Tecnologias da informação e da comunicação : ferramentas que potencializam a leitura e a escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Model, Sandra de Oliveira Evaldt
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/37670
Resumo: O trabalho parte de uma realidade vivenciada em muitas escolas, são as dificuldades com relação às habilidades sociais de leitura e escrita, onde os alunos, em função de um ensino tradicional, pouco exercitam estas práticas, cada vez mais necessárias, no mundo atual. O trabalho foi desenvolvido no ambiente escolar, com alunos de pós-alfabetização e vem mostrar como a utilização do computador e da internet auxilia a leitura e a escrita. Esses conceitos, ancorados principalmente nos estudos de Magda Soares (2003), estão diretamente relacionados a idéia de letramento, que compreende a leitura e a escrita como práticas sociais. Um trabalho voltado a atender essas necessidades, envolve inovação pedagógica e inovação tecnológica. A aplicação dos projetos de aprendizagens, especialmente por partir de uma questão norteadora formulada segundo as curiosidades e interesses dos alunos, representa uma inovação pedagógica que, apoiada em tecnologias da informação e da comunicação, possibilita o desenvolvimento de novos processos cognitivos. O contato com diferentes tipos de textos é o que mobiliza esse desenvolvimento. O aparato tecnológico, como os blogs e a internet, são fundamentais no processo de aprimoramento da leitura e da escrita, pois proporcionam aos alunos a vivência de situações em que os textos exercem uma função social, mais interacional. Essa experiência com a tecnologia envolve o domínio das ferramentas tecnológicas. Tal domínio compreende o que Soares denomina letramento digital. Esse processo se desenvolve conforme as necessidades e interesses do sujeito, ou seja, ele mobiliza os recursos tecnológicos conforme seus objetivos, que são sempre sociais, de interação. reflexão em torno dessas questões se iniciou durante o estágio curricular realizado em uma turma de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Nesse período, o trabalho com os alunos se desenvolveu, a partir da arquitetura pedagógica dos projetos de aprendizagens. Tal arquitetura envolve um trabalho de pesquisa, apoiado em tecnologias, realizada em grupos de acordo com os interesses dos alunos. As diferentes etapas de construção do projeto de aprendizagem (pergunta, certezas, dúvidas, síntese), são registrados em ambiente virtual, o blog. Esses registros constituem parte dos dados utilizados nessa pesquisa. A partir desses dados, procedeu-se às análises que apontaram uma significativa mudança na escrita, observada na organização de idéias, na compreensão da importância de reescrever, de ampliar o texto, na preocupação com a acentuação, pontuação e ortografia em função principalmente, da existência de leitores reais, já que o espaço do blog é público. O aprimoramento na leitura se mostrou na capacidade de selecionar e analisar o material coletado, separando apenas o que está diretamente ligado a pergunta norteadora. As novas habilidades de leitura e escrita passam a ser percebidas também no caderno dos alunos, na construção de cada texto impresso ou digital. As tecnologias são ferramentas que potencializam as aprendizagens, principalmente quando parte de uma metodologia que considera a curiosidade e a realidade do aluno, onde a professora passa a ser mediadora e provocadora, destas novas formas de interação, autonomia e aprendizagem.
