Educação, patrimônio cultural e relações étnico-raciais : possibilidades para a decolonização dos saberes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Carmem Zeli de Vargas
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Meinerz, Carla Beatriz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/159737
Resumo: O texto articula a temática da educação das relações étnico-raciais com as abordagens das histórias e culturas indígenas, africanas e afro-brasileiras, analisando os usos de espaços de memória, monumentos, arquivos, museus e memoriais, problematizados a partir da capacidade ou não de proporcionarem visibilidade e positividade para negros e indígenas. Tem por base a perspectiva do pensamento decolonial (QUIJANO, 2005; MIGNOLO, 2003; WALSH, 2013). Aponta possibilidades de decolonização dos saberes em ações educativas vinculadas ao patrimônio cultural. Conecta-se com as experimentações de ensino, pesquisa e extensão das autoras, docentes responsáveis pela formação inicial e continuada, através do curso de História/UFRGS.
id UFRGS-2_c22bc1e64cc90ec377783c6570c4b6d2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159737
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gil, Carmem Zeli de VargasMeinerz, Carla Beatriz2017-06-20T02:32:05Z20170103-7706http://hdl.handle.net/10183/159737001020951O texto articula a temática da educação das relações étnico-raciais com as abordagens das histórias e culturas indígenas, africanas e afro-brasileiras, analisando os usos de espaços de memória, monumentos, arquivos, museus e memoriais, problematizados a partir da capacidade ou não de proporcionarem visibilidade e positividade para negros e indígenas. Tem por base a perspectiva do pensamento decolonial (QUIJANO, 2005; MIGNOLO, 2003; WALSH, 2013). Aponta possibilidades de decolonização dos saberes em ações educativas vinculadas ao patrimônio cultural. Conecta-se com as experimentações de ensino, pesquisa e extensão das autoras, docentes responsáveis pela formação inicial e continuada, através do curso de História/UFRGS.This paper articulates the theme of education of ethnic-racial relations with the approaches of the stories and indigenous cultures, African and african-Brazilian, analyzing memory space uses, monuments, archives, museums and memorials, problematized from the ability or not to provide visibility and positive for blacks and Indians. This thematic linking is based on the perspective of decolonial thought (QUIJANO, 2005; MIGNOLO, 2003; WALSH, 2013). Indicates to decolonization possibilities of knowledge in educational activities related to cultural heritage. Connects with educational experimentation, research and extension of the authors, teachers responsible for initial and continuing education, through the course of History/UFRGS.application/pdfporHorizontes (Bragança Paulista). Bragança Paulista, SP. Vol. 35, n. 1 ( jan./abr. 2017), p. 19-34Patrimônio culturalEtniaRaçaEducationCultural heritageEthnic-racial relationsDecolonizationKnowledgeEducação, patrimônio cultural e relações étnico-raciais : possibilidades para a decolonização dos saberesEducation, cultural heritage and ethnic-racial relations : possibilities for decolonisation of knowledgeinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001020951.pdf001020951.pdfTexto completoapplication/pdf367085http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159737/1/001020951.pdfa50dc90945ae64c04298d390883e0ad7MD51TEXT001020951.pdf.txt001020951.pdf.txtExtracted Texttext/plain72962http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159737/2/001020951.pdf.txtbb1d49460824f89131153241e158cf39MD52THUMBNAIL001020951.pdf.jpg001020951.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2090http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159737/3/001020951.pdf.jpg3a336cee3114bb1df8bc974f561fc3dcMD5310183/1597372018-10-25 09:00:51.975oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159737Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:00:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação, patrimônio cultural e relações étnico-raciais : possibilidades para a decolonização dos saberes
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Education, cultural heritage and ethnic-racial relations : possibilities for decolonisation of knowledge
title Educação, patrimônio cultural e relações étnico-raciais : possibilidades para a decolonização dos saberes
spellingShingle Educação, patrimônio cultural e relações étnico-raciais : possibilidades para a decolonização dos saberes
Gil, Carmem Zeli de Vargas
Patrimônio cultural
Etnia
Raça
Education
Cultural heritage
Ethnic-racial relations
Decolonization
Knowledge
title_short Educação, patrimônio cultural e relações étnico-raciais : possibilidades para a decolonização dos saberes
title_full Educação, patrimônio cultural e relações étnico-raciais : possibilidades para a decolonização dos saberes
title_fullStr Educação, patrimônio cultural e relações étnico-raciais : possibilidades para a decolonização dos saberes
title_full_unstemmed Educação, patrimônio cultural e relações étnico-raciais : possibilidades para a decolonização dos saberes
title_sort Educação, patrimônio cultural e relações étnico-raciais : possibilidades para a decolonização dos saberes
author Gil, Carmem Zeli de Vargas
author_facet Gil, Carmem Zeli de Vargas
Meinerz, Carla Beatriz
author_role author
author2 Meinerz, Carla Beatriz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Carmem Zeli de Vargas
Meinerz, Carla Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Patrimônio cultural
Etnia
Raça
topic Patrimônio cultural
Etnia
Raça
Education
Cultural heritage
Ethnic-racial relations
Decolonization
Knowledge
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Cultural heritage
Ethnic-racial relations
Decolonization
Knowledge
description O texto articula a temática da educação das relações étnico-raciais com as abordagens das histórias e culturas indígenas, africanas e afro-brasileiras, analisando os usos de espaços de memória, monumentos, arquivos, museus e memoriais, problematizados a partir da capacidade ou não de proporcionarem visibilidade e positividade para negros e indígenas. Tem por base a perspectiva do pensamento decolonial (QUIJANO, 2005; MIGNOLO, 2003; WALSH, 2013). Aponta possibilidades de decolonização dos saberes em ações educativas vinculadas ao patrimônio cultural. Conecta-se com as experimentações de ensino, pesquisa e extensão das autoras, docentes responsáveis pela formação inicial e continuada, através do curso de História/UFRGS.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-20T02:32:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/159737
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-7706
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001020951
identifier_str_mv 0103-7706
001020951
url http://hdl.handle.net/10183/159737
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Horizontes (Bragança Paulista). Bragança Paulista, SP. Vol. 35, n. 1 ( jan./abr. 2017), p. 19-34
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159737/1/001020951.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159737/2/001020951.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159737/3/001020951.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a50dc90945ae64c04298d390883e0ad7
bb1d49460824f89131153241e158cf39
3a336cee3114bb1df8bc974f561fc3dc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224918762782720