Princípio da cardinalidade : relações com questões familiares e escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Évelin Fulginiti de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Schmidt, Lucas Bogdanov, Nunes, Sula Cristina Teixeira, Corso, Luciana Vellinho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/265742
Resumo: Este estudo tem como objetivo verificar associações entre o princípio da cardinalidade e a escolaridade familiar, a renda familiar e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A amostra contou com alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental, de três escolas públicas de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. A análise dos dados foi realizada por meio do teste exato de Fisher que visou verificar a independência entre a construção da cardinalidade e as variáveis de escolaridade, renda e Ideb. Como resultados, evidenciou-se que a construção da cardinalidade não pode ser bem explicada pelo nível de renda, nem de escolaridade parental. Entretanto, com relação ao Ideb, identificou-se um alto número de sujeitos com o princípio construído, independentemente da renda e da escolaridade familiar. Dessa forma, conclui-se que a escola é um relevante espaço de desenvolvimento de aprendizagens para crianças de diferentes contextos familiares, reforçando seu papel essencial nesse processo.
id UFRGS-2_c3fe2d4909814ce8f61923ada53185ea
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265742
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Assis, Évelin Fulginiti deSchmidt, Lucas BogdanovNunes, Sula Cristina TeixeiraCorso, Luciana Vellinho2023-10-06T03:42:22Z20231516-7313http://hdl.handle.net/10183/265742001177029Este estudo tem como objetivo verificar associações entre o princípio da cardinalidade e a escolaridade familiar, a renda familiar e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A amostra contou com alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental, de três escolas públicas de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. A análise dos dados foi realizada por meio do teste exato de Fisher que visou verificar a independência entre a construção da cardinalidade e as variáveis de escolaridade, renda e Ideb. Como resultados, evidenciou-se que a construção da cardinalidade não pode ser bem explicada pelo nível de renda, nem de escolaridade parental. Entretanto, com relação ao Ideb, identificou-se um alto número de sujeitos com o princípio construído, independentemente da renda e da escolaridade familiar. Dessa forma, conclui-se que a escola é um relevante espaço de desenvolvimento de aprendizagens para crianças de diferentes contextos familiares, reforçando seu papel essencial nesse processo.This study aims to verify associations between the cardinality principle and family levels of schooling, household income levels, and the Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb, in Brazil). The participants were students in their first year of elementary school at three public schools in Porto Alegre, Rio Grande do Sul state. The data were analyzed through Fisher’s exact test to verify the independence among cardinality construction and the variables of schooling level, income level, and Ideb. The findings show that the construction of the cardinality principle cannot be explained well by household income or schooling levels. However, regarding Ideb, many individuals have been identified who demonstrated knowledge of the principle regardless of income level and schooling level. Therefore, it may be concluded that the school is a relevant space for the development of learning among children of different backgrounds, which thus reinforces its essential role in this process.application/pdfporCiência & educação. Bauru, SP. Vol. 29 (2023), p. 1-13Ensino fundamentalAprendizagemCardinalityHousehold income levelFamily schooling levelPrincípio da cardinalidade : relações com questões familiares e escolaresThe cardinality principle : relationships with family and school aspectsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001177029.pdf.txt001177029.pdf.txtExtracted Texttext/plain43985http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265742/2/001177029.pdf.txt94d947e27555d39c6dcd9a530ec7159eMD52ORIGINAL001177029.pdfTexto completoapplication/pdf263288http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265742/1/001177029.pdf9087d22665729a404199f7850aae482fMD5110183/2657422023-10-07 03:44:56.736589oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265742Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-07T06:44:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Princípio da cardinalidade : relações com questões familiares e escolares
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The cardinality principle : relationships with family and school aspects
title Princípio da cardinalidade : relações com questões familiares e escolares
spellingShingle Princípio da cardinalidade : relações com questões familiares e escolares
Assis, Évelin Fulginiti de
Ensino fundamental
Aprendizagem
Cardinality
Household income level
Family schooling level
title_short Princípio da cardinalidade : relações com questões familiares e escolares
title_full Princípio da cardinalidade : relações com questões familiares e escolares
title_fullStr Princípio da cardinalidade : relações com questões familiares e escolares
title_full_unstemmed Princípio da cardinalidade : relações com questões familiares e escolares
title_sort Princípio da cardinalidade : relações com questões familiares e escolares
author Assis, Évelin Fulginiti de
author_facet Assis, Évelin Fulginiti de
Schmidt, Lucas Bogdanov
Nunes, Sula Cristina Teixeira
Corso, Luciana Vellinho
author_role author
author2 Schmidt, Lucas Bogdanov
Nunes, Sula Cristina Teixeira
Corso, Luciana Vellinho
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Évelin Fulginiti de
Schmidt, Lucas Bogdanov
Nunes, Sula Cristina Teixeira
Corso, Luciana Vellinho
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Aprendizagem
topic Ensino fundamental
Aprendizagem
Cardinality
Household income level
Family schooling level
dc.subject.eng.fl_str_mv Cardinality
Household income level
Family schooling level
description Este estudo tem como objetivo verificar associações entre o princípio da cardinalidade e a escolaridade familiar, a renda familiar e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A amostra contou com alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental, de três escolas públicas de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. A análise dos dados foi realizada por meio do teste exato de Fisher que visou verificar a independência entre a construção da cardinalidade e as variáveis de escolaridade, renda e Ideb. Como resultados, evidenciou-se que a construção da cardinalidade não pode ser bem explicada pelo nível de renda, nem de escolaridade parental. Entretanto, com relação ao Ideb, identificou-se um alto número de sujeitos com o princípio construído, independentemente da renda e da escolaridade familiar. Dessa forma, conclui-se que a escola é um relevante espaço de desenvolvimento de aprendizagens para crianças de diferentes contextos familiares, reforçando seu papel essencial nesse processo.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-06T03:42:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/265742
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1516-7313
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001177029
identifier_str_mv 1516-7313
001177029
url http://hdl.handle.net/10183/265742
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ciência & educação. Bauru, SP. Vol. 29 (2023), p. 1-13
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265742/2/001177029.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265742/1/001177029.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 94d947e27555d39c6dcd9a530ec7159e
9087d22665729a404199f7850aae482f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447841188872192