Uso das tecnologias da informação e comunicação como ferramentas pedagógicas facilitadoras no processo de leitura e escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Amanda Alves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/193339
Resumo: O presente estudo de caso é uma pesquisa de caráter qualitativo, que teve como objetivo principal verificar o processo de desenvolvimento e aprendizagem de um aluno do terceiro ano do ensino fundamental da rede pública estadual da cidade de Porto Alegre, com dificuldade em leitura e escrita. A partir dos resultados, foi proposta uma intervenção psicopedagógica que utilizou como recurso jogos digitais e através desse instrumento, buscou-se investigar o papel das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no âmbito escolar como ferramenta pedagógica na promoção do desenvolvimento de leitura e escrita, bem como identificar o papel do professor para o melhor aproveitamento das novas tecnologias em seu processo de ensino
id UFRGS-2_36605c0ca198d73a37718bba3bf4834e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193339
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rocha, Amanda AlvesCorbellini, Silvana2019-04-24T02:34:12Z2017http://hdl.handle.net/10183/193339001092066O presente estudo de caso é uma pesquisa de caráter qualitativo, que teve como objetivo principal verificar o processo de desenvolvimento e aprendizagem de um aluno do terceiro ano do ensino fundamental da rede pública estadual da cidade de Porto Alegre, com dificuldade em leitura e escrita. A partir dos resultados, foi proposta uma intervenção psicopedagógica que utilizou como recurso jogos digitais e através desse instrumento, buscou-se investigar o papel das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no âmbito escolar como ferramenta pedagógica na promoção do desenvolvimento de leitura e escrita, bem como identificar o papel do professor para o melhor aproveitamento das novas tecnologias em seu processo de ensinoapplication/pdfporLeituraEscritaAprendizagemTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Jogos digitaisUso das tecnologias da informação e comunicação como ferramentas pedagógicas facilitadoras no processo de leitura e escritainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017especializaçãoCurso de Especialização em Psicopedagogia e Tecnologias da Informação e Comunicação na modalidade à distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001092066.pdf.txt001092066.pdf.txtExtracted Texttext/plain30069http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193339/2/001092066.pdf.txt8ebeb6e50c941673b8f3ecbdfde34dd7MD52ORIGINAL001092066.pdfTexto completoapplication/pdf318195http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193339/1/001092066.pdfeb3f50a8b0c5d3c8486a3b5830ee67feMD5110183/1933392019-04-25 02:36:52.679526oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193339Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-04-25T05:36:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uso das tecnologias da informação e comunicação como ferramentas pedagógicas facilitadoras no processo de leitura e escrita
title Uso das tecnologias da informação e comunicação como ferramentas pedagógicas facilitadoras no processo de leitura e escrita
spellingShingle Uso das tecnologias da informação e comunicação como ferramentas pedagógicas facilitadoras no processo de leitura e escrita
Rocha, Amanda Alves
Leitura
Escrita
Aprendizagem
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Jogos digitais
title_short Uso das tecnologias da informação e comunicação como ferramentas pedagógicas facilitadoras no processo de leitura e escrita
title_full Uso das tecnologias da informação e comunicação como ferramentas pedagógicas facilitadoras no processo de leitura e escrita
title_fullStr Uso das tecnologias da informação e comunicação como ferramentas pedagógicas facilitadoras no processo de leitura e escrita
title_full_unstemmed Uso das tecnologias da informação e comunicação como ferramentas pedagógicas facilitadoras no processo de leitura e escrita
title_sort Uso das tecnologias da informação e comunicação como ferramentas pedagógicas facilitadoras no processo de leitura e escrita
author Rocha, Amanda Alves
author_facet Rocha, Amanda Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Amanda Alves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Corbellini, Silvana
contributor_str_mv Corbellini, Silvana
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Escrita
Aprendizagem
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Jogos digitais
topic Leitura
Escrita
Aprendizagem
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Jogos digitais
description O presente estudo de caso é uma pesquisa de caráter qualitativo, que teve como objetivo principal verificar o processo de desenvolvimento e aprendizagem de um aluno do terceiro ano do ensino fundamental da rede pública estadual da cidade de Porto Alegre, com dificuldade em leitura e escrita. A partir dos resultados, foi proposta uma intervenção psicopedagógica que utilizou como recurso jogos digitais e através desse instrumento, buscou-se investigar o papel das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no âmbito escolar como ferramenta pedagógica na promoção do desenvolvimento de leitura e escrita, bem como identificar o papel do professor para o melhor aproveitamento das novas tecnologias em seu processo de ensino
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-24T02:34:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/193339
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001092066
url http://hdl.handle.net/10183/193339
identifier_str_mv 001092066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193339/2/001092066.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193339/1/001092066.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8ebeb6e50c941673b8f3ecbdfde34dd7
eb3f50a8b0c5d3c8486a3b5830ee67fe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447240825634816