Educação, patrimônio cultural e relações étnico-raciais : possibilidades para a decolonização dos saberes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/159737 |
Resumo: | O texto articula a temática da educação das relações étnico-raciais com as abordagens das histórias e culturas indígenas, africanas e afro-brasileiras, analisando os usos de espaços de memória, monumentos, arquivos, museus e memoriais, problematizados a partir da capacidade ou não de proporcionarem visibilidade e positividade para negros e indígenas. Tem por base a perspectiva do pensamento decolonial (QUIJANO, 2005; MIGNOLO, 2003; WALSH, 2013). Aponta possibilidades de decolonização dos saberes em ações educativas vinculadas ao patrimônio cultural. Conecta-se com as experimentações de ensino, pesquisa e extensão das autoras, docentes responsáveis pela formação inicial e continuada, através do curso de História/UFRGS. |
id |
UFRGS-2_c22bc1e64cc90ec377783c6570c4b6d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159737 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gil, Carmem Zeli de VargasMeinerz, Carla Beatriz2017-06-20T02:32:05Z20170103-7706http://hdl.handle.net/10183/159737001020951O texto articula a temática da educação das relações étnico-raciais com as abordagens das histórias e culturas indígenas, africanas e afro-brasileiras, analisando os usos de espaços de memória, monumentos, arquivos, museus e memoriais, problematizados a partir da capacidade ou não de proporcionarem visibilidade e positividade para negros e indígenas. Tem por base a perspectiva do pensamento decolonial (QUIJANO, 2005; MIGNOLO, 2003; WALSH, 2013). Aponta possibilidades de decolonização dos saberes em ações educativas vinculadas ao patrimônio cultural. Conecta-se com as experimentações de ensino, pesquisa e extensão das autoras, docentes responsáveis pela formação inicial e continuada, através do curso de História/UFRGS.This paper articulates the theme of education of ethnic-racial relations with the approaches of the stories and indigenous cultures, African and african-Brazilian, analyzing memory space uses, monuments, archives, museums and memorials, problematized from the ability or not to provide visibility and positive for blacks and Indians. This thematic linking is based on the perspective of decolonial thought (QUIJANO, 2005; MIGNOLO, 2003; WALSH, 2013). Indicates to decolonization possibilities of knowledge in educational activities related to cultural heritage. Connects with educational experimentation, research and extension of the authors, teachers responsible for initial and continuing education, through the course of History/UFRGS.application/pdfporHorizontes (Bragança Paulista). Bragança Paulista, SP. Vol. 35, n. 1 ( jan./abr. 2017), p. 19-34Patrimônio culturalEtniaRaçaEducationCultural heritageEthnic-racial relationsDecolonizationKnowledgeEducação, patrimônio cultural e relações étnico-raciais : possibilidades para a decolonização dos saberesEducation, cultural heritage and ethnic-racial relations : possibilities for decolonisation of knowledgeinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001020951.pdf001020951.pdfTexto completoapplication/pdf367085http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159737/1/001020951.pdfa50dc90945ae64c04298d390883e0ad7MD51TEXT001020951.pdf.txt001020951.pdf.txtExtracted Texttext/plain72962http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159737/2/001020951.pdf.txtbb1d49460824f89131153241e158cf39MD52THUMBNAIL001020951.pdf.jpg001020951.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2090http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159737/3/001020951.pdf.jpg3a336cee3114bb1df8bc974f561fc3dcMD5310183/1597372018-10-25 09:00:51.975oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159737Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-25T12:00:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação, patrimônio cultural e relações étnico-raciais : possibilidades para a decolonização dos saberes |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Education, cultural heritage and ethnic-racial relations : possibilities for decolonisation of knowledge |
title |
Educação, patrimônio cultural e relações étnico-raciais : possibilidades para a decolonização dos saberes |
spellingShingle |
Educação, patrimônio cultural e relações étnico-raciais : possibilidades para a decolonização dos saberes Gil, Carmem Zeli de Vargas Patrimônio cultural Etnia Raça Education Cultural heritage Ethnic-racial relations Decolonization Knowledge |
title_short |
Educação, patrimônio cultural e relações étnico-raciais : possibilidades para a decolonização dos saberes |
title_full |
Educação, patrimônio cultural e relações étnico-raciais : possibilidades para a decolonização dos saberes |
title_fullStr |
Educação, patrimônio cultural e relações étnico-raciais : possibilidades para a decolonização dos saberes |
title_full_unstemmed |
Educação, patrimônio cultural e relações étnico-raciais : possibilidades para a decolonização dos saberes |
title_sort |
Educação, patrimônio cultural e relações étnico-raciais : possibilidades para a decolonização dos saberes |
author |
Gil, Carmem Zeli de Vargas |
author_facet |
Gil, Carmem Zeli de Vargas Meinerz, Carla Beatriz |
author_role |
author |
author2 |
Meinerz, Carla Beatriz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gil, Carmem Zeli de Vargas Meinerz, Carla Beatriz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Patrimônio cultural Etnia Raça |
topic |
Patrimônio cultural Etnia Raça Education Cultural heritage Ethnic-racial relations Decolonization Knowledge |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education Cultural heritage Ethnic-racial relations Decolonization Knowledge |
description |
O texto articula a temática da educação das relações étnico-raciais com as abordagens das histórias e culturas indígenas, africanas e afro-brasileiras, analisando os usos de espaços de memória, monumentos, arquivos, museus e memoriais, problematizados a partir da capacidade ou não de proporcionarem visibilidade e positividade para negros e indígenas. Tem por base a perspectiva do pensamento decolonial (QUIJANO, 2005; MIGNOLO, 2003; WALSH, 2013). Aponta possibilidades de decolonização dos saberes em ações educativas vinculadas ao patrimônio cultural. Conecta-se com as experimentações de ensino, pesquisa e extensão das autoras, docentes responsáveis pela formação inicial e continuada, através do curso de História/UFRGS. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-06-20T02:32:05Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/159737 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0103-7706 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001020951 |
identifier_str_mv |
0103-7706 001020951 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/159737 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Horizontes (Bragança Paulista). Bragança Paulista, SP. Vol. 35, n. 1 ( jan./abr. 2017), p. 19-34 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159737/1/001020951.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159737/2/001020951.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159737/3/001020951.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a50dc90945ae64c04298d390883e0ad7 bb1d49460824f89131153241e158cf39 3a336cee3114bb1df8bc974f561fc3dc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1824427278715584512 |