id UFRGS-2_2f1514bcdf15e0ec8d5bf57a6ba6d77c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37670
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Model, Sandra de Oliveira EvaldtCarvalho, Marie Jane Soares2012-03-21T01:21:03Z2010http://hdl.handle.net/10183/37670000821801O trabalho parte de uma realidade vivenciada em muitas escolas, são as dificuldades com relação às habilidades sociais de leitura e escrita, onde os alunos, em função de um ensino tradicional, pouco exercitam estas práticas, cada vez mais necessárias, no mundo atual. O trabalho foi desenvolvido no ambiente escolar, com alunos de pós-alfabetização e vem mostrar como a utilização do computador e da internet auxilia a leitura e a escrita. Esses conceitos, ancorados principalmente nos estudos de Magda Soares (2003), estão diretamente relacionados a idéia de letramento, que compreende a leitura e a escrita como práticas sociais. Um trabalho voltado a atender essas necessidades, envolve inovação pedagógica e inovação tecnológica. A aplicação dos projetos de aprendizagens, especialmente por partir de uma questão norteadora formulada segundo as curiosidades e interesses dos alunos, representa uma inovação pedagógica que, apoiada em tecnologias da informação e da comunicação, possibilita o desenvolvimento de novos processos cognitivos. O contato com diferentes tipos de textos é o que mobiliza esse desenvolvimento. O aparato tecnológico, como os blogs e a internet, são fundamentais no processo de aprimoramento da leitura e da escrita, pois proporcionam aos alunos a vivência de situações em que os textos exercem uma função social, mais interacional. Essa experiência com a tecnologia envolve o domínio das ferramentas tecnológicas. Tal domínio compreende o que Soares denomina letramento digital. Esse processo se desenvolve conforme as necessidades e interesses do sujeito, ou seja, ele mobiliza os recursos tecnológicos conforme seus objetivos, que são sempre sociais, de interação. reflexão em torno dessas questões se iniciou durante o estágio curricular realizado em uma turma de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Nesse período, o trabalho com os alunos se desenvolveu, a partir da arquitetura pedagógica dos projetos de aprendizagens. Tal arquitetura envolve um trabalho de pesquisa, apoiado em tecnologias, realizada em grupos de acordo com os interesses dos alunos. As diferentes etapas de construção do projeto de aprendizagem (pergunta, certezas, dúvidas, síntese), são registrados em ambiente virtual, o blog. Esses registros constituem parte dos dados utilizados nessa pesquisa. A partir desses dados, procedeu-se às análises que apontaram uma significativa mudança na escrita, observada na organização de idéias, na compreensão da importância de reescrever, de ampliar o texto, na preocupação com a acentuação, pontuação e ortografia em função principalmente, da existência de leitores reais, já que o espaço do blog é público. O aprimoramento na leitura se mostrou na capacidade de selecionar e analisar o material coletado, separando apenas o que está diretamente ligado a pergunta norteadora. As novas habilidades de leitura e escrita passam a ser percebidas também no caderno dos alunos, na construção de cada texto impresso ou digital. As tecnologias são ferramentas que potencializam as aprendizagens, principalmente quando parte de uma metodologia que considera a curiosidade e a realidade do aluno, onde a professora passa a ser mediadora e provocadora, destas novas formas de interação, autonomia e aprendizagem.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)LeituraEscritaTecnologias da informação e da comunicação : ferramentas que potencializam a leitura e a escritainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000821801.pdf000821801.pdfTexto completoapplication/pdf897290http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37670/1/000821801.pdf30d5ce8a4dd5db6198a5fb6476bc5589MD51TEXT000821801.pdf.txt000821801.pdf.txtExtracted Texttext/plain55695http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37670/2/000821801.pdf.txtda93c18082c29cb13cc03c34d9d339caMD52THUMBNAIL000821801.pdf.jpg000821801.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1074http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37670/3/000821801.pdf.jpg9e1b451e6c4cc89778f427cb2fab7cc4MD5310183/376702018-10-10 08:00:31.817oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37670Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:00:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tecnologias da informação e da comunicação : ferramentas que potencializam a leitura e a escrita
title Tecnologias da informação e da comunicação : ferramentas que potencializam a leitura e a escrita
spellingShingle Tecnologias da informação e da comunicação : ferramentas que potencializam a leitura e a escrita
Model, Sandra de Oliveira Evaldt
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Leitura
