Autonomia, trajetórias e saberes de trabalhadores estudantes do curso de educação de jovens e adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/104476 |
Resumo: | O estudo objetiva analisar a construção da autonomia, as trajetórias de vida e trabalho e também os saberes dos trabalhadores autônomos e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio de Aplicação da UFRGS. O estudo também procura encontrar pistas do que leva esses sujeitos a retornarem à escola. A coleta de dados foi realizada através de um questionário e uma entrevista semiestruturada. Os resultados obtidos foram: a) os motivos do retorno à escola são conhecimento, crescimento pessoal e ascensão no emprego; b) a autonomia é relativa às condições de trabalho e a tomada de decisões; c) as trajetórias são fragmentadas, as quais perpassam o trabalho infantil e a exclusão escolar; d)os saberes da experiência constituem-se pela observação e relações cotidianas e pela busca autônoma de informações e conhecimentos. |
id |
UFRGS-2_c0fb7d3d63dfc0f55fdbfdc44e5ed65c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/104476 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Corrêa, Ivan Livindo de SennaFischer, Maria Clara BuenoSantos, Juliana Silva dos2014-10-11T02:11:44Z20140101-9031http://hdl.handle.net/10183/104476000922666O estudo objetiva analisar a construção da autonomia, as trajetórias de vida e trabalho e também os saberes dos trabalhadores autônomos e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio de Aplicação da UFRGS. O estudo também procura encontrar pistas do que leva esses sujeitos a retornarem à escola. A coleta de dados foi realizada através de um questionário e uma entrevista semiestruturada. Os resultados obtidos foram: a) os motivos do retorno à escola são conhecimento, crescimento pessoal e ascensão no emprego; b) a autonomia é relativa às condições de trabalho e a tomada de decisões; c) as trajetórias são fragmentadas, as quais perpassam o trabalho infantil e a exclusão escolar; d)os saberes da experiência constituem-se pela observação e relações cotidianas e pela busca autônoma de informações e conhecimentos.This study aims to analyze the construction of autonomy, life trajectories and the work, as well as the knowledge of self-employed workers and students of Adult and Adolescents Education (EJA) of Colégio de Aplicação from UFRGS. The study also tries to find reasons that made these individuals return to school. The data collecting was done through questions and a semi structured interview. The obtained results were: a) the reasons for returning to school were knowledge, personal improvement and job upward; b) the autonomy is relative to work conditions and decision making; c) the trajectories were fragmented throughout child labor and school exclusion; d) the knowledge experience is constituted by the observation, daily relationships and by the autonomously search for information and knowledge.application/pdfporEducação (Santa Maria). Santa Maria, RS. Vol. 39, n. 2 (maio/ago. 2014), p. 301-314Educação de jovens e adultosAutonomiaUniversidadeUniversidade Federal do Rio Grande do SulAutonomyKnowledgeAdult and adolescents educationAutonomia, trajetórias e saberes de trabalhadores estudantes do curso de educação de jovens e adultosAutonomy, trajectories and knowledge of workers and students of adults and adolescents education info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000922666.pdf000922666.pdfTexto completoapplication/pdf504941http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104476/1/000922666.pdfcc624f3d04dbb0792c1b0fc07e32451dMD51TEXT000922666.pdf.txt000922666.pdf.txtExtracted Texttext/plain43382http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104476/2/000922666.pdf.txtb39122b5e4e5643457d6c3c38b5a5937MD52THUMBNAIL000922666.pdf.jpg000922666.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1434http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104476/3/000922666.pdf.jpg5860489c86939be05070200920241ed9MD5310183/1044762018-10-09 09:00:54.128oai:www.lume.ufrgs.br:10183/104476Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:00:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Autonomia, trajetórias e saberes de trabalhadores estudantes do curso de educação de jovens e adultos |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Autonomy, trajectories and knowledge of workers and students of adults and adolescents education |
title |
Autonomia, trajetórias e saberes de trabalhadores estudantes do curso de educação de jovens e adultos |
spellingShingle |
Autonomia, trajetórias e saberes de trabalhadores estudantes do curso de educação de jovens e adultos Corrêa, Ivan Livindo de Senna Educação de jovens e adultos Autonomia Universidade Universidade Federal do Rio Grande do Sul Autonomy Knowledge Adult and adolescents education |
title_short |
Autonomia, trajetórias e saberes de trabalhadores estudantes do curso de educação de jovens e adultos |
title_full |
Autonomia, trajetórias e saberes de trabalhadores estudantes do curso de educação de jovens e adultos |
title_fullStr |
Autonomia, trajetórias e saberes de trabalhadores estudantes do curso de educação de jovens e adultos |
title_full_unstemmed |
Autonomia, trajetórias e saberes de trabalhadores estudantes do curso de educação de jovens e adultos |
title_sort |
Autonomia, trajetórias e saberes de trabalhadores estudantes do curso de educação de jovens e adultos |
author |
Corrêa, Ivan Livindo de Senna |
author_facet |
Corrêa, Ivan Livindo de Senna Fischer, Maria Clara Bueno Santos, Juliana Silva dos |
author_role |
author |
author2 |
Fischer, Maria Clara Bueno Santos, Juliana Silva dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Ivan Livindo de Senna Fischer, Maria Clara Bueno Santos, Juliana Silva dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Autonomia Universidade Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
topic |
Educação de jovens e adultos Autonomia Universidade Universidade Federal do Rio Grande do Sul Autonomy Knowledge Adult and adolescents education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Autonomy Knowledge Adult and adolescents education |
description |
O estudo objetiva analisar a construção da autonomia, as trajetórias de vida e trabalho e também os saberes dos trabalhadores autônomos e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio de Aplicação da UFRGS. O estudo também procura encontrar pistas do que leva esses sujeitos a retornarem à escola. A coleta de dados foi realizada através de um questionário e uma entrevista semiestruturada. Os resultados obtidos foram: a) os motivos do retorno à escola são conhecimento, crescimento pessoal e ascensão no emprego; b) a autonomia é relativa às condições de trabalho e a tomada de decisões; c) as trajetórias são fragmentadas, as quais perpassam o trabalho infantil e a exclusão escolar; d)os saberes da experiência constituem-se pela observação e relações cotidianas e pela busca autônoma de informações e conhecimentos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-10-11T02:11:44Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/104476 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0101-9031 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000922666 |
identifier_str_mv |
0101-9031 000922666 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/104476 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação (Santa Maria). Santa Maria, RS. Vol. 39, n. 2 (maio/ago. 2014), p. 301-314 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104476/1/000922666.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104476/2/000922666.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104476/3/000922666.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cc624f3d04dbb0792c1b0fc07e32451d b39122b5e4e5643457d6c3c38b5a5937 5860489c86939be05070200920241ed9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447562689183744 |