Sobre a escuta do sujeito em liberdade assistida : reflexões acerca da psicanálise e das medidas socioeducativas de meio aberto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Von Porster, Fernanda da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/219200
Resumo: Este trabalho de mestrado surge a partir de uma pesquisa que retoma uma experiência de estágio no ano de 2017, com adolescentes que cumpriam medida de Liberdade Assistida no Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviço à Comunidade, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do município de Lajeado - RS. Durante o período citado, surgiram questões que diziam respeito à forma como os adolescentes cumpriam suas medidas e eram acompanhados pelos técnicos do Serviço. Ao questionar-se: há condições de um espaço de fala do sujeito na execução da Liberdade Assistida? E, também, como se dá a responsabilização do adolescente na execução dessa medida? Buscou-se tensionar essas questões com conceitos da psicanálise, utilizando o ensaio flânerie como ferramenta metodológica, retomando os registros dos atendimentos dos adolescentes acompanhados pela pesquisadora e as avaliações escritas por eles. Tais questões foram discutidas nesta pesquisa visando tensionar a medida de Liberdade Assistida e a possibilidade de escuta do sujeito adolescente durante sua execução. A proposta é, a partir da experiência supracitada, refletir sobre as condições de construção da responsabilização subjetiva destes jovens a partir da responsabilização jurídica, temáticas caras e necessárias à socioeducação. Trata-se, ainda, de pensar como a construção de um espaço de escuta psicanalítica do sujeito, no âmbito das políticas públicas de Socioeducação, pode contribuir com este processo.
id URGS_81a59b05643c56f62007f8cff6e8c0c8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219200
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Von Porster, Fernanda da SilvaGurski, Rose2021-03-23T04:22:49Z2020http://hdl.handle.net/10183/219200001123741Este trabalho de mestrado surge a partir de uma pesquisa que retoma uma experiência de estágio no ano de 2017, com adolescentes que cumpriam medida de Liberdade Assistida no Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviço à Comunidade, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do município de Lajeado - RS. Durante o período citado, surgiram questões que diziam respeito à forma como os adolescentes cumpriam suas medidas e eram acompanhados pelos técnicos do Serviço. Ao questionar-se: há condições de um espaço de fala do sujeito na execução da Liberdade Assistida? E, também, como se dá a responsabilização do adolescente na execução dessa medida? Buscou-se tensionar essas questões com conceitos da psicanálise, utilizando o ensaio flânerie como ferramenta metodológica, retomando os registros dos atendimentos dos adolescentes acompanhados pela pesquisadora e as avaliações escritas por eles. Tais questões foram discutidas nesta pesquisa visando tensionar a medida de Liberdade Assistida e a possibilidade de escuta do sujeito adolescente durante sua execução. A proposta é, a partir da experiência supracitada, refletir sobre as condições de construção da responsabilização subjetiva destes jovens a partir da responsabilização jurídica, temáticas caras e necessárias à socioeducação. Trata-se, ainda, de pensar como a construção de um espaço de escuta psicanalítica do sujeito, no âmbito das políticas públicas de Socioeducação, pode contribuir com este processo.This master's work arises from a research that resumes an internship experience in the year 2017, with adolescents who comply with the Assisted Freedom measure in the Social Protection Service for Adolescents in Compliance with the Socio Educational Measure of Assisted Freedom and Service Delivery to Community, at the Specialized Reference Center for Social Assistance (CREAS) in the municipality of Lajeado - RS. During the aforementioned period, questions arose regarding the way the adolescents fulfilled their measures and were followed up by the Service technicians. When asked: are there conditions for a subject's speech space in the execution of Assisted Freedom? And also, how does the adolescent take responsibility for the execution of this measure? We tried to tension these issues with concepts of psychoanalysis, using the flânerie essay as a methodological tool, resuming the records of the adolescents' attendance accompanied by the researcher and as written evaluations by them. These issues were discussed in this research, tensioning the Assisted Freedom measure and the possibility of listening to the adolescent during its execution. The proposal is, based on the aforementioned experience, to reflect on the conditions for building young people's accountability from legal accountability, expensive themes and required for socio-education. It is also a matter of thinking about how the construction of a space for psychoanalytic listening to the subject, within the scope of public socio-educational policies, can contribute to this process.application/pdfporLiberdade