Educação permanente no contexto hospitalar : a experiência que ressignifica o cuidado em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, Giovana Ely
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Oliveira, Dora Lúcia Leidens Corrêa de, Zocche, Denise Antunes de Azambuja
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/142545
Resumo: O artigo aborda o processo de formação vivenciado por enfermeiras educadoras no contexto hospitalar, na perspectiva da educação permanente em saúde, com destaques para as experiências que constituíram esse processo, os sentidos dessa formação e as mudanças decorridas no desenvolvimento do cuidado de enfermagem com base nas aprendizagens significativas. Tratou-se de estudo qualitativo exploratório- -descritivo, desenvolvido por meio de grupos focais comsete enfermeiras que atuavamno Programa de Educação Permanente em Enfermagem num hospital universitário, em Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, em 2010, à luz dos pressupostos da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. A análise de conteúdo, do tipo temático, foi realizada utilizando-se o software NVivo 8.0 para organização e categorização dos dados obtidos. Os resultados mostraram que a participação das enfermeiras no programa resultou em abertura para diversas mudanças no seu processo de trabalho e na modelagem de ensino-aprendizagem instituída, ampliando conceitos e espaços de formação com ênfase no aprendizado coletivo no trabalho e sobre ele, o que causa impacto no cuidado de enfermagem.
id UFRGS-2_c48389fdf8ac1f9520e89726ec45619d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142545
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Flores, Giovana ElyOliveira, Dora Lúcia Leidens Corrêa deZocche, Denise Antunes de Azambuja2016-06-11T02:08:32Z20161678-1007http://hdl.handle.net/10183/142545000993593O artigo aborda o processo de formação vivenciado por enfermeiras educadoras no contexto hospitalar, na perspectiva da educação permanente em saúde, com destaques para as experiências que constituíram esse processo, os sentidos dessa formação e as mudanças decorridas no desenvolvimento do cuidado de enfermagem com base nas aprendizagens significativas. Tratou-se de estudo qualitativo exploratório- -descritivo, desenvolvido por meio de grupos focais comsete enfermeiras que atuavamno Programa de Educação Permanente em Enfermagem num hospital universitário, em Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, em 2010, à luz dos pressupostos da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. A análise de conteúdo, do tipo temático, foi realizada utilizando-se o software NVivo 8.0 para organização e categorização dos dados obtidos. Os resultados mostraram que a participação das enfermeiras no programa resultou em abertura para diversas mudanças no seu processo de trabalho e na modelagem de ensino-aprendizagem instituída, ampliando conceitos e espaços de formação com ênfase no aprendizado coletivo no trabalho e sobre ele, o que causa impacto no cuidado de enfermagem.The article discusses the training process educator nurses get in the hospital context from the perspective of permanent education in health, highlighting the experiences that constituted this process, the meanings of the training, and the changes that took place in the development of nursing care based on meaningful learning. This was an exploratory, descriptive qualitative study developed through focus groups with seven nurses working in the Continuing Education Program in Nursing at a university hospital in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil, in 2010, the light of the assumptions set forth under the National Policy of Permanent Education in Health. The thematic analysis of the content made using the NVivo 8.0 software for organizing and categorizing data. The results showed that the nurses' participation in the program resulted in opening to several changes in their work process and in the established teaching-learning modeling, expanding training concepts and spaces with an emphasis on collective learning at work and on it, which impacts nursing care.application/pdfporTrabalho, educação & saúde. Rio de Janeiro. Vol. 14, n.2 (maio/ago. 2016), p. 487-504Educação em saúdeNursing educationContinuing educationHealth educationProfessional practiceLearningEducação permanente no contexto hospitalar : a experiência que ressignifica o cuidado em enfermagemPermanent education in the hospital context : the experience that brings new meaning to nursing careEducación permanente en el contexto hospitalario : la experiencia que resignifica el cuidado en enfermeríainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000993593.pdf000993593.pdfTexto completoapplication/pdf211865http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142545/1/000993593.pdfa0edfd4a8356de7fa95a0ac97f6d47dbMD51TEXT000993593.pdf.txt000993593.pdf.txtExtracted Texttext/plain52924http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142545/2/000993593.pdf.txt6c0ca74e090965882c8e6e895b147649MD52THUMBNAIL000993593.pdf.jpg000993593.