O lúdico nas primeiras séries do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hendler, Vanícia Behenck
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/142848
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal analisar as atividades lúdicas nos currículos das primeiras séries do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal. Para isso, fez-se uso de pesquisa de fontes bibliográficas e de campo através de entrevista com o corpo docente da escola e observação do espaço físico da sala de aula. As teorias de Piaget sobre as fases do desenvolvimento cognitivo e o contexto sócio-cultural de Vygotsky e alguns outros teóricos embasaram o trabalho. Pode-se constatar que na escola pesquisada à medida que as séries escolares avançam as atividades lúdicas diminuem. O lúdico é ferramenta necessária para o desenvolvimento das potencialidades das crianças: cognitiva, criativa e social, pois é elemento fundamental para o crescimento equilibrado do indivíduo.
id UFRGS-2_c479b317de8c30daa447964e5d1421db
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142848
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Hendler, Vanícia BehenckAlmeida, Dóris BittencourtCaetano, Márcia2016-06-21T02:10:12Z2010http://hdl.handle.net/10183/142848000993665Este trabalho tem como objetivo principal analisar as atividades lúdicas nos currículos das primeiras séries do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal. Para isso, fez-se uso de pesquisa de fontes bibliográficas e de campo através de entrevista com o corpo docente da escola e observação do espaço físico da sala de aula. As teorias de Piaget sobre as fases do desenvolvimento cognitivo e o contexto sócio-cultural de Vygotsky e alguns outros teóricos embasaram o trabalho. Pode-se constatar que na escola pesquisada à medida que as séries escolares avançam as atividades lúdicas diminuem. O lúdico é ferramenta necessária para o desenvolvimento das potencialidades das crianças: cognitiva, criativa e social, pois é elemento fundamental para o crescimento equilibrado do indivíduo.This paper is aimed at analyzing the recreational activities in the curriculum of early grades of elementary school to a public school. For this it has been made in research literature sources and field research through interviews with school faculty and observation of the physical space of the classroom. Piaget's theories about the stages of cognitive development and sociocultural context of Vygotsky and some other theorists based the work. One can see that the school investigated as the grades advance play activities decrease. The play is a necessary tool for development of children's potential: cognitive, creative and social as it is a important key to a peaceful growth of the individual.application/pdfporJogos pedagógicosEnsino fundamentalAlunoProfessorPlayfulElementary schoolLearningChildrenO lúdico nas primeiras séries do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000993665.pdf000993665.pdfTexto completoapplication/pdf754353http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142848/1/000993665.pdf1725cadc7bc5e455ceca1d1a7f761767MD51TEXT000993665.pdf.txt000993665.pdf.txtExtracted Texttext/plain83482http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142848/2/000993665.pdf.txt223a53609c2d16c007ca2671d95e3768MD52THUMBNAIL000993665.pdf.jpg000993665.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1059http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142848/3/000993665.pdf.jpg3a71a98eb82a06e839fd7e1ef38c4388MD5310183/1428482018-10-26 10:01:41.408oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142848Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:01:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O lúdico nas primeiras séries do ensino fundamental
title O lúdico nas primeiras séries do ensino fundamental
spellingShingle O lúdico nas primeiras séries do ensino fundamental
Hendler, Vanícia Behenck
Jogos pedagógicos
Ensino fundamental
Aluno
Professor
Playful
Elementary school
Learning
Children
title_short O lúdico nas primeiras séries do ensino fundamental
title_full O lúdico nas primeiras séries do ensino fundamental
title_fullStr O lúdico nas primeiras séries do ensino fundamental
title_full_unstemmed O lúdico nas primeiras séries do ensino fundamental
title_sort O lúdico nas primeiras séries do ensino fundamental
author Hendler, Vanícia Behenck
author_facet Hendler, Vanícia Behenck
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hendler, Vanícia Behenck
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, Dóris Bittencourt
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Caetano, Márcia
contributor_str_mv Almeida, Dóris Bittencourt
Caetano, Márcia
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos pedagógicos
Ensino fundamental
Aluno
Professor
topic Jogos pedagógicos
Ensino fundamental
Aluno
Professor
Playful
Elementary school
Learning
Children
dc.subject.eng.fl_str_mv Playful
Elementary school
Learning
Children
description Este trabalho tem como objetivo principal analisar as atividades lúdicas nos currículos das primeiras séries do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal. Para isso, fez-se uso de pesquisa de fontes bibliográficas e de campo através de entrevista com o corpo docente da escola e observação do espaço físico da sala de aula. As teorias de Piaget sobre as fases do desenvolvimento cognitivo e o contexto sócio-cultural de Vygotsky e alguns outros teóricos embasaram o trabalho. Pode-se constatar que na escola pesquisada à medida que as séries escolares avançam as atividades lúdicas diminuem. O lúdico é ferramenta necessária para o desenvolvimento das potencialidades das crianças: cognitiva, criativa e social, pois é elemento fundamental para o crescimento equilibrado do indivíduo.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-21T02:10:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/142848
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000993665
url http://hdl.handle.net/10183/142848
identifier_str_mv 000993665
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142848/1/000993665.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142848/2/000993665.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142848/3/000993665.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1725cadc7bc5e455ceca1d1a7f761767
223a53609c2d16c007ca2671d95e3768
3a71a98eb82a06e839fd7e1ef38c4388
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224511329140736