Nado adaptado : uma possibilidade de atendimento a partir da perspectiva educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/69869 |
Resumo: | Com o intuito de ampliar as reflexões acerca das possibilidades dos processos de desenvolvimento e aprendizagem de alunos com deficiência incluídos na rede municipal de ensino de Gravataí, parto do pressuposto de que o trabalho realizado fora do ambiente escolar pode se constituir a partir de uma perspectiva educacional. Com base na minha experiência profissional e de recortes de cenas produzidas no Projeto Nado Adaptado. Proponho-me a descrever e a analisar os elementos educativos presentes neste projeto. Este estudo foi conduzido por meio da pesquisa qualitativa do tipo autobiográfica, partindo da minha experiência de pesquisadora, de sua história, formação e atuação profissional para ressignificá-las. Apoiando-me na teoria sóciohistórica descrita por Vygotsky, foi possível identificar a presença de conceitos, tais como mediação, compensação, desenvolvimento e aprendizagem, internalização, zonas de desenvolvimentos real, proximal e potencial e interações sociais. No que se refere à organização geral do trabalho, mereceram destaque as cenas descritas e analisadas, demonstrando elementos educacionais que caracterizam o serviço realizado no contexto aquático. O caráter educacional e as relações estabelecidas entre o Projeto Nado Adaptado, a Secretaria Municipal de Educação e as escolas fortalecem a compreensão de que esse atendimento fora do ambiente escolar pode contribuir para o processo de inclusão escolar de alunos com deficiência. |
id |
UFRGS-2_c22b34280c6d3e8d1ebe9c318139bf4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69869 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Soares, Fabíola Maia LuzBridi, Fabiane Romano de Souza2013-03-29T01:44:30Z2012http://hdl.handle.net/10183/69869000875137Com o intuito de ampliar as reflexões acerca das possibilidades dos processos de desenvolvimento e aprendizagem de alunos com deficiência incluídos na rede municipal de ensino de Gravataí, parto do pressuposto de que o trabalho realizado fora do ambiente escolar pode se constituir a partir de uma perspectiva educacional. Com base na minha experiência profissional e de recortes de cenas produzidas no Projeto Nado Adaptado. Proponho-me a descrever e a analisar os elementos educativos presentes neste projeto. Este estudo foi conduzido por meio da pesquisa qualitativa do tipo autobiográfica, partindo da minha experiência de pesquisadora, de sua história, formação e atuação profissional para ressignificá-las. Apoiando-me na teoria sóciohistórica descrita por Vygotsky, foi possível identificar a presença de conceitos, tais como mediação, compensação, desenvolvimento e aprendizagem, internalização, zonas de desenvolvimentos real, proximal e potencial e interações sociais. No que se refere à organização geral do trabalho, mereceram destaque as cenas descritas e analisadas, demonstrando elementos educacionais que caracterizam o serviço realizado no contexto aquático. O caráter educacional e as relações estabelecidas entre o Projeto Nado Adaptado, a Secretaria Municipal de Educação e as escolas fortalecem a compreensão de que esse atendimento fora do ambiente escolar pode contribuir para o processo de inclusão escolar de alunos com deficiência.application/pdfporInclusão escolarAlunoDeficienteNado adaptado : uma possibilidade de atendimento a partir da perspectiva educacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de especialização educação especial: processos inclusivosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000875137.pdf000875137.pdfTexto completoapplication/pdf187666http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69869/1/000875137.pdf06748c7014457e3ba1dea2404e8275a9MD51TEXT000875137.pdf.txt000875137.pdf.txtExtracted Texttext/plain97529http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69869/2/000875137.pdf.txtd9d4cbbc8e3588bc2b4274e0529d2113MD52THUMBNAIL000875137.pdf.jpg000875137.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1121http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69869/3/000875137.pdf.jpgf0c182298f2497b47913373621cb4fb0MD5310183/698692018-10-15 08:05:36.261oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69869Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:05:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Nado adaptado : uma possibilidade de atendimento a partir da perspectiva educacional |
title |
Nado adaptado : uma possibilidade de atendimento a partir da perspectiva educacional |
spellingShingle |
Nado adaptado : uma possibilidade de atendimento a partir da perspectiva educacional Soares, Fabíola Maia Luz Inclusão escolar Aluno Deficiente |
title_short |
Nado adaptado : uma possibilidade de atendimento a partir da perspectiva educacional |
title_full |
Nado adaptado : uma possibilidade de atendimento a partir da perspectiva educacional |
title_fullStr |
Nado adaptado : uma possibilidade de atendimento a partir da perspectiva educacional |
title_full_unstemmed |
Nado adaptado : uma possibilidade de atendimento a partir da perspectiva educacional |
title_sort |
Nado adaptado : uma possibilidade de atendimento a partir da perspectiva educacional |
author |
Soares, Fabíola Maia Luz |
author_facet |
Soares, Fabíola Maia Luz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Fabíola Maia Luz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bridi, Fabiane Romano de Souza |
contributor_str_mv |
Bridi, Fabiane Romano de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão escolar Aluno Deficiente |
topic |
Inclusão escolar Aluno Deficiente |
description |
Com o intuito de ampliar as reflexões acerca das possibilidades dos processos de desenvolvimento e aprendizagem de alunos com deficiência incluídos na rede municipal de ensino de Gravataí, parto do pressuposto de que o trabalho realizado fora do ambiente escolar pode se constituir a partir de uma perspectiva educacional. Com base na minha experiência profissional e de recortes de cenas produzidas no Projeto Nado Adaptado. Proponho-me a descrever e a analisar os elementos educativos presentes neste projeto. Este estudo foi conduzido por meio da pesquisa qualitativa do tipo autobiográfica, partindo da minha experiência de pesquisadora, de sua história, formação e atuação profissional para ressignificá-las. Apoiando-me na teoria sóciohistórica descrita por Vygotsky, foi possível identificar a presença de conceitos, tais como mediação, compensação, desenvolvimento e aprendizagem, internalização, zonas de desenvolvimentos real, proximal e potencial e interações sociais. No que se refere à organização geral do trabalho, mereceram destaque as cenas descritas e analisadas, demonstrando elementos educacionais que caracterizam o serviço realizado no contexto aquático. O caráter educacional e as relações estabelecidas entre o Projeto Nado Adaptado, a Secretaria Municipal de Educação e as escolas fortalecem a compreensão de que esse atendimento fora do ambiente escolar pode contribuir para o processo de inclusão escolar de alunos com deficiência. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-03-29T01:44:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/69869 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000875137 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/69869 |
identifier_str_mv |
000875137 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69869/1/000875137.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69869/2/000875137.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69869/3/000875137.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
06748c7014457e3ba1dea2404e8275a9 d9d4cbbc8e3588bc2b4274e0529d2113 f0c182298f2497b47913373621cb4fb0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447102797381632 |