A televisão como motivação para a aprendizagem na pré-escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/102709 |
Resumo: | Ao detectar que crianças de Educação Infantil veem televisão sem serem motivadas para a construção de conhecimentos que possam ter continuidade no seu cotidiano pessoal e escolar, pois apenas assistem programas como mero lazer, sendo este o problema verificado durante os estudos e atividades realizadas em sala de aula fazendo com que o objetivo para desenvolver esta monografia fosse o de investigar a influência da televisão como meio de motivação para a aprendizagem na Pré- Escola, bem como o trabalho desenvolvido pelos professores de Educação Infantil. O trabalho partiu de uma análise reflexiva sobre a Televisão como motivação para a aprendizagem na Pré-Escola, entendendo que grande parte do conhecimento infantil é adquirida pela mídia eletrônica, sendo a televisão o meio mais presente na vida familiar. A Televisão é uma ferramenta didática que exerce influencia na vida do aluno e a sua utilização no ambiente escolar promove a leitura da realidade. A televisão fornece informações importantes de um conteúdo, podendo ser um recurso ilustrativo, motivando assim o aluno a aprender. O tema mostra que o uso da televisão é mais que uma questão pedagógica sobre fatores que interferem no desenvolvimento da criança, ela também é uma discussão social, pois serve de apoio na tarefa de educar do professor como sendo um instrumento de responsabilidade na construção de cidadãos críticos e reflexivos na escola. Também leva o professor a interpretar e entender as tecnologias através das diversas mídias evidenciando o papel que a televisão exerce na formação ideológica para o consumo, abordando os aspectos positivos da mesma nos processos educativos, indicando a mediação pedagógica no sentido de ensinar as crianças a verem TV de maneira refletida e crítica. Através de conversações com os professores e observações feitas em relação às atitudes das crianças diante da televisão, foi possível elencar dados sobre o uso da TV na sala de aula e, por meio de uma atividade prática verificou-se que é possível integrar a televisão na sala de aula e trabalhar diversas linguagens necessárias ao desenvolvimento e construção de conhecimentos pelas crianças a partir da Educação Infantil. |
id |
UFRGS-2_c90c745cf0c87b438108ce5250c9b6cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102709 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Marlei RomeoFlores, Maria Lucia Pozzatti2014-09-10T02:11:41Z2012http://hdl.handle.net/10183/102709000917907Ao detectar que crianças de Educação Infantil veem televisão sem serem motivadas para a construção de conhecimentos que possam ter continuidade no seu cotidiano pessoal e escolar, pois apenas assistem programas como mero lazer, sendo este o problema verificado durante os estudos e atividades realizadas em sala de aula fazendo com que o objetivo para desenvolver esta monografia fosse o de investigar a influência da televisão como meio de motivação para a aprendizagem na Pré- Escola, bem como o trabalho desenvolvido pelos professores de Educação Infantil. O trabalho partiu de uma análise reflexiva sobre a Televisão como motivação para a aprendizagem na Pré-Escola, entendendo que grande parte do conhecimento infantil é adquirida pela mídia eletrônica, sendo a televisão o meio mais presente na vida familiar. A Televisão é uma ferramenta didática que exerce influencia na vida do aluno e a sua utilização no ambiente escolar promove a leitura da realidade. A televisão fornece informações importantes de um conteúdo, podendo ser um recurso ilustrativo, motivando assim o aluno a aprender. O tema mostra que o uso da televisão é mais que uma questão pedagógica sobre fatores que interferem no desenvolvimento da criança, ela também é uma discussão social, pois serve de apoio na tarefa de educar do professor como sendo um instrumento de responsabilidade na construção de cidadãos críticos e reflexivos na escola. Também leva o professor a interpretar e entender as tecnologias através das diversas mídias evidenciando o papel que a televisão exerce na formação ideológica para o consumo, abordando os aspectos positivos da mesma nos processos educativos, indicando a mediação pedagógica no sentido de ensinar as crianças a verem TV de maneira refletida e crítica. Através de conversações com os professores e observações feitas em relação às atitudes das crianças diante da televisão, foi possível elencar dados sobre o uso da TV na sala de aula e, por meio de uma atividade prática verificou-se que é possível integrar a televisão na sala de aula e trabalhar diversas linguagens necessárias ao desenvolvimento e construção de conhecimentos pelas crianças a partir da Educação Infantil.Upon detecting that kindergarten children see television without being motivated to build knowledge that can have continuity in their daily personal and school, because only watch programs as mere entertainment, this being the problem occurred during the studies and activities performed at room lesson by having the objective to develop this monograph was to investigate the influence of television as a means of motivation for learning in the Pre-School, as well as the work done by teachers of kindergarten. The work started with a reflective analysis on Television as motivation for learning in Preschool, understanding that much of the knowledge gained by the child's electronic media, with television being the most present in family life. The TV is a teaching tool that exerts influence on student life and their use in the school environment promotes reading of reality. Television provides an important information content, which may be a feature of illustration, motivating students to learn. The theme shows that the use of television is more than a matter of pedagogical factors that affect the development of children, she is also a social discussion, it serves to support the task of educating the teacher as an instrument of accountability in building citizens