A Biblioteca Clóvis Vergara Marques, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) câmpus [sic] Porto Alegre e os serviços no atendimento aos usuários : um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/69726 |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta um estudo de caso sobre a satisfação dos usuários e os serviços prestados pela Biblioteca Clovis Vergara Marques (BCVM), do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Câmpus Porto Alegre. Verifica através de uma pesquisa de satisfação de usuários se os produtos e serviços executados pela Biblioteca Escolar atendem de forma satisfatória à comunidade usuária, comparando com resultados de pesquisa anteriormente realizada. Apresenta como objetivos identificar as necessidades atuais da Biblioteca Clóvis Vergara Marques e comparar com dados anteriores sobre a satisfação dos usuários atendidos pela referida biblioteca; identificar o grau de percepção que os usuários da Biblioteca possuem a respeito dos produtos e serviços prestados pela mesma e avaliar a satisfação e o atendimento das necessidades evidenciadas pelos usuários. O referencial teórico desse estudo contempla as necessidades dos usuários e a avaliação da satisfação de usuários, o estudo de usuários e a Biblioteca Escolar, o bibliotecário como gestor da unidade de informação e serviços oferecidos aos usuários da Biblioteca Escolar. Emprega o questionário como instrumento de coleta de dados. Analisa as respostas do questionário através de gráficos, obtidos com a tabulação dos dados através de planilha Excel. Compara os resultados obtidos, com os de pesquisa de 2010. Aponta os resultados obtidos através da aplicação de um questionário e comenta a análise de satisfação dos usuários. |
id |
UFRGS-2_c0f38977ab60af12285f551969627959 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69726 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pontes, Nadia Maria AlcântaraMoro, Eliane Lourdes da Silva2013-03-23T01:43:42Z2012http://hdl.handle.net/10183/69726000872461O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta um estudo de caso sobre a satisfação dos usuários e os serviços prestados pela Biblioteca Clovis Vergara Marques (BCVM), do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Câmpus Porto Alegre. Verifica através de uma pesquisa de satisfação de usuários se os produtos e serviços executados pela Biblioteca Escolar atendem de forma satisfatória à comunidade usuária, comparando com resultados de pesquisa anteriormente realizada. Apresenta como objetivos identificar as necessidades atuais da Biblioteca Clóvis Vergara Marques e comparar com dados anteriores sobre a satisfação dos usuários atendidos pela referida biblioteca; identificar o grau de percepção que os usuários da Biblioteca possuem a respeito dos produtos e serviços prestados pela mesma e avaliar a satisfação e o atendimento das necessidades evidenciadas pelos usuários. O referencial teórico desse estudo contempla as necessidades dos usuários e a avaliação da satisfação de usuários, o estudo de usuários e a Biblioteca Escolar, o bibliotecário como gestor da unidade de informação e serviços oferecidos aos usuários da Biblioteca Escolar. Emprega o questionário como instrumento de coleta de dados. Analisa as respostas do questionário através de gráficos, obtidos com a tabulação dos dados através de planilha Excel. Compara os resultados obtidos, com os de pesquisa de 2010. Aponta os resultados obtidos através da aplicação de um questionário e comenta a análise de satisfação dos usuários.This Labor Completion of course presents a case study on user satisfaction and the services provided by the Library Clovis Vergara Marques (BCVM), the Federal Institute of Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Porto Alegre. Notes through a satisfaction survey of users that products and services provided by the School Library satisfactorily meet the user community, comparing the results with previous search. Displays aims to identify the current needs of the Clovis Library Vergara Marques and compare with previous data on the satisfaction of users served by that library, to identify the degree of perception that users have of the Library regarding products and services provided by it and evaluate the satisfaction and meeting the needs highlighted by users. The theoretical framework of this study focuses on the needs of users and the assessment of user satisfaction, the study of users and the school library, the librarian as manager of the unit of information and services offered to users of the School Library. Employs the questionnaire as a tool for data collection. Analyzes questionnaire responses through graphs, obtained by tabulating the data via Excel spreadsheet. Compares the results obtained with the research in 2010. Pointing the results obtained through a questionnaire and comment on the analysis of user satisfaction.application/pdfporBiblioteca escolarServiços bibliotecáriosClovis Library Vergara MarquesSchool libraryUser satisfactionUsers studyA Biblioteca Clóvis Vergara Marques, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) câmpus [sic] Porto Alegre e os serviços no atendimento aos usuários : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000872461.pdf000872461.pdfTexto completoapplication/pdf1207711http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69726/1/000872461.pdf1b5c710f8d97b86da215e089607db756MD51TEXT000872461.pdf.txt000872461.pdf.txtExtracted Texttext/plain123473http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69726/2/000872461.pdf.txt325b87d652717378bcfae1ce60f4b9c6MD52THUMBNAIL000872461.pdf.jpg000872461.