Bilingualism and numerical cognition

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Carina da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Finger, Ingrid
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/215310
Resumo: O presente estudo visou investigar a relação entre bilinguismo e cognição numérica, mais especificamente, a maneira como pessoas bilíngues (português-inglês) resolvem problemas matemáticos simples quando eles são apresentados de diferentes maneiras (dígitos, inglês e português) e se o histórico de linguagem exerce algum efeito nesse comportamento. Os principais resultados deste estudo sugerem que os bilíngues são mais rápidos na resolução de problemas matemáticos apresentados em dígito, e mais precisos ao resolver problemas apresentados em forma escrita na língua em que aprenderam aritmética básica. Por fim, a experiência de língua dos participantes não teve significância quanto à acurácia e o tempo de resposta dos mesmos.
id UFRGS-2_c35aa6df6bb567221aa161b2af414a9d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215310
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Carina da SilvaFinger, Ingrid2020-11-20T04:15:45Z20201415-2533http://hdl.handle.net/10183/215310001118379O presente estudo visou investigar a relação entre bilinguismo e cognição numérica, mais especificamente, a maneira como pessoas bilíngues (português-inglês) resolvem problemas matemáticos simples quando eles são apresentados de diferentes maneiras (dígitos, inglês e português) e se o histórico de linguagem exerce algum efeito nesse comportamento. Os principais resultados deste estudo sugerem que os bilíngues são mais rápidos na resolução de problemas matemáticos apresentados em dígito, e mais precisos ao resolver problemas apresentados em forma escrita na língua em que aprenderam aritmética básica. Por fim, a experiência de língua dos participantes não teve significância quanto à acurácia e o tempo de resposta dos mesmos.The present study aimed to investigate the relationship between bilingualism and numerical cognition, more specifically, the way English-Portuguese bilinguals solve simple mathematical problems when these are presented in different formats (digits, English, and Portuguese) and whether their language history background has any effect on such behavior. The main results suggest that bilinguals are faster and more accurate in solving mathematical problems presented in digit format and in solving those problems presented in the written format when the language of the stimuli was the one in which they learned basic arithmetic. Also, the participants’ language background experience did not have any significance in their task performance.application/pdfengVeredas : revista de estudos lingüísticos. Juiz de Fora, MG. Vol. 24, n. 1 (2020), p. 340-360BilingüismoCogniçãoLíngua portuguesaLíngua inglesaNúmeroBilingualismNumerical cognitionArithmeticLanguage history backgroundBilingualism and numerical cognitionBilinguismo e cognição numérica info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001118379.pdf.txt001118379.pdf.txtExtracted Texttext/plain57555http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215310/2/001118379.pdf.txt14614fd54f348a6278b818713bc8ac0eMD52ORIGINAL001118379.pdfTexto completo (inglês)application/pdf747101http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215310/1/001118379.pdf8a8c52101383427b655b6f8f26f461a5MD5110183/2153102023-08-24 03:35:20.591225oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215310Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-24T06:35:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Bilingualism and numerical cognition
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv Bilinguismo e cognição numérica
title Bilingualism and numerical cognition
spellingShingle Bilingualism and numerical cognition
Santos, Carina da Silva
Bilingüismo
Cognição
Língua portuguesa
Língua inglesa
Número
Bilingualism
Numerical cognition
Arithmetic
Language history background
title_short Bilingualism and numerical cognition
title_full Bilingualism and numerical cognition
title_fullStr Bilingualism and numerical cognition
title_full_unstemmed Bilingualism and numerical cognition
title_sort Bilingualism and numerical cognition
author Santos, Carina da Silva
author_facet Santos, Carina da Silva
Finger, Ingrid
author_role author
author2 Finger, Ingrid
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Carina da Silva
Finger, Ingrid
dc.subject.por.fl_str_mv Bilingüismo
Cognição
Língua portuguesa
Língua inglesa
Número
topic Bilingüismo
Cognição
Língua portuguesa
Língua inglesa
Número
Bilingualism
Numerical cognition
Arithmetic
Language history background
dc.subject.eng.fl_str_mv Bilingualism
Numerical cognition
Arithmetic
Language history background
description O presente estudo visou investigar a relação entre bilinguismo e cognição numérica, mais especificamente, a maneira como pessoas bilíngues (português-inglês) resolvem problemas matemáticos simples quando eles são apresentados de diferentes maneiras (dígitos, inglês e português) e se o histórico de linguagem exerce algum efeito nesse comportamento. Os principais resultados deste estudo sugerem que os bilíngues são mais rápidos na resolução de problemas matemáticos apresentados em dígito, e mais precisos ao resolver problemas apresentados em forma escrita na língua em que aprenderam aritmética básica. Por fim, a experiência de língua dos participantes não teve significância quanto à acurácia e o tempo de resposta dos mesmos.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-20T04:15:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/215310
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1415-2533
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001118379
identifier_str_mv 1415-2533
001118379
url http://hdl.handle.net/10183/215310
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Veredas : revista de estudos lingüísticos. Juiz de Fora, MG. Vol. 24, n. 1 (2020), p. 340-360
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215310/2/001118379.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215310/1/001118379.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 14614fd54f348a6278b818713bc8ac0e
8a8c52101383427b655b6f8f26f461a5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225002023911424