A Biblioteca Clóvis Vergara Marques, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) câmpus [sic] Porto Alegre e os serviços no atendimento aos usuários : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes, Nadia Maria Alcântara
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/69726
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta um estudo de caso sobre a satisfação dos usuários e os serviços prestados pela Biblioteca Clovis Vergara Marques (BCVM), do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Câmpus Porto Alegre. Verifica através de uma pesquisa de satisfação de usuários se os produtos e serviços executados pela Biblioteca Escolar atendem de forma satisfatória à comunidade usuária, comparando com resultados de pesquisa anteriormente realizada. Apresenta como objetivos identificar as necessidades atuais da Biblioteca Clóvis Vergara Marques e comparar com dados anteriores sobre a satisfação dos usuários atendidos pela referida biblioteca; identificar o grau de percepção que os usuários da Biblioteca possuem a respeito dos produtos e serviços prestados pela mesma e avaliar a satisfação e o atendimento das necessidades evidenciadas pelos usuários. O referencial teórico desse estudo contempla as necessidades dos usuários e a avaliação da satisfação de usuários, o estudo de usuários e a Biblioteca Escolar, o bibliotecário como gestor da unidade de informação e serviços oferecidos aos usuários da Biblioteca Escolar. Emprega o questionário como instrumento de coleta de dados. Analisa as respostas do questionário através de gráficos, obtidos com a tabulação dos dados através de planilha Excel. Compara os resultados obtidos, com os de pesquisa de 2010. Aponta os resultados obtidos através da aplicação de um questionário e comenta a análise de satisfação dos usuários.
id UFRGS-2_c0f38977ab60af12285f551969627959
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69726
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pontes, Nadia Maria AlcântaraMoro, Eliane Lourdes da Silva2013-03-23T01:43:42Z2012http://hdl.handle.net/10183/69726000872461O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta um estudo de caso sobre a satisfação dos usuários e os serviços prestados pela Biblioteca Clovis Vergara Marques (BCVM), do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Câmpus Porto Alegre. Verifica através de uma pesquisa de satisfação de usuários se os produtos e serviços executados pela Biblioteca Escolar atendem de forma satisfatória à comunidade usuária, comparando com resultados de pesquisa anteriormente realizada. Apresenta como objetivos identificar as necessidades atuais da Biblioteca Clóvis Vergara Marques e comparar com dados anteriores sobre a satisfação dos usuários atendidos pela referida biblioteca; identificar o grau de percepção que os usuários da Biblioteca possuem a respeito dos produtos e serviços prestados pela mesma e avaliar a satisfação e o atendimento das necessidades evidenciadas pelos usuários. O referencial teórico desse estudo contempla as necessidades dos usuários e a avaliação da satisfação de usuários, o estudo de usuários e a Biblioteca Escolar, o bibliotecário como gestor da unidade de informação e serviços oferecidos aos usuários da Biblioteca Escolar. Emprega o questionário como instrumento de coleta de dados. Analisa as respostas do questionário através de gráficos, obtidos com a tabulação dos dados através de planilha Excel. Compara os resultados obtidos, com os de pesquisa de 2010. Aponta os resultados obtidos através da aplicação de um questionário e comenta a análise de satisfação dos usuários.This Labor Completion of course presents a case study on user satisfaction and the services provided by the Library Clovis Vergara Marques (BCVM), the Federal Institute of Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Porto Alegre. Notes through a satisfaction survey of users that products and services provided by the School Library satisfactorily meet the user community, comparing the results with previous search. Displays aims to identify the current needs of the Clovis Library Vergara Marques and compare with previous data on the satisfaction of users served by that library, to identify the degree of perception that users have of the Library regarding products and services provided by it and evaluate the satisfaction and meeting the needs highlighted by users. The theoretical framework of this study focuses on the needs of users and the assessment of user satisfaction, the study of users and the school library, the librarian as manager of the unit of information and services offered to users of the School Library. Employs the questionnaire as a tool for data collection. Analyzes questionnaire responses through graphs, obtained by tabulating the data via Excel spreadsheet. Compares the results obtained with the research in 2010. Pointing the results obtained through a questionnaire and comment on the analysis of user satisfaction.application/pdfporBiblioteca escolarServiços bibliotecáriosClovis Library Vergara MarquesSchool libraryUser satisfactionUsers studyA Biblioteca Clóvis Vergara Marques, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) câmpus [sic] Porto Alegre e os serviços no atendimento aos usuários : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000872461.pdf000872461.pdfTexto completoapplication/pdf1207711http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69726/1/000872461.pdf1b5c710f8d97b86da215e089607db756MD51TEXT000872461.pdf.txt000872461.pdf.txtExtracted Texttext/plain123473http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69726/2/000872461.pdf.txt325b87d652717378bcfae1ce60f4b9c6MD52THUMBNAIL000872461.pdf.jpg000872461.