Ateliê na pré-escola: uma perspectiva de planejamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Formigheri, Andréia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199401
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso propõe-se apresentar o ateliê como forma de planejamento na pré-escola a partir de uma análise feita de documentos legislativos que amparam à Educação Infantil e abordam os principais direitos de aprendizagens, as inspirações que fundamentaram a construção do ateliê e os registros da prática docente do ateliê Ebuli-ção: corpo e movimento. Desse modo, para análise metodológica foram utilizados registros resultantes das vivências do estágio obrigatório curricular do curso de pedagogia, no segundo semestre de 2018, em uma escola conveniada com a rede municipal da prefeitura de Porto Alegre. Diante disto, buscou-se refletir sobre as possibilidades envolvidas entre a prática do ateliê bem como os processos de investigação, brincadeira e descobertas das crianças documentadas através de mini-histórias, aqui apresentadas como relato de experiência e do processo de construção docente.
id UFRGS-2_c1baaa4065ad8b17c32bfeee4d7f15cd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199401
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Formigheri, AndréiaCarvalho, Rodrigo Saballa de2019-09-19T03:44:07Z2019http://hdl.handle.net/10183/199401001102312O presente trabalho de conclusão de curso propõe-se apresentar o ateliê como forma de planejamento na pré-escola a partir de uma análise feita de documentos legislativos que amparam à Educação Infantil e abordam os principais direitos de aprendizagens, as inspirações que fundamentaram a construção do ateliê e os registros da prática docente do ateliê Ebuli-ção: corpo e movimento. Desse modo, para análise metodológica foram utilizados registros resultantes das vivências do estágio obrigatório curricular do curso de pedagogia, no segundo semestre de 2018, em uma escola conveniada com a rede municipal da prefeitura de Porto Alegre. Diante disto, buscou-se refletir sobre as possibilidades envolvidas entre a prática do ateliê bem como os processos de investigação, brincadeira e descobertas das crianças documentadas através de mini-histórias, aqui apresentadas como relato de experiência e do processo de construção docente.application/pdfporEducação pré-escolarCurrículoPlanejamento educacionalEducação infantilAteliê na pré-escola: uma perspectiva de planejamentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102312.pdf.txt001102312.pdf.txtExtracted Texttext/plain133017http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199401/2/001102312.pdf.txt050aa204fba168f2bffffdd7dc638593MD52ORIGINAL001102312.pdfTexto completoapplication/pdf16928750http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199401/1/001102312.pdf6d7f0104aebb198fe9336ed8c0181786MD5110183/1994012019-09-20 03:44:47.890216oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199401Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-20T06:44:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ateliê na pré-escola: uma perspectiva de planejamento
title Ateliê na pré-escola: uma perspectiva de planejamento
spellingShingle Ateliê na pré-escola: uma perspectiva de planejamento
Formigheri, Andréia
Educação pré-escolar
Currículo
Planejamento educacional
Educação infantil
title_short Ateliê na pré-escola: uma perspectiva de planejamento
title_full Ateliê na pré-escola: uma perspectiva de planejamento
title_fullStr Ateliê na pré-escola: uma perspectiva de planejamento
title_full_unstemmed Ateliê na pré-escola: uma perspectiva de planejamento
title_sort Ateliê na pré-escola: uma perspectiva de planejamento
author Formigheri, Andréia
author_facet Formigheri, Andréia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Formigheri, Andréia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Rodrigo Saballa de
contributor_str_mv Carvalho, Rodrigo Saballa de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Currículo
Planejamento educacional
Educação infantil
topic Educação pré-escolar
Currículo
Planejamento educacional
Educação infantil
description O presente trabalho de conclusão de curso propõe-se apresentar o ateliê como forma de planejamento na pré-escola a partir de uma análise feita de documentos legislativos que amparam à Educação Infantil e abordam os principais direitos de aprendizagens, as inspirações que fundamentaram a construção do ateliê e os registros da prática docente do ateliê Ebuli-ção: corpo e movimento. Desse modo, para análise metodológica foram utilizados registros resultantes das vivências do estágio obrigatório curricular do curso de pedagogia, no segundo semestre de 2018, em uma escola conveniada com a rede municipal da prefeitura de Porto Alegre. Diante disto, buscou-se refletir sobre as possibilidades envolvidas entre a prática do ateliê bem como os processos de investigação, brincadeira e descobertas das crianças documentadas através de mini-histórias, aqui apresentadas como relato de experiência e do processo de construção docente.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-19T03:44:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/199401
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001102312
url http://hdl.handle.net/10183/199401
identifier_str_mv 001102312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199401/2/001102312.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199401/1/001102312.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 050aa204fba168f2bffffdd7dc638593
6d7f0104aebb198fe9336ed8c0181786
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224580952489984