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1576http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142545/3/000993593.pdf.jpg02cb6cb5fb81370a6108c6742f14401fMD5310183/1425452018-10-26 09:57:50.387oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142545Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:57:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação permanente no contexto hospitalar : a experiência que ressignifica o cuidado em enfermagem
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Permanent education in the hospital context : the experience that brings new meaning to nursing care
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Educación permanente en el contexto hospitalario : la experiencia que resignifica el cuidado en enfermería
title Educação permanente no contexto hospitalar : a experiência que ressignifica o cuidado em enfermagem
spellingShingle Educação permanente no contexto hospitalar : a experiência que ressignifica o cuidado em enfermagem
Flores, Giovana Ely
Educação em saúde
Nursing education
Continuing education
Health education
Professional practice
Learning
title_short Educação permanente no contexto hospitalar : a experiência que ressignifica o cuidado em enfermagem
title_full Educação permanente no contexto hospitalar : a experiência que ressignifica o cuidado em enfermagem
title_fullStr Educação permanente no contexto hospitalar : a experiência que ressignifica o cuidado em enfermagem
title_full_unstemmed Educação permanente no contexto hospitalar : a experiência que ressignifica o cuidado em enfermagem
title_sort Educação permanente no contexto hospitalar : a experiência que ressignifica o cuidado em enfermagem
author Flores, Giovana Ely
author_facet Flores, Giovana Ely
Oliveira, Dora Lúcia Leidens Corrêa de
Zocche, Denise Antunes de Azambuja
author_role author
author2 Oliveira, Dora Lúcia Leidens Corrêa de
Zocche, Denise Antunes de Azambuja
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Flores, Giovana Ely
Oliveira, Dora Lúcia Leidens Corrêa de
Zocche, Denise Antunes de Azambuja
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
topic Educação em saúde
Nursing education
Continuing education
Health education
Professional practice
Learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Nursing education
Continuing education
Health education
Professional practice
Learning
description O artigo aborda o processo de formação vivenciado por enfermeiras educadoras no contexto hospitalar, na perspectiva da educação permanente em saúde, com destaques para as experiências que constituíram esse processo, os sentidos dessa formação e as mudanças decorridas no desenvolvimento do cuidado de enfermagem com base nas aprendizagens significativas. Tratou-se de estudo qualitativo exploratório- -descritivo, desenvolvido por meio de grupos focais comsete enfermeiras que atuavamno Programa de Educação Permanente em Enfermagem num hospital universitário, em Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, em 2010, à luz dos pressupostos da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. A análise de conteúdo, do tipo temático, foi realizada utilizando-se o software NVivo 8.0 para organização e categorização dos dados obtidos. Os resultados mostraram que a participação das enfermeiras no programa resultou em abertura para diversas mudanças no seu processo de trabalho e na modelagem de ensino-aprendizagem instituída, ampliando conceitos e espaços de formação com ênfase no aprendizado coletivo no trabalho e sobre ele, o que causa impacto no cuidado de enfermagem.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-11T02:08:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/142545
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1678-1007
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000993593
identifier_str_mv 1678-1007
000993593
url http://hdl.handle.net/10183/142545
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Trabalho, educação & saúde. Rio de Janeiro. Vol. 14, n.2 (maio/ago. 2016), p. 487-504
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142545/1/000993593.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142545/2/000993593.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142545/3/000993593.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a0edfd4a8356de7fa95a0ac97f6d47db
6c0ca74e090965882c8e6e895b147649
02cb6cb5fb81370a6108c6742f14401f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224903447281664