Políticas institucionais de enfrentamento do plágio acadêmico : O caso de uma instituição de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Maurício Luiz Marinho de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Machado, Alexsandro dos Santos, Arenhaldt, Rafael
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/215008
Resumo: O artigo apresenta um recorte da pesquisa intitulada Ações institucionais de enfrentamento do plágio e de promoção da integridade acadêmica nas instituições de ensino superior, que teve como cenário e estudo de caso uma Instituição de Ensino Superior (IES) brasileira. Tal universidade foi escolhida por figurar como a única entre as dez melhores brasileiras que possuía uma normativa específica sobre o plágio acadêmico em seu código disciplinar discente. Diante disso, objetivou-se avaliar os impactos causados pela referida normativa no cotidiano acadêmico da IES. Para tanto, como categorias de análise sobre as ações de enfrentamento do plágio, foram consideradas as propostas: institucionais, preventivas, diagnósticas e corretivas. A investigação apontou que a IES estudada não lança mão de todas as ações supracitadas, restringindo-se a intervenções preventivas e corretivas esporádicas, não envolvendo a comunidade acadêmica como um todo. Quanto à normativa sobre o plágio, ficou evidenciado que, embora reflita uma preocupação com o tema, ela sequer é de conhecimento dos docentes e discentes. Em suma, conclui-se que a institucionalização de uma norma, descolada de processos institucionais educativos e preventivos, não tem fomentado uma política institucional geradora de impactos significativos na promoção da integridade acadêmica da comunidade universitária.
id UFRGS-2_c0f48d3ed0dbb77b6482682e73ce95fc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215008
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Melo, Maurício Luiz Marinho deMachado, Alexsandro dos SantosArenhaldt, Rafael2020-11-13T04:21:15Z20191982-3207http://hdl.handle.net/10183/215008001117753O artigo apresenta um recorte da pesquisa intitulada Ações institucionais de enfrentamento do plágio e de promoção da integridade acadêmica nas instituições de ensino superior, que teve como cenário e estudo de caso uma Instituição de Ensino Superior (IES) brasileira. Tal universidade foi escolhida por figurar como a única entre as dez melhores brasileiras que possuía uma normativa específica sobre o plágio acadêmico em seu código disciplinar discente. Diante disso, objetivou-se avaliar os impactos causados pela referida normativa no cotidiano acadêmico da IES. Para tanto, como categorias de análise sobre as ações de enfrentamento do plágio, foram consideradas as propostas: institucionais, preventivas, diagnósticas e corretivas. A investigação apontou que a IES estudada não lança mão de todas as ações supracitadas, restringindo-se a intervenções preventivas e corretivas esporádicas, não envolvendo a comunidade acadêmica como um todo. Quanto à normativa sobre o plágio, ficou evidenciado que, embora reflita uma preocupação com o tema, ela sequer é de conhecimento dos docentes e discentes. Em suma, conclui-se que a institucionalização de uma norma, descolada de processos institucionais educativos e preventivos, não tem fomentado uma política institucional geradora de impactos significativos na promoção da integridade acadêmica da comunidade universitária.This article presents a cutout of the research titled Statutory confrontation actions against plagiarism and for the support of academic integrity in college education institutions, that had as its scenario and case of study a Brazilian College Education Institution (CEI). Such university was chosen due to the fact that it is the only one among the ten best Brazilian universities that has a specific normative ruling on academic plagiarism in its student disciplinary code. Therefore, it was intended to evaluate the impacts caused by the referred normative ruling in the CEI’s daily academic life. For this purpose, the following proposals were considered as categories of analyses about plagiarism confrontation actions: institutional, preventive, diagnostic and corrective actions. The research indicated that the CEI evaluated does not use all the actions referenced, limiting itself to incidental preventive and corrective interventions, and does not involve all the academic community. About the plagiarism normative ruling, it was pointed out that, although it reflects a certain concern about this issue, it is not even known by the students or the professors. It has been concluded that the institutionalization of a normative ruling, detached from preventive and educational institutional processes, has not fomented an institutional policy generator of significant impact in the promotion of academic integrity within the academic community.application/pdfporPolíticas educativas : revista do Programa Políticas Educativas do Núcleo Disciplinário Educação para a Integração da Associação de Universidades Grupo Montevidéu. Vol. 12, n.2 (2019), p. 83-94Ensino