Enfermagem em cardiologia baseada em evidência
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/28900 |
Resumo: | Neste artigo apresentamos, dentro do cenário cardiovascular, estudos recentes do nosso grupo. Buscando melhores evidências de enfermagem, investigamos, por meio de ensaios clínicos randomizados, estratégias de educação e acompanhamento desses pacientes. O primeiro ensaio clínico randomizado avaliou o impacto da educação individual e da orientação em grupo no conhecimento sobre a doença e autocuidado em pacientes com insuficiência cardíaca. No grupo-intervenção, houve uma melhora do conhecimento dos cuidados essenciais (controle de sal e da ingesta hídrica, peso diário, realização de atividade física) (P = 0,008), demonstrando que o atendimento em grupo é semelhante ao individual. No ambiente hospitalar, segundo ensaio clínico randomizado, comparamos o efeito da educação de enfermagem e seguimento telefônico após alta versus educação sem a monitorização por telefone. Demonstramos que intervenção educativa durante a internação melhora o conhecimento da doença, autocuidado e qualidade de vida (P < 0,001) em pacientes com insuficiência cardíaca, independente do contato telefônico (P = 0,9). Estão em andamento dois ensaios clínicos randomizados: o primeiro avaliando o impacto de orientações de enfermagem sobre a terapia anticoagulante oral e modificações na ingesta de vitamina K versus tratamento convencional no conhecimento, adesão e estabilidade dos níveis de anticoagulação; e o segundo avaliando o custo e a efetividade clínica da intervenção educativa de enfermagem versus cuidado convencional na redução da estimativa de risco de eventos cardiovasculares em pacientes com doença arterial coronariana. |
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Silva, Eneida Rejane Rabelo daAliti, Graziella BadinDomingues, Fernanda BandeiraAssis, Michelli Cristina Silva deSaffi, Marco Aurélio LumertzLinhares, Joelza Celesílvia ChistéBraum, Solange2011-05-11T06:00:14Z20070101-5575http://hdl.handle.net/10183/28900000631816Neste artigo apresentamos, dentro do cenário cardiovascular, estudos recentes do nosso grupo. Buscando melhores evidências de enfermagem, investigamos, por meio de ensaios clínicos randomizados, estratégias de educação e acompanhamento desses pacientes. O primeiro ensaio clínico randomizado avaliou o impacto da educação individual e da orientação em grupo no conhecimento sobre a doença e autocuidado em pacientes com insuficiência cardíaca. No grupo-intervenção, houve uma melhora do conhecimento dos cuidados essenciais (controle de sal e da ingesta hídrica, peso diário, realização de atividade física) (P = 0,008), demonstrando que o atendimento em grupo é semelhante ao individual. No ambiente hospitalar, segundo ensaio clínico randomizado, comparamos o efeito da educação de enfermagem e seguimento telefônico após alta versus educação sem a monitorização por telefone. Demonstramos que intervenção educativa durante a internação melhora o conhecimento da doença, autocuidado e qualidade de vida (P < 0,001) em pacientes com insuficiência cardíaca, independente do contato telefônico (P = 0,9). Estão em andamento dois ensaios clínicos randomizados: o primeiro avaliando o impacto de orientações de enfermagem sobre a terapia anticoagulante oral e modificações na ingesta de vitamina K versus tratamento convencional no conhecimento, adesão e estabilidade dos níveis de anticoagulação; e o segundo avaliando o custo e a efetividade clínica da intervenção educativa de enfermagem versus cuidado convencional na redução da estimativa de risco de eventos cardiovasculares em pacientes com doença arterial coronariana.This work presents our recent results on the management of cardiovascular patients. The effect of educational and follow-up strategies on the quality of nursing care of these patients was investigated in randomized clinical trials. The first randomized clinical trial evaluated the effect of individual education and group training on level of knowledge about the disease and self-care in patients with heart failure. Results showed better knowledge about essential cares (controlled salt and water intake, daily weight gain, physical activities) in the intervention group (P = 0.008), showing that group and individual training are similarly effective. The second randomized clinical trial was performed in the hospital environment, and compared the effect of nurse training and telephone follow-up after discharge with training without telephone follow-up. We observed that educational intervention during hospitalization improves level of knowledge on the disease, self-care and quality of life (P < 0.001) in heart failure patients, regardless of telephone follow-up (P = 0.9). Two randomized clinical trials are under way. The first study evaluates the effect of nurse training on oral anticoagulant therapy and changes in vitamin K intake vs. conventional treatment on level of knowledge, adherence and stability of anticoagulation levels. The second study evaluates the costs and clinical effectiveness of educational intervention on nursing staff vs. conventional care on reduction of risk estimates for cardiovascular events in patients with coronary artery disease.application/pdfporRevista HCPA. Porto Alegre. Vol. 27, n. 2 (2007), p. 43-48Enfermagem baseada em evidênciasInsuficiência cardíaca congestivaAnticoagulantesFatores de riscoEvidence-based nursingCongestive heart failureOral anticoagulationRisk factorsEnfermagem em cardiologia baseada em evidênciaEvidence-based nursing in cardiology info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000631816.pdf000631816.pdfTexto completoapplication/pdf124218http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28900/1/000631816.pdff662ae09154056addab01d5afba97e28MD51TEXT000631816.pdf.txt000631816.pdf.txtExtracted Texttext/plain34457http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28900/2/000631816.pdf.txt52ad7d58a1d52a0489153993a1ccc735MD52THUMBNAIL000631816.pdf.jpg000631816.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2078http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28900/3/000631816.pdf.jpg1110329170ae70acef02e3d6a92a0b83MD5310183/289002023-11-30 04:24:37.939179oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28900Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T06:24:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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