Fragilidades no processo de alfabetização em escolas públicas e sua repercussão na vida escolar : revisão bibliográfica de índices oficiais, aspectos relacionados e contribuições fonoaudiológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peres, Rosi Meri de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/193478
Resumo: É papel da escola o ensino formal da leitura e escrita, iniciando-o na alfabetização e possibilitando seu desenvolvimento adequado ao longo dos anos escolares. A leitura é concebida como antecessora da habilidade de escrever e o seu desenvolvimento está intrinsecamente relacionado com a capacidade em lidar com o código escrito, aprendizagem fundamental para que o indivíduo possa circular de forma adequada em um mundo letrado. No entanto, as escolas brasileiras parecem não estar conseguindo lidar bem com esta tarefa de ensino, visto que os estudantes brasileiros estão saindo do EF e EM com desempenho médio muito fraco em leitura e escrita. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é verificar os índices oficiais de desempenho no ensino público brasileiro e analisar aspectos relacionados ao sucesso e fracasso escolar no período de alfabetização, a partir de um levantamento bibliográfico. Foram pesquisados os resultados das avaliações da leitura no Brasil, tanto nacionais como internacionais, que confirmaram tal situação. A partir dos resultados obtidos na Provinha Brasil, PISA e ENEM, depreende-se que o Brasil não está conseguindo alfabetizar adequadamente suas crianças, especialmente as de escola pública e de baixa renda. Os resultados do ENEM 2015 vieram corroborar o que já foi evidenciado através da Provinha Brasil e do PISA, pois 91% das escolas públicas ficaram abaixo da média, que naquele ano foi 515,8. Considerações finais: pode-se dizer que o fracasso da alfabetização no Brasil é de origem multifatorial, que envolve falhas na formação dos professores e na estrutura da escola pública, agravada pela condição socioeconômica dos estudantes. Verifica-se a necessidade de correção destas falhas, através da valorização da Educação e do uso dos índices oficiais para efetivas mudanças no ensino. A Fonoaudiologia Escolar pode auxiliar neste processo, através de assessoramento e acompanhamento de educandos e educadores.
id UFRGS-2_c4f169bf0ccdaed4c415752044c466df
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193478
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Peres, Rosi Meri de OliveiraFrança, Marcio PezziniWolff, Clarice Lehnen2019-04-25T02:37:16Z2016http://hdl.handle.net/10183/193478001092165É papel da escola o ensino formal da leitura e escrita, iniciando-o na alfabetização e possibilitando seu desenvolvimento adequado ao longo dos anos escolares. A leitura é concebida como antecessora da habilidade de escrever e o seu desenvolvimento está intrinsecamente relacionado com a capacidade em lidar com o código escrito, aprendizagem fundamental para que o indivíduo possa circular de forma adequada em um mundo letrado. No entanto, as escolas brasileiras parecem não estar conseguindo lidar bem com esta tarefa de ensino, visto que os estudantes brasileiros estão saindo do EF e EM com desempenho médio muito fraco em leitura e escrita. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é verificar os índices oficiais de desempenho no ensino público brasileiro e analisar aspectos relacionados ao sucesso e fracasso escolar no período de alfabetização, a partir de um levantamento bibliográfico. Foram pesquisados os resultados das avaliações da leitura no Brasil, tanto nacionais como internacionais, que confirmaram tal situação. A partir dos resultados obtidos na Provinha Brasil, PISA e ENEM, depreende-se que o Brasil não está conseguindo alfabetizar adequadamente suas crianças, especialmente as de escola pública e de baixa renda. Os resultados do ENEM 2015 vieram corroborar o que já foi evidenciado através da Provinha Brasil e do PISA, pois 91% das escolas públicas ficaram abaixo da média, que naquele ano foi 515,8. Considerações finais: pode-se dizer que o fracasso da alfabetização no Brasil é de origem multifatorial, que envolve falhas na formação dos professores e na estrutura da escola pública, agravada pela condição socioeconômica dos estudantes. Verifica-se a necessidade de correção destas falhas, através da valorização da Educação e do uso dos índices oficiais para efetivas mudanças no ensino. A Fonoaudiologia Escolar pode auxiliar neste processo, através de assessoramento e acompanhamento de educandos e educadores.The role of the school is the formal education of reading and writing, starting people on literacy and enabling their adequate development over the school years. The reading is intended as predecessor of the ability to write, and its development is intrinsically related with the ability to deal with the written code, a fundamental learning for the individual to circulate properly in a literate world. However, the Brazilian schools don't seem to be able to handle this task, since the Brazilian students are coming out of the middle and high school with very poor average performance in reading and writing. In this way, the goal of this work is to check the official indexes in the Brazilian public school performance and analyze aspects related to success and failure in school literacy period, from a bibliographical survey. The results of evaluations of reading in Brazil, both national and international, which confirmed this situation, were surveyed. From the results obtained in Provinha Brasil, PISA and ENEM, it can be seen that Brazil can't teach properly their children to read and write, especially those in publicschool and low-income. The results of ENEM 2015 corroborated what was already evidenced by Provinha Brasil and PISA, since 91 percent of public schools were below the national average. Final remarks: It can be said that the failure of literacy in Brazil is multifactorial in origin, involving failures in the training of teachers and in the structure of the public school, aggravated by the socioeconomic condition of the students. There is a need to correct these failures, through the valorization of Education and the use of the official indices for effective