superiorPlágioPolítica educacionalPlagiarismAuthorshipAcademic integrityCollege educationPolíticas institucionais de enfrentamento do plágio acadêmico : O caso de uma instituição de ensino superiorInstitucional policies for the confrontation of academic plagiarism : the case of a higher education institutioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001117753.pdf.txt001117753.pdf.txtExtracted Texttext/plain41163http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215008/2/001117753.pdf.txt933d87c5511ad9ba475e53811e395f05MD52ORIGINAL001117753.pdfTexto completoapplication/pdf560151http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215008/1/001117753.pdf7ca042764c8f182218ae084175bb5a1cMD5110183/2150082020-11-14 05:22:56.248869oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215008Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-11-14T07:22:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Políticas institucionais de enfrentamento do plágio acadêmico : O caso de uma instituição de ensino superior
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Institucional policies for the confrontation of academic plagiarism : the case of a higher education institution
title Políticas institucionais de enfrentamento do plágio acadêmico : O caso de uma instituição de ensino superior
spellingShingle Políticas institucionais de enfrentamento do plágio acadêmico : O caso de uma instituição de ensino superior
Melo, Maurício Luiz Marinho de
Ensino superior
Plágio
Política educacional
Plagiarism
Authorship
Academic integrity
College education
title_short Políticas institucionais de enfrentamento do plágio acadêmico : O caso de uma instituição de ensino superior
title_full Políticas institucionais de enfrentamento do plágio acadêmico : O caso de uma instituição de ensino superior
title_fullStr Políticas institucionais de enfrentamento do plágio acadêmico : O caso de uma instituição de ensino superior
title_full_unstemmed Políticas institucionais de enfrentamento do plágio acadêmico : O caso de uma instituição de ensino superior
title_sort Políticas institucionais de enfrentamento do plágio acadêmico : O caso de uma instituição de ensino superior
author Melo, Maurício Luiz Marinho de
author_facet Melo, Maurício Luiz Marinho de
Machado, Alexsandro dos Santos
Arenhaldt, Rafael
author_role author
author2 Machado, Alexsandro dos Santos
Arenhaldt, Rafael
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Maurício Luiz Marinho de
Machado, Alexsandro dos Santos
Arenhaldt, Rafael
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Plágio
Política educacional
topic Ensino superior
Plágio
Política educacional
Plagiarism
Authorship
Academic integrity
College education
dc.subject.eng.fl_str_mv Plagiarism
Authorship
Academic integrity
College education
description O artigo apresenta um recorte da pesquisa intitulada Ações institucionais de enfrentamento do plágio e de promoção da integridade acadêmica nas instituições de ensino superior, que teve como cenário e estudo de caso uma Instituição de Ensino Superior (IES) brasileira. Tal universidade foi escolhida por figurar como a única entre as dez melhores brasileiras que possuía uma normativa específica sobre o plágio acadêmico em seu código disciplinar discente. Diante disso, objetivou-se avaliar os impactos causados pela referida normativa no cotidiano acadêmico da IES. Para tanto, como categorias de análise sobre as ações de enfrentamento do plágio, foram consideradas as propostas: institucionais, preventivas, diagnósticas e corretivas. A investigação apontou que a IES estudada não lança mão de todas as ações supracitadas, restringindo-se a intervenções preventivas e corretivas esporádicas, não envolvendo a comunidade acadêmica como um todo. Quanto à normativa sobre o plágio, ficou evidenciado que, embora reflita uma preocupação com o tema, ela sequer é de conhecimento dos docentes e discentes. Em suma, conclui-se que a institucionalização de uma norma, descolada de processos institucionais educativos e preventivos, não tem fomentado uma política institucional geradora de impactos significativos na promoção da integridade acadêmica da comunidade universitária.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-13T04:21:15Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/215008
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-3207
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001117753
identifier_str_mv 1982-3207
001117753
url http://hdl.handle.net/10183/215008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Políticas educativas : revista do Programa Políticas Educativas do Núcleo Disciplinário Educação para a Integração da Associação de Universidades Grupo Montevidéu. Vol. 12, n.2 (2019), p. 83-94
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215008/2/001117753.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215008/1/001117753.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 933d87c5511ad9ba475e53811e395f05
7ca042764c8f182218ae084175bb5a1c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447724141576192