critical and reflective in school. It also takes the teacher to interpret and understand the technologies through various media highlighting the role that television plays in the ideological formation for consumption by addressing the positive aspects of the same in the educational processes, indicating the mediation in order to teach children to see TV so thoughtful and critical. Through conversations with teachers and observations about the attitudes of children watching television, it was possible to list information about using TV in the classroom and through practical activity has been found that it is possible to integrate the TV in classroom and work several languages necessary for the development and construction of knowledge by children from the kindergarten.application/pdfporEducação infantilTelevisão (Comunicação)AprendizagemMotivaçãoEarly childhood educationMotivationLearningTVA televisão como motivação para a aprendizagem na pré-escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000917907.pdf000917907.pdfTexto completoapplication/pdf172504http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102709/1/000917907.pdf08e4ba687f76db20907c07d8e02d154bMD51TEXT000917907.pdf.txt000917907.pdf.txtExtracted Texttext/plain63622http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102709/2/000917907.pdf.txt70d3e3fed10f49036947d6339e2d1588MD52THUMBNAIL000917907.pdf.jpg000917907.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1096http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102709/3/000917907.pdf.jpgc8c397179e4f21985420a61ffbf5a12eMD5310183/1027092018-10-23 09:14:39.715oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102709Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:14:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A televisão como motivação para a aprendizagem na pré-escola |
title |
A televisão como motivação para a aprendizagem na pré-escola |
spellingShingle |
A televisão como motivação para a aprendizagem na pré-escola Oliveira, Marlei Romeo Educação infantil Televisão (Comunicação) Aprendizagem Motivação Early childhood education Motivation Learning TV |
title_short |
A televisão como motivação para a aprendizagem na pré-escola |
title_full |
A televisão como motivação para a aprendizagem na pré-escola |
title_fullStr |
A televisão como motivação para a aprendizagem na pré-escola |
title_full_unstemmed |
A televisão como motivação para a aprendizagem na pré-escola |
title_sort |
A televisão como motivação para a aprendizagem na pré-escola |
author |
Oliveira, Marlei Romeo |
author_facet |
Oliveira, Marlei Romeo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Marlei Romeo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Flores, Maria Lucia Pozzatti |
contributor_str_mv |
Flores, Maria Lucia Pozzatti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Televisão (Comunicação) Aprendizagem Motivação |
topic |
Educação infantil Televisão (Comunicação) Aprendizagem Motivação Early childhood education Motivation Learning TV |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Early childhood education Motivation Learning TV |
description |
Ao detectar que crianças de Educação Infantil veem televisão sem serem motivadas para a construção de conhecimentos que possam ter continuidade no seu cotidiano pessoal e escolar, pois apenas assistem programas como mero lazer, sendo este o problema verificado durante os estudos e atividades realizadas em sala de aula fazendo com que o objetivo para desenvolver esta monografia fosse o de investigar a influência da televisão como meio de motivação para a aprendizagem na Pré- Escola, bem como o trabalho desenvolvido pelos professores de Educação Infantil. O trabalho partiu de uma análise reflexiva sobre a Televisão como motivação para a aprendizagem na Pré-Escola, entendendo que grande parte do conhecimento infantil é adquirida pela mídia eletrônica, sendo a televisão o meio mais presente na vida familiar. A Televisão é uma ferramenta didática que exerce influencia na vida do aluno e a sua utilização no ambiente escolar promove a leitura da realidade. A televisão fornece informações importantes de um conteúdo, podendo ser um recurso ilustrativo, motivando assim o aluno a aprender. O tema mostra que o uso da televisão é mais que uma questão pedagógica sobre fatores que interferem no desenvolvimento da criança, ela também é uma discussão social, pois serve de apoio na tarefa de educar do professor como sendo um instrumento de responsabilidade na construção de cidadãos críticos e reflexivos na escola. Também leva o professor a interpretar e entender as tecnologias através das diversas mídias evidenciando o papel que a televisão exerce na formação ideológica para o consumo, abordando os aspectos positivos da mesma nos processos educativos, indicando a mediação pedagógica no sentido de ensinar as crianças a verem TV de maneira refletida e crítica. Através de conversações com os professores e observações feitas em relação às atitudes das crianças diante da televisão, foi possível elencar dados sobre o uso da TV na sala de aula e, por meio de uma atividade prática verificou-se que é possível integrar a televisão na sala de aula e trabalhar diversas linguagens necessárias ao desenvolvimento e construção de conhecimentos pelas crianças a partir da Educação Infantil. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-10T02:11:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/102709 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000917907 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/102709 |
identifier_str_mv |
000917907 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102709/1/000917907.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102709/2/000917907.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102709/3/000917907.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
08e4ba687f76db20907c07d8e02d154b 70d3e3fed10f49036947d6339e2d1588 c8c397179e4f21985420a61ffbf5a12e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447132773023744 |