Bilhetes escolares : intermediando aprendizagens
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/55620 |
Resumo: | Este trabalho foi desenvolvido para a conclusão do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Apresenta como foco de análise bilhetes escolares que crianças de um quarto ano do Ensino Fundamental, de uma escola estadual de Porto Alegre, escreveram para sua professora de forma espontânea, durante o período do estágio curricular docente. Tem como objetivo analisar se a troca de bilhetes favoreceu o desenvolvimento e a aprendizagem da escrita e da leitura do gênero bilhete, do uso de diferentes recursos gramaticais, da expressão e da comunicação, da qualificação da escrita ortográfica. Ou seja, buscou-se examinar se a escrita espontânea funciona como um facilitador no processo de ensino-aprendizagem em linguagem. O aporte metodológico utilizado foi a abordagem qualitativa da pesquisa documental. As análises desenvolvidas, a partir de autores como Kaufman e Rodríguez, Drey e Silveira, Geraldi, Dalla Zen e outros, possibilitaram a observância nos textos infantis das marcas de aprendizagens efetivadas, como domínio do gênero bilhete, recursos e hipóteses de linguagem utilizadas e capacidade de comunicação e expressão através da escrita, bem como o desenvolvimento de um ambiente mais afetivo no grupo. |
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