Educação permanente no contexto hospitalar : a experiência que ressignifica o cuidado em enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/142545 |
Resumo: | O artigo aborda o processo de formação vivenciado por enfermeiras educadoras no contexto hospitalar, na perspectiva da educação permanente em saúde, com destaques para as experiências que constituíram esse processo, os sentidos dessa formação e as mudanças decorridas no desenvolvimento do cuidado de enfermagem com base nas aprendizagens significativas. Tratou-se de estudo qualitativo exploratório- -descritivo, desenvolvido por meio de grupos focais comsete enfermeiras que atuavamno Programa de Educação Permanente em Enfermagem num hospital universitário, em Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, em 2010, à luz dos pressupostos da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. A análise de conteúdo, do tipo temático, foi realizada utilizando-se o software NVivo 8.0 para organização e categorização dos dados obtidos. Os resultados mostraram que a participação das enfermeiras no programa resultou em abertura para diversas mudanças no seu processo de trabalho e na modelagem de ensino-aprendizagem instituída, ampliando conceitos e espaços de formação com ênfase no aprendizado coletivo no trabalho e sobre ele, o que causa impacto no cuidado de enfermagem. |
id |
UFRGS-2_c48389fdf8ac1f9520e89726ec45619d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142545 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Flores, Giovana ElyOliveira, Dora Lúcia Leidens Corrêa deZocche, Denise Antunes de Azambuja2016-06-11T02:08:32Z20161678-1007http://hdl.handle.net/10183/142545000993593O artigo aborda o processo de formação vivenciado por enfermeiras educadoras no contexto hospitalar, na perspectiva da educação permanente em saúde, com destaques para as experiências que constituíram esse processo, os sentidos dessa formação e as mudanças decorridas no desenvolvimento do cuidado de enfermagem com base nas aprendizagens significativas. Tratou-se de estudo qualitativo exploratório- -descritivo, desenvolvido por meio de grupos focais comsete enfermeiras que atuavamno Programa de Educação Permanente em Enfermagem num hospital universitário, em Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, em 2010, à luz dos pressupostos da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. A análise de conteúdo, do tipo temático, foi realizada utilizando-se o software NVivo 8.0 para organização e categorização dos dados obtidos. Os resultados mostraram que a participação das enfermeiras no programa resultou em abertura para diversas mudanças no seu processo de trabalho e na modelagem de ensino-aprendizagem instituída, ampliando conceitos e espaços de formação com ênfase no aprendizado coletivo no trabalho e sobre ele, o que causa impacto no cuidado de enfermagem.The article discusses the training process educator nurses get in the hospital context from the perspective of permanent education in health, highlighting the experiences that constituted this process, the meanings of the training, and the changes that took place in the development of nursing care based on meaningful learning. This was an exploratory, descriptive qualitative study developed through focus groups with seven nurses working in the Continuing Education Program in Nursing at a university hospital in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil, in 2010, the light of the assumptions set forth under the National Policy of Permanent Education in Health. The thematic analysis of the content made using the NVivo 8.0 software for organizing and categorizing data. The results showed that the nurses' participation in the program resulted in opening to several changes in their work process and in the established teaching-learning modeling, expanding training concepts and spaces with an emphasis on collective learning at work and on it, which impacts nursing care.application/pdfporTrabalho, educação & saúde. Rio de Janeiro. Vol. 14, n.2 (maio/ago. 2016), p. 487-504Educação em saúdeNursing educationContinuing educationHealth educationProfessional practiceLearningEducação permanente no contexto hospitalar : a experiência que ressignifica o cuidado em enfermagemPermanent education in the hospital context : the experience that brings new meaning to nursing careEducación permanente en el contexto hospitalario : la experiencia que resignifica el cuidado en enfermeríainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000993593.pdf000993593.pdfTexto completoapplication/pdf211865http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142545/1/000993593.pdfa0edfd4a8356de7fa95a0ac97f6d47dbMD51TEXT000993593.pdf.txt000993593.pdf.txtExtracted Texttext/plain52924http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142545/2/000993593.pdf.txt6c0ca74e090965882c8e6e895b147649MD52THUMBNAIL000993593.pdf.jpg000993593.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1576http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142545/3/000993593.pdf.jpg02cb6cb5fb81370a6108c6742f14401fMD5310183/1425452018-10-26 09:57:50.387oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142545Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:57:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação permanente no contexto hospitalar : a experiência que ressignifica o cuidado em enfermagem |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Permanent education in the hospital context : the experience that brings new meaning to nursing care |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Educación permanente en el contexto hospitalario : la experiencia que resignifica el cuidado en enfermería |
title |
Educação permanente no contexto hospitalar : a experiência que ressignifica o cuidado em enfermagem |
spellingShingle |
Educação permanente no contexto hospitalar : a experiência que ressignifica o cuidado em enfermagem Flores, Giovana Ely Educação em saúde Nursing education Continuing education Health education Professional practice Learning |
title_short |
Educação permanente no contexto hospitalar : a experiência que ressignifica o cuidado em enfermagem |
title_full |
Educação permanente no contexto hospitalar : a experiência que ressignifica o cuidado em enfermagem |
title_fullStr |
Educação permanente no contexto hospitalar : a experiência que ressignifica o cuidado em enfermagem |
title_full_unstemmed |
Educação permanente no contexto hospitalar : a experiência que ressignifica o cuidado em enfermagem |
title_sort |
Educação permanente no contexto hospitalar : a experiência que ressignifica o cuidado em enfermagem |
author |
Flores, Giovana Ely |
author_facet |
Flores, Giovana Ely Oliveira, Dora Lúcia Leidens Corrêa de Zocche, Denise Antunes de Azambuja |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Dora Lúcia Leidens Corrêa de Zocche, Denise Antunes de Azambuja |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flores, Giovana Ely Oliveira, Dora Lúcia Leidens Corrêa de Zocche, Denise Antunes de Azambuja |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em saúde |
topic |
Educação em saúde Nursing education Continuing education Health education Professional practice Learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Nursing education Continuing education Health education Professional practice Learning |
description |
O artigo aborda o processo de formação vivenciado por enfermeiras educadoras no contexto hospitalar, na perspectiva da educação permanente em saúde, com destaques para as experiências que constituíram esse processo, os sentidos dessa formação e as mudanças decorridas no desenvolvimento do cuidado de enfermagem com base nas aprendizagens significativas. Tratou-se de estudo qualitativo exploratório- -descritivo, desenvolvido por meio de grupos focais comsete enfermeiras que atuavamno Programa de Educação Permanente em Enfermagem num hospital universitário, em Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, em 2010, à luz dos pressupostos da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. A análise de conteúdo, do tipo temático, foi realizada utilizando-se o software NVivo 8.0 para organização e categorização dos dados obtidos. Os resultados mostraram que a participação das enfermeiras no programa resultou em abertura para diversas mudanças no seu processo de trabalho e na modelagem de ensino-aprendizagem instituída, ampliando conceitos e espaços de formação com ênfase no aprendizado coletivo no trabalho e sobre ele, o que causa impacto no cuidado de enfermagem. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-11T02:08:32Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/142545 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1678-1007 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000993593 |
identifier_str_mv |
1678-1007 000993593 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/142545 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Trabalho, educação & saúde. Rio de Janeiro. Vol. 14, n.2 (maio/ago. 2016), p. 487-504 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142545/1/000993593.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142545/2/000993593.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142545/3/000993593.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a0edfd4a8356de7fa95a0ac97f6d47db 6c0ca74e090965882c8e6e895b147649 02cb6cb5fb81370a6108c6742f14401f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447617303216128 |