Observar e relacionar conhecimentos na educação básica : criando estratégias para o ensino remoto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Maiara Lenine Bakalarczyk
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/257030
Resumo: A pesquisa teve como objetivo investigar a capacidade interpretativa de experimentos por meio da análise de imagens, estimulando a observação de conceitos físicos/químicos/ecológicos e relacionando-os com seu próprio cotidiano. A escolha por imagens surge da realidade atual em que metade dos estudantes permanece no ensino remoto e tem baixa adesão às propostas de atividades experimentais. A abordagem metodológica é quali-quantitativa, utilizando um questionário que foi aplicado em estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública do município de Santo Antônio das Missões-RS. Os estudantes foram orientados a trabalhar com a observação, levantamento de hipóteses e interpretação de um experimento de ciências sobre transpiração por meio de imagens, em uma tentativa de aproximá-los da sua relação com outros conceitos científicos para desafiá-los a pensar/criar algum experimento. Foi possível perceber que a observação dos resultados do experimento, mesmo que por fotos, contribuíram no entendimento do fenômeno ocorrido, sendo uma opção a utilização de imagens quando a realização de experimentos for comprometida. Boa parcela dos estudantes conseguiu relacionar o fenômeno da transpiração com outros, ainda que, uma parte deles não tenha conseguido explicar como estariam presentes em seu cotidiano. Entretanto, a expressiva maioria das estudantes não conseguiu ou tentou propor algum outro experimento a partir das relações feitas.
id UFRGS-2_c22d6109fdc741e84f7a0e01eddd3069
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257030
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Corrêa, Maiara Lenine BakalarczykCorção, GertrudesOliveira, Ana Paula Santellano de2023-04-13T03:24:51Z2021http://hdl.handle.net/10183/257030001165270A pesquisa teve como objetivo investigar a capacidade interpretativa de experimentos por meio da análise de imagens, estimulando a observação de conceitos físicos/químicos/ecológicos e relacionando-os com seu próprio cotidiano. A escolha por imagens surge da realidade atual em que metade dos estudantes permanece no ensino remoto e tem baixa adesão às propostas de atividades experimentais. A abordagem metodológica é quali-quantitativa, utilizando um questionário que foi aplicado em estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública do município de Santo Antônio das Missões-RS. Os estudantes foram orientados a trabalhar com a observação, levantamento de hipóteses e interpretação de um experimento de ciências sobre transpiração por meio de imagens, em uma tentativa de aproximá-los da sua relação com outros conceitos científicos para desafiá-los a pensar/criar algum experimento. Foi possível perceber que a observação dos resultados do experimento, mesmo que por fotos, contribuíram no entendimento do fenômeno ocorrido, sendo uma opção a utilização de imagens quando a realização de experimentos for comprometida. Boa parcela dos estudantes conseguiu relacionar o fenômeno da transpiração com outros, ainda que, uma parte deles não tenha conseguido explicar como estariam presentes em seu cotidiano. Entretanto, a expressiva maioria das estudantes não conseguiu ou tentou propor algum outro experimento a partir das relações feitas.The research aimed to investigate the interpretive capacity of experiments through the image analysis, encouraging the observation of physical/chemical/ecological concepts and relating them to their own daily life. The choice for images arises from the reality that half of the students remain in remote education and have low adherence to experimental activities proposals. The methodological approach is quali-quantitative, using a questionnaire that was applied to students in the 9th grade of public elementary school in the municipality of Santo Antônio das Missões-RS. Students were guided to work with observation, raising hypotheses and interpreting an experiment through images, in an attempt to bring them closer to their relationship with other scientific concepts to challenge them to think/create an experiment. It was possible to notice that the observation of the results of the experiment, even if by photos, have contributed to the understanding of the phenomenon that occurred Therefore, to use images when the performance of experiments is compromised is a good option. A fair number of students were able to relate the phenomenon of sweating to others, although a part of them was unable to explain how they would be present in their daily lives. However, most of the students could not neither tried to propose an