Políticas institucionais de enfrentamento do plágio acadêmico : O caso de uma instituição de ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/215008 |
Resumo: | O artigo apresenta um recorte da pesquisa intitulada Ações institucionais de enfrentamento do plágio e de promoção da integridade acadêmica nas instituições de ensino superior, que teve como cenário e estudo de caso uma Instituição de Ensino Superior (IES) brasileira. Tal universidade foi escolhida por figurar como a única entre as dez melhores brasileiras que possuía uma normativa específica sobre o plágio acadêmico em seu código disciplinar discente. Diante disso, objetivou-se avaliar os impactos causados pela referida normativa no cotidiano acadêmico da IES. Para tanto, como categorias de análise sobre as ações de enfrentamento do plágio, foram consideradas as propostas: institucionais, preventivas, diagnósticas e corretivas. A investigação apontou que a IES estudada não lança mão de todas as ações supracitadas, restringindo-se a intervenções preventivas e corretivas esporádicas, não envolvendo a comunidade acadêmica como um todo. Quanto à normativa sobre o plágio, ficou evidenciado que, embora reflita uma preocupação com o tema, ela sequer é de conhecimento dos docentes e discentes. Em suma, conclui-se que a institucionalização de uma norma, descolada de processos institucionais educativos e preventivos, não tem fomentado uma política institucional geradora de impactos significativos na promoção da integridade acadêmica da comunidade universitária. |
id |
UFRGS-2_c0f48d3ed0dbb77b6482682e73ce95fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215008 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Melo, Maurício Luiz Marinho deMachado, Alexsandro dos SantosArenhaldt, Rafael2020-11-13T04:21:15Z20191982-3207http://hdl.handle.net/10183/215008001117753O artigo apresenta um recorte da pesquisa intitulada Ações institucionais de enfrentamento do plágio e de promoção da integridade acadêmica nas instituições de ensino superior, que teve como cenário e estudo de caso uma Instituição de Ensino Superior (IES) brasileira. Tal universidade foi escolhida por figurar como a única entre as dez melhores brasileiras que possuía uma normativa específica sobre o plágio acadêmico em seu código disciplinar discente. Diante disso, objetivou-se avaliar os impactos causados pela referida normativa no cotidiano acadêmico da IES. Para tanto, como categorias de análise sobre as ações de enfrentamento do plágio, foram consideradas as propostas: institucionais, preventivas, diagnósticas e corretivas. A investigação apontou que a IES estudada não lança mão de todas as ações supracitadas, restringindo-se a intervenções preventivas e corretivas esporádicas, não envolvendo a comunidade acadêmica como um todo. Quanto à normativa sobre o plágio, ficou evidenciado que, embora reflita uma preocupação com o tema, ela sequer é de conhecimento dos docentes e discentes. Em suma, conclui-se que a institucionalização de uma norma, descolada de processos institucionais educativos e preventivos, não tem fomentado uma política institucional geradora de impactos significativos na promoção da integridade acadêmica da comunidade universitária.This article presents a cutout of the research titled Statutory confrontation actions against plagiarism and for the support of academic integrity in college education institutions, that had as its scenario and case of study a Brazilian College Education Institution (CEI). Such university was chosen due to the fact that it is the only one among the ten best Brazilian universities that has a specific normative ruling on academic plagiarism in its student disciplinary code. Therefore, it was intended to evaluate the impacts caused by the referred normative ruling in the CEI’s daily academic life. For this purpose, the following proposals were considered as categories of analyses about plagiarism confrontation actions: institutional, preventive, diagnostic and corrective actions. The research indicated that the CEI evaluated does not use all the actions referenced, limiting itself to incidental preventive and corrective interventions, and does not involve all the academic community. About the plagiarism normative ruling, it was pointed out that, although it reflects a certain concern about this issue, it is not even known by the students or the professors. It has been concluded that the institutionalization of a normative ruling, detached from preventive and educational institutional processes, has not fomented an institutional policy generator of significant impact in the promotion of academic integrity within the academic community.application/pdfporPolíticas educativas : revista do Programa Políticas Educativas do Núcleo Disciplinário Educação para a Integração da Associação de Universidades Grupo Montevidéu. Vol. 12, n.2 (2019), p. 83-94Ensino superiorPlágioPolítica educacionalPlagiarismAuthorshipAcademic integrityCollege educationPolíticas institucionais de enfrentamento do plágio acadêmico : O