A utilização da tecnologia na potencialização da leitura e escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Marlene Rodrigues
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/35731
Resumo: Este trabalho foi realizado a partir de uma atividade prática – estágio curricular - para a conclusão do curso de graduação em Pedagogia – Modalidade à distância (EAD) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O estágio foi realizado com uma turma de 3º ano das séries iniciais do ensino fundamental, entre os meses de abril a junho de 2010. Buscou-se utilizar um recurso tecnológico, o blog, para aprimoração da escrita e leitura, visto que neste ano de alfabetização os alunos ainda estão em processo de construção das mesmas, logo ao comentarem sobre os livros lidos, através de postagens, buscou-se um cuidado por parte dos alunos na elaboração das mesmas. Conforme os autores pesquisados, como Marcuschi, Moresco e Behar, Vygotsky uma das características do blog é a sua interação portanto, procurou-se este recurso com o intuito de estudar e verificar a construção e aprimoramento da escrita, visto que a aprendizagem se faz com a interação com o meio, característica esta essencial para a construção de blogs, e a medida em que os alunos realizavam a leitura, escrevendo seus comentários, criou-se uma rede de interação entre a turma. A utilização do blog nas séries iniciais foi bem aceito pelos alunos os quais demonstraram motivação e interação da realização das postagens, proporcionando um crescimento no desenvolvimento da escrita.
id UFRGS-2_c43e4a2330bb5f4f5f33773214d66b29
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35731
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ferreira, Marlene RodriguesMagdalena, Beatriz Corso2011-12-20T01:19:42Z2010http://hdl.handle.net/10183/35731000795211Este trabalho foi realizado a partir de uma atividade prática – estágio curricular - para a conclusão do curso de graduação em Pedagogia – Modalidade à distância (EAD) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O estágio foi realizado com uma turma de 3º ano das séries iniciais do ensino fundamental, entre os meses de abril a junho de 2010. Buscou-se utilizar um recurso tecnológico, o blog, para aprimoração da escrita e leitura, visto que neste ano de alfabetização os alunos ainda estão em processo de construção das mesmas, logo ao comentarem sobre os livros lidos, através de postagens, buscou-se um cuidado por parte dos alunos na elaboração das mesmas. Conforme os autores pesquisados, como Marcuschi, Moresco e Behar, Vygotsky uma das características do blog é a sua interação portanto, procurou-se este recurso com o intuito de estudar e verificar a construção e aprimoramento da escrita, visto que a aprendizagem se faz com a interação com o meio, característica esta essencial para a construção de blogs, e a medida em que os alunos realizavam a leitura, escrevendo seus comentários, criou-se uma rede de interação entre a turma. A utilização do blog nas séries iniciais foi bem aceito pelos alunos os quais demonstraram motivação e interação da realização das postagens, proporcionando um crescimento no desenvolvimento da escrita.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)LeituraEscritaBlogA utilização da tecnologia na potencialização da leitura e escritainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoAlvorada, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000795211.pdf000795211.pdfTexto completoapplication/pdf945945http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35731/1/000795211.pdf36ec8294b299c0469870a4252fdfdd85MD51TEXT000795211.pdf.txt000795211.pdf.txtExtracted Texttext/plain66305http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35731/2/000795211.pdf.txt9692b85f473091c1d18673afbdd84a37MD52THUMBNAIL000795211.pdf.jpg000795211.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1058http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35731/3/000795211.pdf.jpg0337b6da511030f274c9f0691bb16be2MD5310183/357312018-10-09 08:02:08.579oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35731Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:02:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A utilização da tecnologia na potencialização da leitura e escrita
title A utilização da tecnologia na potencialização da leitura e escrita
spellingShingle A utilização da tecnologia na potencialização da leitura e escrita
Ferreira, Marlene Rodrigues
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Leitura
Escrita
Blog
title_short A utilização da tecnologia na potencialização da leitura e escrita
title_full A utilização da tecnologia na potencialização da leitura e escrita
title_fullStr A utilização da tecnologia na potencialização da leitura e escrita
title_full_unstemmed A utilização da tecnologia na potencialização da leitura e escrita
title_sort A utilização da tecnologia na potencialização da leitura e escrita
author Ferreira, Marlene Rodrigues
author_facet Ferreira, Marlene Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Marlene Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Magdalena, Beatriz Corso
contributor_str_mv Magdalena, Beatriz Corso
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Leitura
Escrita
Blog
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Leitura
Escrita
Blog
description Este trabalho foi realizado a partir de uma atividade prática – estágio curricular - para a conclusão do curso de graduação em Pedagogia – Modalidade à distância (EAD) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O estágio foi realizado com uma turma de 3º ano das séries iniciais do ensino fundamental, entre os meses de abril a junho de 2010. Buscou-se utilizar um recurso tecnológico, o blog, para aprimoração da escrita e leitura, visto que neste ano de alfabetização os alunos ainda estão em processo de construção das mesmas, logo ao comentarem sobre os livros lidos, através de postagens, buscou-se um cuidado por parte dos alunos na elaboração das mesmas. Conforme os autores pesquisados, como Marcuschi, Moresco e Behar, Vygotsky uma das características do blog é a sua interação portanto, procurou-se este recurso com o intuito de estudar e verificar a construção e aprimoramento da escrita, visto que a aprendizagem se faz com a interação com o meio, característica esta essencial para a construção de blogs, e a medida em que os alunos realizavam a leitura, escrevendo seus comentários, criou-se uma rede de interação entre a turma. A utilização do blog nas séries iniciais foi bem aceito pelos alunos os quais demonstraram motivação e interação da realização das postagens, proporcionando um crescimento no desenvolvimento da escrita.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-12-20T01:19:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/35731
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000795211
url http://hdl.handle.net/10183/35731
identifier_str_mv 000795211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35731/1/000795211.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35731/2/000795211.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35731/3/000795211.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 36ec8294b299c0469870a4252fdfdd85
9692b85f473091c1d18673afbdd84a37
0337b6da511030f274c9f0691bb16be2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447069156966400