Utilização de materiais alternativos nas aulas de educação física: exercitando a criatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assumpção, Claudio de Oliveira
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Arruda, Débora Paes de, Souza, Thiago Mattos Frota de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62346
Resumo: Physical education has the body and the movement as study object, being responsibility of the physical education classes in schools to embrace all the forms of the so called corporal culture, including in its contents the games, sports, dances, gymnastics and martial arts. The teacher is responsible for the mediator role in the knowledge construction, creating the spaces, providing materials and participating of the activities. Children develop themselves through recreation, and the bigger the opportunities to manipulate different objects and to develop different activities are the greater will be the motor repertoire of the child. In this sense, our objective was to elucidate the important role of the inclusion of recreational activities and toys as tools for children’s learning process. We conclude that the games and toys are important tools in children's learning and the use of alternative materials in physical education classes can be an interesting strategy to work the ludic, creativity and self-esteem of students.
id UFC-7_6e0dbf5ef99f42ac174eb1d754ed3fd9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/62346
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Utilização de materiais alternativos nas aulas de educação física: exercitando a criatividadeEducação física escolarCriatividadeMateriais alternativosPhysical education in schoolCreativityAlternative materialsPhysical education has the body and the movement as study object, being responsibility of the physical education classes in schools to embrace all the forms of the so called corporal culture, including in its contents the games, sports, dances, gymnastics and martial arts. The teacher is responsible for the mediator role in the knowledge construction, creating the spaces, providing materials and participating of the activities. Children develop themselves through recreation, and the bigger the opportunities to manipulate different objects and to develop different activities are the greater will be the motor repertoire of the child. In this sense, our objective was to elucidate the important role of the inclusion of recreational activities and toys as tools for children’s learning process. We conclude that the games and toys are important tools in children's learning and the use of alternative materials in physical education classes can be an interesting strategy to work the ludic, creativity and self-esteem of students.A educação física tem como objeto de estudo o corpo e o movimento, sendo responsabilidade da educação física escolar abranger todas as formas da chamada cultura corporal, incluindo nos seus conteúdos os jogos, esportes, danças, ginásticas e lutas. O professor é o responsável pela mediação da construção do conhecimento, criando os espaços, disponibilizando materiais e participando das brincadeiras. A criança se desenvolve através do brincar, sendo que quanto maior são as oportunidades de manipular diferentes objetos e desenvolver diferentes atividades, maior será o repertório motor da criança. Neste sentido, nosso objetivo foi elucidar o importante papel da inclusão das brincadeiras e dos brinquedos como instrumentos para o aprendizado das crianças. Conclui-se que brincadeiras, bem como, brinquedos são importantes instrumentos no aprendizado das crianças e a utilização de materiais alternativos nas aulas de educação física pode ser uma estratégia interessante para trabalhar o lúdico, a criatividade e a auto-estima dos alunos.Anuário da Produção Acadêmica Docente2021-11-22T20:23:57Z2021-11-22T20:23:57Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfASSUMPÇÃO, Cláudio de Oliveira; ARRUDA, Débora Paes de; SOUZA, Thiago Mattos Frota de. Utilização de materiais alternativos nas aulas de educação física: exercitando a criatividade. Anuário da Produção Acadêmica Docente, Valinhos, v. 3, n. 4, p. 271-279, 2009.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62346Assumpção, Claudio de OliveiraArruda, Débora Paes deSouza, Thiago Mattos Frota deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-22T20:26:07Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/62346Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2021-11-22T20:26:07Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de materiais alternativos nas aulas de educação física: exercitando a criatividade
title Utilização de materiais alternativos nas aulas de educação física: exercitando a criatividade
spellingShingle Utilização de materiais alternativos nas aulas de educação física: exercitando a criatividade
Assumpção, Claudio de Oliveira
Educação física escolar
Criatividade
Materiais alternativos
Physical education in school
Creativity
Alternative materials
title_short Utilização de materiais alternativos nas aulas de educação física: exercitando a criatividade
title_full Utilização de materiais alternativos nas aulas de educação física: exercitando a criatividade
title_fullStr Utilização de materiais alternativos nas aulas de educação física: exercitando a criatividade
title_full_unstemmed Utilização de materiais alternativos nas aulas de educação física: exercitando a criatividade
title_sort Utilização de materiais alternativos nas aulas de educação física: exercitando a criatividade
author Assumpção, Claudio de Oliveira
author_facet Assumpção, Claudio de Oliveira
Arruda, Débora Paes de
Souza, Thiago Mattos Frota de
author_role author
author2 Arruda, Débora Paes de
Souza, Thiago Mattos Frota de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assumpção, Claudio de Oliveira
Arruda, Débora Paes de
Souza, Thiago Mattos Frota de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Criatividade
Materiais alternativos
Physical education in school
Creativity
Alternative materials
topic Educação física escolar
Criatividade
Materiais alternativos
Physical education in school
Creativity
Alternative materials
description Physical education has the body and the movement as study object, being responsibility of the physical education classes in schools to embrace all the forms of the so called corporal culture, including in its contents the games, sports, dances, gymnastics and martial arts. The teacher is responsible for the mediator role in the knowledge construction, creating the spaces, providing materials and participating of the activities. Children develop themselves through recreation, and the bigger the opportunities to manipulate different objects and to develop different activities are the greater will be the motor repertoire of the child. In this sense, our objective was to elucidate the important role of the inclusion of recreational activities and toys as tools for children’s learning process. We conclude that the games and toys are important tools in children's learning and the use of alternative materials in physical education classes can be an interesting strategy to work the ludic, creativity and self-esteem of students.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2021-11-22T20:23:57Z
2021-11-22T20:23:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ASSUMPÇÃO, Cláudio de Oliveira; ARRUDA, Débora Paes de; SOUZA, Thiago Mattos Frota de. Utilização de materiais alternativos nas aulas de educação física: exercitando a criatividade. Anuário da Produção Acadêmica Docente, Valinhos, v. 3, n. 4, p. 271-279, 2009.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62346
identifier_str_mv ASSUMPÇÃO, Cláudio de Oliveira; ARRUDA, Débora Paes de; SOUZA, Thiago Mattos Frota de. Utilização de materiais alternativos nas aulas de educação física: exercitando a criatividade. Anuário da Produção Acadêmica Docente, Valinhos, v. 3, n. 4, p. 271-279, 2009.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62346
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Anuário da Produção Acadêmica Docente
publisher.none.fl_str_mv Anuário da Produção Acadêmica Docente
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935789671317504