Autonomia, trajetórias e saberes de trabalhadores estudantes do curso de educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Ivan Livindo de Senna
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Fischer, Maria Clara Bueno, Santos, Juliana Silva dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/104476
Resumo: O estudo objetiva analisar a construção da autonomia, as trajetórias de vida e trabalho e também os saberes dos trabalhadores autônomos e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio de Aplicação da UFRGS. O estudo também procura encontrar pistas do que leva esses sujeitos a retornarem à escola. A coleta de dados foi realizada através de um questionário e uma entrevista semiestruturada. Os resultados obtidos foram: a) os motivos do retorno à escola são conhecimento, crescimento pessoal e ascensão no emprego; b) a autonomia é relativa às condições de trabalho e a tomada de decisões; c) as trajetórias são fragmentadas, as quais perpassam o trabalho infantil e a exclusão escolar; d)os saberes da experiência constituem-se pela observação e relações cotidianas e pela busca autônoma de informações e conhecimentos.
id UFRGS-2_c0fb7d3d63dfc0f55fdbfdc44e5ed65c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/104476
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Corrêa, Ivan Livindo de SennaFischer, Maria Clara BuenoSantos, Juliana Silva dos2014-10-11T02:11:44Z20140101-9031http://hdl.handle.net/10183/104476000922666O estudo objetiva analisar a construção da autonomia, as trajetórias de vida e trabalho e também os saberes dos trabalhadores autônomos e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio de Aplicação da UFRGS. O estudo também procura encontrar pistas do que leva esses sujeitos a retornarem à escola. A coleta de dados foi realizada através de um questionário e uma entrevista semiestruturada. Os resultados obtidos foram: a) os motivos do retorno à escola são conhecimento, crescimento pessoal e ascensão no emprego; b) a autonomia é relativa às condições de trabalho e a tomada de decisões; c) as trajetórias são fragmentadas, as quais perpassam o trabalho infantil e a exclusão escolar; d)os saberes da experiência constituem-se pela observação e relações cotidianas e pela busca autônoma de informações e conhecimentos.This study aims to analyze the construction of autonomy, life trajectories and the work, as well as the knowledge of self-employed workers and students of Adult and Adolescents Education (EJA) of Colégio de Aplicação from UFRGS. The study also tries to find reasons that made these individuals return to school. The data collecting was done through questions and a semi structured interview. The obtained results were: a) the reasons for returning to school were knowledge, personal improvement and job upward; b) the autonomy is relative to work conditions and decision making; c) the trajectories were fragmented throughout child labor and school exclusion; d) the knowledge experience is constituted by the observation, daily relationships and by the autonomously search for information and knowledge.application/pdfporEducação (Santa Maria). Santa Maria, RS. Vol. 39, n. 2 (maio/ago. 2014), p. 301-314Educação de jovens e adultosAutonomiaUniversidadeUniversidade Federal do Rio Grande do SulAutonomyKnowledgeAdult and adolescents educationAutonomia, trajetórias e saberes de trabalhadores estudantes do curso de educação de jovens e adultosAutonomy, trajectories and knowledge of workers and students of adults and adolescents education info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000922666.pdf000922666.pdfTexto completoapplication/pdf504941http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104476/1/000922666.pdfcc624f3d04dbb0792c1b0fc07e32451dMD51TEXT000922666.pdf.txt000922666.pdf.txtExtracted Texttext/plain43382http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104476/2/000922666.pdf.txtb39122b5e4e5643457d6c3c38b5a5937MD52THUMBNAIL000922666.pdf.jpg000922666.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1434http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104476/3/000922666.pdf.jpg5860489c86939be05070200920241ed9MD5310183/1044762018-10-09 09:00:54.128oai:www.lume.ufrgs.br:10183/104476Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:00:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Autonomia, trajetórias e saberes de trabalhadores estudantes do curso de educação de jovens e adultos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Autonomy, trajectories and knowledge of workers and students of adults and adolescents education
title Autonomia, trajetórias e saberes de trabalhadores estudantes do curso de educação de jovens e adultos
spellingShingle Autonomia, trajetórias e saberes de trabalhadores estudantes do curso de educação de jovens e adultos
Corrêa, Ivan Livindo de Senna
Educação de jovens e adultos
Autonomia
Universidade
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Autonomy
Knowledge
Adult and adolescents education
title_short Autonomia, trajetórias e saberes de trabalhadores estudantes do curso de educação de jovens e adultos
title_full Autonomia, trajetórias e saberes de trabalhadores estudantes do curso de educação de jovens e adultos
title_fullStr Autonomia, trajetórias e saberes de trabalhadores estudantes do curso de educação de jovens e adultos
title_full_unstemmed Autonomia, trajetórias e saberes de trabalhadores estudantes do curso de educação de jovens e adultos
title_sort Autonomia, trajetórias e saberes de trabalhadores estudantes do curso de educação de jovens e adultos
author Corrêa, Ivan Livindo de Senna
author_facet Corrêa, Ivan Livindo de Senna
Fischer, Maria Clara Bueno
Santos, Juliana Silva dos
author_role author
author2 Fischer, Maria Clara Bueno
Santos, Juliana Silva dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Ivan Livindo de Senna
Fischer, Maria Clara Bueno
Santos, Juliana Silva dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Autonomia
Universidade
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
topic Educação de jovens e adultos
Autonomia
Universidade
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Autonomy
Knowledge
Adult and adolescents education
dc.subject.eng.fl_str_mv Autonomy
Knowledge
Adult and adolescents education
description O estudo objetiva analisar a construção da autonomia, as trajetórias de vida e trabalho e também os saberes dos trabalhadores autônomos e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio de Aplicação da UFRGS. O estudo também procura encontrar pistas do que leva esses sujeitos a retornarem à escola. A coleta de dados foi realizada através de um questionário e uma entrevista semiestruturada. Os resultados obtidos foram: a) os motivos do retorno à escola são conhecimento, crescimento pessoal e ascensão no emprego; b) a autonomia é relativa às condições de trabalho e a tomada de decisões; c) as trajetórias são fragmentadas, as quais perpassam o trabalho infantil e a exclusão escolar; d)os saberes da experiência constituem-se pela observação e relações cotidianas e pela busca autônoma de informações e conhecimentos.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-10-11T02:11:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/104476
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0101-9031
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000922666
identifier_str_mv 0101-9031
000922666
url http://hdl.handle.net/10183/104476
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação (Santa Maria). Santa Maria, RS. Vol. 39, n. 2 (maio/ago. 2014), p. 301-314
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104476/1/000922666.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104476/2/000922666.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104476/3/000922666.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cc624f3d04dbb0792c1b0fc07e32451d
b39122b5e4e5643457d6c3c38b5a5937
5860489c86939be05070200920241ed9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224853198471168