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1136http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69726/3/000872461.pdf.jpg7d293e663da1c6e73d17845c1cdb5792MD5310183/697262018-10-15 07:58:24.514oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69726Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T10:58:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Biblioteca Clóvis Vergara Marques, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) câmpus [sic] Porto Alegre e os serviços no atendimento aos usuários : um estudo de caso
title A Biblioteca Clóvis Vergara Marques, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) câmpus [sic] Porto Alegre e os serviços no atendimento aos usuários : um estudo de caso
spellingShingle A Biblioteca Clóvis Vergara Marques, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) câmpus [sic] Porto Alegre e os serviços no atendimento aos usuários : um estudo de caso
Pontes, Nadia Maria Alcântara
Biblioteca escolar
Serviços bibliotecários
Clovis Library Vergara Marques
School library
User satisfaction
Users study
title_short A Biblioteca Clóvis Vergara Marques, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) câmpus [sic] Porto Alegre e os serviços no atendimento aos usuários : um estudo de caso
title_full A Biblioteca Clóvis Vergara Marques, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) câmpus [sic] Porto Alegre e os serviços no atendimento aos usuários : um estudo de caso
title_fullStr A Biblioteca Clóvis Vergara Marques, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) câmpus [sic] Porto Alegre e os serviços no atendimento aos usuários : um estudo de caso
title_full_unstemmed A Biblioteca Clóvis Vergara Marques, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) câmpus [sic] Porto Alegre e os serviços no atendimento aos usuários : um estudo de caso
title_sort A Biblioteca Clóvis Vergara Marques, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) câmpus [sic] Porto Alegre e os serviços no atendimento aos usuários : um estudo de caso
author Pontes, Nadia Maria Alcântara
author_facet Pontes, Nadia Maria Alcântara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pontes, Nadia Maria Alcântara
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moro, Eliane Lourdes da Silva
contributor_str_mv Moro, Eliane Lourdes da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar
Serviços bibliotecários
topic Biblioteca escolar
Serviços bibliotecários
Clovis Library Vergara Marques
School library
User satisfaction
Users study
dc.subject.eng.fl_str_mv Clovis Library Vergara Marques
School library
User satisfaction
Users study
description O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta um estudo de caso sobre a satisfação dos usuários e os serviços prestados pela Biblioteca Clovis Vergara Marques (BCVM), do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Câmpus Porto Alegre. Verifica através de uma pesquisa de satisfação de usuários se os produtos e serviços executados pela Biblioteca Escolar atendem de forma satisfatória à comunidade usuária, comparando com resultados de pesquisa anteriormente realizada. Apresenta como objetivos identificar as necessidades atuais da Biblioteca Clóvis Vergara Marques e comparar com dados anteriores sobre a satisfação dos usuários atendidos pela referida biblioteca; identificar o grau de percepção que os usuários da Biblioteca possuem a respeito dos produtos e serviços prestados pela mesma e avaliar a satisfação e o atendimento das necessidades evidenciadas pelos usuários. O referencial teórico desse estudo contempla as necessidades dos usuários e a avaliação da satisfação de usuários, o estudo de usuários e a Biblioteca Escolar, o bibliotecário como gestor da unidade de informação e serviços oferecidos aos usuários da Biblioteca Escolar. Emprega o questionário como instrumento de coleta de dados. Analisa as respostas do questionário através de gráficos, obtidos com a tabulação dos dados através de planilha Excel. Compara os resultados obtidos, com os de pesquisa de 2010. Aponta os resultados obtidos através da aplicação de um questionário e comenta a análise de satisfação dos usuários.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-03-23T01:43:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/69726
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000872461
url http://hdl.handle.net/10183/69726
identifier_str_mv 000872461
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69726/1/000872461.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69726/2/000872461.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69726/3/000872461.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1b5c710f8d97b86da215e089607db756
325b87d652717378bcfae1ce60f4b9c6
7d293e663da1c6e73d17845c1cdb5792
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224442208059392