Ateliê na pré-escola: uma perspectiva de planejamento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/199401 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso propõe-se apresentar o ateliê como forma de planejamento na pré-escola a partir de uma análise feita de documentos legislativos que amparam à Educação Infantil e abordam os principais direitos de aprendizagens, as inspirações que fundamentaram a construção do ateliê e os registros da prática docente do ateliê Ebuli-ção: corpo e movimento. Desse modo, para análise metodológica foram utilizados registros resultantes das vivências do estágio obrigatório curricular do curso de pedagogia, no segundo semestre de 2018, em uma escola conveniada com a rede municipal da prefeitura de Porto Alegre. Diante disto, buscou-se refletir sobre as possibilidades envolvidas entre a prática do ateliê bem como os processos de investigação, brincadeira e descobertas das crianças documentadas através de mini-histórias, aqui apresentadas como relato de experiência e do processo de construção docente. |
id |
UFRGS-2_c1baaa4065ad8b17c32bfeee4d7f15cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199401 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Formigheri, AndréiaCarvalho, Rodrigo Saballa de2019-09-19T03:44:07Z2019http://hdl.handle.net/10183/199401001102312O presente trabalho de conclusão de curso propõe-se apresentar o ateliê como forma de planejamento na pré-escola a partir de uma análise feita de documentos legislativos que amparam à Educação Infantil e abordam os principais direitos de aprendizagens, as inspirações que fundamentaram a construção do ateliê e os registros da prática docente do ateliê Ebuli-ção: corpo e movimento. Desse modo, para análise metodológica foram utilizados registros resultantes das vivências do estágio obrigatório curricular do curso de pedagogia, no segundo semestre de 2018, em uma escola conveniada com a rede municipal da prefeitura de Porto Alegre. Diante disto, buscou-se refletir sobre as possibilidades envolvidas entre a prática do ateliê bem como os processos de investigação, brincadeira e descobertas das crianças documentadas através de mini-histórias, aqui apresentadas como relato de experiência e do processo de construção docente.application/pdfporEducação pré-escolarCurrículoPlanejamento educacionalEducação infantilAteliê na pré-escola: uma perspectiva de planejamentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102312.pdf.txt001102312.pdf.txtExtracted Texttext/plain133017http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199401/2/001102312.pdf.txt050aa204fba168f2bffffdd7dc638593MD52ORIGINAL001102312.pdfTexto completoapplication/pdf16928750http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199401/1/001102312.pdf6d7f0104aebb198fe9336ed8c0181786MD5110183/1994012019-09-20 03:44:47.890216oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199401Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-20T06:44:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ateliê na pré-escola: uma perspectiva de planejamento |
title |
Ateliê na pré-escola: uma perspectiva de planejamento |
spellingShingle |
Ateliê na pré-escola: uma perspectiva de planejamento Formigheri, Andréia Educação pré-escolar Currículo Planejamento educacional Educação infantil |
title_short |
Ateliê na pré-escola: uma perspectiva de planejamento |
title_full |
Ateliê na pré-escola: uma perspectiva de planejamento |
title_fullStr |
Ateliê na pré-escola: uma perspectiva de planejamento |
title_full_unstemmed |
Ateliê na pré-escola: uma perspectiva de planejamento |
title_sort |
Ateliê na pré-escola: uma perspectiva de planejamento |
author |
Formigheri, Andréia |
author_facet |
Formigheri, Andréia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Formigheri, Andréia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carvalho, Rodrigo Saballa de |
contributor_str_mv |
Carvalho, Rodrigo Saballa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Currículo Planejamento educacional Educação infantil |
topic |
Educação pré-escolar Currículo Planejamento educacional Educação infantil |
description |
O presente trabalho de conclusão de curso propõe-se apresentar o ateliê como forma de planejamento na pré-escola a partir de uma análise feita de documentos legislativos que amparam à Educação Infantil e abordam os principais direitos de aprendizagens, as inspirações que fundamentaram a construção do ateliê e os registros da prática docente do ateliê Ebuli-ção: corpo e movimento. Desse modo, para análise metodológica foram utilizados registros resultantes das vivências do estágio obrigatório curricular do curso de pedagogia, no segundo semestre de 2018, em uma escola conveniada com a rede municipal da prefeitura de Porto Alegre. Diante disto, buscou-se refletir sobre as possibilidades envolvidas entre a prática do ateliê bem como os processos de investigação, brincadeira e descobertas das crianças documentadas através de mini-histórias, aqui apresentadas como relato de experiência e do processo de construção docente. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-19T03:44:07Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/199401 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001102312 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/199401 |
identifier_str_mv |
001102312 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199401/2/001102312.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199401/1/001102312.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
050aa204fba168f2bffffdd7dc638593 6d7f0104aebb198fe9336ed8c0181786 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224580952489984 |