Educação Matemática: Um Estudo em Ambiente de Educação de Pessoas Jovens e Adultas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202988 |
Resumo: | Nos dias atuais é essencial uma Educação de Jovens e Adultos que propicie ao sujeito condições de entender e transformar a sociedade em que ele está inserido. O objetivo deste artigo é trazer algumas contribuições para o ensino de matemática em turmas de EJA. A partir de um trabalho interdisciplinar entre a Matemática e a Física numa ótica de vivências experimentais, apresentam-se discussões sobre a questão das representações semióticas como meio articulador do processo de ensino e de aprendizagem. O foco do artigo está em discutir como os alunos compreendem e significam as representações de um objeto matemático assim como apresentar algumas alternativas para este ensino. |
id |
UFSC_b5b8d0df20a451d4d3299b45568dcd58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/202988 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Educação Matemática: Um Estudo em Ambiente de Educação de Pessoas Jovens e AdultasEducação de Jovens e AdultosEnsino de Matemática e FísicaAtividade ExperimentalRepresentação Semiótica e InterdisciplinaridadeNos dias atuais é essencial uma Educação de Jovens e Adultos que propicie ao sujeito condições de entender e transformar a sociedade em que ele está inserido. O objetivo deste artigo é trazer algumas contribuições para o ensino de matemática em turmas de EJA. A partir de um trabalho interdisciplinar entre a Matemática e a Física numa ótica de vivências experimentais, apresentam-se discussões sobre a questão das representações semióticas como meio articulador do processo de ensino e de aprendizagem. O foco do artigo está em discutir como os alunos compreendem e significam as representações de um objeto matemático assim como apresentar algumas alternativas para este ensino.2019-12-14T12:03:16Z2019-12-14T12:03:16Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202988Ramos, Elenita Ellete de LimaFlores, Cláudia Reginaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-14T12:03:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202988Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-14T12:03:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Matemática: Um Estudo em Ambiente de Educação de Pessoas Jovens e Adultas |
title |
Educação Matemática: Um Estudo em Ambiente de Educação de Pessoas Jovens e Adultas |
spellingShingle |
Educação Matemática: Um Estudo em Ambiente de Educação de Pessoas Jovens e Adultas Ramos, Elenita Ellete de Lima Educação de Jovens e Adultos Ensino de Matemática e Física Atividade Experimental Representação Semiótica e Interdisciplinaridade |
title_short |
Educação Matemática: Um Estudo em Ambiente de Educação de Pessoas Jovens e Adultas |
title_full |
Educação Matemática: Um Estudo em Ambiente de Educação de Pessoas Jovens e Adultas |
title_fullStr |
Educação Matemática: Um Estudo em Ambiente de Educação de Pessoas Jovens e Adultas |
title_full_unstemmed |
Educação Matemática: Um Estudo em Ambiente de Educação de Pessoas Jovens e Adultas |
title_sort |
Educação Matemática: Um Estudo em Ambiente de Educação de Pessoas Jovens e Adultas |
author |
Ramos, Elenita Ellete de Lima |
author_facet |
Ramos, Elenita Ellete de Lima Flores, Cláudia Regina |
author_role |
author |
author2 |
Flores, Cláudia Regina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Elenita Ellete de Lima Flores, Cláudia Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos Ensino de Matemática e Física Atividade Experimental Representação Semiótica e Interdisciplinaridade |
topic |
Educação de Jovens e Adultos Ensino de Matemática e Física Atividade Experimental Representação Semiótica e Interdisciplinaridade |
description |
Nos dias atuais é essencial uma Educação de Jovens e Adultos que propicie ao sujeito condições de entender e transformar a sociedade em que ele está inserido. O objetivo deste artigo é trazer algumas contribuições para o ensino de matemática em turmas de EJA. A partir de um trabalho interdisciplinar entre a Matemática e a Física numa ótica de vivências experimentais, apresentam-se discussões sobre a questão das representações semióticas como meio articulador do processo de ensino e de aprendizagem. O foco do artigo está em discutir como os alunos compreendem e significam as representações de um objeto matemático assim como apresentar algumas alternativas para este ensino. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2019-12-14T12:03:16Z 2019-12-14T12:03:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202988 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202988 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652344355717120 |