A formação de professores para os desafios do uso das TIC´S

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trevisan, Idalina Ines
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133913
Resumo: Este estudo traz a temática das dificuldades e limites encontrados pelos docentes no processo de formação para prática docente abordando questões referentes à formação continuada, a atualização profissional e suas influências na educação frente às novas tecnologias da informação. Trata-se de uma pesquisa com professores que se justifica a abordagem deste tema, visto a necessidade de capacitação do professor para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Pensar a formação do educador incumbe em fornecer fundamentação teórica quanto à prática pedagógica, desenvolvimento de habilidades e conhecimentos necessários a uma ação segura por parte desses profissionais para dar conta da sua função social.
id UFRGS-2_c4017266dbc2a6705e76f244057f80b9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133913
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Trevisan, Idalina InesFlores, Maria Lucia Pozzatti2016-03-17T02:06:01Z2015http://hdl.handle.net/10183/133913000980978Este estudo traz a temática das dificuldades e limites encontrados pelos docentes no processo de formação para prática docente abordando questões referentes à formação continuada, a atualização profissional e suas influências na educação frente às novas tecnologias da informação. Trata-se de uma pesquisa com professores que se justifica a abordagem deste tema, visto a necessidade de capacitação do professor para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Pensar a formação do educador incumbe em fornecer fundamentação teórica quanto à prática pedagógica, desenvolvimento de habilidades e conhecimentos necessários a uma ação segura por parte desses profissionais para dar conta da sua função social.This study brings the issue of the difficulties and limitations encountered by teachers in the educational process for teaching practice addressing issues relating to continuing training, professional development and their influence on the education front new information technologies. This is a literature review that justifies the approach to the issue, since the need for teacher training to improve the quality of Brazilian education. Think the teacher education lies in providing theoretical reasoning on pedagogical practice, development of skills and knowledge necessary for the safe action of these professionals to deal with its social function.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)ProfessorPrática pedagógicaEducação continuadaTeacherContinuing educationQuality in educationInformationA formação de professores para os desafios do uso das TIC´Sinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPasso Fundo, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000980978.pdf000980978.pdfTexto completoapplication/pdf591616http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133913/1/000980978.pdf3f221657540af4215997de6c19f241c8MD51TEXT000980978.pdf.txt000980978.pdf.txtExtracted Texttext/plain88520http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133913/2/000980978.pdf.txte9c7a1ad6ba22deb91e5eabc0a42e4ebMD52THUMBNAIL000980978.pdf.jpg000980978.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1076http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133913/3/000980978.pdf.jpgf4d812bb817bf5744ef1b7b55d407c4aMD5310183/1339132018-10-29 07:44:21.256oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133913Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:44:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A formação de professores para os desafios do uso das TIC´S
title A formação de professores para os desafios do uso das TIC´S
spellingShingle A formação de professores para os desafios do uso das TIC´S
Trevisan, Idalina Ines
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Professor
Prática pedagógica
Educação continuada
Teacher
Continuing education
Quality in education
Information
title_short A formação de professores para os desafios do uso das TIC´S
title_full A formação de professores para os desafios do uso das TIC´S
title_fullStr A formação de professores para os desafios do uso das TIC´S
title_full_unstemmed A formação de professores para os desafios do uso das TIC´S
title_sort A formação de professores para os desafios do uso das TIC´S
author Trevisan, Idalina Ines
author_facet Trevisan, Idalina Ines
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trevisan, Idalina Ines
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Flores, Maria Lucia Pozzatti
contributor_str_mv Flores, Maria Lucia Pozzatti
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Professor
Prática pedagógica
Educação continuada
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Professor
Prática pedagógica
Educação continuada
Teacher
Continuing education
Quality in education
Information
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher
Continuing education
Quality in education
Information
description Este estudo traz a temática das dificuldades e limites encontrados pelos docentes no processo de formação para prática docente abordando questões referentes à formação continuada, a atualização profissional e suas influências na educação frente às novas tecnologias da informação. Trata-se de uma pesquisa com professores que se justifica a abordagem deste tema, visto a necessidade de capacitação do professor para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Pensar a formação do educador incumbe em fornecer fundamentação teórica quanto à prática pedagógica, desenvolvimento de habilidades e conhecimentos necessários a uma ação segura por parte desses profissionais para dar conta da sua função social.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-17T02:06:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133913
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000980978
url http://hdl.handle.net/10183/133913
identifier_str_mv 000980978
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133913/1/000980978.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133913/2/000980978.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133913/3/000980978.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3f221657540af4215997de6c19f241c8
e9c7a1ad6ba22deb91e5eabc0a42e4eb
f4d812bb817bf5744ef1b7b55d407c4a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224500708114432