A televisão como motivação para a aprendizagem na pré-escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Marlei Romeo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102709
Resumo: Ao detectar que crianças de Educação Infantil veem televisão sem serem motivadas para a construção de conhecimentos que possam ter continuidade no seu cotidiano pessoal e escolar, pois apenas assistem programas como mero lazer, sendo este o problema verificado durante os estudos e atividades realizadas em sala de aula fazendo com que o objetivo para desenvolver esta monografia fosse o de investigar a influência da televisão como meio de motivação para a aprendizagem na Pré- Escola, bem como o trabalho desenvolvido pelos professores de Educação Infantil. O trabalho partiu de uma análise reflexiva sobre a Televisão como motivação para a aprendizagem na Pré-Escola, entendendo que grande parte do conhecimento infantil é adquirida pela mídia eletrônica, sendo a televisão o meio mais presente na vida familiar. A Televisão é uma ferramenta didática que exerce influencia na vida do aluno e a sua utilização no ambiente escolar promove a leitura da realidade. A televisão fornece informações importantes de um conteúdo, podendo ser um recurso ilustrativo, motivando assim o aluno a aprender. O tema mostra que o uso da televisão é mais que uma questão pedagógica sobre fatores que interferem no desenvolvimento da criança, ela também é uma discussão social, pois serve de apoio na tarefa de educar do professor como sendo um instrumento de responsabilidade na construção de cidadãos críticos e reflexivos na escola. Também leva o professor a interpretar e entender as tecnologias através das diversas mídias evidenciando o papel que a televisão exerce na formação ideológica para o consumo, abordando os aspectos positivos da mesma nos processos educativos, indicando a mediação pedagógica no sentido de ensinar as crianças a verem TV de maneira refletida e crítica. Através de conversações com os professores e observações feitas em relação às atitudes das crianças diante da televisão, foi possível elencar dados sobre o uso da TV na sala de aula e, por meio de uma atividade prática verificou-se que é possível integrar a televisão na sala de aula e trabalhar diversas linguagens necessárias ao desenvolvimento e construção de conhecimentos pelas crianças a partir da Educação Infantil.
id UFRGS-2_c90c745cf0c87b438108ce5250c9b6cd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102709
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Marlei RomeoFlores, Maria Lucia Pozzatti2014-09-10T02:11:41Z2012http://hdl.handle.net/10183/102709000917907Ao detectar que crianças de Educação Infantil veem televisão sem serem motivadas para a construção de conhecimentos que possam ter continuidade no seu cotidiano pessoal e escolar, pois apenas assistem programas como mero lazer, sendo este o problema verificado durante os estudos e atividades realizadas em sala de aula fazendo com que o objetivo para desenvolver esta monografia fosse o de investigar a influência da televisão como meio de motivação para a aprendizagem na Pré- Escola, bem como o trabalho desenvolvido pelos professores de Educação Infantil. O trabalho partiu de uma análise reflexiva sobre a Televisão como motivação para a aprendizagem na Pré-Escola, entendendo que grande parte do conhecimento infantil é adquirida pela mídia eletrônica, sendo a televisão o meio mais presente na vida familiar. A Televisão é uma ferramenta didática que exerce influencia na vida do aluno e a sua utilização no ambiente escolar promove a leitura da realidade. A televisão fornece informações importantes de um conteúdo, podendo ser um recurso ilustrativo, motivando assim o aluno a aprender. O tema mostra que o uso da televisão é mais que uma questão pedagógica sobre fatores que interferem no desenvolvimento da criança, ela também é uma discussão social, pois serve de apoio na tarefa de educar do professor como sendo um instrumento de responsabilidade na construção de cidadãos críticos e reflexivos na escola. Também leva o professor a interpretar e entender as tecnologias através das diversas mídias evidenciando o papel que a televisão exerce na formação ideológica para o consumo, abordando os aspectos positivos da mesma nos processos educativos, indicando a mediação pedagógica no sentido de ensinar as crianças a verem TV de maneira refletida e crítica. Através de conversações com os professores e observações feitas em relação às atitudes das crianças diante da televisão, foi possível elencar dados sobre o uso da TV na sala de aula e, por meio de uma atividade prática verificou-se que é possível integrar a televisão na sala de aula e trabalhar diversas linguagens necessárias ao desenvolvimento e construção de conhecimentos pelas crianças a partir da Educação Infantil.Upon detecting that kindergarten children see television without being motivated to build knowledge that can have continuity in their daily personal and school, because only watch programs as mere entertainment, this being the problem occurred during the studies and activities performed at room lesson by having the objective to develop this monograph was to investigate the influence of television as a means of motivation for learning in the Pre-School, as well as the work done by teachers of kindergarten. The work started with a reflective analysis on Television as motivation for learning in Preschool, understanding that much of the knowledge gained by the child's electronic media, with television being the most present in family life. The TV is a teaching tool that exerts influence on student life and their use in the school environment promotes reading of reality. Television provides an important information content, which may be a feature of illustration, motivating students to learn. The theme shows that the use of television is more than a matter of pedagogical factors that affect the development of children, she is also a social discussion, it serves to support the task