caso de uma instituição de ensino superiorInstitucional policies for the confrontation of academic plagiarism : the case of a higher education institutioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001117753.pdf.txt001117753.pdf.txtExtracted Texttext/plain41163http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215008/2/001117753.pdf.txt933d87c5511ad9ba475e53811e395f05MD52ORIGINAL001117753.pdfTexto completoapplication/pdf560151http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215008/1/001117753.pdf7ca042764c8f182218ae084175bb5a1cMD5110183/2150082020-11-14 05:22:56.248869oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215008Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-11-14T07:22:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Políticas institucionais de enfrentamento do plágio acadêmico : O caso de uma instituição de ensino superior |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Institucional policies for the confrontation of academic plagiarism : the case of a higher education institution |
title |
Políticas institucionais de enfrentamento do plágio acadêmico : O caso de uma instituição de ensino superior |
spellingShingle |
Políticas institucionais de enfrentamento do plágio acadêmico : O caso de uma instituição de ensino superior Melo, Maurício Luiz Marinho de Ensino superior Plágio Política educacional Plagiarism Authorship Academic integrity College education |
title_short |
Políticas institucionais de enfrentamento do plágio acadêmico : O caso de uma instituição de ensino superior |
title_full |
Políticas institucionais de enfrentamento do plágio acadêmico : O caso de uma instituição de ensino superior |
title_fullStr |
Políticas institucionais de enfrentamento do plágio acadêmico : O caso de uma instituição de ensino superior |
title_full_unstemmed |
Políticas institucionais de enfrentamento do plágio acadêmico : O caso de uma instituição de ensino superior |
title_sort |
Políticas institucionais de enfrentamento do plágio acadêmico : O caso de uma instituição de ensino superior |
author |
Melo, Maurício Luiz Marinho de |
author_facet |
Melo, Maurício Luiz Marinho de Machado, Alexsandro dos Santos Arenhaldt, Rafael |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Alexsandro dos Santos Arenhaldt, Rafael |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Maurício Luiz Marinho de Machado, Alexsandro dos Santos Arenhaldt, Rafael |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Plágio Política educacional |
topic |
Ensino superior Plágio Política educacional Plagiarism Authorship Academic integrity College education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Plagiarism Authorship Academic integrity College education |
description |
O artigo apresenta um recorte da pesquisa intitulada Ações institucionais de enfrentamento do plágio e de promoção da integridade acadêmica nas instituições de ensino superior, que teve como cenário e estudo de caso uma Instituição de Ensino Superior (IES) brasileira. Tal universidade foi escolhida por figurar como a única entre as dez melhores brasileiras que possuía uma normativa específica sobre o plágio acadêmico em seu código disciplinar discente. Diante disso, objetivou-se avaliar os impactos causados pela referida normativa no cotidiano acadêmico da IES. Para tanto, como categorias de análise sobre as ações de enfrentamento do plágio, foram consideradas as propostas: institucionais, preventivas, diagnósticas e corretivas. A investigação apontou que a IES estudada não lança mão de todas as ações supracitadas, restringindo-se a intervenções preventivas e corretivas esporádicas, não envolvendo a comunidade acadêmica como um todo. Quanto à normativa sobre o plágio, ficou evidenciado que, embora reflita uma preocupação com o tema, ela sequer é de conhecimento dos docentes e discentes. Em suma, conclui-se que a institucionalização de uma norma, descolada de processos institucionais educativos e preventivos, não tem fomentado uma política institucional geradora de impactos significativos na promoção da integridade acadêmica da comunidade universitária. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-13T04:21:15Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/215008 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1982-3207 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001117753 |
identifier_str_mv |
1982-3207 001117753 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/215008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Políticas educativas : revista do Programa Políticas Educativas do Núcleo Disciplinário Educação para a Integração da Associação de Universidades Grupo Montevidéu. Vol. 12, n.2 (2019), p. 83-94 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215008/2/001117753.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215008/1/001117753.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
933d87c5511ad9ba475e53811e395f05 7ca042764c8f182218ae084175bb5a1c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447724141576192 |