Relações entre educação e trabalho na educação de jovens e adultos : estudo de caso sobre a Percepção dos estudantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/32043 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão diz respeito a uma pesquisa que busca fazer a relação entre educação e trabalho utilizando estes como conceitos chave, com Frigotto, Arroyo, Gentili, Franco e Enguita como principais referenciais teóricos, não tendo por equivalência formação e emprego. Foi realizado um estudo de caso, na perspectiva de Robert Yin, junto ao um grupo de estudantes da Educação de Jovens e Adultos, para analisar as percepções deles sobre essas relações, e resultou como elemento disparador minha grande preocupação com o sentido da prática pedagógica e dos conteúdos curriculares exigidos nas escolas. Buscou compreender como na Educação de Jovens e Adultos a proposta de ensino pode fazer sentido na vida dos estudantes e, consequentemente, na formação da nossa sociedade. Pois ao entender a percepção que o estudante da Educação de Jovens e Adultos tem da educação e de que maneira a experiência escolar é ou não capaz de promover mudanças sociais individuais ou coletivas se compreende o lugar do pedagogo. |
id |
UFRGS-2_c2ac6dfae22ca0d4619982c7c4eea3e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32043 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Peixoto, Caroline MaurmannAlbuquerque, Paulo Peixoto de2011-09-27T01:17:07Z2011http://hdl.handle.net/10183/32043000786660Este trabalho de conclusão diz respeito a uma pesquisa que busca fazer a relação entre educação e trabalho utilizando estes como conceitos chave, com Frigotto, Arroyo, Gentili, Franco e Enguita como principais referenciais teóricos, não tendo por equivalência formação e emprego. Foi realizado um estudo de caso, na perspectiva de Robert Yin, junto ao um grupo de estudantes da Educação de Jovens e Adultos, para analisar as percepções deles sobre essas relações, e resultou como elemento disparador minha grande preocupação com o sentido da prática pedagógica e dos conteúdos curriculares exigidos nas escolas. Buscou compreender como na Educação de Jovens e Adultos a proposta de ensino pode fazer sentido na vida dos estudantes e, consequentemente, na formação da nossa sociedade. Pois ao entender a percepção que o estudante da Educação de Jovens e Adultos tem da educação e de que maneira a experiência escolar é ou não capaz de promover mudanças sociais individuais ou coletivas se compreende o lugar do pedagogo.application/pdfporEducação de jovens e adultosTrabalhoRepresentação socialRelações entre educação e trabalho na educação de jovens e adultos : estudo de caso sobre a Percepção dos estudantesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000786660.pdf.txt000786660.pdf.txtExtracted Texttext/plain97577http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32043/2/000786660.pdf.txt475748a012b22bea3b4be9c2a7ccbcb1MD52ORIGINAL000786660.pdf000786660.pdfTexto completoapplication/pdf681796http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32043/1/000786660.pdf054a42d812e1b3d9e182d1a4b438355cMD51THUMBNAIL000786660.pdf.jpg000786660.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1095http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32043/3/000786660.pdf.jpg0f45b9afe48c744df9a132efcd743ba7MD5310183/320432022-06-12 04:40:03.011886oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32043Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-12T07:40:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Relações entre educação e trabalho na educação de jovens e adultos : estudo de caso sobre a Percepção dos estudantes |
title |
Relações entre educação e trabalho na educação de jovens e adultos : estudo de caso sobre a Percepção dos estudantes |
spellingShingle |
Relações entre educação e trabalho na educação de jovens e adultos : estudo de caso sobre a Percepção dos estudantes Peixoto, Caroline Maurmann Educação de jovens e adultos Trabalho Representação social |
title_short |
Relações entre educação e trabalho na educação de jovens e adultos : estudo de caso sobre a Percepção dos estudantes |
title_full |
Relações entre educação e trabalho na educação de jovens e adultos : estudo de caso sobre a Percepção dos estudantes |
title_fullStr |
Relações entre educação e trabalho na educação de jovens e adultos : estudo de caso sobre a Percepção dos estudantes |
title_full_unstemmed |
Relações entre educação e trabalho na educação de jovens e adultos : estudo de caso sobre a Percepção dos estudantes |
title_sort |
Relações entre educação e trabalho na educação de jovens e adultos : estudo de caso sobre a Percepção dos estudantes |
author |
Peixoto, Caroline Maurmann |
author_facet |
Peixoto, Caroline Maurmann |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peixoto, Caroline Maurmann |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Albuquerque, Paulo Peixoto de |
contributor_str_mv |
Albuquerque, Paulo Peixoto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Trabalho Representação social |
topic |
Educação de jovens e adultos Trabalho Representação social |
description |
Este trabalho de conclusão diz respeito a uma pesquisa que busca fazer a relação entre educação e trabalho utilizando estes como conceitos chave, com Frigotto, Arroyo, Gentili, Franco e Enguita como principais referenciais teóricos, não tendo por equivalência formação e emprego. Foi realizado um estudo de caso, na perspectiva de Robert Yin, junto ao um grupo de estudantes da Educação de Jovens e Adultos, para analisar as percepções deles sobre essas relações, e resultou como elemento disparador minha grande preocupação com o sentido da prática pedagógica e dos conteúdos curriculares exigidos nas escolas. Buscou compreender como na Educação de Jovens e Adultos a proposta de ensino pode fazer sentido na vida dos estudantes e, consequentemente, na formação da nossa sociedade. Pois ao entender a percepção que o estudante da Educação de Jovens e Adultos tem da educação e de que maneira a experiência escolar é ou não capaz de promover mudanças sociais individuais ou coletivas se compreende o lugar do pedagogo. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-27T01:17:07Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/32043 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000786660 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/32043 |
identifier_str_mv |
000786660 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32043/2/000786660.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32043/1/000786660.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32043/3/000786660.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
475748a012b22bea3b4be9c2a7ccbcb1 054a42d812e1b3d9e182d1a4b438355c 0f45b9afe48c744df9a132efcd743ba7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447063154917376 |