of educating the teacher as an instrument of accountability in building citizens critical and reflective in school. It also takes the teacher to interpret and understand the technologies through various media highlighting the role that television plays in the ideological formation for consumption by addressing the positive aspects of the same in the educational processes, indicating the mediation in order to teach children to see TV so thoughtful and critical. Through conversations with teachers and observations about the attitudes of children watching television, it was possible to list information about using TV in the classroom and through practical activity has been found that it is possible to integrate the TV in classroom and work several languages necessary for the development and construction of knowledge by children from the kindergarten.application/pdfporEducação infantilTelevisão (Comunicação)AprendizagemMotivaçãoEarly childhood educationMotivationLearningTVA televisão como motivação para a aprendizagem na pré-escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000917907.pdf000917907.pdfTexto completoapplication/pdf172504http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102709/1/000917907.pdf08e4ba687f76db20907c07d8e02d154bMD51TEXT000917907.pdf.txt000917907.pdf.txtExtracted Texttext/plain63622http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102709/2/000917907.pdf.txt70d3e3fed10f49036947d6339e2d1588MD52THUMBNAIL000917907.pdf.jpg000917907.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1096http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102709/3/000917907.pdf.jpgc8c397179e4f21985420a61ffbf5a12eMD5310183/1027092018-10-23 09:14:39.715oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102709Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:14:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A televisão como motivação para a aprendizagem na pré-escola
title A televisão como motivação para a aprendizagem na pré-escola
spellingShingle A televisão como motivação para a aprendizagem na pré-escola
Oliveira, Marlei Romeo
Educação infantil
Televisão (Comunicação)
Aprendizagem
Motivação
Early childhood education
Motivation
Learning
TV
title_short A televisão como motivação para a aprendizagem na pré-escola
title_full A televisão como motivação para a aprendizagem na pré-escola
title_fullStr A televisão como motivação para a aprendizagem na pré-escola
title_full_unstemmed A televisão como motivação para a aprendizagem na pré-escola
title_sort A televisão como motivação para a aprendizagem na pré-escola
author Oliveira, Marlei Romeo
author_facet Oliveira, Marlei Romeo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Marlei Romeo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Flores, Maria Lucia Pozzatti
contributor_str_mv Flores, Maria Lucia Pozzatti
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Televisão (Comunicação)
Aprendizagem
Motivação
topic Educação infantil
Televisão (Comunicação)
Aprendizagem
Motivação
Early childhood education
Motivation
Learning
TV
dc.subject.eng.fl_str_mv Early childhood education
Motivation
Learning
TV
description Ao detectar que crianças de Educação Infantil veem televisão sem serem motivadas para a construção de conhecimentos que possam ter continuidade no seu cotidiano pessoal e escolar, pois apenas assistem programas como mero lazer, sendo este o problema verificado durante os estudos e atividades realizadas em sala de aula fazendo com que o objetivo para desenvolver esta monografia fosse o de investigar a influência da televisão como meio de motivação para a aprendizagem na Pré- Escola, bem como o trabalho desenvolvido pelos professores de Educação Infantil. O trabalho partiu de uma análise reflexiva sobre a Televisão como motivação para a aprendizagem na Pré-Escola, entendendo que grande parte do conhecimento infantil é adquirida pela mídia eletrônica, sendo a televisão o meio mais presente na vida familiar. A Televisão é uma ferramenta didática que exerce influencia na vida do aluno e a sua utilização no ambiente escolar promove a leitura da realidade. A televisão fornece informações importantes de um conteúdo, podendo ser um recurso ilustrativo, motivando assim o aluno a aprender. O tema mostra que o uso da televisão é mais que uma questão pedagógica sobre fatores que interferem no desenvolvimento da criança, ela também é uma discussão social, pois serve de apoio na tarefa de educar do professor como sendo um instrumento de responsabilidade na construção de cidadãos críticos e reflexivos na escola. Também leva o professor a interpretar e entender as tecnologias através das diversas mídias evidenciando o papel que a televisão exerce na formação ideológica para o consumo, abordando os aspectos positivos da mesma nos processos educativos, indicando a mediação pedagógica no sentido de ensinar as crianças a verem TV de maneira refletida e crítica. Através de conversações com os professores e observações feitas em relação às atitudes das crianças diante da televisão, foi possível elencar dados sobre o uso da TV na sala de aula e, por meio de uma atividade prática verificou-se que é possível integrar a televisão na sala de aula e trabalhar diversas linguagens necessárias ao desenvolvimento e construção de conhecimentos pelas crianças a partir da Educação Infantil.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-10T02:11:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/102709
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000917907
url http://hdl.handle.net/10183/102709
identifier_str_mv 000917907
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102709/1/000917907.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102709/2/000917907.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102709/3/000917907.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 08e4ba687f76db20907c07d8e02d154b
70d3e3fed10f49036947d6339e2d1588
c8c397179e4f21985420a61ffbf5a12e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447132773023744