Apelos promocionais relacionados à causa e a pandemia Covid-19 : a visão do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Forte, Laura
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/225392
Resumo: Considerando o cenário atípico que a pandemia COVID-19 gerou em termos de consumo, o presente trabalho tem como objetivo estudar como a utilização da pandemia como apelo promocional é percebida pelos consumidores. Busca-se avaliar os resultados da adoção desse apelo promocional na atitude em relação à marca, intenções comportamentais e confiança na marca. Dessa forma, a partir de uma revisão de literatura, foram identificados quatro apelos promocionais a serem estudados, e desenvolvido um questionário para a realização de uma pesquisa quantitativa. Foi possível concluir que, em comparação a um apelo promocional tradicional, a inclusão da COVID-19 como apelo promocional não impacta significativamente na atitude em relação à marca, intenções de comportamento e confiança na marca. No entanto, diferentes apelos promocionais incluindo a causa COVID tiveram variações significativas entre si. Uma comunicação que demonstre geração de valor para a sociedade e inclua uma doação por parte da empresa foi considerada mais altruísta pelos consumidores, além de mostrar ser mais eficiente em gerar atitudes favoráveis, maior intenção de compra e maior confiança na marca comparada a comunicações que apenas utilizem a causa para se promover, ou que comuniquem funcionalidades do produto que sejam úteis ao consumidor nesse contexto.
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