A formação de professores para os desafios do uso das TIC´S
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133913 |
Resumo: | Este estudo traz a temática das dificuldades e limites encontrados pelos docentes no processo de formação para prática docente abordando questões referentes à formação continuada, a atualização profissional e suas influências na educação frente às novas tecnologias da informação. Trata-se de uma pesquisa com professores que se justifica a abordagem deste tema, visto a necessidade de capacitação do professor para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Pensar a formação do educador incumbe em fornecer fundamentação teórica quanto à prática pedagógica, desenvolvimento de habilidades e conhecimentos necessários a uma ação segura por parte desses profissionais para dar conta da sua função social. |
id |
UFRGS-2_c4017266dbc2a6705e76f244057f80b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133913 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Trevisan, Idalina InesFlores, Maria Lucia Pozzatti2016-03-17T02:06:01Z2015http://hdl.handle.net/10183/133913000980978Este estudo traz a temática das dificuldades e limites encontrados pelos docentes no processo de formação para prática docente abordando questões referentes à formação continuada, a atualização profissional e suas influências na educação frente às novas tecnologias da informação. Trata-se de uma pesquisa com professores que se justifica a abordagem deste tema, visto a necessidade de capacitação do professor para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Pensar a formação do educador incumbe em fornecer fundamentação teórica quanto à prática pedagógica, desenvolvimento de habilidades e conhecimentos necessários a uma ação segura por parte desses profissionais para dar conta da sua função social.This study brings the issue of the difficulties and limitations encountered by teachers in the educational process for teaching practice addressing issues relating to continuing training, professional development and their influence on the education front new information technologies. This is a literature review that justifies the approach to the issue, since the need for teacher training to improve the quality of Brazilian education. Think the teacher education lies in providing theoretical reasoning on pedagogical practice, development of skills and knowledge necessary for the safe action of these professionals to deal with its social function.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)ProfessorPrática pedagógicaEducação continuadaTeacherContinuing educationQuality in educationInformationA formação de professores para os desafios do uso das TIC´Sinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPasso Fundo, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000980978.pdf000980978.pdfTexto completoapplication/pdf591616http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133913/1/000980978.pdf3f221657540af4215997de6c19f241c8MD51TEXT000980978.pdf.txt000980978.pdf.txtExtracted Texttext/plain88520http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133913/2/000980978.pdf.txte9c7a1ad6ba22deb91e5eabc0a42e4ebMD52THUMBNAIL000980978.pdf.jpg000980978.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1076http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133913/3/000980978.pdf.jpgf4d812bb817bf5744ef1b7b55d407c4aMD5310183/1339132018-10-29 07:44:21.256oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133913Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:44:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A formação de professores para os desafios do uso das TIC´S |
title |
A formação de professores para os desafios do uso das TIC´S |
spellingShingle |
A formação de professores para os desafios do uso das TIC´S Trevisan, Idalina Ines Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Professor Prática pedagógica Educação continuada Teacher Continuing education Quality in education Information |
title_short |
A formação de professores para os desafios do uso das TIC´S |
title_full |
A formação de professores para os desafios do uso das TIC´S |
title_fullStr |
A formação de professores para os desafios do uso das TIC´S |
title_full_unstemmed |
A formação de professores para os desafios do uso das TIC´S |
title_sort |
A formação de professores para os desafios do uso das TIC´S |
author |
Trevisan, Idalina Ines |
author_facet |
Trevisan, Idalina Ines |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trevisan, Idalina Ines |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Flores, Maria Lucia Pozzatti |
contributor_str_mv |
Flores, Maria Lucia Pozzatti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Professor Prática pedagógica Educação continuada |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Professor Prática pedagógica Educação continuada Teacher Continuing education Quality in education Information |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teacher Continuing education Quality in education Information |
description |
Este estudo traz a temática das dificuldades e limites encontrados pelos docentes no processo de formação para prática docente abordando questões referentes à formação continuada, a atualização profissional e suas influências na educação frente às novas tecnologias da informação. Trata-se de uma pesquisa com professores que se justifica a abordagem deste tema, visto a necessidade de capacitação do professor para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Pensar a formação do educador incumbe em fornecer fundamentação teórica quanto à prática pedagógica, desenvolvimento de habilidades e conhecimentos necessários a uma ação segura por parte desses profissionais para dar conta da sua função social. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-17T02:06:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/133913 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000980978 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/133913 |
identifier_str_mv |
000980978 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133913/1/000980978.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133913/2/000980978.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133913/3/000980978.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3f221657540af4215997de6c19f241c8 e9c7a1ad6ba22deb91e5eabc0a42e4eb f4d812bb817bf5744ef1b7b55d407c4a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224500708114432 |