assistidaMedida socioeducativaAdolescenteEscuta psicanalíticaPsicanálisePsychoanalysisSocio-educationAccountabilityOpen media socio-educational measuresAssisted freedomSobre a escuta do sujeito em liberdade assistida : reflexões acerca da psicanálise e das medidas socioeducativas de meio abertoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e CulturaPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001123741.pdf.txt001123741.pdf.txtExtracted Texttext/plain169060http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219200/2/001123741.pdf.txt0ef08a4c317b161bf42d11d3a6e18957MD52ORIGINAL001123741.pdfTexto completoapplication/pdf872899http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219200/1/001123741.pdf23635415f05024eeed4b5ba37b5b2ffbMD5110183/2192002023-03-10 03:35:57.353oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219200Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-03-10T06:35:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sobre a escuta do sujeito em liberdade assistida : reflexões acerca da psicanálise e das medidas socioeducativas de meio aberto
title Sobre a escuta do sujeito em liberdade assistida : reflexões acerca da psicanálise e das medidas socioeducativas de meio aberto
spellingShingle Sobre a escuta do sujeito em liberdade assistida : reflexões acerca da psicanálise e das medidas socioeducativas de meio aberto
Von Porster, Fernanda da Silva
Liberdade assistida
Medida socioeducativa
Adolescente
Escuta psicanalítica
Psicanálise
Psychoanalysis
Socio-education
Accountability
Open media socio-educational measures
Assisted freedom
title_short Sobre a escuta do sujeito em liberdade assistida : reflexões acerca da psicanálise e das medidas socioeducativas de meio aberto
title_full Sobre a escuta do sujeito em liberdade assistida : reflexões acerca da psicanálise e das medidas socioeducativas de meio aberto
title_fullStr Sobre a escuta do sujeito em liberdade assistida : reflexões acerca da psicanálise e das medidas socioeducativas de meio aberto
title_full_unstemmed Sobre a escuta do sujeito em liberdade assistida : reflexões acerca da psicanálise e das medidas socioeducativas de meio aberto
title_sort Sobre a escuta do sujeito em liberdade assistida : reflexões acerca da psicanálise e das medidas socioeducativas de meio aberto
author Von Porster, Fernanda da Silva
author_facet Von Porster, Fernanda da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Von Porster, Fernanda da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gurski, Rose
contributor_str_mv Gurski, Rose
dc.subject.por.fl_str_mv Liberdade assistida
Medida socioeducativa
Adolescente
Escuta psicanalítica
Psicanálise
topic Liberdade assistida
Medida socioeducativa
Adolescente
Escuta psicanalítica
Psicanálise
Psychoanalysis
Socio-education
Accountability
Open media socio-educational measures
Assisted freedom
dc.subject.eng.fl_str_mv Psychoanalysis
Socio-education
Accountability
Open media socio-educational measures
Assisted freedom
description Este trabalho de mestrado surge a partir de uma pesquisa que retoma uma experiência de estágio no ano de 2017, com adolescentes que cumpriam medida de Liberdade Assistida no Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviço à Comunidade, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do município de Lajeado - RS. Durante o período citado, surgiram questões que diziam respeito à forma como os adolescentes cumpriam suas medidas e eram acompanhados pelos técnicos do Serviço. Ao questionar-se: há condições de um espaço de fala do sujeito na execução da Liberdade Assistida? E, também, como se dá a responsabilização do adolescente na execução dessa medida? Buscou-se tensionar essas questões com conceitos da psicanálise, utilizando o ensaio flânerie como ferramenta metodológica, retomando os registros dos atendimentos dos adolescentes acompanhados pela pesquisadora e as avaliações escritas por eles. Tais questões foram discutidas nesta pesquisa visando tensionar a medida de Liberdade Assistida e a possibilidade de escuta do sujeito adolescente durante sua execução. A proposta é, a partir da experiência supracitada, refletir sobre as condições de construção da responsabilização subjetiva destes jovens a partir da responsabilização jurídica, temáticas caras e necessárias à socioeducação. Trata-se, ainda, de pensar como a construção de um espaço de escuta psicanalítica do sujeito, no âmbito das políticas públicas de Socioeducação, pode contribuir com este processo.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-23T04:22:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/219200
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001123741
url http://hdl.handle.net/10183/219200
identifier_str_mv 001123741
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219200/2/001123741.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219200/1/001123741.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0ef08a4c317b161bf42d11d3a6e18957
23635415f05024eeed4b5ba37b5b2ffb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085548044320768