A utilização da tecnologia na potencialização da leitura e escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/35731 |
Resumo: | Este trabalho foi realizado a partir de uma atividade prática – estágio curricular - para a conclusão do curso de graduação em Pedagogia – Modalidade à distância (EAD) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O estágio foi realizado com uma turma de 3º ano das séries iniciais do ensino fundamental, entre os meses de abril a junho de 2010. Buscou-se utilizar um recurso tecnológico, o blog, para aprimoração da escrita e leitura, visto que neste ano de alfabetização os alunos ainda estão em processo de construção das mesmas, logo ao comentarem sobre os livros lidos, através de postagens, buscou-se um cuidado por parte dos alunos na elaboração das mesmas. Conforme os autores pesquisados, como Marcuschi, Moresco e Behar, Vygotsky uma das características do blog é a sua interação portanto, procurou-se este recurso com o intuito de estudar e verificar a construção e aprimoramento da escrita, visto que a aprendizagem se faz com a interação com o meio, característica esta essencial para a construção de blogs, e a medida em que os alunos realizavam a leitura, escrevendo seus comentários, criou-se uma rede de interação entre a turma. A utilização do blog nas séries iniciais foi bem aceito pelos alunos os quais demonstraram motivação e interação da realização das postagens, proporcionando um crescimento no desenvolvimento da escrita. |
id |
UFRGS-2_c43e4a2330bb5f4f5f33773214d66b29 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35731 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferreira, Marlene RodriguesMagdalena, Beatriz Corso2011-12-20T01:19:42Z2010http://hdl.handle.net/10183/35731000795211Este trabalho foi realizado a partir de uma atividade prática – estágio curricular - para a conclusão do curso de graduação em Pedagogia – Modalidade à distância (EAD) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O estágio foi realizado com uma turma de 3º ano das séries iniciais do ensino fundamental, entre os meses de abril a junho de 2010. Buscou-se utilizar um recurso tecnológico, o blog, para aprimoração da escrita e leitura, visto que neste ano de alfabetização os alunos ainda estão em processo de construção das mesmas, logo ao comentarem sobre os livros lidos, através de postagens, buscou-se um cuidado por parte dos alunos na elaboração das mesmas. Conforme os autores pesquisados, como Marcuschi, Moresco e Behar, Vygotsky uma das características do blog é a sua interação portanto, procurou-se este recurso com o intuito de estudar e verificar a construção e aprimoramento da escrita, visto que a aprendizagem se faz com a interação com o meio, característica esta essencial para a construção de blogs, e a medida em que os alunos realizavam a leitura, escrevendo seus comentários, criou-se uma rede de interação entre a turma. A utilização do blog nas séries iniciais foi bem aceito pelos alunos os quais demonstraram motivação e interação da realização das postagens, proporcionando um crescimento no desenvolvimento da escrita.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)LeituraEscritaBlogA utilização da tecnologia na potencialização da leitura e escritainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoAlvorada, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000795211.pdf000795211.pdfTexto completoapplication/pdf945945http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35731/1/000795211.pdf36ec8294b299c0469870a4252fdfdd85MD51TEXT000795211.pdf.txt000795211.pdf.txtExtracted Texttext/plain66305http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35731/2/000795211.pdf.txt9692b85f473091c1d18673afbdd84a37MD52THUMBNAIL000795211.pdf.jpg000795211.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1058http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35731/3/000795211.pdf.jpg0337b6da511030f274c9f0691bb16be2MD5310183/357312018-10-09 08:02:08.579oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35731Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:02:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A utilização da tecnologia na potencialização da leitura e escrita |
title |
A utilização da tecnologia na potencialização da leitura e escrita |
spellingShingle |
A utilização da tecnologia na potencialização da leitura e escrita Ferreira, Marlene Rodrigues Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Leitura Escrita Blog |
title_short |
A utilização da tecnologia na potencialização da leitura e escrita |
title_full |
A utilização da tecnologia na potencialização da leitura e escrita |
title_fullStr |
A utilização da tecnologia na potencialização da leitura e escrita |
title_full_unstemmed |
A utilização da tecnologia na potencialização da leitura e escrita |
title_sort |
A utilização da tecnologia na potencialização da leitura e escrita |
author |
Ferreira, Marlene Rodrigues |
author_facet |
Ferreira, Marlene Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Marlene Rodrigues |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Magdalena, Beatriz Corso |
contributor_str_mv |
Magdalena, Beatriz Corso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Leitura Escrita Blog |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Leitura Escrita Blog |
description |
Este trabalho foi realizado a partir de uma atividade prática – estágio curricular - para a conclusão do curso de graduação em Pedagogia – Modalidade à distância (EAD) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O estágio foi realizado com uma turma de 3º ano das séries iniciais do ensino fundamental, entre os meses de abril a junho de 2010. Buscou-se utilizar um recurso tecnológico, o blog, para aprimoração da escrita e leitura, visto que neste ano de alfabetização os alunos ainda estão em processo de construção das mesmas, logo ao comentarem sobre os livros lidos, através de postagens, buscou-se um cuidado por parte dos alunos na elaboração das mesmas. Conforme os autores pesquisados, como Marcuschi, Moresco e Behar, Vygotsky uma das características do blog é a sua interação portanto, procurou-se este recurso com o intuito de estudar e verificar a construção e aprimoramento da escrita, visto que a aprendizagem se faz com a interação com o meio, característica esta essencial para a construção de blogs, e a medida em que os alunos realizavam a leitura, escrevendo seus comentários, criou-se uma rede de interação entre a turma. A utilização do blog nas séries iniciais foi bem aceito pelos alunos os quais demonstraram motivação e interação da realização das postagens, proporcionando um crescimento no desenvolvimento da escrita. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-12-20T01:19:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/35731 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000795211 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/35731 |
identifier_str_mv |
000795211 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35731/1/000795211.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35731/2/000795211.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35731/3/000795211.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
36ec8294b299c0469870a4252fdfdd85 9692b85f473091c1d18673afbdd84a37 0337b6da511030f274c9f0691bb16be2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447069156966400 |