Comunicação do docente e o uso TV em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/141529 |
Resumo: | Este estudo investiga a relação de comunicação dos professores do ensino médio, do Colégio Estadual Florinda Tubino Sampaio, e o uso da TV como um recurso tecnológico de mediação e realização comunicativa. Aborda os conceitos referentes a antropologia do ser que comunica, “docente” sua relação com o conteúdo, a linguagem e o outro, através da mediação e dos recursos tecnológicos do seu tempo. Evidencia o constante desenvolvimento da comunicação, e que o aprender a se comunicar é uma experiência inerente de cada ser humano, desde sua manifestação como “ser”. O educador é por essência o comunicador que se faz presente na vida de todos nós. Na pessoa do docente esta o desafio da formação humana através do ato de comunicar. É o docente que gerencia tempo, espaço e mensagem, integrando de forma aberta conteúdos, pessoas, linguagens, a tecnologia do seu tempo no processo de conhecer. Identifica o docente como uma unidade de dimensões inerentes, reveladas na relação de Objetividade, Subjetividade e Transcendência. Na relação de subjetividade evidencia sua auto-afirmação de ser que é, conduzindo-o a realização, esta só pode acontecer quando atendidos todos os requisitos de uma boa comunicação. O docente se sente realizado quando ao fazer as mediações com o uso das tecnologias constrói o conhecimento que transcende a vida das sociedades. Trata da relação direta do uso da TV em sala de aula, por considerar um recurso mediático acessível a todos, mas que é deixado de lado diante do deslumbramento das novas tecnologias, como também do entendimento da televisão por parte dos professores em relação a educação. O recurso da TV e do vídeo acaba, na maioria das vezes, sendo esquecido, ignorado e mal utilizado, pela falta de motivação, conhecimento sobre suas possibilidades e propostas claras de uso. |
id |
UFRGS-2_c1ee5c5d47ef7de19c86c88a9a5ef55a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141529 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Alba, ErnestoBez, Marta Rosecler2016-05-21T02:09:11Z2010http://hdl.handle.net/10183/141529000988984Este estudo investiga a relação de comunicação dos professores do ensino médio, do Colégio Estadual Florinda Tubino Sampaio, e o uso da TV como um recurso tecnológico de mediação e realização comunicativa. Aborda os conceitos referentes a antropologia do ser que comunica, “docente” sua relação com o conteúdo, a linguagem e o outro, através da mediação e dos recursos tecnológicos do seu tempo. Evidencia o constante desenvolvimento da comunicação, e que o aprender a se comunicar é uma experiência inerente de cada ser humano, desde sua manifestação como “ser”. O educador é por essência o comunicador que se faz presente na vida de todos nós. Na pessoa do docente esta o desafio da formação humana através do ato de comunicar. É o docente que gerencia tempo, espaço e mensagem, integrando de forma aberta conteúdos, pessoas, linguagens, a tecnologia do seu tempo no processo de conhecer. Identifica o docente como uma unidade de dimensões inerentes, reveladas na relação de Objetividade, Subjetividade e Transcendência. Na relação de subjetividade evidencia sua auto-afirmação de ser que é, conduzindo-o a realização, esta só pode acontecer quando atendidos todos os requisitos de uma boa comunicação. O docente se sente realizado quando ao fazer as mediações com o uso das tecnologias constrói o conhecimento que transcende a vida das sociedades. Trata da relação direta do uso da TV em sala de aula, por considerar um recurso mediático acessível a todos, mas que é deixado de lado diante do deslumbramento das novas tecnologias, como também do entendimento da televisão por parte dos professores em relação a educação. O recurso da TV e do vídeo acaba, na maioria das vezes, sendo esquecido, ignorado e mal utilizado, pela falta de motivação, conhecimento sobre suas possibilidades e propostas claras de uso.application/pdfporProfessorComunicaçãoTecnologia educacionalComunicação do docente e o uso TV em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000988984.pdf000988984.pdfTexto completoapplication/pdf187266http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141529/1/000988984.pdfef6b8e18a037f6dd3b5292888acde8a4MD51TEXT000988984.pdf.txt000988984.pdf.txtExtracted Texttext/plain77701http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141529/2/000988984.pdf.txte9eb35ef46ad52d4367a68d5f32fb0dfMD52THUMBNAIL000988984.pdf.jpg000988984.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1036http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141529/3/000988984.pdf.jpgbd20212bdabaf3d7100aeb09d9b51392MD5310183/1415292018-10-25 10:06:08.696oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141529Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:06:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Comunicação do docente e o uso TV em sala de aula |
title |
Comunicação do docente e o uso TV em sala de aula |
spellingShingle |
Comunicação do docente e o uso TV em sala de aula Alba, Ernesto Professor Comunicação Tecnologia educacional |
title_short |
Comunicação do docente e o uso TV em sala de aula |
title_full |
Comunicação do docente e o uso TV em sala de aula |
title_fullStr |
Comunicação do docente e o uso TV em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Comunicação do docente e o uso TV em sala de aula |
title_sort |
Comunicação do docente e o uso TV em sala de aula |
author |
Alba, Ernesto |
author_facet |
Alba, Ernesto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alba, Ernesto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bez, Marta Rosecler |
contributor_str_mv |
Bez, Marta Rosecler |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Comunicação Tecnologia educacional |
topic |
Professor Comunicação Tecnologia educacional |
description |
Este estudo investiga a relação de comunicação dos professores do ensino médio, do Colégio Estadual Florinda Tubino Sampaio, e o uso da TV como um recurso tecnológico de mediação e realização comunicativa. Aborda os conceitos referentes a antropologia do ser que comunica, “docente” sua relação com o conteúdo, a linguagem e o outro, através da mediação e dos recursos tecnológicos do seu tempo. Evidencia o constante desenvolvimento da comunicação, e que o aprender a se comunicar é uma experiência inerente de cada ser humano, desde sua manifestação como “ser”. O educador é por essência o comunicador que se faz presente na vida de todos nós. Na pessoa do docente esta o desafio da formação humana através do ato de comunicar. É o docente que gerencia tempo, espaço e mensagem, integrando de forma aberta conteúdos, pessoas, linguagens, a tecnologia do seu tempo no processo de conhecer. Identifica o docente como uma unidade de dimensões inerentes, reveladas na relação de Objetividade, Subjetividade e Transcendência. Na relação de subjetividade evidencia sua auto-afirmação de ser que é, conduzindo-o a realização, esta só pode acontecer quando atendidos todos os requisitos de uma boa comunicação. O docente se sente realizado quando ao fazer as mediações com o uso das tecnologias constrói o conhecimento que transcende a vida das sociedades. Trata da relação direta do uso da TV em sala de aula, por considerar um recurso mediático acessível a todos, mas que é deixado de lado diante do deslumbramento das novas tecnologias, como também do entendimento da televisão por parte dos professores em relação a educação. O recurso da TV e do vídeo acaba, na maioria das vezes, sendo esquecido, ignorado e mal utilizado, pela falta de motivação, conhecimento sobre suas possibilidades e propostas claras de uso. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-21T02:09:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/141529 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000988984 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/141529 |
identifier_str_mv |
000988984 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141529/1/000988984.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141529/2/000988984.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141529/3/000988984.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ef6b8e18a037f6dd3b5292888acde8a4 e9eb35ef46ad52d4367a68d5f32fb0df bd20212bdabaf3d7100aeb09d9b51392 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447174967721984 |