Desenvolvimento de fatos numéricos em estudantes com transtornos de aprendizagem
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/108746 |
Resumo: | O presente estudo revisa o tema da representação dos fatos numéricos aditivos na memória de longo prazo em estudantes com transtornos de aprendizagem. A discussão de tais conceitos visa oferecer aos profissionais da área a possibilidade de revisão de práticas pedagógicas ligadas ao ensino. Trata-se de um exame abrangente da literatura que indica que as crianças com transtornos de aprendizagem na matemática distinguemse de seus pares em duas habilidades acadêmicas: utilizam procedimentos de contagem já abandonados por seus iguais da mesma idade, e apresentam desenvolvimento tardio ou atípico na recuperação e/ou armazenamento dos fatos numéricos na memória. Como conclusão, sugere-se a estimulação dessas habilidades, a fim de evitar o aumento de dificuldades. |
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Costa, Adriana CorrêaRohde, Luis Augusto PaimDorneles, Beatriz Vargas2015-01-06T02:14:35Z20120103-636Xhttp://hdl.handle.net/10183/108746000878327O presente estudo revisa o tema da representação dos fatos numéricos aditivos na memória de longo prazo em estudantes com transtornos de aprendizagem. A discussão de tais conceitos visa oferecer aos profissionais da área a possibilidade de revisão de práticas pedagógicas ligadas ao ensino. Trata-se de um exame abrangente da literatura que indica que as crianças com transtornos de aprendizagem na matemática distinguemse de seus pares em duas habilidades acadêmicas: utilizam procedimentos de contagem já abandonados por seus iguais da mesma idade, e apresentam desenvolvimento tardio ou atípico na recuperação e/ou armazenamento dos fatos numéricos na memória. Como conclusão, sugere-se a estimulação dessas habilidades, a fim de evitar o aumento de dificuldades.This paper reviews the theme of representation of numerical additive facts in the longterm memory of students with learning disorders. These concepts have been addressed in the literature recently, and the discussion aims to offer education professionals the opportunity to review practices related to teaching the basic facts. This is a comprehensive review of the literature on the subject. This review indicates that children with learning problems in mathematics are distinguished from their peers who have no difficulties in two well-defined academic skills: counting procedures tend to be evolutionarily more immature than those of their peers, and immature or atypical development of access or storage of numerical facts in memory seems to underlie this immature use. We conclude by suggesting stimulation of such skills to avoid increasing such difficulties.application/pdfporBolema. Rio Claro, SP. Vol. 26, n. 44 (dez. 2012), p. 1151-1169Dificuldades de aprendizagemMatemáticaLearning disorderNumerical factsMath educationDesenvolvimento de fatos numéricos em estudantes com transtornos de aprendizagemDevelopment of numerical facts by students with learning disorders info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000878327.pdf000878327.pdfTexto completoapplication/pdf761889http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108746/1/000878327.pdf23eaade174c7219d0b1947433b5d6372MD51TEXT000878327.pdf.txt000878327.pdf.txtExtracted Texttext/plain44935http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108746/2/000878327.pdf.txt34e28cdfef41d295c9e3fb4b3b3605b8MD52THUMBNAIL000878327.pdf.jpg000878327.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1923http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108746/3/000878327.pdf.jpg2f888d3a295b538bdea76fcd35faae63MD5310183/1087462021-11-20 06:15:53.461839oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108746Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:15:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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