Relações entre educação e trabalho na educação de jovens e adultos : estudo de caso sobre a Percepção dos estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto, Caroline Maurmann
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/32043
Resumo: Este trabalho de conclusão diz respeito a uma pesquisa que busca fazer a relação entre educação e trabalho utilizando estes como conceitos chave, com Frigotto, Arroyo, Gentili, Franco e Enguita como principais referenciais teóricos, não tendo por equivalência formação e emprego. Foi realizado um estudo de caso, na perspectiva de Robert Yin, junto ao um grupo de estudantes da Educação de Jovens e Adultos, para analisar as percepções deles sobre essas relações, e resultou como elemento disparador minha grande preocupação com o sentido da prática pedagógica e dos conteúdos curriculares exigidos nas escolas. Buscou compreender como na Educação de Jovens e Adultos a proposta de ensino pode fazer sentido na vida dos estudantes e, consequentemente, na formação da nossa sociedade. Pois ao entender a percepção que o estudante da Educação de Jovens e Adultos tem da educação e de que maneira a experiência escolar é ou não capaz de promover mudanças sociais individuais ou coletivas se compreende o lugar do pedagogo.
id UFRGS-2_c2ac6dfae22ca0d4619982c7c4eea3e3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32043
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Peixoto, Caroline MaurmannAlbuquerque, Paulo Peixoto de2011-09-27T01:17:07Z2011http://hdl.handle.net/10183/32043000786660Este trabalho de conclusão diz respeito a uma pesquisa que busca fazer a relação entre educação e trabalho utilizando estes como conceitos chave, com Frigotto, Arroyo, Gentili, Franco e Enguita como principais referenciais teóricos, não tendo por equivalência formação e emprego. Foi realizado um estudo de caso, na perspectiva de Robert Yin, junto ao um grupo de estudantes da Educação de Jovens e Adultos, para analisar as percepções deles sobre essas relações, e resultou como elemento disparador minha grande preocupação com o sentido da prática pedagógica e dos conteúdos curriculares exigidos nas escolas. Buscou compreender como na Educação de Jovens e Adultos a proposta de ensino pode fazer sentido na vida dos estudantes e, consequentemente, na formação da nossa sociedade. Pois ao entender a percepção que o estudante da Educação de Jovens e Adultos tem da educação e de que maneira a experiência escolar é ou não capaz de promover mudanças sociais individuais ou coletivas se compreende o lugar do pedagogo.application/pdfporEducação de jovens e adultosTrabalhoRepresentação socialRelações entre educação e trabalho na educação de jovens e adultos : estudo de caso sobre a Percepção dos estudantesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000786660.pdf.txt000786660.pdf.txtExtracted Texttext/plain97577http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32043/2/000786660.pdf.txt475748a012b22bea3b4be9c2a7ccbcb1MD52ORIGINAL000786660.pdf000786660.pdfTexto completoapplication/pdf681796http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32043/1/000786660.pdf054a42d812e1b3d9e182d1a4b438355cMD51THUMBNAIL000786660.pdf.jpg000786660.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1095http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32043/3/000786660.pdf.jpg0f45b9afe48c744df9a132efcd743ba7MD5310183/320432022-06-12 04:40:03.011886oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32043Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-12T07:40:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relações entre educação e trabalho na educação de jovens e adultos : estudo de caso sobre a Percepção dos estudantes
title Relações entre educação e trabalho na educação de jovens e adultos : estudo de caso sobre a Percepção dos estudantes
spellingShingle Relações entre educação e trabalho na educação de jovens e adultos : estudo de caso sobre a Percepção dos estudantes
Peixoto, Caroline Maurmann
Educação de jovens e adultos
Trabalho
Representação social
title_short Relações entre educação e trabalho na educação de jovens e adultos : estudo de caso sobre a Percepção dos estudantes
title_full Relações entre educação e trabalho na educação de jovens e adultos : estudo de caso sobre a Percepção dos estudantes
title_fullStr Relações entre educação e trabalho na educação de jovens e adultos : estudo de caso sobre a Percepção dos estudantes
title_full_unstemmed Relações entre educação e trabalho na educação de jovens e adultos : estudo de caso sobre a Percepção dos estudantes
title_sort Relações entre educação e trabalho na educação de jovens e adultos : estudo de caso sobre a Percepção dos estudantes
author Peixoto, Caroline Maurmann
author_facet Peixoto, Caroline Maurmann
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixoto, Caroline Maurmann
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Albuquerque, Paulo Peixoto de
contributor_str_mv Albuquerque, Paulo Peixoto de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Trabalho
Representação social
topic Educação de jovens e adultos
Trabalho
Representação social
description Este trabalho de conclusão diz respeito a uma pesquisa que busca fazer a relação entre educação e trabalho utilizando estes como conceitos chave, com Frigotto, Arroyo, Gentili, Franco e Enguita como principais referenciais teóricos, não tendo por equivalência formação e emprego. Foi realizado um estudo de caso, na perspectiva de Robert Yin, junto ao um grupo de estudantes da Educação de Jovens e Adultos, para analisar as percepções deles sobre essas relações, e resultou como elemento disparador minha grande preocupação com o sentido da prática pedagógica e dos conteúdos curriculares exigidos nas escolas. Buscou compreender como na Educação de Jovens e Adultos a proposta de ensino pode fazer sentido na vida dos estudantes e, consequentemente, na formação da nossa sociedade. Pois ao entender a percepção que o estudante da Educação de Jovens e Adultos tem da educação e de que maneira a experiência escolar é ou não capaz de promover mudanças sociais individuais ou coletivas se compreende o lugar do pedagogo.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-27T01:17:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/32043
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000786660
url http://hdl.handle.net/10183/32043
identifier_str_mv 000786660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32043/2/000786660.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32043/1/000786660.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32043/3/000786660.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 475748a012b22bea3b4be9c2a7ccbcb1
054a42d812e1b3d9e182d1a4b438355c
0f45b9afe48c744df9a132efcd743ba7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447063154917376