experiment based on the relationships made.application/pdfporEnsino de ciênciasEducação a distânciaExperimentaçãoScience teachingInvestigative activitiesEnvironmentRemote teachingObservar e relacionar conhecimentos na educação básica : criando estratégias para o ensino remotoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePorto Alegre, BR-RS2021especializaçãoCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001165270.pdf.txt001165270.pdf.txtExtracted Texttext/plain40905http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257030/2/001165270.pdf.txtc9256701f7c461b259a6cc0861a66bf1MD52ORIGINAL001165270.pdfTexto completoapplication/pdf1213607http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257030/1/001165270.pdf60c1fe4a68a418943731cc3a8c7720d1MD5110183/2570302023-08-03 03:32:36.874233oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257030Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-03T06:32:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Observar e relacionar conhecimentos na educação básica : criando estratégias para o ensino remoto
title Observar e relacionar conhecimentos na educação básica : criando estratégias para o ensino remoto
spellingShingle Observar e relacionar conhecimentos na educação básica : criando estratégias para o ensino remoto
Corrêa, Maiara Lenine Bakalarczyk
Ensino de ciências
Educação a distância
Experimentação
Science teaching
Investigative activities
Environment
Remote teaching
title_short Observar e relacionar conhecimentos na educação básica : criando estratégias para o ensino remoto
title_full Observar e relacionar conhecimentos na educação básica : criando estratégias para o ensino remoto
title_fullStr Observar e relacionar conhecimentos na educação básica : criando estratégias para o ensino remoto
title_full_unstemmed Observar e relacionar conhecimentos na educação básica : criando estratégias para o ensino remoto
title_sort Observar e relacionar conhecimentos na educação básica : criando estratégias para o ensino remoto
author Corrêa, Maiara Lenine Bakalarczyk
author_facet Corrêa, Maiara Lenine Bakalarczyk
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Maiara Lenine Bakalarczyk
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Corção, Gertrudes
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Oliveira, Ana Paula Santellano de
contributor_str_mv Corção, Gertrudes
Oliveira, Ana Paula Santellano de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Educação a distância
Experimentação
topic Ensino de ciências
Educação a distância
Experimentação
Science teaching
Investigative activities
Environment
Remote teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Science teaching
Investigative activities
Environment
Remote teaching
description A pesquisa teve como objetivo investigar a capacidade interpretativa de experimentos por meio da análise de imagens, estimulando a observação de conceitos físicos/químicos/ecológicos e relacionando-os com seu próprio cotidiano. A escolha por imagens surge da realidade atual em que metade dos estudantes permanece no ensino remoto e tem baixa adesão às propostas de atividades experimentais. A abordagem metodológica é quali-quantitativa, utilizando um questionário que foi aplicado em estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública do município de Santo Antônio das Missões-RS. Os estudantes foram orientados a trabalhar com a observação, levantamento de hipóteses e interpretação de um experimento de ciências sobre transpiração por meio de imagens, em uma tentativa de aproximá-los da sua relação com outros conceitos científicos para desafiá-los a pensar/criar algum experimento. Foi possível perceber que a observação dos resultados do experimento, mesmo que por fotos, contribuíram no entendimento do fenômeno ocorrido, sendo uma opção a utilização de imagens quando a realização de experimentos for comprometida. Boa parcela dos estudantes conseguiu relacionar o fenômeno da transpiração com outros, ainda que, uma parte deles não tenha conseguido explicar como estariam presentes em seu cotidiano. Entretanto, a expressiva maioria das estudantes não conseguiu ou tentou propor algum outro experimento a partir das relações feitas.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-13T03:24:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/257030
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001165270
url http://hdl.handle.net/10183/257030
identifier_str_mv 001165270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257030/2/001165270.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257030/1/001165270.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c9256701f7c461b259a6cc0861a66bf1
60c1fe4a68a418943731cc3a8c7720d1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224657580326912