recíprocas que propiciam a aquisição do conhecimento historicamente construído. Esta pesquisa teve como foco principal investigar de que forma o Sistema de Comunicação Alternativa para o Letramento de Pessoas com Autismo - SCALA, promove o desenvolvimento da comunicação em crianças de 4 e 5 anos de idade, com indícios de Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculadas na Educação Infantil, com ênfase para os gestos que propiciem intencionalidade. A pesquisa desenvolveu-se mediante o método do estudo de caso com dois sujeitos com TEA, não oralizados. O referencial teórico contou com as contribuições da teoria sócio-histórica, com conceitos de Vygotsky para comunicação e linguagem, Passerino e Bez com constructos teóricos sobre o sistema SCALA. Os resultados do trabalho, indicam que o software promoveu e ampliou gestos, contribuiu com a expressão do olhar, sorriso e o apontar, etc., utilizado como forma de mediação e apoio ao trabalho pedagógico. Considerando os sujeitos da pesquisa como agentes intencionais, participando ativamente nas interações, ancorados pelo uso de materiais concretos que levaram à ligação entre o representacional e o simbólico, o SCALA conduziu o trabalho a diferentes momentos, nos quais os sujeitos participaram interagindo com objeto de aprendizagem e assim aprendendo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-16T02:05:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/133852 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000982498 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/133852 |
identifier_str_mv |
000982498 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133852/1/000982498.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133852/2/000982498.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133852/3/000982498.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c43db8a29112496461e957991d6011e9 fddafdb62ce3c57b1d17f0864d7eceec 0f66091deadbbb7cc7a3cad88b0fd444 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447163459600384 |