Escrita
title_short Tecnologias da informação e da comunicação : ferramentas que potencializam a leitura e a escrita
title_full Tecnologias da informação e da comunicação : ferramentas que potencializam a leitura e a escrita
title_fullStr Tecnologias da informação e da comunicação : ferramentas que potencializam a leitura e a escrita
title_full_unstemmed Tecnologias da informação e da comunicação : ferramentas que potencializam a leitura e a escrita
title_sort Tecnologias da informação e da comunicação : ferramentas que potencializam a leitura e a escrita
author Model, Sandra de Oliveira Evaldt
author_facet Model, Sandra de Oliveira Evaldt
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Model, Sandra de Oliveira Evaldt
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Marie Jane Soares
contributor_str_mv Carvalho, Marie Jane Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Leitura
Escrita
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Leitura
Escrita
description O trabalho parte de uma realidade vivenciada em muitas escolas, são as dificuldades com relação às habilidades sociais de leitura e escrita, onde os alunos, em função de um ensino tradicional, pouco exercitam estas práticas, cada vez mais necessárias, no mundo atual. O trabalho foi desenvolvido no ambiente escolar, com alunos de pós-alfabetização e vem mostrar como a utilização do computador e da internet auxilia a leitura e a escrita. Esses conceitos, ancorados principalmente nos estudos de Magda Soares (2003), estão diretamente relacionados a idéia de letramento, que compreende a leitura e a escrita como práticas sociais. Um trabalho voltado a atender essas necessidades, envolve inovação pedagógica e inovação tecnológica. A aplicação dos projetos de aprendizagens, especialmente por partir de uma questão norteadora formulada segundo as curiosidades e interesses dos alunos, representa uma inovação pedagógica que, apoiada em tecnologias da informação e da comunicação, possibilita o desenvolvimento de novos processos cognitivos. O contato com diferentes tipos de textos é o que mobiliza esse desenvolvimento. O aparato tecnológico, como os blogs e a internet, são fundamentais no processo de aprimoramento da leitura e da escrita, pois proporcionam aos alunos a vivência de situações em que os textos exercem uma função social, mais interacional. Essa experiência com a tecnologia envolve o domínio das ferramentas tecnológicas. Tal domínio compreende o que Soares denomina letramento digital. Esse processo se desenvolve conforme as necessidades e interesses do sujeito, ou seja, ele mobiliza os recursos tecnológicos conforme seus objetivos, que são sempre sociais, de interação. reflexão em torno dessas questões se iniciou durante o estágio curricular realizado em uma turma de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Nesse período, o trabalho com os alunos se desenvolveu, a partir da arquitetura pedagógica dos projetos de aprendizagens. Tal arquitetura envolve um trabalho de pesquisa, apoiado em tecnologias, realizada em grupos de acordo com os interesses dos alunos. As diferentes etapas de construção do projeto de aprendizagem (pergunta, certezas, dúvidas, síntese), são registrados em ambiente virtual, o blog. Esses registros constituem parte dos dados utilizados nessa pesquisa. A partir desses dados, procedeu-se às análises que apontaram uma significativa mudança na escrita, observada na organização de idéias, na compreensão da importância de reescrever, de ampliar o texto, na preocupação com a acentuação, pontuação e ortografia em função principalmente, da existência de leitores reais, já que o espaço do blog é público. O aprimoramento na leitura se mostrou na capacidade de selecionar e analisar o material coletado, separando apenas o que está diretamente ligado a pergunta norteadora. As novas habilidades de leitura e escrita passam a ser percebidas também no caderno dos alunos, na construção de cada texto impresso ou digital. As tecnologias são ferramentas que potencializam as aprendizagens, principalmente quando parte de uma metodologia que considera a curiosidade e a realidade do aluno, onde a professora passa a ser mediadora e provocadora, destas novas formas de interação, autonomia e aprendizagem.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-03-21T01:21:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/37670
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000821801
url http://hdl.handle.net/10183/37670
identifier_str_mv 000821801
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37670/1/000821801.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37670/2/000821801.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37670/3/000821801.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 30d5ce8a4dd5db6198a5fb6476bc5589
da93c18082c29cb13cc03c34d9d339ca
9e1b451e6c4cc89778f427cb2fab7cc4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486744984715264