changes in teaching. The Speech-language Pathologist at school can assist in this process, through advising and monitoring of students and educators.application/pdfporAlfabetizaçãoEscola públicaFracasso escolarLiteracyPublic SchoolSchool FailureSpeech-Language PathologistenFragilidades no processo de alfabetização em escolas públicas e sua repercussão na vida escolar : revisão bibliográfica de índices oficiais, aspectos relacionados e contribuições fonoaudiológicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaFaculdade de OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2016Fonoaudiologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001092165.pdf.txt001092165.pdf.txtExtracted Texttext/plain82252http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193478/2/001092165.pdf.txta3fbdd3a618aaad9e0a3fd0acef64040MD52ORIGINAL001092165.pdfTexto completoapplication/pdf580464http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193478/1/001092165.pdff509f39732f521ded9a9b7578330b469MD5110183/1934782019-04-26 02:38:29.244701oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193478Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-04-26T05:38:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fragilidades no processo de alfabetização em escolas públicas e sua repercussão na vida escolar : revisão bibliográfica de índices oficiais, aspectos relacionados e contribuições fonoaudiológicas
title Fragilidades no processo de alfabetização em escolas públicas e sua repercussão na vida escolar : revisão bibliográfica de índices oficiais, aspectos relacionados e contribuições fonoaudiológicas
spellingShingle Fragilidades no processo de alfabetização em escolas públicas e sua repercussão na vida escolar : revisão bibliográfica de índices oficiais, aspectos relacionados e contribuições fonoaudiológicas
Peres, Rosi Meri de Oliveira
Alfabetização
Escola pública
Fracasso escolar
Literacy
Public School
School Failure
Speech-Language Pathologisten
title_short Fragilidades no processo de alfabetização em escolas públicas e sua repercussão na vida escolar : revisão bibliográfica de índices oficiais, aspectos relacionados e contribuições fonoaudiológicas
title_full Fragilidades no processo de alfabetização em escolas públicas e sua repercussão na vida escolar : revisão bibliográfica de índices oficiais, aspectos relacionados e contribuições fonoaudiológicas
title_fullStr Fragilidades no processo de alfabetização em escolas públicas e sua repercussão na vida escolar : revisão bibliográfica de índices oficiais, aspectos relacionados e contribuições fonoaudiológicas
title_full_unstemmed Fragilidades no processo de alfabetização em escolas públicas e sua repercussão na vida escolar : revisão bibliográfica de índices oficiais, aspectos relacionados e contribuições fonoaudiológicas
title_sort Fragilidades no processo de alfabetização em escolas públicas e sua repercussão na vida escolar : revisão bibliográfica de índices oficiais, aspectos relacionados e contribuições fonoaudiológicas
author Peres, Rosi Meri de Oliveira
author_facet Peres, Rosi Meri de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peres, Rosi Meri de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv França, Marcio Pezzini
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Wolff, Clarice Lehnen
contributor_str_mv França, Marcio Pezzini
Wolff, Clarice Lehnen
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Escola pública
Fracasso escolar
topic Alfabetização
Escola pública
Fracasso escolar
Literacy
Public School
School Failure
Speech-Language Pathologisten
dc.subject.eng.fl_str_mv Literacy
Public School
School Failure
Speech-Language Pathologisten
description É papel da escola o ensino formal da leitura e escrita, iniciando-o na alfabetização e possibilitando seu desenvolvimento adequado ao longo dos anos escolares. A leitura é concebida como antecessora da habilidade de escrever e o seu desenvolvimento está intrinsecamente relacionado com a capacidade em lidar com o código escrito, aprendizagem fundamental para que o indivíduo possa circular de forma adequada em um mundo letrado. No entanto, as escolas brasileiras parecem não estar conseguindo lidar bem com esta tarefa de ensino, visto que os estudantes brasileiros estão saindo do EF e EM com desempenho médio muito fraco em leitura e escrita. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é verificar os índices oficiais de desempenho no ensino público brasileiro e analisar aspectos relacionados ao sucesso e fracasso escolar no período de alfabetização, a partir de um levantamento bibliográfico. Foram pesquisados os resultados das avaliações da leitura no Brasil, tanto nacionais como internacionais, que confirmaram tal situação. A partir dos resultados obtidos na Provinha Brasil, PISA e ENEM, depreende-se que o Brasil não está conseguindo alfabetizar adequadamente suas crianças, especialmente as de escola pública e de baixa renda. Os resultados do ENEM 2015 vieram corroborar o que já foi evidenciado através da Provinha Brasil e do PISA, pois 91% das escolas públicas ficaram abaixo da média, que naquele ano foi 515,8. Considerações finais: pode-se dizer que o fracasso da alfabetização no Brasil é de origem multifatorial, que envolve falhas na formação dos professores e na estrutura da escola pública, agravada pela condição socioeconômica dos estudantes. Verifica-se a necessidade de correção destas falhas, através da valorização da Educação e do uso dos índices oficiais para efetivas mudanças no ensino. A Fonoaudiologia Escolar pode auxiliar neste processo, através de assessoramento e acompanhamento de educandos e educadores.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-25T02:37:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/193478
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001092165
url http://hdl.handle.net/10183/193478
identifier_str_mv 001092165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193478/2/001092165.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193478/1/001092165.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a3fbdd3a618aaad9e0a3fd0acef64040
f509f39732f521ded9a9b7578330b469
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224573039935488