Bilingualism and numerical cognition
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/215310 |
Resumo: | O presente estudo visou investigar a relação entre bilinguismo e cognição numérica, mais especificamente, a maneira como pessoas bilíngues (português-inglês) resolvem problemas matemáticos simples quando eles são apresentados de diferentes maneiras (dígitos, inglês e português) e se o histórico de linguagem exerce algum efeito nesse comportamento. Os principais resultados deste estudo sugerem que os bilíngues são mais rápidos na resolução de problemas matemáticos apresentados em dígito, e mais precisos ao resolver problemas apresentados em forma escrita na língua em que aprenderam aritmética básica. Por fim, a experiência de língua dos participantes não teve significância quanto à acurácia e o tempo de resposta dos mesmos. |
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Santos, Carina da SilvaFinger, Ingrid2020-11-20T04:15:45Z20201415-2533http://hdl.handle.net/10183/215310001118379O presente estudo visou investigar a relação entre bilinguismo e cognição numérica, mais especificamente, a maneira como pessoas bilíngues (português-inglês) resolvem problemas matemáticos simples quando eles são apresentados de diferentes maneiras (dígitos, inglês e português) e se o histórico de linguagem exerce algum efeito nesse comportamento. Os principais resultados deste estudo sugerem que os bilíngues são mais rápidos na resolução de problemas matemáticos apresentados em dígito, e mais precisos ao resolver problemas apresentados em forma escrita na língua em que aprenderam aritmética básica. Por fim, a experiência de língua dos participantes não teve significância quanto à acurácia e o tempo de resposta dos mesmos.The present study aimed to investigate the relationship between bilingualism and numerical cognition, more specifically, the way English-Portuguese bilinguals solve simple mathematical problems when these are presented in different formats (digits, English, and Portuguese) and whether their language history background has any effect on such behavior. The main results suggest that bilinguals are faster and more accurate in solving mathematical problems presented in digit format and in solving those problems presented in the written format when the language of the stimuli was the one in which they learned basic arithmetic. Also, the participants’ language background experience did not have any significance in their task performance.application/pdfengVeredas : revista de estudos lingüísticos. Juiz de Fora, MG. Vol. 24, n. 1 (2020), p. 340-360BilingüismoCogniçãoLíngua portuguesaLíngua inglesaNúmeroBilingualismNumerical cognitionArithmeticLanguage history backgroundBilingualism and numerical cognitionBilinguismo e cognição numérica info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001118379.pdf.txt001118379.pdf.txtExtracted Texttext/plain57555http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215310/2/001118379.pdf.txt14614fd54f348a6278b818713bc8ac0eMD52ORIGINAL001118379.pdfTexto completo (inglês)application/pdf747101http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215310/1/001118379.pdf8a8c52101383427b655b6f8f26f461a5MD5110183/2153102023-08-24 03:35:20.591225oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215310Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-24T06:35:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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O presente estudo visou investigar a relação entre bilinguismo e cognição numérica, mais especificamente, a maneira como pessoas bilíngues (português-inglês) resolvem problemas matemáticos simples quando eles são apresentados de diferentes maneiras (dígitos, inglês e português) e se o histórico de linguagem exerce algum efeito nesse comportamento. Os principais resultados deste estudo sugerem que os bilíngues são mais rápidos na resolução de problemas matemáticos apresentados em dígito, e mais precisos ao resolver problemas apresentados em forma escrita na língua em que aprenderam aritmética básica. Por fim, a experiência de língua dos participantes não teve significância quanto à acurácia e o tempo de resposta dos mesmos. |
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