O lúdico nas primeiras séries do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/142848 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo principal analisar as atividades lúdicas nos currículos das primeiras séries do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal. Para isso, fez-se uso de pesquisa de fontes bibliográficas e de campo através de entrevista com o corpo docente da escola e observação do espaço físico da sala de aula. As teorias de Piaget sobre as fases do desenvolvimento cognitivo e o contexto sócio-cultural de Vygotsky e alguns outros teóricos embasaram o trabalho. Pode-se constatar que na escola pesquisada à medida que as séries escolares avançam as atividades lúdicas diminuem. O lúdico é ferramenta necessária para o desenvolvimento das potencialidades das crianças: cognitiva, criativa e social, pois é elemento fundamental para o crescimento equilibrado do indivíduo. |
id |
UFRGS-2_c479b317de8c30daa447964e5d1421db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142848 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Hendler, Vanícia BehenckAlmeida, Dóris BittencourtCaetano, Márcia2016-06-21T02:10:12Z2010http://hdl.handle.net/10183/142848000993665Este trabalho tem como objetivo principal analisar as atividades lúdicas nos currículos das primeiras séries do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal. Para isso, fez-se uso de pesquisa de fontes bibliográficas e de campo através de entrevista com o corpo docente da escola e observação do espaço físico da sala de aula. As teorias de Piaget sobre as fases do desenvolvimento cognitivo e o contexto sócio-cultural de Vygotsky e alguns outros teóricos embasaram o trabalho. Pode-se constatar que na escola pesquisada à medida que as séries escolares avançam as atividades lúdicas diminuem. O lúdico é ferramenta necessária para o desenvolvimento das potencialidades das crianças: cognitiva, criativa e social, pois é elemento fundamental para o crescimento equilibrado do indivíduo.This paper is aimed at analyzing the recreational activities in the curriculum of early grades of elementary school to a public school. For this it has been made in research literature sources and field research through interviews with school faculty and observation of the physical space of the classroom. Piaget's theories about the stages of cognitive development and sociocultural context of Vygotsky and some other theorists based the work. One can see that the school investigated as the grades advance play activities decrease. The play is a necessary tool for development of children's potential: cognitive, creative and social as it is a important key to a peaceful growth of the individual.application/pdfporJogos pedagógicosEnsino fundamentalAlunoProfessorPlayfulElementary schoolLearningChildrenO lúdico nas primeiras séries do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000993665.pdf000993665.pdfTexto completoapplication/pdf754353http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142848/1/000993665.pdf1725cadc7bc5e455ceca1d1a7f761767MD51TEXT000993665.pdf.txt000993665.pdf.txtExtracted Texttext/plain83482http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142848/2/000993665.pdf.txt223a53609c2d16c007ca2671d95e3768MD52THUMBNAIL000993665.pdf.jpg000993665.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1059http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142848/3/000993665.pdf.jpg3a71a98eb82a06e839fd7e1ef38c4388MD5310183/1428482018-10-26 10:01:41.408oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142848Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:01:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O lúdico nas primeiras séries do ensino fundamental |
title |
O lúdico nas primeiras séries do ensino fundamental |
spellingShingle |
O lúdico nas primeiras séries do ensino fundamental Hendler, Vanícia Behenck Jogos pedagógicos Ensino fundamental Aluno Professor Playful Elementary school Learning Children |
title_short |
O lúdico nas primeiras séries do ensino fundamental |
title_full |
O lúdico nas primeiras séries do ensino fundamental |
title_fullStr |
O lúdico nas primeiras séries do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
O lúdico nas primeiras séries do ensino fundamental |
title_sort |
O lúdico nas primeiras séries do ensino fundamental |
author |
Hendler, Vanícia Behenck |
author_facet |
Hendler, Vanícia Behenck |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hendler, Vanícia Behenck |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Almeida, Dóris Bittencourt |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Caetano, Márcia |
contributor_str_mv |
Almeida, Dóris Bittencourt Caetano, Márcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos pedagógicos Ensino fundamental Aluno Professor |
topic |
Jogos pedagógicos Ensino fundamental Aluno Professor Playful Elementary school Learning Children |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Playful Elementary school Learning Children |
description |
Este trabalho tem como objetivo principal analisar as atividades lúdicas nos currículos das primeiras séries do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal. Para isso, fez-se uso de pesquisa de fontes bibliográficas e de campo através de entrevista com o corpo docente da escola e observação do espaço físico da sala de aula. As teorias de Piaget sobre as fases do desenvolvimento cognitivo e o contexto sócio-cultural de Vygotsky e alguns outros teóricos embasaram o trabalho. Pode-se constatar que na escola pesquisada à medida que as séries escolares avançam as atividades lúdicas diminuem. O lúdico é ferramenta necessária para o desenvolvimento das potencialidades das crianças: cognitiva, criativa e social, pois é elemento fundamental para o crescimento equilibrado do indivíduo. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-21T02:10:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/142848 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000993665 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/142848 |
identifier_str_mv |
000993665 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142848/1/000993665.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142848/2/000993665.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142848/3/000993665.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1725cadc7bc5e455ceca1d1a7f761767 223a53609c2d16c007ca2671d95e3768 3a71a98eb82a06e839fd7e1ef38c4388 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224511329140736 |