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1136http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69726/3/000872461.pdf.jpg7d293e663da1c6e73d17845c1cdb5792MD5310183/697262018-10-15 07:58:24.514oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69726Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T10:58:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A Biblioteca Clóvis Vergara Marques, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) câmpus [sic] Porto Alegre e os serviços no atendimento aos usuários : um estudo de caso |
title |
A Biblioteca Clóvis Vergara Marques, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) câmpus [sic] Porto Alegre e os serviços no atendimento aos usuários : um estudo de caso |
spellingShingle |
A Biblioteca Clóvis Vergara Marques, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) câmpus [sic] Porto Alegre e os serviços no atendimento aos usuários : um estudo de caso Pontes, Nadia Maria Alcântara Biblioteca escolar Serviços bibliotecários Clovis Library Vergara Marques School library User satisfaction Users study |
title_short |
A Biblioteca Clóvis Vergara Marques, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) câmpus [sic] Porto Alegre e os serviços no atendimento aos usuários : um estudo de caso |
title_full |
A Biblioteca Clóvis Vergara Marques, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) câmpus [sic] Porto Alegre e os serviços no atendimento aos usuários : um estudo de caso |
title_fullStr |
A Biblioteca Clóvis Vergara Marques, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) câmpus [sic] Porto Alegre e os serviços no atendimento aos usuários : um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A Biblioteca Clóvis Vergara Marques, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) câmpus [sic] Porto Alegre e os serviços no atendimento aos usuários : um estudo de caso |
title_sort |
A Biblioteca Clóvis Vergara Marques, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) câmpus [sic] Porto Alegre e os serviços no atendimento aos usuários : um estudo de caso |
author |
Pontes, Nadia Maria Alcântara |
author_facet |
Pontes, Nadia Maria Alcântara |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pontes, Nadia Maria Alcântara |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moro, Eliane Lourdes da Silva |
contributor_str_mv |
Moro, Eliane Lourdes da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca escolar Serviços bibliotecários |
topic |
Biblioteca escolar Serviços bibliotecários Clovis Library Vergara Marques School library User satisfaction Users study |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Clovis Library Vergara Marques School library User satisfaction Users study |
description |
O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta um estudo de caso sobre a satisfação dos usuários e os serviços prestados pela Biblioteca Clovis Vergara Marques (BCVM), do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Câmpus Porto Alegre. Verifica através de uma pesquisa de satisfação de usuários se os produtos e serviços executados pela Biblioteca Escolar atendem de forma satisfatória à comunidade usuária, comparando com resultados de pesquisa anteriormente realizada. Apresenta como objetivos identificar as necessidades atuais da Biblioteca Clóvis Vergara Marques e comparar com dados anteriores sobre a satisfação dos usuários atendidos pela referida biblioteca; identificar o grau de percepção que os usuários da Biblioteca possuem a respeito dos produtos e serviços prestados pela mesma e avaliar a satisfação e o atendimento das necessidades evidenciadas pelos usuários. O referencial teórico desse estudo contempla as necessidades dos usuários e a avaliação da satisfação de usuários, o estudo de usuários e a Biblioteca Escolar, o bibliotecário como gestor da unidade de informação e serviços oferecidos aos usuários da Biblioteca Escolar. Emprega o questionário como instrumento de coleta de dados. Analisa as respostas do questionário através de gráficos, obtidos com a tabulação dos dados através de planilha Excel. Compara os resultados obtidos, com os de pesquisa de 2010. Aponta os resultados obtidos através da aplicação de um questionário e comenta a análise de satisfação dos usuários. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-03-23T01:43:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/69726 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000872461 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/69726 |
identifier_str_mv |
000872461 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69726/1/000872461.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69726/2/000872461.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69726/3/000872461.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1b5c710f8d97b86da215e089607db756 325b87d652717378bcfae1ce60f4b9c6 7d293e663da1c6e73d17845c1cdb5792 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447102014095360 |